janeiro 2023
Leitura: 18 min.
A dieta de pobre para emagrecer rápido é uma opção de dieta que utiliza alimentos fáceis de serem encontrados, e que são uma opção econômica para quem não pode investir muito.
Desse modo, você poderá obter melhores resultados sem precisar se preocupar com a conta no final do mês, pois você mesmo poderá controlar seus gastos e investimentos.
E esse pode ser um incentivo, principalmente, para quem não tem condições financeiras de investir em alimentos caros ou uma dieta que requer alimentos específicos.
Por isso, trouxemos um conteúdo completo com cardápio, dicas e principais alimentos para você iniciar a dieta econômica.
Sumário
Por que investir em uma dieta de pobre para emagrecer rápido?
Quando falamos em dieta de pobre para emagrecer rápido estamos falando em encontrar alimentos que tenham baixo custo e possam ser adquiridos sem gerar gastos extras ao final do mês.
Pois, é de conhecimento geral, que para obter melhores resultados na perda de peso, é preciso modificar os hábitos alimentares.
Apesar do nome popular, a dieta de pobre não é uma maneira ofensiva a se referir, e representa sim uma solução para quem deseja gastar pouco e ainda sim alcançar bons resultados durante a dieta.
Pois, a maioria, ou grande parte, dos alimentos nutritivos, recomendados em dietas comuns, costumam ser mais caros, e nem todo mundo tem condições de investir especificamente nesse grupo de alimentos.
E, consequentemente, isso pode fazer com que a pessoa desista da dieta, e se sinta desmotivada em continuá-la.
Por isso, é fundamental saber quais são os alimentos baratos e que podem ser incluídos no seu cardápio com facilidade e serem adaptados para o seu orçamento.
Quais são os alimentos que podem ser incluídos na dieta de pobre para emagrecer rápido?
Se você quer fazer dieta de pobre para emagrecer rápido, o melhor caminho é identificar quais são os alimentos que você já utiliza no seu dia a dia.
Pois, provavelmente alguns desses alimentos serão a base para montar o seu cardápio.
Depois, estipule uma meta de gastos mensais para a sua dieta, e compare os preços para tentar encontrar valores mais em conta e acessíveis.
Por isso, separamos uma lista com alguns alimentos que você pode utilizar na sua dieta de pobre:
- Pão francês (retirando o miolo do pão);
- Verduras em geral;
- Ovos;
- Requeijão light;
- Chás;
- Frutas como a melancia, maçã, abacaxi, abacate e banana;
- Frango ou carnes magras;
- Arroz integral;
- Iogurte;
- Aveia e cereais integrais.
Com base nesses alimentos, você pode começar uma pesquisa de preço e tentar adequá-los ao seu orçamento da dieta.
Dicas para potencializar a sua dieta de pobre para emagrecer rápido
Agora que você já sabe o que incluir na sua dieta de pobre para emagrecer rápido e mudar os seus hábitos alimentares, confira algumas dicas úteis para você.
Pratique atividade física
Para obter melhores resultados da sua dieta é fundamental praticar atividade física, pois ela ajuda a eliminar as calorias.
E além disso, existem vários tipos de exercícios que você realiza em casa no melhor horário para você, com ou sem equipamentos.
Por exemplo, o preço de um kit de elástico para treino é em média 60 reais, e contém faixas de diferentes níveis de resistência.
Ou seja, você faz um investimento baixo por um equipamento que poderá utilizar por muito tempo.
Você também pode comprar halteres, ou optar por utilizar garrafas d’água no lugar desse equipamento, e se você gosta de fazer atividades ao ar livre também é possível fazer 30 minutos de caminhada por dia.
Com certeza praticar uma atividade física vai contribuir para que você obtenha melhores resultados da sua dieta de pobre para emagrecer rápido.
Se você quiser começar uma jornada de emagrecimento guiada, não deixe de conhecer o Desafio 19 dias. Um guia completo com dicas de exercícios e receitas para você perder peso.
Durma pelo menos 8 horas no dia
Além da produção e regulação de hormônios que contribuem para aumentar a sensação de saciedade, durante a sua dieta de pobre para emagrecer rápido.
Uma boa noite de sono também ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e renovar as energias para que você possa ter disposição para fazer atividades físicas no dia seguinte.
Controle o seu desempenho
Assim como é importante você monitorar os alimentos que ingere, também é fundamental acompanhar seus resultados semanalmente.
Desse modo, você terá dados para dizer se você está ingerindo porções adequadas ou precisa realizar alterações na sua dieta para emagrecer rápido, e se o emagrecimento está acontecendo na velocidade que você deseja.
Mas esteja atento, pois emagrecer rápido demais pode trazer efeitos adversos para o seu organismo, como:
- Pele flácida;
- Alterações hormonais;
- Efeito sanfona;
- Alterações de humor;
- Desânimo e apatia;
Consuma mais água
A água é fundamental para a manutenção das funções vitais do organismo, mantendo sistemas em funcionamento e fazendo a limpeza dos rins.
Ela também contribui para eliminar as toxinas do organismo, diminuir a sensação de inchaço, além de ser um ótimo aliado para aumentar a sensação de saciedade.
Pois, a água ocupa volume no estômago que contribuem para que você sinta maior saciedade e consuma uma porção menor de alimentos.
Elimine o consumo de açúcares
Os açúcares ou carboidratos podem ser os grandes vilões da sua dieta de pobre para emagrecer rápido, pois toda a energia não utilizada é convertida em calorias.
Por isso, você pode acabar adquirindo quilos a mais se consumir, o ideal é eliminar, e investir no consumo de alimentos ricos em carboidratos bons, aqueles que demoram mais para serem metabolizados pelo organismo.
Por isso, se quiser melhores resultados, invista em alimentos mais saudáveis.
Ideia de cardápio para dieta de pobre para emagrecer rápido
Para montar o cardápio da sua dieta de pobre para emagrecer rápido é preciso estar atento a dois fatores.
A quantidade de calorias ingeridas e também a saciedade do seu organismo, apesar de não ser indicado pular as refeições, não quer dizer que você tenha que fazer obrigatoriamente 4 refeições diárias.
O importante é não comer além do necessário e estar satisfeito com a quantidade de alimentos ingeridos para não sentir fome até a próxima refeição.
Café da manhã
Para o café da manhã você pode optar por:
- Opção 1: 1 copo de vitamina (leite desnatado + 1 fruta (da sua preferência) + 1 fatia de pão integral (com requeijão light ou manteiga sem sal);
- Opção 2: Chá-mate com limão + 1 pão francês (sem miolo) + 2 fatias finas de mussarela + 1 fruta (da sua preferência);
- Opção 3: 2 ovos mexidos + suco verde
- Opção 4: 1 copo (200 ml) de leite semidesnatado com café + 2 torradas integrais (toste o pão de fôrma integral) + 2 fatias finas de goiabada
- Opção 5: Crepioca ou aveia;
- Opção 6: 1 copo de leite semidesnatado com 1 colher (sopa) de achocolatado + 1 fatia de bolo simples + 1 fatia média de mamão;
- Opção 7: 1 copo (250 ml) de suco de laranja + 2 fatias de pão de fôrma integral + 1 ovo mexido ou cozido.
Lanche da manhã
As opções de lanche da manhã para quem busca dieta de pobre para emagrecer rápido são:
- Opção 1: 1 pote de iogurte natural desnatado de 200ml com 1 colher (sobremesa) de aveia ou granola;
- Opção 2: 1 fruta (como maçã ou pera);
- Opção 3: 1 biscoito cream cracker com 1 fatia fina de goiabada;
- Opção 4: 1 copo (250 ml) de suco de melancia com hortelã.
Almoço
O almoço é uma das refeições mais elaboradas para quem busca dieta de pobre para emagrecer, por isso é preciso prepará-lo com antecede:
- Opção 1: 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 1 sobrecoxa de frango assada (retire a pele);
- Opção 2: 1 prato (sobremesa) de abobrinha, berinjela e pimentão refogados + 2 colheres (sopa) de purê de mandioquinha + 3 colheres (sopa) de carne moída refogados;
- Opção 3: 1 filé (100 g) de frango grelhado + 3 colheres (sopa) de ervilha e milho em conserva + 1 porção de brócolis;
- Opção 4: Salada de folhas (alface, rúcula) com tomate e beterraba ralada +1 pedaço (100 g) de carne assada +1 batata média assada;
- Opção 5: 1 porção de peixe cozido + 1 porção de legumes disponíveis.
Lanche da tarde
O lanche da tarde é opcional, mas caso você sinta fome separamos algumas opções:
- Opção 1: 1 fruta + 1 colher de sobremesa de farelo de aveia;
- Opção 2: 1 iogurte sem açúcar + 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça;
- Opção 3: 1 fruta (de sua preferência);
- Opção 4: 1 fatia fina de goiabada com 1 fatia fina de mussarela;
- Opção 5: 1 taça de gelatina diet;
- Opção 6: 1 banana assada e polvilhada com canela em pó;
Jantar
O jantar também é uma refeição fundamental, e é importante estar atento para a quantidade de calorias ingeridas.
- Opção 1: Salada de folhas (à vontade) + legumes cozidos variados + peixe ou frango (150g);
- Opção 2: Berinjela no forno recheada com tomate-cereja e queijo;
- Opção 3: Sopa de legumes com carne ou frango (1 prato cheio);
- Opção 4: omelete (3 ovos) + com 2 tipos de legumes, tomate e orégano;
- Opção 5: Panqueca de espinafre;
- Opção 6: Um filé (150g) de filé de peito de frango grelhado ou assado + salada à vontade;
- Opção 7: Legumes (vagem ou ervilha torta e cenoura) refogados + 4 colheres (sopa) de arroz de couve-flor + 1 filé (100 g) de frango grelhado.
Como economizar na dieta de pobre para emagrecer rápido?
Para você que quer tentar fazer a dieta de pobre para emagrecer rápido é fundamental montar um cardápio que caiba dentro do seu orçamento, e também fazer pesquisa de mercado para encontrar valores mais acessíveis.
Os mercados costumam fazer dias promocionais para cada tipo de alimento, então você pode buscar informação no próprio mercado para garantir valores especiais.
Uma boa opção para encontrar alimentos em conta é visitar o mercado público da sua cidade e avaliar os preços, pois eles costumam ter carnes, cereais, verduras e grãos em valores mais acessíveis.
As frutas e verduras podem ser encontradas como opções mais baratas em feiras e quintas, e são muito importantes para quem deseja manter uma alimentação balanceada e saudável.
Pois além de diversificar o seu cardápio, são capazes de diminuir o índice glicêmico e aumentar a sensação de saciedade.
Também é possível evitar desperdício de alimentos, reinventando pratos para ajudar na economia.
Benefícios da dieta de pobre para emagrecer rápido
Com relação a outras dietas, a dieta de pobre para emagrecer rápido pode trazer muitos benefícios.
Economia no bolso
É uma ótima oportunidade para você aprender a escolher melhor os alimentos que você, de acordo com o orçamento estipulado por você.
Dessa forma, você não precisará investir em alimentos caros para fazer a sua dieta, basta manter o cardápio e segui-lo.
Consumindo alimentos que você gosta
Muitas dietas impõem alimentos que você não conhece, ou nunca ouviu falar e uma das facilidades da dieta de pobre para emagrecer rápido, é usar alimentos acessíveis que você encontra no mercado perto da sua casa e inclusive já deve consumir.
Desse modo, é um incentivo maior para que você não interrompa a sua dieta por não gostar de algum alimento, pois você mesmo pode escolher o que consumir.
Melhora a qualidade de vida
A ideia da dieta de pobre para emagrecer rápido é ingerir alimentos mais saudáveis com base em um cardápio que é conhecido por você.
Evitando consumir alimentos ultraprocessados, chocolate, queijos e açúcares que aumentam o apetite e estão relacionados com sintomas como dores de cabeça.
Você vai se sentir mais saudável e mais disposto a realizar as atividades do dia a dia.
Pronto para começar a sua dieta de pobre para emagrecer rápido?
Neste artigo, buscamos apresentar maneiras de emagrecer rápido sem a necessidade fazer um grande investimento e consumindo os alimentos que você já está acostumado a consumir.
O ideal, é consultar um nutricionista para auxiliar na perda de peso e construir um cardápio adequado e de acordo com as suas necessidades nutricionais.
Continue lendo mais
Ressonância magnética: O que é e quanto custa?
Menstruação atrasada: o que pode ser?
Alimentação e treino: como organizar uma rotina saudável
Remédio para dor na coluna: 15 opções
Manchas roxas no corpo: 12 causas principais
Remédio caseiro para vômito infantil