janeiro 2024
Leitura: 12 min.
Entender o que significa o aparecimento de manchas brancas na pele é fundamental para encontrar a melhor forma de tratamento para esse sintoma.
As manchas brancas na pele podem surgir por diversos motivos, e por isso é importante consultar com um dermatologista para que ela possa diagnosticar e iniciar o tratamento o mais breve possível.
Portanto, se você notou a presença de manchas brancas na pele e quer saber qual é a sua possível origem, nesse artigo iremos apresentar as principais causas desse sintoma.
Sumário
O que significa manchas brancas na pele?
As manchas brancas na pele se caracterizam pela diminuição ou ausência de pigmentação em áreas específicas do tecido cutâneo.
Seu aparecimento pode ser desencadeado por infecções, distúrbios autoimunes, exposição a produtos químicos ou medicamentos e outros fatores.
Por isso, ao verificar seu aparecimento, é importante consultar com um profissional especializado em dermatologia para que ele possa realizar uma avaliação completa.
O que pode ser manchas brancas na pele?
Existem inúmeras maneiras de tratar as manchas brancas na pele, mas o primeiro passo consiste no diagnóstico.
Para isso o médico observará detalhadamente o aspecto das manchas e poderá solicitar uma bateria de exames para confirmar o diagnóstico clínico.
Entretanto, preparamos uma lista para que você possa conhecer quais são as possíveis causas e preparamos uma lista. Confira:
Pano branco
Uma das principais causas para quem quer saber o que são manchas brancas na pele é a pitiríase versicolor.
A pitiríase versicolor é um tipo de micose que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas na pele.
Ela é causada por uma levedura, Malassezia sp, que está presente entre os microrganismos que compõem a microbiota natural da nossa pele.
Apesar de que esse fungo pode causar manchas de tonalidades mais escuras, a branca é a mais comum.
A presença do fungo não causa incômodo e não costuma causar coceira, mas pode se espalhar rapidamente para as regiões oleosas, como rosto, costas e colo.
Apesar de não apresentar cura, o tratamento consiste no uso de produtos antifúngicos em spray e shampoos com substâncias como Isoconazol, Cetoconazol ou Miconazol.
Manchas causadas pelo sol
As manchas causadas pelo sol também são uma das principais causas de manchas brancas na pele.
Essas manchas tendem a aparecer principalmente quando não se usa protetor solar, após a exposição prolongada, essas manchas tendem a aparecer nos braços, peitos e nas costas.
Por isso, antes de ir à praia é fundamental manter a pele hidratada, tanto antes de ir à praia quanto depois.
Além disso, utilize protetor solar para evitar causar queimaduras e também minimizar as chances de ter câncer de pele.
Vitiligo
O vitiligo é um tipo de doença autoimune que causa manchas brancas na pele, uma vez que a doença ataca as células que são responsáveis pela produção de melanina no corpo.
Embora não tenha cura definitiva, o vitiligo possui várias opções de tratamento abrangendo diversas idades e dependendo da extensão do corpo que foi afetada.
O médico poderá utilizar recursos como fototerapia ou aplicação de cremes e pomadas com remédios corticoides e/ou imunossupressores.
Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma condição que é mais comum em bebês e crianças, entretanto pode se manifestar em qualquer idade.
Normalmente, causa o aparecimento de manchas avermelhadas, e placas com caroços que depois da cicatrização podem aparecer em uma tonalidade esbranquiçada.
Para o tratamento da dermatite atópica, o médico poderá recomendar o uso de medicamentos corticoides.
Também é importante manter a pele hidratada e se necessário fazer o uso de medicamentos anti-histamínicos.
Sardas brancas
As sardas brancas são um tipo de mancha branca na pele que podem surgir em diversas regiões como as mãos, braços, e pernas, costumam a se manifestar depois dos 40 anos.
Geralmente, ocorrem em pessoas que se expõem ao sol durante muitos anos sem o uso de filtro solar.
Recomenda-se utilizar o protetor solar pelo menos 15 minutos antes de ser exposto ao sol para evitar as lesões causadas pelos raios solares.
Hipomelanose macular
Essa condição é uma condição mais comum para pessoas que possuem alergia, ela se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas no corpo.
Geralmente algumas regiões ficam mais claras do que o verdadeiro tom de pele da e as partes afetadas permanecem nessa coloração de maneira permanente.
Não necessitam de tratamento específico, mas tomar sol ajuda a amenizar a discrepância entre as tonalidades, a fototerapia é uma opção de tratamento .
Esclerose tuberosa
A esclerose tuberosa é uma condição que caracteriza-se pelo aparecimento de manchas brancas na pele isoladas e que podem afetar qualquer região do corpo.
Ela é uma mutação genética a qual provoca o aparecimento de tumores não-cancerosos em diversos órgãos.
Frequentemente são identificadas pela primeira vez no bebê ou nas crianças até os 6 anos, podendo haver apenas 1 ou mais de 100 manchas espalhadas pelo corpo.
O dermatologista é o profissional apto a diagnosticar e posteriormente indicar a melhor opção de tratamento.
Deficiências nutricionais
As deficiências nutricionais principalmente a falta de cálcio, vitamina D e E podem levar ao aparecimento de manchas brancas na pele.
Para evitar que isso aconteça é importante incluir no seu cardápio alimentos como leite, derivados, sardinha, manteiga e amendoim.
Além disso, você pode utilizar suplementos que sejam ricos nesses nutrientes para repor e garantir o aporte diário necessário.
Pitiríase alba
A pitiríase alba é um tipo de dermatose que costuma acometer crianças a partir dos 6 anos de idade, ela é caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas na pele em formato redondo, oval e que podem causar coceira.
Geralmente ficam localizadas no tronco e braços, possuem aparência rosada inicialmente, mas depois se tornam esbranquiçadas.
Não sabe-se ao certo a origem dessa condição, entretanto ela pode estar diretamente relacionada com o aparecimento de dermatite atópica, exposição ao sol e ressecamento da pele.
O melhor remédio para manchas brancas na pele cuja causa é pitiríase alba é hidrata-la utilizando loções e cremes.
Depilação a laser
Se você se depilou recentemente, saiba que ele pode ser a causa do aparecimento de manchas brancas na sua pele.
Principalmente para aquelas pessoas que possuem pele em tonalidades mais escuras, as manchas brancas podem resultar de uma hipopigmentação, ou energia alta do laser.
Após uma sessão de depilação a laser o ideal é evitar o bronzeamento até que todas as sessões tenham terminado.
Pessoas de pele morena poderão ter uma avaliação mais detalhada para maior segurança e eficácia do método.
Como cuidar das manchas brancas na pele?
Cada condição vai requerer um tipo de tratamento específico, por isso é muito importante consultar com o dermatologista para que ele possa indicar a melhor solução.
Siga as orientações do seu médico para ter melhores resultados e não esqueça que é importante manter a sua pele hidratada e protegida contra os raios solares.
Por isso, ao sair de casa redobre os cuidados com a sua pele e principalmente com a região afetada, inclua na sua rotina diária o uso de hidratante e protetor solar..
Agora você já sabe o que pode ser o aparecimento de manchas brancas na pele
Através desse conteúdo, buscamos apresentar quais são as principais causas de manchas brancas na pele.
Apesar de nem sempre se tratar de um problema de saúde grave, é importante consultar com um dermatologista e passar por uma avaliação profissional.
Além do diagnóstico, ele poderá indicar as melhores soluções para eliminar as manchas e ajudar você a recuperar a sua autoestima.
Continue lendo mais
Unha Encravada: O que fazer?
O que a ansiedade pode causar no corpo?
Mixer: 10 melhores de 2024
Autismo infantil: Conheça os sinais
Vitamina C: O que é, e quais são os benefícios
Exercício para lombar: 12 opções para fazer