junho 2024
Leitura: 13 min.
Estar com a voz rouca pode ser uma experiência um pouco desagradável, principalmente se você trabalha utilizando a voz no seu dia a dia.
Existem diversas causas que possam contribuir para a rouquidão, por isso sempre é bom buscar uma orientação médica e fazer uma avaliação completa dos sintomas.
Embora, na grande maioria dos casos, a voz rouca seja um problema fácil de resolver ou se resolva sozinho, podem existir algumas condições que requerem tratamento.
E para que você possa entender quais são as possíveis causas da voz rouca, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é voz rouca?
A voz rouca, ou a rouquidão na voz, é uma condição que se caracteriza pela sensação de abafamento na voz.
Ela ocorre principalmente, porque o canal vocal é basicamente formado pela laringe e composto de uma série de músculos, cartilagens e membranas chamadas de cordas vocais.
O funcionamento normal das cordas vocais é abrir e fechar quando falamos, e isso provoca um tipo de vibração que possibilita a emissão de sons.
Entretanto, geralmente o motivo do porque a voz fica rouca é quando há o escape irregular de ar entre as cordas vocais pode ocasionar a rouquidão.
Na maioria dos casos, a voz rouca é uma condição temporária, e decorre de algum tipo de irritação na laringe e desaparece em alguns dias.
Sintomas de voz rouca
O principal sintoma da voz rouca, é disfonia, ou seja a alteração de algumas das qualidades acústicas da voz, intensidade, tom, timbre e duração.
Em alguns casos, é possível que a voz rouca se apresente em conjunto com outros sintomas como a fadiga vocal, dor e até mesmo perda da voz, por isso é importante consultar com um otorrinolaringologista para obter uma avaliação.
Existem, ainda, alguns sinais de alerta que podem ser indicativos da necessidade de buscar um médico com uma maior urgência, são eles:
- Quando a voz rouca dura mais do que 2 semanas e não está associada a resfriado;
- Você notou alteração na voz mais grave ou aguda, cansada, trêmula ou fraca;
- Mudança súbita na qualidade da voz;
- Grande esforço para falar;
- Voz rouca associada à dificuldade para respirar;
- Apresenta rouquidão associado com a presença de caroços (linfonodos) palpáveis no pescoço.
- Dor e dificuldades para engolir;
- Tosse persistente;
- Presença de ferida na garganta;
O que pode ser voz rouca?
Agora que você já sabe quando procurar um médico, vamos entender quais são as possíveis causas de voz rouca. Confira:
Laringite
É uma das causas mais comuns do aparecimento de voz rouca, geralmente ocorre por conta de uma inflamação na laringe.
Essa inflamação pode ser de ocorrência viral que origina uma gripe, resfriado ou qualquer doença respiratória.
Além disso, mudanças de temperatura como um ar mais seco e poluído, pode contribuir contrair os vasos sanguíneos, estreitando a laringe, dificultando a passagem de ar e assim provocando desconforto.
Abuso da voz
A voz rouca também pode ter origem quando forçamos muito a garganta, isso ocorre principalmente porque o ar é projetado em alta velocidade, o que provoca lesão nas pregas vocais.
O abuso da voz ocorre mais frequentemente em profissionais que precisam utilizar a fala com certa constância como instrumento de comunicação, como professores, locutores, radialistas, cantores e profissionais de telemarketing.
Refluxos
O refluxo é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, provocando dor torácica intensa e tosse seca.
Assim, podem provocar um tipo de laringite crônica que ocorre principalmente pelo contato contínuo da garganta com o ácido estomacal.
Eles ocorrem principalmente devido a alterações anatômicas ou no funcionamento do esfíncter, estrutura que está presente entre o esôfago e o estômago e que tem como função permitir a entrada do alimento no estômago, impedindo seu retorno.
Nódulos ou pólipos nas cordas vocais
A formação de nódulos ou de pólipos, geralmente ocorre pelo uso excessivo da voz, eles são lesões benignas que acometem a região da garganta.
Nódulos, pólipos ou calos são lesões benignas na região da garganta, ou seja, não tendem a causar nenhum grande risco à saúde.
Entretanto, se não forem removidos podem deixar o paciente com a voz rouca e/ou sussurrada, de maneira permanente.
Estresse e ansiedade
Chama de rouquidão psicológica, é uma condição que se caracteriza pela contração dos músculos que controlam a sua voz, ficam tensos e os padrões respiratórios alterados por conta da ansiedade ou do estresse.
Essa contração pode causar voz rouca, falhas na fala, necessidade de forçar bastante para conseguir ser ouvido ou até mesmo perdas temporárias de voz.
Tabagismo
O tabagismo, ou hábito de fumar, também é uma das principais causas da voz rouca, e bem provável que você já tenha ouvido falar no termo “voz de fumante”.
A “voz de fumante” ocorre principalmente porque o cigarro possui uma série de toxinas que podem causar inflamação crônica na laringe.
Essa inflamação pode causar lesões permanentes e se agravar causando nódulos cancerígenos, conhecido também como câncer na garganta.
Envelhecimento da voz
Com o passar do tempo as nossas cordas vocais passam a perder a tensão, podendo endurecer e ter a lubrificação reduzida.
E tudo isso pode originar a voz rouca permanente, o termo técnico para isso é presbifonia, e é mais comum a partir dos 65 anos.
Sequela de intubação orotraqueal
A voz rouca também pode ser uma sequela da intubação orotraqueal, que é bastante comum após a colocação de tubo na traqueia para ajudar a respiração.
Pacientes que estiveram em estado grave durante a pandemia de COVID-19, podem apresentar voz rouca não só por conta da inflamação viral, mas também da colocação do tubo.
Entretanto é preciso ressaltar que a rouquidão nesses casos é reversível e tende a durar no máximo 3 dias.
Como recuperar a voz rouca rapidamente?
Para recuperar a voz rouca rapidamente é preciso conhecer primeiramente a causa da rouquidão, e a partir disso realizar ações e medidas para recuperar a voz.
Mas de uma maneira geral podemos recomendar alguns cuidados básicos que irão contribuir para a retomada da sua voz rapidamente. São elas:
Beber bastante água
O primeiro passo para recuperar a voz rouca é beber bastante água, mesmo que seja em doses pequenas, mas com frequência.
Beber água ajuda a limpar a garganta e hidratar a mucosa, aliviando assim a irritação e acelerando o processo de recuperação da voz.
É muito importante em casos de gripes e resfriados, pois ajuda a eliminar o muco, e também para aqueles que estão com voz rouca no tempo seco.
Por isso, tenha sempre uma garrafinha de água próximo a você para estimular o consumo e a ingestão de líquidos.
Evite forçar a voz
Se você quer recuperar a voz na sua potência original é importante evitar forçá-la o máximo possível, pois assim é possível recuperá-la mais rapidamente sem agredir as cordas vocais.
Para isso, trate de controlar a tonalidade da voz para não cansar a musculatura da garganta, fazer repouso e ficar em silêncio sempre que possível.
Preferir alimentos macios e fáceis de engolir
A alimentação também deve ser feita de maneira cuidadosa e equilibrada para evitar arranhar a garganta ou maltratar a musculatura.
Por isso, é importante evitar consumir alimentos muito apimentados, e principalmente em temperaturas muito elevadas.
Ou seja, de preferência para consumir alimentos que sejam mais líquidos, como sopas, caldos e canjas em uma temperatura morna.
Faça gargarejos com água morna e sal
Os gargarejos com água morna e sal são úteis, pois ajudam a promover a limpeza da garganta, principalmente quando há acúmulo de muco causado por gripes e resfriados.
Para isso, você só precisa dissolver um copo de sal em um copo de água filtrada e misturar, fazer o gargarejo.
Faça no máximo uma vez por dia para evitar o ressecamento das cordas vocais e assim acelerar o processo de recuperação.
Agora você já sabe o que é bom para voz rouca
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais causas para a voz rouca e como você pode recuperá-la rapidamente.
Não esqueça que é fundamental passar por uma avaliação profissional para que ele possa fazer uma avaliação diagnóstica e indicar a melhor forma de tratamento.
Continue lendo mais
Dieta low carb cardápio 21 dias: Aprenda a criar o seu
Monócitos baixos: Saiba o que significa esse resultado
Shampoo para queda de cabelo: 12 opções!
Sabonete facial: 13 opções para completar sua skin care
Como clarear os dentes caseiro
Carrinho de bebê: Os 8 melhores de 2024