julho 2023
Leitura: 19 min.
O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, pois eles ajudam a combater os radicais livres.
Os radicais livres são formados através de processos naturais no nosso organismo e são os principais responsáveis por desencadearem uma série de doenças.
Por isso, a alimentação rica em antioxidantes é fundamental para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida, principalmente com o avanço da idade.
Para que você possa conhecer quais são as opções de alimentos que você deve incluir na sua dieta diária, preparamos um conteúdo completo.
Sumário
A importância do consumo de alimentos ricos em antioxidantes
Para começarmos a discussão sobre a importância do consumo de alimentos ricos em antioxidantes, é preciso entender o que é antioxidante e que é a ação antioxidante.
Os antioxidante são substâncias químicas que ajudam a defender o organismo contra um processo chamado de “estresse oxidativo”.
Esse processo ocorre no nosso organismo de maneira natural em decorrência da ação dos radicais livres, que são moléculas oriundas de processos naturais do organismo, mas que podem decorrer também de fatores externos.
Esse estresse oxidativo aumenta o risco de desenvolvimento de doenças como câncer, doenças cardíacas, outras doenças crônicas e problemas de saúde, pois ele está relacionado com o envelhecimento celular.
Portanto, fazer o consumo de alimentos ricos em antioxidantes de maneira equilibrada pode ajudar a neutralizar os efeitos causados pelos radicais livres.
A maioria dos alimentos antioxidantes são os alimentos de origem vegetal, e dentre eles podemos destacar as vitaminas C e E, o beta-caroteno, selênio, manganês, flavonoides, fenóis entre outros.
Por isso, para estar com a saúde em dia, é importante proteger o seu organismo contra a ação antioxidantes é preciso aumentar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes.
Onde encontrar antioxidantes além dos alimentos ricos em antioxidantes?
Além dos alimentos ricos em antioxidantes, é possível encontrar antioxidantes em suplementos alimentares.
Eles são uma ótima opção para quem não consegue manter uma dieta tão variada diariamente por conta da rotina corrida, ou de outros motivos.
Por exemplo, você pode fazer suplementação com ômega-3, que é um óleo rico em gorduras boas.
Esse antioxidante é encontrado majoritariamente em peixes e crustáceos e contém astaxantina, uma substância com potencial antioxidante.
Além desse antioxidante, você também pode encontrar facilmente suplementos com resveratrol que é um polifenol encontrado nas cascas e sementes de algumas plantas e alimentos.
Essa substância, além de ter ação antioxidante, também é um potente anti-inflamatório e por isso muito eficaz para quem deseja fortalecer o organismo.
Quem é fã de atividade física também pode potencializar o consumo de antioxidantes com base em Whey protein, pois ele fornece aminoácidos que são precursores de um dos mais abundantes antioxidantes do organismo humano.
Ou seja, consumir suplementos e alimentos ricos em antioxidantes é a melhor forma de proteger o seu organismo e estar com a saúde em dia.
Conheça 25 opções de alimentos ricos em antioxidantes
Preparamos uma lista com as principais fontes de alimentos antioxidantes para que você possa incluí-los na sua alimentação diária.
Açafrão
O açafrão também é conhecido como cúrcuma, e é um dos alimentos ricos em antioxidantes que possui ação anti-inflamatória.
Pode ser servido no almoço ou no jantar, colocado em cima do arroz ou do feijão, ou também utiliza-se na versão em pó para temperar carnes ou legumes.
Azeite de oliva
O azeite de oliva é um alimento com ação antioxidante que também é um anti-inflamatório natural.
Ele é rico em polifenóis e vitaminas A, D, E e K, que potencializam o efeito antioxidante, normalmente é consumido em saladas e pratos prontos.
Entretanto, pode ser utilizado para cozinhar, pois é extravirgem o consumo deve ser moderado no máximo 2 colheres de sopa por dia.
Alho
O alho é um ótimo antibacteriano, anti-inflamatório, rico em vitamina C e também um dos alimentos ricos em antioxidantes.
Geralmente é utilizado na culinária para dar mais sabor aos pratos, e também pode ser adicionado a chás contra gripes e resfriados.
Limão
O limão é uma das fontes mais ricas em vitamina C, ele também possui ação antioxidante, pois é rico em bioflavonóides.
Ele é conhecido como um poderoso desintoxicante do organismo que ajuda na microcirculação.
Pode ser consumido em alimentos, como sucos, chás e doces, pois tem um sabor único e é uma das frutas antioxidantes mais versáteis.
Laranja
A laranja é uma fonte rica de vitamina C, assim como o limão, e também é uma das frutas antioxidantes.
Entretanto, é a casca da laranja onde se concentra a maior quantidade de antioxidantes, e é até mesmo possível utilizá-la para fazer doces.
Já a laranja pode ser consumida in natura, com feijoada, ou é possível utilizá-la para fazer sucos e chás, sendo uma ótima opção para reduzir resfriados.
Morango
O morango é uma fruta muito saudável e é um dos alimentos ricos em antioxidantes que apresenta diversos tipos de flavonóides.
Também é rico em vitaminas A e C, e o pigmento chamado de betacaroteno.
Além disso, o morango também é capaz de reduzir o colesterol ruim, e contribuir com a saúde do coração.
É uma ótima opção para ser consumida in natura, em doces, vitaminas ou também saladas.
Mirtilos
Mirtilos são um dos alimentos ricos em antioxidantes que trazem diversos benefícios para a saúde.
Apesar de não ser uma fruta barata, no Brasil, ela é muito utilizada comercialmente em bolos, iogurtes, sorvetes e até em conjunto com o açaí.
O mirtilo é rico em antocianina que é um antioxidante que ajuda a equilibrar a pressão sanguínea, combater o estresse oxidativo e aumenta a produção de óxido nítrico.
Além disso, ela é rica em cálcio, ferro e magnésio, sendo uma fruta muito nutritiva e uma ótima opção para quem gosta de experimentar opções exóticas.
Abacaxi
Uma outra opção de alimentos ricos em antioxidantes é o abacaxi que é rico em vitamina C e betacaroteno.
Eles possuem propriedades antiedema e também enzimas proteolíticas que colaboram com a digestão de proteínas.
Uma ótima opção de fruta para consumo in natura, sucos ou também doces.
Ameixa preta
A ameixa preta é um dos alimentos ricos em antioxidantes que também é uma fruta rica em fibras, minerais, cálcio, potássio e magnésio.
As ameixas podem efetivamente reduzir o colesterol e aumentar a saúde óssea, e ela é frequentemente indicada em caso de prisão de ventre, pois ajuda na digestão.
Mamão
O mamão é uma das frutas antioxidantes que possuem sua composição beta-caroteno e o licopeno.
Também é uma fruta rica em carboidratos complexos com uma gama de nutrientes e capaz de fortalecer o sistema imunológico.
É uma ótima fonte de nutriente para prevenir gripes, resfriados, herpes labial e até mesmo câncer.
Framboesas
São alimentos ricos em antioxidantes que ajudam na perda de peso e são benéficas para a manutenção da saúde cardiovascular.
Alguns dos principais antioxidantes presentes na framboesa são os compostos fenólicos, as antocianinas e elagitaninos.
Ela é uma fruta rica em vitamina C e com baixo teor de açúcar, que pode ser consumida in natura, em doces, geléias e mais.
Uva
Lembra do suplemento com resveratrol que comentamos anteriormente? Ele é obtido de frutas como a uva.
Além de antioxidantes, elas também contém vitaminas A, C, E, K, complexo B e os minerais ferro, cálcio, selênio e potássio.
São muito ricas em fibras solúveis e insolúveis nas suas cascas, na polpa e também nas sementes.
Açaí
Açaí é uma das frutas antioxidantes com alta concentração de antocianinas que dão origem a sua cor arroxeada.
Além disso, ele também possui um antioxidante chamado proantocianidina que ajuda a proteger a célula contra danos.
Melão
É um dos alimentos ricos em antioxidantes que também é fonte de potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas.
O melão possui um efeito desintoxicante no organismo, graças ao seu efeito diurético, e ainda é capaz de elevar o pH sanguíneo.
Assim, é possível consumir o melão in natura ou então o suco feito a partir dessa fruta.
Óleo de coco
Extraído do coco, o óleo de coco é um dos alimentos ricos em antioxidantes que contém vários compostos bioativos com propriedades antioxidantes.
Dentre os principais estão o ácido fenólico, e ácidos graxos de cadeia média, além da vitamina E.
O óleo de coco confere diversos benefícios para a saúde ajudando na regulação do colesterol, níveis de glicose e anti-microbiano.
Salmão
O salmão é um dos alimentos ricos em antioxidantes na qual o pigmento que dá a coloração avermelhada a carne do salmão é o principal antioxidante chamado de astaxantina.
Ele também é um alimento rico em ômega-3 que naturalmente possui propriedades antioxidantes.
Desse modo, é um alimento nutritivo que faz bem à saúde e ajuda a proteger o organismo contra os danos causados pelos radicais livres.
Cacau
O cacau é um dos alimentos antioxidantes com maior teor, por isso, o seu consumo está comprovadamente associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças.
Ele é rico em antioxidantes como o os flavonoides, largamente encontrados nessa matéria-prima do chocolate.
As fibras encontradas no cacau também são benéficas para a saúde digestiva, por isso, se for escolher um chocolate para a sobremesa escolha chocolates com 70% de cacau.
Canela
A canela é um dos alimentos ricos em antioxidantes, pois ela é carregada com polifenóis que ajudam a reduzir a ação dos radicais livres.
Esse alimento também ajuda a acelerar o metabolismo, promove a queima de gordura corporal e ajuda a melhorar a disposição física e mental.
Castanhas
As castanhas são alimentos ricos em antioxidantes e são fontes de vitamina K e E, ou seja, fornecem uma boa proteção para as células do corpo.
Além disso, também, são ricas em gorduras insaturadas e, portanto, cuidam da saúde do coração.
Nozes
As nozes são alimentos ricos em antioxidantes, uma importante fonte de magnésio, e arginina que atuam na proteção do organismo.
Ela ainda é muito importante para o tratamento do diabetes tipo 2, promove uma melhor saúde do coração e seus efeitos anticancerígenos ainda estão em estudo.
Desse modo, podemos dizer que as nozes são muito importantes para as defesas imunológicas do organismo.
Espinafre
Esse também é um alimento fonte de antioxidantes que é rico em compostos flavonoides, e por isso contribui com a saúde de uma maneira geral.
Ele é rico em vitamina K e fósforo, que são importantes e fundamentais para a saúde dos ossos.
Brócolis
O brócolis é um dos alimentos ricos em antioxidantes graças a sua composição que contém carotenóides e flavonóides.
Além disso, ele é uma excelente fonte de vitaminas como A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição.
As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.
Linhaça
É um dentre os alimentos ricos em antioxidantes que é rico em fibras, ômega 3 e 6, e vitaminas.
Ela é muito importante para a saúde, pois ajuda na regulação hormonal e também promove uma melhor saúde para o seu intestino.
Cebola
A cebola é um dos alimentos ricos em antioxidantes que também é fonte de vitamina A e C, que fornece proteção contra os radicais livres.
Além disso, ela contém substâncias que auxiliam na prevenção de doenças do coração, diabetes, câncer e melhoram o sistema imunológico, fortalecendo o organismo como um todo.
Feijão carioca
O feijão carioca é um dos alimentos ricos em antioxidantes que também é uma boa fonte de fibras e por isso contribuem para a saúde digestiva.
Também são ricos em cálcio e ferro, ajudando a combater a anemia, além de conter alto nível de proteínas.
Agora você já sabe conhece os alimentos ricos em antioxidantes
Através desse conteúdo você pode conhecer alguns dos principais alimentos ricos em antioxidantes, o que são antioxidantes e o que é a ação antioxidante.
Eles são importantes para proteger e fazer a manutenção do nosso organismo, mas lembre-se que outros nutrientes também são essenciais para a sua saúde.
Por isso, invista em uma alimentação diversificada e balanceada para manter a sua saúde em dia.
Continue lendo mais
Pomada para queimadura: 11 melhores opções
Creme para Celulite: 5 Melhores Opções
Formigamento no corpo todo: O que pode ser?
Ardência ao urinar: 14 principais causas
Pílula do dia seguinte: É eficaz? Como funciona?
Pomada para piercing inflamado: Qual usar?