janeiro 2024
Leitura: 16 min.
A síndrome do intestino irritável, conhecida também como SII, é um distúrbio gastrointestinal que interfere diretamente na qualidade de vida do paciente.
Caracterizada por episódios de desconforto abdominal que alternam entre diarréia e prisão de ventre, muitas vezes essa síndrome é confundida com outras condições.
Por isso, é importante conhecer mais detalhes sobre ela, quais são os sintomas e como é feito o tratamento.
Foi pensando nisso, que elaboramos um conteúdo completo para que você possa eliminar completamente as suas dúvidas.
Sumário
O que é síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é um tipo de distúrbio do trato gastrointestinal que é causada principalmente por alterações dos movimentos intestinais, da sensibilidade dos nervos ou então da maneira como algumas dessas funções são controladas no cérebro.
Embora o funcionamento natural do trato gastrointestinal seja afetado, não existem anomalias estruturais.
Essas alterações, entretanto, causam sintomas e muito desconforto que podem atrapalhar a vida do paciente.
O que causa a síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é uma condição que tende a dar os primeiros sinais na adolescência e por volta dos 20 anos de idade.
Entretanto, as causas para o seu aparecimento ainda não estão esclarecidas cientificamente. Existem muitas teorias que tentam explicar a origem da síndrome do intestino irritável.
Algumas relatam uma sensibilidade maior do intestino a estímulos, outras associam a intolerância a certos tipos de alimentos ou até mesmo modificações da microbiota intestinal após infecções.
Sintomas de síndrome do intestino irritável
Esse distúrbio causa diversos sintomas que podem diminuir a qualidade de vida de quem é acometido por ela.
Entretanto, o que pode atrasar o seu diagnóstico é que os sintomas costumam a aparecerem e desaparecem em intervalos regulares, como se fossem surtos de sintomas.
Na fase adulta avançada, por exemplo, os sintomas tendem a surgir com uma frequência menor.
Dentre os principais sintomas da síndrome do intestino irritável podemos citar:
- Dor abdominal e cólicas;
- Distensão abdominal;
- Excesso de gases;
- Gases fedidos;
- Pontadas na barriga;
- Episódios de diarréia ou prisão de ventre;
- Fezes com muco;
Esses sintomas costumam surgir ou piorar após a ingestão de certos alimentos como a cafeína, álcool e comidas gordurosas.
Como os sintomas alterna entre episódios de constipação e de prisão de ventre, a consistência das fezes tende a sofrer alterações.
Em episódios de diarréia podem se tornar pastosas ou líquidas, quando há prisão de ventre tendem a ser mais volumosas, entretanto não há sangue nas fezes.
Outros sintomas não diretamente relacionados com o trato gastrointestinal, mas que podem ser resultantes da síndrome do intestino irritável são:
- Dores de cabeça
- Fadiga
- Ansiedade
- Dores musculares
- Problemas de sono
- Dificuldade de concentração.
Lembre-se que nem sempre todos os sintomas estarão presentes ao mesmo tempo, pode haver dias de piora ou melhora e desenvolvimento de novos sintomas.
Quanto tempo dura a síndrome do intestino irritável e seus sintomas?
Os surtos de síndrome do intestino irritável são variáveis e vão depender muito dos cuidados com a sua alimentação.
De uma maneira geral, os sintomas podem durar dias, semanas e até mesmo meses sendo uma condição que dura a vida toda.
Portanto, é importante consultar com um médico para obter o diagnóstico adequado e é importante consultar com um médico e obter o diagnóstico adequado e encontrar a melhor forma de tratamento.
Como é o diagnóstico da síndrome do intestino irritável?
O diagnóstico da síndrome do intestino irritável se baseia no exame clínico, ou seja, na observação dos sintomas.
Entretanto, para afastar a suspeita de outras condições, o médico poderá solicitar uma bateria de exames complementares, como a colonoscopia.
É preciso observar que não há nenhum exame específico para comprovação desta síndrome, portanto o diagnóstico se dará com base na exclusão de outras condições possíveis dessa doença.
A síndrome do intestino irritável tem cura?
A síndrome do intestino irritável ainda não tem cura, entretanto, ela pode ser tratada para que o indivíduo possa ter uma melhor qualidade de vida.
O tratamento pode envolver o uso de medicamentos, mudanças na alimentação e no estilo de vida para minimizar a incidência dos efeitos.
Entretanto, nenhum desses medicamentos pode prevenir o aparecimento de novas crises ou desencadeamento de outros sintomas.
Que remédio é bom para síndrome do intestino irritável?
Uma das maneiras de como tratar a síndrome do intestino irritável é através do uso de medicamentos para aliviar os principais sintomas.
Por isso, o médico pode indicar os medicamentos mais adequados de acordo com os sintomas do paciente.
Nesse sentido, conheça quais são as classes de medicamentos mais indicada para tratar os sintomas de síndrome do intestino irritável:
Remédio para dor de barriga
Pacientes que enfrentam dor de barriga durante as crises de síndrome do intestino irritável poderão ter seus sintomas tratados com antiespasmódicos.
Essa classe de medicamentos serve para atenuar os espasmos na barriga ou contrações do intestino, reduzindo a dor abdominal.
Alguns pacientes também poderão ter a indicação de uso de antidepressivos tricíclicos ou medicamentos anti-inflamatórios, que reduzem a inflamação.
Ainda é possível em caso de dores intensas, o uso de medicamentos de morfina, mas esses são os últimos casos.
Remédio para diarreia
Os remédios para diarreia aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a motilidade intestinal, desse modo as fezes passam a ficar mais tempo no intestino.
Em alguns casos refratários os médicos poderão indicar o uso de antibióticos por tempo curto.
Remédio para a prisão de ventre
Pessoas que estiverem passando por períodos de prisão de ventre deverão manter uma dieta rica em fibras e também laxativos osmóticos, como o leite de magnésia.
Esses medicamentos irão contribuir para melhorar o trânsito intestinal e reduzir a consistência das fezes.
Alimentos ricos em fibras também são ótimas opções para tratar a prisão de ventre decorrente da síndrome do intestino irritável.
O que não comer?
Provavelmente você já sabe que uma parte do tratamento da síndrome do intestino irritável é a mudança de hábitos alimentares.
Existem diversos alimentos que podem desencadear ou potencializar os sintomas da síndrome, portanto é importante conhecê-los e saber quando devem ser evitados.
Portanto, elimine os alimentos abaixo do seu cardápio:
- Alimentos estimulantes: Café, chocolate, bebidas energéticas, chá preto e chá verde, e bebidas alcoólicas e de alimentos com corantes artificiais.
- Temperos: pimenta, caldo de carne, molhos
- Alimentos com alto teor de gorduras e de açúcar: frituras, embutidos, carne vermelha com muita gordura, queijos amarelos e comidas prontas congeladas como nuggets, pizzas e lasanhas.
- Alimentos fermentáveis: Couve-flor, repolho e feijão.
- Bebidas com gás
- Minimize o consumo de alimentos ricos em lactose: como leite, sorvete e queijos cremosos, especialmente se houver suspeita de intolerância à lactose
- Adoçantes artificiais: como sorbitol, manitol e xilitol
Esses alimentos inflamam o intestino e podem causar uma irritação na mucosa que desencadeia o aparecimento dos sintomas.
Cuidar da sua alimentação é um dos autocuidados para síndrome do intestino irritável que mais pode dar resultados positivos.
Qual o melhor probiótico para síndrome do intestino irritável?
O uso dos probióticos também pode ajudar a equilibrar a microbiota intestinal intestinal, e como consequência reduzir os sintomas observados.
Esses suplementos alimentares contém microrganismos vivos que facilitam a digestão e também promovem a formação da chamada barreira probiótica no intestino, inibindo assim, o desenvolvimento na microbiota intestinal de bactérias que causam doenças.
Existem diversas opções de probióticos no mercado, o ideal é conversar com o seu médico, seja ele gastroenterologista, nutrólogo ou até mesmo nutricionista para avaliar a melhor opção para a sua situação.
De uma maneira geral, iogurtes e leites fermentados são alimentos que possuem probióticos, entretanto, é preciso evitá-los quando há também suspeita de intolerância à lactose.
Além disso, você comprar os suplementos em cápsulas, conheça alguns microrganismos que podem contribuir com a melhora dos sintomas:
- Bifidobacterium animalis subsp. lactis: contribui para a regulação da função intestinal, alivia a constipação e a diarreia, e fortalece o sistema imunológico.
- Bifidobacterium bifidum: ajuda a reduzir a inflamação intestinal e melhora a absorção de nutrientes.
- Bifidobacterium longum subsp. infantis: melhora o trânsito intestinal, reduz a inflamação e melhora a imunidade.
- Lactobacillus acidophilus: restaura o equilíbrio da flora intestinal, reduz a inflamação e melhora a digestão.
- Lactobacillus casei: reduz a permeabilidade intestinal, aumenta a resistência a patógenos e alivia os sintomas da SII.
- Lactobacillus gasseri: reduz a inflamação intestinal, alivia a constipação e melhora a imunidade.
- Lactobacillus plantarum: melhora a digestão, reduz a permeabilidade intestinal e regula a função imunológica.
- Lactobacillus salivarius: ajuda a controlar o crescimento de bactérias patogênicas, reduz a inflamação e melhora a saúde intestinal.
O suplemento purabiótics da marca pura vida é um exemplo que reúne Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei e cepas de Bifidobacterium animalis, que são espécies descritas como saudáveis para o seu intestino.
Agora você já sabe tudo sobre a síndrome do intestino irritável
Através desse conteúdo, buscamos apresentar o que é a síndrome do intestino irritável e quais são os sintomas e as maneiras de tratamento.
Visitar um gastroenterologista é fundamental para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Na hora de montar o seu cardápio para síndrome do intestino irritável evite os alimentos citados nesse conteúdo, pois eles podem desencadear crises e potencializar os sintomas.
Converse com seu médico sobre o uso de medicamentos e da inclusão de probióticos e evite a automedicação.
Continue lendo mais
People pleaser: A necessidade de agradar os outros
Diazepam: o que é e para que serve?
Pomada para piercing inflamado: Qual usar?
Cloridrato de metformina: para que serve?
Autismo infantil: Conheça os sinais
Elástico para treino: as 5 melhores opções