Sintomas de colesterol alto: Os 5 principais

fevereiro 2023

Leitura: 14 min.

Os sintomas de colesterol alto podem estar associados a problemas de saúde, que podem  comprometer a sua saúde a médio e longo prazo e aumentar consideravelmente, até mesmo, o risco de morte.

Embora geralmente esteja associado à alimentação, o colesterol alto também pode ser oriundo de fatores genéticos e de estilo de vida, e por isso qualquer pessoa pode desenvolver. 

Desse modo, é fundamental saber identificar quais são esses sintomas de colesterol alto, como evitá-los e o que fazer para minimizar os riscos associados a esses sintomas.

Por isso, elaboramos um conteúdo completo para que você possa esclarecer suas dúvidas sobre os sintomas de colesterol alto.

O que é colesterol?

Antes de compreender quais são os sintomas de colesterol alto, é preciso entender o que é colesterol.

O colesterol é um componente (composto gorduroso) encontrado em nosso organismo, que é responsável pela produção de hormônios, vitaminas e também das membranas celulares. 

Pode ser conhecido também como colesterol bom e ruim, pois ele se divide em diferentes tipos que se diferenciam em composição lipídica:

  • Colesterol LDL: Também é conhecido como colesterol “ruim”, pois é o responsável pelo entupimento das artérias, e desenvolvimento das patologias cardiovasculares.
  • Colesterol VLDL: É um outro tipo de colesterol “ruim” pois o LDL se origina a partir desse colesterol. 
  • Colesterol HDL: este é o colesterol “bom” responsável por levar as moléculas do LDL para serem eliminadas pelo fígado, removendo-o das artérias.

Já o colesterol total é a soma do HDL e  LDL, é utilizado pelos médicos para medir o grau de dislipidemia, que é a doença relacionada a um alto acúmulo de gordura na corrente sanguínea.

Infarto sendo um dos sintomas de colesterol alto

Quais são os sintomas de colesterol alto?

Conhecer os sintomas de colesterol alto é fundamental para prevenir problemas de saúde, entretanto saiba que, na maioria das pessoas, esse é um quadro que se manifesta assintomáticamente.

O que acontece é que o colesterol alto começa a causar outros problemas de saúde no organismo ao corpo ao longo do tempo, e por isso é possível associar sintomas. 

Dentre os sintomas mais comuns estão: 

Dores locais

Para bombear sangue para o corpo todo, o coração precisa fazer um esforço maior, uma vez que as artérias estão obstruídas, desse modo é possível sentir palpitações no coração e dores onde há estreitamento das artérias.

Em caso de palpitações, que é um dos principais sintomas de colesterol alto, é importante consultar um cardiologista, pois você pode correr risco de infarto. 

Hipertensão

Pressão arterial alta constante pode estar relacionada ao colesterol, pois a pressão nas artérias fica elevada por conta da formação de placas de gordura nas artérias..

Apesar de ser um ótimo indicador, a pressão alta costuma ser tão silenciosa quanto o colesterol alto, e em conjunto eles tendem a aumentar o risco de infartos, portanto é importante estar sempre com os exames em dia. 

Fadiga crônica

A fadiga crônica torna-se um dos sintomas de colesterol alto, por conta da dificuldade de levar oxigênio para o corpo, podendo até mesmo acarretar em dor no corpo.

Isso ocorre por conta do entupimento de veias e artérias que dificultam a passagem do sangue. 

Portanto, se você sente-se fatigado constantemente, mesmo com pouco esforço é importante estar atento para o seu nível de colesterol. 

Dor de cabeça

A dificuldade da passagem do sangue pode ser sentida na cabeça, por meio de dores constantes inclusive dores de cabeça. 

A dor de cabeça também é um sintoma comum de pressão alta, por isso é importante verificar o seu motivo e origem.

Inchaço abdominal

O Inchaço abdominal é um sintoma comum de excesso de gordura no fígado ou no baço que pode ser decorrente do colesterol alto.

Apesar do inchaço abdominal poder representar outras doenças, é preciso estar atento a esse que é um dos principais sintomas de colesterol alto. 

Quais são os perigos de sentir os sintomas de colesterol alto?

Se você está com sintomas de colesterol alto, como já dissemos anteriormente, é bem provável que já tenha desenvolvido algum outro tipo de problema de saúde, em decorrência do acúmulo de gordura.

O problema mais comum é a aterosclerose que é a formação de placas de gordura nas artérias que são a precursoras de outros problemas graves, como: 

  • Desenvolvimento de doenças cardiovasculares
  • Infarto
  • Acidente vascular cerebral (AVC)

Além do entupimento de artérias a gordura também pode acumular em diferentes órgãos que desempenham funções vitais.

Quando o colesterol é considerado muito alto?

Caso esteja sentindo os sintomas de colesterol alto, é importante procurar um profissional de saúde imediatamente.

O cardiologista, ou o endocrinologista, são os profissionais aptos a solicitar os exames para verificar os níveis de colesterol encontrados no sangue.

E, se você já realizou o exame de colesterol, é importante saber quais são os valores ideais para o  colesterol.

Desse modo, os valores de referência para LDL, HDL e total para pessoas de baixo, médio e alto risco são para adultos saudáveis são:

  • Colesterol total: Abaixo de 190 mg/dl.
  • LDL: Abaixo de 130 mg/dl.
  • HDL: Acima de 40 mg/dl
  • Soma do LDL, VLDL e IDL: menor que  160 mg/dl.

Qualquer valor que indique modificação nesses números é preciso informar seu médico.

Para crianças e adolescentes os valores de referência são:

  • Colesterol total: Abaixo de 170 mg/dl.
  • LDL: Abaixo de 110 mg/dl.
  • HDL: Acima de 45 mg/dl

Lembrando que os valores acima podem ser variados, dependendo do histórico de saúde do paciente, condições como gravidez e risco de infarto tendem a ter outros valores para referência. 

A recomendação dos médicos é que pessoas a partir dos 20 anos façam o exame de sangue para saber os níveis do colesterol pelo menos uma vez ao ano. 

Entretanto, crianças e adolescentes dos quais os pais já têm histórico de colesterol alto, ou problemas cardíacos devem fazer os exames a cada 5 anos a partir dos 9 anos de idade. 

Pessoas em idade mais avançada, com sintomas de colesterol alto ou que devem fazer um checkup completo com mais frequência.

Alimentação saudável para evitar sintomas de colesterol alto

O que causa os sintomas de colesterol alto?

A pessoa que sente os sintomas de colesterol alto é aquela pessoa que tem muita gordura no sangue, mais do que o necessário que é utilizado pelo organismo e por isso elas irão começar a se acumular nas artérias. 

Diversos fatores podem ser atribuídos ao aparecimento de sintomas de colesterol alto, inclusive estilo de vida e também fatores genéticos. 

Por isso, podemos associar uma alta do colesterol a fatores, como:

  • Fumar e usar tabaco: A fumaça gerada pelo fumo pode diminuir os níveis de colesterol bom(HDL) e aumentar o colesterol ruim (LDL).
  • Estresse: Pode levar a alterações hormonais e consequentemente mudar aumentar os níveis de colesterol no seu organismo. 
  • Ingestão de bebidas alcoólicas: A ingestão exagerada de bebidas alcoólicas pode aumentar o nível de colesterol total.
  • Sedentarismo: A falta de atividade física pode fazer com que o seu corpo não produza quantidade suficiente de colesterol bom. 
  • Alimentação: Alguns tipos de alimentos podem aumentar ou diminuir o colesterol, por isso é importante conhecer quais são as propriedades de cada tipo de alimento. 

O que é bom para colesterol alto e seus sintomas?

Para reduzir os sintomas de colesterol alto, ou prevenir o seu aparecimento, não existe um consenso, devendo o profissional de saúde avaliar cada caso de maneira individual.

Pois, para algumas pessoas, mudanças de estilo de vida e cuidados com a alimentação são o suficiente para minimizar o aparecimento de sintomas de colesterol.

Outras pessoas, cujo colesterol alto seja herdado devido a fatores genéticos, por exemplo, podem precisar de mudanças no estilo de vida e também de uma medicação de apoio.

Além disso, existem alguns quadros clínicos que facilitam o aparecimento de sintomas de colesterol alto, bem como contribuem para valores maiores, como:

  • HIV
  • Diabetes
  • Lupus
  • Problemas de tireoide
  • Síndrome dos ovários policísticos.

Nesses casos, apenas fazer um controle dos níveis de colesterol não é o suficiente, é preciso controlar as doenças relacionadas, por isso a importância de investigação com um profissional de saúde.

Desse modo, se você quiser investir em uma melhor qualidade de vida, e em menores chances de correr risco de infarto converse com o profissional de saúde sobre a possibilidade de realizar atividade física, através de treinamentos como o Desafio 19 dias.

Banner do Desafio 19 Dias com texto "Tenha o corpo que você sempre quis, entre para o desafio e mude de vida"

A alimentação saudável também é uma maneira de acumular colesterol bom e consequentemente reduzir o colesterol ruim, portanto dê preferência por alimentos como: 

  • Frutas e vegetais
  • Alimentos ricos em fibras, como aveia, pão integral e maçã
  • Preferir peixe grelhado ao invés de carnes fritas
  • Soja, feijão, leite desnatado
  • Evitar frituras
  • Evitar o consumo de alimentos com alto teor de sódio

Agora você conhece os principais sintomas de colesterol alto

Através desse conteúdo, buscamos apresentar quais são os principais sintomas de colesterol alto e os riscos desse quadro silencioso e que pode colocar a vida em perigo.

Se você suspeita de que está com colesterol alto não deixe de procurar um profissional de saúde para fazer o exame e verificar os níveis de colesterol para que ele possa iniciar o tratamento adequado.

Não esqueça que o profissional de saúde irá avaliar seus exames e oferecer o melhor tratamento com base no seu diagnóstico clínico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap