Queimação no estômago: Como aliviar?

janeiro 2024

Leitura: 21 min.

A queimação no estômago é uma dos sinais mais característicos da azia e provoca um enorme desconforto na região estomacal.

Embora a azia não seja considerada um problema de saúde, ela pode ser desencadeada por alguma condição de saúde que requer atenção.

Assim, é importante compreender de onde ela surge, quais são as suas possíveis causas e como aliviar o desconforto sentido e outros sintomas associados.

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo sobre queimação no estômago para te manter informado. 

O que é queimação no estômago?

A queimação no estômago é uma sensação de desconforto que surge na região estomacal, e pode irradiar para a garganta ou o peito. 

Geralmente ela é percebida como uma ardência na boca do estômago (parte superior do abdômen), onde fica a ligação entre estômago e esôfago.

Ela é um dos principais indicadores de azia, uma condição que nem sempre está atrelada a problemas de saúde, mas que pode reduzir a qualidade de vida por conta do desconforto.

Ocorre principalmente por uma flacidez no esfíncter cárdico que acaba contribuindo para o retorno do bolo alimentar ao esôfago em conjunto com o suco gástrico acidificado.

Por isso, é comum sentir a sensação de queimação no estômago e que pode vir acompanhada de outros sintomas, como:

  • Sensação de estômago cheio
  • Refluxo
  • Arrotos
  • Estômago inchado
  • Gosto amargo na boca
  • Gases
  • Dor no estômago
  • Tosse seca
  • Náuseas

Embora seja bastante desconfortante, existem medicamentos e ações que facilitam a redução deste sintoma e ajudam a acabar com o desconforto. 

Pessoa sentindo queimação no estômago

O que pode ser queimação no estômago?

A queimação no estômago, ou azia, é um sintoma que pode estar ou não relacionado com algumas condições de saúde. 

Separamos algumas das principais condições para que você conheça o que pode causar queimação no estômago.  Confira:

Indigestão alimentar

Uma das principais causas de queimação no estômago é a indigestão alimentar que pode ocorrer quando você consome alimentos pesados, com baixo teor de fibras e difíceis de digerir.

A indigestão é comum, quando não é estabelecida certa frequência de sua ocorrência, e com o passar do tempo ela tende a melhorar naturalmente.

Entretanto, quando frequente é preciso observar se ela não possui origem em alguma condição que possa interferir diretamente na digestão alimentar.

Dentre essas condições, destacamos a intolerância à lactose e também intolerância a glúten que podem causar desconforto e má absorção de nutrientes. 

Nesses casos, é muito comum sentir queimação no estômago e diarréia, além de outros sintomas como gases fedidos. 

Gravidez

Na gravidez as futuras mamães estão passando por um período que ocorrem diversas mudanças no corpo devido a ações dos hormônios que são essenciais para a manutenção da gestação e desenvolvimento do feto.

Essas mudanças e alterações hormonais podem gerar diversos sintomas no organismo e um deles é a queimação no estômago. 

Por isso saiba que sentir queimação no estômago e enjoo pode ser gravidez, portanto faça um teste ou então marque uma consulta com seu ginecologista.

Refluxo gastroesofágico 

Você sabia que na grande maioria dos casos de pessoas que sentem queimação no estômago também podem estar associadas a casos de refluxo?

A justificativa é que o refluxo é uma condição que se caracteriza pelo retorno do conteúdo que está no estômago ao esôfago.

E, nesse conteúdo também estão os ácidos estomacais produzidos para digerir os alimentos que podem originar a sensação de queimação.

A longo prazo o refluxo gastroenterológico pode gerar complicações, pois o ácido que retorna do estômago pode ferir o tecido do esôfago. 

Gastrite    

Essa condição se caracteriza pela inflamação na mucosa do estômago por conta de bactérias que estão naturalmente presentes na nossa mucosa.

A gastrite pode ter diversas causas, inclusive emocionais e quando não tratada adequadamente pode evoluir para úlceras. 

Além da sensação de queimação, é muito comum sentir dor intensa perda de apetite,

náuseas e vômito, e sensação de estufamento.   

Estresse e ansiedade    

A ansiedade pode gerar uma maior produção de ácido estomacal e isso pode irritar a mucosa gástrica.

Portanto, quem está passando por uma fase de ansiedade ou de estresse deve estar atento, pois além de desencadear gastrite pode gerar irritação da mucosa gástrica. 

Pedra na vesícula

Pedras na vesícula também podem causar queimação no estômago, a pedra na vesícula é causada principalmente pelo acúmulo de colesterol e cálcio na vesícula biliar, as pedras na vesícula (cálculos biliares).

Ela se caracteriza por sintomas como dor na região abdominal do lado direito do corpo, associada a vômitos, podendo ocorrer também febre e infecção.

Câncer de estômago

Em algumas situações mais raras, a queimação no estômago também pode ser um sinal de câncer.

Nesses casos, muitos outros sintomas podem acompanhar a queimação, como?

  • Sintomas de estômago cheio
  • Fatiga
  • Náuseas
  • Perda de peso
  • Anemia
  • Vômitos

É importante consultar com um gastroenterologista para que ele possa avaliar a sua condição de saúde.

O que é bom para queimação no estômago? 

Se você está sentindo queimação no estômago é importante consultar um médico para que ele possa investigar as causas do seu desconforto.

Desse modo, é importante buscar por atendimento com um gastroenterologista para que ele possa solicitar exames clínicos e de imagem. 

A partir desse diagnóstico, o médico irá determinar quais são os hábitos e alterações necessárias para que você possa reduzir o desconforto e o aparecimento de sintomas.

Além disso, existem alguns medicamentos que ajudam a controlar essa sintomatologia que acompanha a queimação no estômago.

Também poderá indicar opções de remédio caseiro para azia, que são alguns alimentos ou chás que podem ajudar a reduzir o desconforto.

Por isso, é importante marcar uma consulta com um profissional para uma avaliação, e para receber um acompanhamento do seu caso.

Médico receitando remédio para queimação no estômago

Remédio para queimação no estômago

Embora o tratamento seja individualizado, existem alguns medicamentos para quem deseja saber “qual é o melhor remédio para queimação no estômago?” que o profissional de saúde pode indicar para reduzir a queimação do estômago.

Nesses casos, geralmente são medicamentos utilizados para reduzir e neutralizar o ácido estomacal, que são chamados de antiácidos.

Já quando é necessário indicar um remédio para queimação no estômago e refluxo são indicados inibidores da bomba de prótons, que são conhecidos como antiulcerosos.

Abaixo separamos quais são os 3 principais, entretanto saiba que existem outras possibilidades de medicamento. Confira: 

Omeprazol

O omeprazol é um dos principais medicamentos recomendados pelos profissionais de saúde para evitar a queimação no estômago.

Esse medicamento é conhecido como um inibidor da bomba de prótons indicado para o tratamento de úlceras no estômago, esofagite de refluxo, gastrite ou refluxo gastroesofágico.

Ele age inibindo a produção de ácido pelo estômago, aliviando a azia ou a sensação de queimação no estômago.

Ele pode ser encontrado tanto pelo nome genérico “Omeprazol” quanto pelos nomes comerciais de Neprazol, Novoprazol ou Gastrium.

Pantoprazol

É uma outra opção de medicamento que ajuda a evitar a queimação, pois também é um inibidor da bomba de prótons.

Assim, ele pode ser indicado pelo médico para o tratamento da azia causada por gastrite, refluxo gastroesofágico, esofagite de refluxo, úlceras no estômago ou síndrome de Zollinger-Ellison.

A nomenclatura genérica do medicamento é  “pantoprazol sódico sesqui-hidratado” ou com os nomes comerciais Pantozol, Pantocal, Gázia ou Adipept, por exemplo.

Fumarato de vonoprazana

Já o fumarato de vonoprazana, por sua vez, é um bloqueador de ácido competitivo de potássio.

Ele atua inibindo a produção de ácido no estômago, indicado para o tratamento de úlcera gástrica, esofagite de refluxo, ajudando a aliviar a azia e queimação no estômago.

Esse medicamento também é encontrado sobre o nome comercial de Inzelm, e só é vendido mediante a apresentação de receita médica.

Chá para queimação no estômago

Além dos medicamentos para queimação no estômago existem as opções de chás que são considerados remédio para queimação no estômago caseiro. 

Apesar de não substituírem o uso dos medicamentos, podem ajudar na redução e alívio dos sintomas.

Chá de funcho

O chá de funcho é conhecido por ser um chá  caseiro para queimação no estômago por conta da sua composição que possui anetol, estragol e alcânfora.

Esses elementos promovem uma ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva que ajuda a combater a azia, aliviando a inflamação.

Deste modo, ele é capaz de diminuir a sensação de queimação na garganta, e auxiliar no esvaziamento do estômago.

O chá de funcho também ajuda no alívio de cólicas menstruais, e não deve ser utilizado por mulheres grávidas.

Chá de funcho

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de sementes de funcho (ou saquinho de chá)
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, adicione as sementes de funcho na xícara de água fervente.
  2. Espere infundir e deixe amornar, durante 10 a 15 minutos. 
  3. Coe e beba a seguir.

Chá de gengibre

Uma outra opção de o que tomar para a queimação no estômago é o chá da raiz do gengibre.

Nessa raiz são encontradas muitas substâncias como gingerol, chogaol e zingerona que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas.

Essas substâncias ajudam a reduzir a acidez do estômago, a sensação de azia e queimação no estômago. 

Entretanto, o chá de gengibre deve ser evitado por pessoas com sangramento ativo no estômago, e por pessoas que estejam utilizando medicamentos anticoagulantes.

Chá de gengibre

Ingredientes:

  • 1 pedaço de raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, coloque a água para ferver e adicione o gengibre. 
  2. Deixe ferver por 5 a 10 minutos. 
  3. Retire o gengibre e beba o chá

Chá de espinheira-santa

As folhas de espinheira-santa possuem propriedades anti-inflamatórias, antiulcerosas e digestivas que protegem a mucosa gástrica, diminuem a produção de ácido no estômago e melhoram a má digestão.

Entretanto, o consumo dessa opção de remédio caseiro para azia deve ser evitada por crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas, pois pode causar aborto, e por mulheres em amamentação por diminuir a produção de leite materno.

Desse modo, ainda é importante atentar-se para pessoas que são alérgicas a essa planta não devem fazer seu uso. 

Chá de espinheira santa

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo:

  1. Ferver a água e adicione a espinheira-santa;
  2. Deixe repousar por 5 a 10 minutos;
  3. Coe e tome sem adoçar.

Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz é rico em glicirrizina, uma substância que pode reduzir a acidez e proteger a mucosa do estômago.

Ele pode ser muito útil para quem sente queimação no estômago e arroto, úlcera gástrica e diminuir, pois contribui com a redução dos sintomas. 

Entretanto, esse ele não deve ser consumido por mulheres grávidas, ou que estejam em fase de amamentação, e nem por pessoas com problemas cardíacos. 

Chá de alcaçuz

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Você deve ferver a água e depois adicionar o alcaçuz;
  2. Deixando ferver por mais 10 minutos;
  3. Para finalizar coe o chá e o adoce com mel, se necessário. 

Chá de malva-branca

Uma outra opção de chá caseiro para queimação no estômago é o chá de malva-branca, ou a infusão de alteia, é uma bebida que é preparada com o uso da planta medicinal Althaea officinalis. 

Esta planta tem efeito anti-inflamatório, suavizante, calmante e protetor do estômago, ajudando a reduzir os sintomas de desconforto.

Chá de malva

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  1. Adicione a raiz de alteia na xícara com água fervente;
  2. Deixe descansar por 10 minutos;
  3. Coe e beba em seguida, até 2 xícaras por dia.

Remédio caseiro para queimação no estômago

Ainda existem duas opções que podem ajudar a reduzir o desconforto causado pela queimação no estômago e que você pode fazer em casa.

Eles são consideradas opções caseiras, pois ajudam a reduzir os sintomas a partir da alcalinização do tubo, mas devem ser utilizadas apenas em casos extremos ou mediante orientação médica. 

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, ou sal de frutas, quando diluído em água possui efeito alcalinizante no tubo digestivo.

Ou seja, ele promove a desacidificação através da neutralização do ácido clorídrico que é um dos responsáveis pela azia. 

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  •  1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

  1. Misture os ingredientes e tome esta mistura lentamente em pequenos goles.
  2. Atenção!! Não ultrapasse o uso de 3 colheres de chá por dia

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda a equilibrar o pH do estômago, diminuindo a sensação de queimação e também a formação de gases. 

Ou seja, o vinagre ajuda a corrigir a acidez excessiva do estômago, o que permite maior controle e redução dos sintomas.

Ingredientes:

  • 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

  1. Adicione o vinagre de maçã no copo com água e misture. 
  2. Recomenda-se realizar a ingestão preferencialmente 20 minutos antes das suas refeições e que ocorra após 30 minutos uma escovação.  

Agora você já sabe tudo sobre a queimação no estômago

Através desse conteúdo buscamos apresentar quais são as principais causas da queimação do estômago e quais são as opções que podem proporcionar alívio.

Se você sente queimação no estômago frequentemente é importante procurar auxílio de um profissional de saúde para que ele possa fazer uma avaliação e obter um diagnóstico.

Evite se automedicar, uma vez que a automedicação tende a mascarar condições de saúde e pode colocar a sua vida em risco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap