setembro 2024
Leitura: 12 min.
Ter o esperma grosso nem sempre poderá ser considerado um problema de saúde, tendo em vista que a consistência pode variar de pessoa para pessoa.
Entretanto, ao mesmo passo que esse fator pode significar nada, ele também pode indicar a presença de alguns hábitos nada saudáveis.
Por isso, é sempre importante estar atento a possíveis mudanças de rotina que podem estar associadas ao aparecimento de esperma grosso.
E, para que você possa conhecer essas possíveis mudanças e como elas podem afetar a consistência do seu esperma, elaboramos um conteúdo cheio de informações.
Sumário
O que significa esperma grosso?
O esperma grosso é uma condição caracterizada pela alteração na consistência do líquido espermático, ou esperma.
Embora o aspecto do esperma possa ser variável de pessoa para pessoa, de uma maneira geral podemos dizer que seu aspecto natural é caracterizado pela consistência viscosa, de cor esbranquiçada e opalino, às vezes amarelado.
Ainda possui a característica de ser mais espesso na ejaculação, e diluir após estar fora do organismo.
Entretanto quando apresenta-se de forma espessa, ou seja menos viscosa e podendo apresentar a formação de grumos podemos dizer que se caracteriza como um esperma grosso.
É normal ter esperma grosso?
Como mencionamos anteriormente, a consistência do esperma considerada saudável é mais viscosa, e menos consistente.
Entretanto, isso pode variar de homem para homem, e inclusive pode se modificar ao longo da vida, podendo ser característica de algumas situações bastante específicas.
Ou seja, nem sempre o esperma grosso deve ser um motivo de preocupação e na maioria dos casos, é uma evolução benigna que não apresenta risco.
Diversos fatores podem influenciar a consistência do esperma, por isso sempre que tiver dúvidas a respeito da sua saúde é recomendável que você procure um urologista.
Esse profissional está apto a solicitar exames e fornecer diagnóstico relacionadas ao aparelho urinário e reprodutor masculino.
Por que o esperma sai grosso?
Preparamos uma lista com as principais causas de esperma grosso para que você possa entender as possíveis causas.
Alterações hormonais
Um dos principais fatores que pode afetar a consistência do esperma é a atuação de hormônios, como a testosterona.
Além disso, alterações em glândulas que afetam o metabolismo, como a tireoide, podem provocar também um certo desbalanço hormonal que interfere na produção de semem.
Geralmente quando influenciada por fatores hormonais, é comum que sejam notadas também algumas alterações comportamentais como redução do desejo sexual, dificuldade de manter a ereção e até mesmo a perda de massa muscular.
Nesses casos é importante consultar um urologista, pois os hormônios só poderão ser quantificados através de exames específicos.
Infecções sexualmente transmissíveis
Conhecidas também pela sigla IST, as infecções sexualmente transmissíveis podem interferir na qualidade do esperma.
Desse modo, ele pode se apresentar como um esperma grosso devido a um maior número de glóbulos brancos, ou seja, células de defesa, que podem também alterar a morfologia dos espermatozoides e reduzir seu volume.
Quando associada a ISTs é bastante comum que surjam acompanhados de outros sintomas, como dor e dificuldade para urinar.
Dependendo do tipo de infecção, é possível notar o aparecimento de feridas, presença de corrimento leitoso, e até mesmo sangue na urina.
Exames realizados através da solicitação de um urologista são necessários para o diagnóstico e também para o tratamento adequado.
Desidratação
A falta da ingestão adequada de líquidos também é um dos fatores que pode resultar no esperma grosso, pois o sêmen também é composto por água.
Desse modo, quando há a baixa ingestão de líquidos é normal que o esperma fique grosso e menos fluído.
Ainda sim, a baixa ingestão de líquidos pode ainda causar sintomas, como sede excessiva, urina escura, pele seca e cansaço extremo.
Portanto, se você não tem o hábito de beber líquidos ao longo do dia, saiba que é recomendado ingerir por volta de 2 litros de água.
Mudanças na próstata
A próstata é um órgão que atua em conjunto com a s vesículas seminais, para produzir o líquido espermático.
Quando um desses órgãos passa por alterações, como ocorre com o câncer de próstata, ou deixa de funcionar da maneira correta pode causar o engrossamento do esperma.
Além disso, podem surgir outros sintomas característicos de problemas de próstata, como a ejaculação dolorosa, dor ao urinar e também aumento na frequência ao urinar.
O urologista poderá solicitar exames para verificar alterações na próstata, além disso os exames regulares devem ser realizados a partir dos 40 anos.
Uso excessivo de anabolizantes
O uso de anabolizantes, pode estar por trás do aparecimento do esperma grosso, pois esse é um dos efeitos colaterais associados ao uso desse medicamento.
Além desse sintoma, o uso de anabolizantes também pode causar redução dos testículos e diminuição da contagem dos espermatozóides.
É importante fazer o uso de anabolizantes por meio do monitoramento com um profissional de saúde para que ele possa contribuir para controlar os efeitos colaterais.
Ejaculação retardada ou pouco frequente
A ejaculação retardada é uma situação onde o homem não consegue ejacular durante o ato sexual, apenas com a masturbação.
Ela também pode ser a causa do esperma mais grosso, pois o sêmen fica com mais volume, por isso.
Essa condição pode ser causada por diversos fatores, mas geralmente existe um componente psicológico envolvido, portanto é importante buscar um psicólogo para uma avaliação.
Hábitos de vida pouco saudáveis
O tabagismo, o sedentarismo, e também o consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode causar o engrossamento do esperma, bem como interferir na sua qualidade.
Por isso, é importante monitorar os seus hábitos de vida, fazer atividade física regularmente e também evitar fumar ou beber bebidas alcoólicas.
Lembre-se de que é preciso equilibrar a vida, para que você possa envelhecer com saúde e disposição.
Uso de medicamentos
Existem alguns medicamentos, como os alfabloqueadores cujos nomes são doxazosina, alfuzosina, terazosina e tansulosina que podem causar alterações da função ejaculatória.
Esses medicamentos são usados no tratamento para reduzir a pressão arterial, podendo causar esperma grosso e até mesmo diminuir ou até inibir o volume ejaculatório.
Caso você faça uso desse medicamento, converse com o seu médico sobre os efeitos colaterais.
Quando procurar um médico por conta do esperma grosso?
Como listamos nesse conteúdo, existem diversos fatores que podem ser responsáveis por causar o esperma grosso, o que vai indicar a necessidade ou não de buscar um médico são os sintomas.
Portanto, se você apresentar alguns dos sintomas da lista abaixo não deixe de marcar com o urologista:
- Esperma grosso com cor estranha;
- Presença de dor ou desconforto na hora da ejaculação;
- Presença de sangue no sêmen;
- Corrimento com mau cheiro;
- Dificuldade para ejacular;
- Urina escura;
Nessas situações é importante que o urologista seja consultado para que seja feita uma avaliação detalhada para identificar a causa do esperma grosso e, assim, seja possível indicar o melhor tratamento.
Agora você já sabe o que pode ser esperma grosso
Através desse conteúdo, buscamos apresentar algumas das principais causas de esperma grosso para que você possa conhecê-las e cuidar da sua saúde.
Lembre-se de que você deve fazer consultas regulares com o urologista para colocar seus exames em dia.
Continue lendo mais
Remédio para verme: 14 opções de tratamento
Remédio sublingual pode ser engolido?
Treino para perder barriga e afinar cintura em casa
10 alimentos probióticos para melhorar a sua saúde
Corretor postural: 10 opções masculinos e femininos
Dor nos seios: 15 possíveis causas