maio 2024
Leitura: 12 min.
O chá de graviola é feito a partir das folhas da espécie Annona muricata, que é uma árvore que origina frutos de sabor doce e levemente ácido.
O consumo do fruto é bastante popular por conta da sua composição rica em fibras e compostos que podem trazer benefícios para a saúde.
Além do furto, o chá também possui propriedades como os antioxidantes que podem contribuir para a sua saúde e auxiliar no tratamento de doenças.
Por isso, se você quer saber mais informações sobre o chá de graviola e se ele é feito a partir de folhas verdes ou secas, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Quais propriedades podemos encontrar no chá de graviola?
O chá de graviola, ou chá de folha de graviola, é preparado através das folhas da árvore Annona muricata.
Esse chá ganhou popularidade por conta da sua vasta quantidade de nutrientes e propriedades que podem conferir diversos benefícios para a saúde.
As folhas de graviola, são conhecidas por sua composição que é rica em acetogeninas, alcalóides, compostos fenólicos, ácidos graxos e vitaminas.
O que mais tem se destacado nos últimos anos acerca do consumo desse chá é a presença das acetogeninas anonáceas.
Principalmente porque essa é uma classe de compostos derivados de ácidos graxos, cujo espectro de atividade biológica inclui propriedades inseticidas, anti-helmínticas e anticancerígenas.
Muitos estudos atuais buscam compreender os benefícios do chá de graviola para auxiliar o tratamento de certas condições clínicas.
Para que serve o chá de graviola?
Antes de abordarmos alguns dos principais benefícios do chá de graviola, é importante saber que os estudos acerca dos seus benefícios para a saúde são limitados e preliminares.
Desse modo, não é possível assumir de fato que ao consumir essa bebida você terá acesso a todos os benefícios aqui citados, portanto ele não deve, em hipótese alguma ser um substituto ao uso de medicamentos. Confira:
Auxilia no controle de diabetes
As folhas de graviola, e portanto o chá de folha de graviola, pode contribuir para regular os níveis de açúcar no sangue.
Sua composição rica em taninos, flavonóides e terpenóides, pode contribuir para inibir a atividade enzimática que está envolvida no metabolismo de carboidratos.
Portanto, ele pode trazer benefícios para pessoas que possuem diabetes ou se encontram no estágio pré-diabetes.
Combater o câncer
O possível benefício do chá de graviola no combate ao câncer é bastante popular, entretanto não há estudos em vivo que garantam que ele é realmente eficaz ou que auxilie de fato o tratamento contra o câncer.
A folha da graviola possui em sua composição antioxidantes e citotóxicas que podem contribuir para eliminar os radicais livres presentes no organismo.
Desse modo, eles atuariam na prevenção de danos das células, e evitariam o desenvolvimento de câncer.
Além disso, existem estudos que sugerem que o consumo dessa bebida poderia também atuar na inibição do crescimento de células cancerígenas, de acordo com resultados de ensaios in vitro.
Atividade anti-helmíntica
As acetogeninas anonáceas presentes no chá de graviola possuem atividade anti-helmíntica e antiparasitária.
Desse modo, seu consumo poderia ajudar a evitar algumas doenças, como a amebíase, malária e tripanossomíase.
Entretanto, não existem estudos que indiquem qual seria a quantidade de consumo indicada para que ele possa ter essa ação.
Antimicrobiano
Entre as suas propriedades, o chá de graviola possui atividade antimicrobiana e possui compostos como flavonóides, esteróides e alcalóides.
Com isso, seria possível eliminar infecções causadas por bactérias como a Staphylococcus aureus que é uma das principais causadoras de dor de garganta e outras infecções.
Contribui no controle da pressão arterial
O extrato das folhas de graviola contém compostos de alcalóides que são conhecidos por possuir propriedades hipotensivas.
Ou seja, atuam bloqueando canais iônicos de cálcio e permitem que os vasos sanguíneos relaxem e abram.
Assim, contribuem para que as pessoas possam fazer um bom controle da hipertensão arterial’.
Melhora a imunidade
O chá de graviola contribui para o fortalecimento do seu sistema imunológico, pois seus compostos estimulam o aumento de leucócitos e células de defesa.
Desse modo, elas ajudam a prevenir gripes, resfriados e outras doenças, além disso também possui um papel importante na cicatrização de feridas contribuindo com a regeneração do tecido.
Proteção do fígado
O chá de graviola é bom para o fígado, pois possui um efeito hepatoprotetor, isso significa que ele ajuda a prevenir e evitar danos no fígado.
Além disso, essa bebida também ajuda a combater a hiperbilirrubinemia, que é uma condição provocada por alterações no fígado e nos seus ductos biliares.
Chá de graviola folhas verdes ou secas?
Uma dúvida muito comum antes de preparar o chá de graviola é se ele é preparado a partir das suas folhas frescas ou secas.
O chá de graviola é preparado a partir das folhas secas, na maioria das vezes, mesmo com as folhas secas as propriedades dessa bebida são mantidas e ele continua conferindo os benefícios para saúde apresentados.
As folhas do chá de graviola podem ser encontradas em lojas de artigos naturais, feiras e também em sites de compra na internet.
Como fazer chá de graviola?
O preparo é bastante simples e leva poucos minutos para que você possa consumi-lo. Confira:
Ingredientes
- 5 g de folhas de graviola secas;
- 500 mL de água fervente.
Modo de preparo
- Primeiramente coloque as folhas de graviola na água fervente;
- Deixe por cerca de 10 minutos;
- Em seguida, coe as folhas e está pronto para consumo.
Quanto tempo devo tomar o chá de graviola?
Muitas pessoas que desejam fazer uso do chá de graviola se perguntam “posso tomar chá de graviola todos os dias?”
Assim como os estudos sobre os benefícios do chá de graviola são preliminares, não existem estudos científicos que indiquem o quão seguro é o consumo diário e quais são as quantidades ideias para que ele tenha efeito.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o uso das folhas de graviola não é regulado pela agência de alimentos e de administração de drogas, pois sabe-se que seu consumo em largas escalas pode ser tóxico.
Um estudo realizado com ratos mostrou que o uso diário do chá, ou consumo da fruta, depois de um ano pode acumular uma quantidade de anonacina o suficiente para causar problemas neurotóxicos.
Por isso, o ideal é consumir com moderação e não fazer o uso da bebida diariamente, em caso de dúvidas você pode conversar com o seu médico para que ele auxilie o consumo.
Principalmente grávidas, devem ter um cuidado especial para consumir esse chá, pois não há estudos que garantam a segurança do seu consumo.
Além disso, embora possa agir positivamente no controle da diabetes, é importante ter cuidado, pois o seu consumo pode interferir na absorção de medicamentos como a insulina.
Possíveis efeitos colaterais do chá de graviola
Você já sabe para que o chá de graviola é bom, mas também é preciso ficar atento aos possíveis efeitos colaterais do consumo.
O consumo dessa bebida pode causar:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diminuição brusca da pressão;
- Alterações intestinais.
Quando consumido em excesso, ele pode causar sintomas semelhantes ao mal de Parkinson:
- Músculos rígidos;
- Mudanças de personalidade;
- Lentidão de movimento;
- Problemas com o movimento dos olhos;
- Problemas de marcha e equilíbrio.
Agora você já sabe tudo sobre o chá de graviola
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das propriedades do Chá de graviola e também quais são os seus benefícios para a saúde.
Apesar da falta de estudos que relacionem o consumo aos benefícios, suas folhas são ricas em propriedades benéficas para a saúde.
Continue lendo mais
ADHD o que é: Significado e sintomas
Dipirona monoidratada: o que é e para que serve?
Melhores creatinas: Conheça 12 opções aprovadas
Nomes japoneses femininos: 169 opções para escolher
Pode comer ovo depois de fazer tatuagem? Quais alimentos evitar
Bruxismo: o que é, quais são os sintomas?