abril 2024
Leitura: 13 min.
Para encontrar uma opção de remédio caseiro para vômito infantil é preciso conhecer qual é a causa desse sintoma.
Crianças costumam ser mais sensíveis a contaminação de microrganismos, pois possuem um sistema imunológico menos desenvolvido, quando comparado a um adulto.
Diversos tipos de microrganismos podem causar infecções que resultam em infecções que podem ter como sintoma principal o vômito e a diarreia.
Portanto é preciso estar atento a saúde do seu filho principalmente se ele tem contato com outras crianças e levá-lo ao pediatra para uma avaliação.
Para que você possa saber como lidar com essa situação até o momento da consulta, elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto.
Sumário
O que pode causar vômito infantil?
Se você está em busca de um remédio caseiro para vômito infantil é porque provavelmente o seu filho ou então alguma criança próxima a você apresentou esse sintoma.
Embora, na maioria das vezes, ele não seja decorrente de uma condição preocupante, é importante investigar a causa.
Pois, o vômito em crianças surgir decorrente de diversos fatores, e é preciso saber qual é a origem do sintoma para poder tratá-lo.
Portanto, vamos destacar alguns dos principais fatores que podem ser responsáveis por causar vômito infantil. São eles:
- Infecções virais: Gastroenterite viral, é uma condição bastante comum em crianças, ela é popularmente conhecida como “gripe estomacal”, é uma infecção causada por vírus que pode ser transmitido pelo ar e pelas gotículas de saliva;
- Infecções bacterianas: Bactérias são as principais causas de intoxicação alimentar. Certas bactérias, como Salmonella e E. coli, podem causar infecções gastrointestinais que levam ao vômito.
- Refluxo gastroesofágico (RGE): O RGE é comum em bebês e pode causar vômitos frequentes após as refeições, geralmente não causam preocupações maiores.
- Alergias ou intolerâncias alimentares: Algumas crianças podem ter alergias alimentares que desencadeiam vômitos como um dos sintomas, as mais comuns são intolerância ao glúten, lactose e alergia a corantes.
- Obstrução intestinal: Uma obstrução no sistema digestivo pode levar a vômitos, especialmente se houver dor de estômago associada.
- Outras condições médicas: Doenças como apendicite, infecções do trato urinário, problemas de tireóide, problemas renais, entre outros, podem causar vômitos em crianças.
Além de levar a criança ao médico, é importante também observar outros sintomas que possam estar presentes junto com o vômito.
Remédio caseiro para vômito infantil substitui o atendimento médico?
Alguns pais podem achar que tratar a criança com um remédio caseiro para vômito infantil é o suficiente para que a condição se resolva.
Entretanto, o fato é que não existe um remédio caseiro para vômito infantil que seja eficaz e que substitua o atendimento médica.
Ou seja, o que pode-se fazer em casa são medidas para reduzir enjoos e manter a criança hidratada, por exemplo.
Por isso, ressaltamos que elas são apenas aliadas para minimizar os danos causados pela condição, entretanto não representam uma solução eficaz.
A melhor maneira de tratar o vômito é levando o seu filho ao pediatra para uma avaliação, pois esse profissional poderá receitar exames para fazer um diagnóstico e então indicar o melhor tratamento.
Crianças, especialmente, tendem a ser mais sensíveis a infecções, por isso o quadro pode se agravar, é preciso estar atento.
Quais são as opções de remédio caseiro para vômito infantil?
Como já mencionado anteriormente, não existe, de fato, uma solução definitiva ou que faça o vômito desaparecer.
Ou seja, o que existem são alternativas que podem ajudar a aliviar o desconforto dessa condição. Confira algumas dicas para ajudar os pequenos na recuperação:
Aumente a ingestão de líquidos
Aumentar a ingestão de líquidos é um remédio caseiro para vômito infantil muito eficaz para minimizar complicações dessa condição.
Além de repor os líquidos perdidos pelo nosso organismo durante o vômito, ele também ajuda a eliminar toxinas presentes que podem ser oriundas de intoxicação alimentar.
A desidratação é um dos principais agravantes de infecções que originam vômito, e ela pode ser perigosa.
Por isso, para garantir que o líquido perdido seja reposto, incentive a criança a beber pequenos goles de água, mas com uma boa frequência.
Existem outras maneiras de aumentar a frequência de ingestão de líquidos como fazer um picolé com suco de frutas, um caldo de carne com tempero leve, gelatina e por aí vai.
Procure sempre deixar uma garrafinha de água próximo ao seu filho para que ele possa beber mais vezes.
Aposte no poder dos chás
Os chás podem ser uma ótima opção de remédio caseiro para vômito infantil, pois possuem diversas propriedades que podem auxiliar na recuperação e diminuir a inflamação no intestino.
Sempre que for fazer uso de um chá, faça apenas mediante a autorização do pediatra, pois ele conhece o histórico de saúde da criança e poderá dizer se é uma opção segura.
As melhores opções de chá para problemas gastrointestinais e que são consideradas seguras para crianças são:
- Camomila: Alivia sintomas gastrointestinais, por isso também é um remédio para dor na barriga infantil, indigestão e sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
- Erva-doce: Planta rica em ácido málico, um bioativo que age no estômago diminuindo a acidez. Além disso, ajuda na digestão, no controle de gases, evita náuseas, combate úlceras no estômago e gastrite
- Erva-cidreira: É uma planta com ação analgésica, relaxante e anti-inflamatória. É uma opção de chá para dor na barriga por proteger o estômago, melhorando o processo digestivo e diminuindo problemas gástricos e intestinais.
- Hortelã: A ação antiespasmódica é o que faz da hortelã uma das opções de chás para dores na barriga, por ajudar a relaxar a musculatura dos órgãos da região, atuando nos movimentos involuntários (espasmos) e ajudando a passar a dor.
Além disso, os chás também ajudam a manter a criança hidratada, pois repõe parte do líquido que foi perdido.
Cuide da alimentação
É normal que crianças percam o apetite durante episódios de vômito, portanto é preciso facilitar a digestão introduzindo alimentos mais leves e fáceis de digerir.
Caldos e sopas são ótimas opções desde que não contenham temperos fortes e que possam irritar o estômago.
O purê de batata também é uma boa sugestão para quem está com crise de vômitos, bem como o consumo de carnes magras, como o peixe e o frango sem a adição de tempero.
Além disso, frutas como maçãs, banana, melão, e mamão que não são consideradas frutas ácidas tendem a ser bem toleradas.
Se a criança manter seu apetite normal, não modifique a alimentação, apenas opte por oferecer alimentos mais leves e faça mais papinhas e alimentos amassados para facilitar.
Um outro aspecto importante de cuidados com a alimentação que é um bom remédio caseiro para vômito infantil é saber quais alimentos evitar.
Evite que a criança tenha acesso a alimentos doces, como refrigerantes, biscoitos e iogurtes, pois esses são fermentativos e podem aumentar o desconforto.
A ingestão de frutas ácidas (como abacaxi, acerola, ameixa, laranja, limão, morango, pêssego e uva) podem acabar sensibilizando ainda mais o estômago, por isso devem ser evitadas.
E o mais importante, é não obrigar a criança a comer normalmente, caso ela não tenha vontade. Ofereça pequenas porções de líquido e comida leves.
Descanso
Para que a criança possa se recuperar, é importante que ela faça repouso, por isso considere deixá-la em casa sob supervisão de um adulto, principalmente se o vômito estiver acompanhado de outros sintomas.
Se os vômitos forem persistentes ou acompanhados de sinais de desidratação, é importante procurar orientação médica.
Por isso, fique de olho nos sinais de desidratação, como boca seca, pouca urina, olhos afundados, choro sem lágrimas, sonolência extrema, febre e diarréia.
A maioria dos casos de dor na barriga e vômito infantil pode ser tratada em casa, seguindo os cuidados acima e observando a evolução da criança ao longo dos dias.
Agora você já conhece opções de remédio caseiro infantil
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas dicas importantes para você que está em busca de um remédio caseiro para vômito infantil.
Embora não exista de fato um remédio que possa resolver essa questão sem avaliação médica, existem uma série de medidas que podem ser adotadas em casa para reduzir os sintomas.
É importante consultar com um pediatra para que ele possa recomendar um tratamento mais adequado, portanto em hipótese alguma considere usar medicamentos sem a orientação médica.
Além disso, ao ter contato com uma criança que apresente vômito como sintoma, é importante lavar as mãos regularmente e limpar as superfícies para evitar recontaminação.
Continue lendo mais
Para que serve a terapia ocupacional?
Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo: Qual é o seu biotipo?
Alergia a poeira: O que é? Quais são os sintomas?
O que comer pós-treino para emagrecer
Conheça 40 alimentos ricos em vitamina A
Ferritina: Entenda os resultados do seu exame