outubro 2022
Leitura: 20 min.
O elástico para treino, ou as band treino, são equipamentos de treino e exercícios físicos práticos e que podem acompanhar você em qualquer lugar.
Eles são ideais para você que deseja manter o corpo saudável dentro e fora da academia ou até mesmo aliar seu uso nas sessões de fisioterapia, yoga ou pilates.
Entretanto, antes de adquirir esse produto é imprescindível conhecer os principais modelos de elástico para treino para não errar na escolha, e comprar aquele que melhor se adequa ao seu objetivo.
Por isso, preparamos um artigo que vai te ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre esse equipamento.
Sumário
Elástico para treino, para que serve?
Se você ainda não conhece o elástico para treino, saiba que ele é um equipamento, normalmente confeccionado em borracha, e que você pode utilizar para treinar tanto os membros superiores do corpo quanto os membros inferiores.
Eles são bastante populares, pois é muito fácil incluir o seu uso na rotina de exercícios, uma vez que eles são bastante versáteis e funcionais, são uma opção muito mais econômica quando comparados a outros equipamentos, e não ocupam espaço dentro de casa.
Além disso, a sua versatilidade permite que o usuário ganhe força e resistência para correr e praticar outros esportes.
E a mecânica envolvida no uso desses equipamentos é bastante simples: é bastante simples quanto mais duro for o seu elástico para treino, mais tração ele provoca e maior é o esforço exigido do músculo.
.
Qual o melhor elástico para treino?
Por serem tão populares, atualmente, no mercado, existem várias opções de elástico para treino que variam em formatos e resistência.
Ou seja, a escolha do melhor elástico para treino vai depender de qual atividade e quais resultados você espera ver no seu corpo, e algumas opções podem até mesmo ser utilizadas para a reabilitação.
De maneira geral, podemos dividir ainda os elásticos para treino em 2 grupos: extensores e faixas.
Extensor elástico para treino
Os extensores elásticos geralmente possuem pegadores ou alças, pois eles são utilizados em exercícios de carga de maior intensidade quando comparados às faixas de resistência.
Podem também ser utilizados em ginástica local aeróbica e aquática, sendo um instrumento muito prático e versátil para exercitar os membros superiores e inferiores.
Portanto, são indicados para quem deseja realizar atividades que envolvem a hipertrofia muscular, uma vez que a tração do equipamento aumenta o forço exigido pelos músculos.
O ganho de massa é causado pelo estresse físico a que um músculo é submetido, o importante para a hipertrofia é promover uma sobrecarga no músculo e levá-lo à exaustão.
Faixa elástico para treino
A band treino, ou as faixas de resistência, são faixas elásticas, circulares ou não, que são geralmente utilizadas nos treinos funcionais e alongamento, principalmente em membros inferiores que trabalham os glúteos.
Elas podem variar de espessura, sendo mais resistentes quando possuem uma espessura maior e menos resistentes se tiverem uma espessura menor. Ainda podem ser divididas em 3 modelos de acordo com a largura e comprimento:
- Mini bands: São as mais curtas, porém possuem a mesma largura que as thera bands.
- Thera bands: São mais compridas do que as mini bands.
- Super bands: São um modelo de elástico mais intenso.
Também é possível utilizar elásticos para treino em exercícios de corpo inteiro, para isso é apenas necessário prendê-los em alguma superfície e usar a tração como carga para puxadas.
Ótima dica para quem quer perder peso e emagrecer, além disso um treino baseado em dieta low carb e exercícios pode ser muito eficaz, por isso não deixe de conhecer o treinamento desafio 19 Dias.
Melhores opções de elástico para treino
Agora, confira onde comprar elástico para treino e também as 5 melhores opções presentes no mercado para iniciar a sua rotina de exercícios.
Kit com mini bands elásticas
As mini bands elásticas são uma opção de elástico para treino do tipo faixas de resistência que podem ser utilizadas para uma infinidade de propósitos.
Em um Kit você irá adquirir opções ideais para quem deseja fazer exercícios leves ou intensos, tanto no aquecimento como nos exercícios funcionais, principalmente das pernas e com um ótimo custo benefício.
No kit em questão, você pode optar pelo conjunto que inclui 3 kits, opções de faixa de nível baixo com 0,60 mm, nível médio com 0,80 mm e nível forte 1,00mm. Ou então a opção com 4 faixas que inclui uma faixa a mais de nível extra forte 1,20mm.
Tamanhos e resistência:
- Dimensões aproximadas 25 X 5cm;
- Cinza claro: Nível fraco 0,60 milímetros
- Laranja: Nível médio 0,80 milímetros
- Cinza escuro: Nível forte 1,00 milímetros
- Preto: Nível extra forte 1,20 mílimetros
Benefícios das mini bands:
- Hipertrofia
- Resistência muscular
- Força muscular
- Equilíbrio e Coordenação
- Estabilidade
- Perder gordura
- Flexibilidade
- Mobilidade e maior amplitude de movimento
- Reabilitação
- Baixo impacto nas articulações
- Exercícios multiplanares e movimentos unilaterais
Kit com extensores de tubo
Os elásticos para treino extensores de tubo são feitos para imitar os exercícios em equipamentos de ginástica e com halteres de peso.
Por isso, é possível âncora-los em alguma superfície como uma porta ou uma barra/poste, que oferece uma versatilidade maior desses exercícios.
Você pode trabalhar o peito, ombros e outros exercícios que envolvem pressionar e puxar, pois é possível atingir todos os seus grupos musculares com os extensores de tubo.
Dessa forma, são ótimas para quem não tem acesso a uma academia ou para quem gosta de treinar ao ar livre e quer algo simples e fácil de transportar.
Esse kit oferece 5 opções de elásticos extensores que englobam treinos leves e pesados, além de incluir as alças, tornozeleiras e material de ancoragem à porta.
Tamanhos e resistência:
- Amarelo: 4,5 kg de resistência
- Vermelho: 6,5 kg de resistência
- Azul: 9 kg de resistência
- Verde: 11 kg de resistência
- Preto: 13,5 kg de resistência
Benefícios:
- Força muscular
- Hipertrofia
- Resistência muscular
- Melhorar a amplitude de movimento
- Queima de gordura
- Reabilitação
- Baixo impacto nas articulações
Faixa elástica para treino de baixa intensidade
Ideal para quem está começando a utilizar os elásticos para treino em casa, deseja testar as intensidades com calma, e aprender a manusear o equipamento.
Desse modo, por ser um elástico para treino com resistência leve ele é uma ótima opção para quem deseja utilizá-lo para alongamentos, iniciantes, fisioterapia e até mesmo ioga.
Entretanto, não impede que você o utilize em exercícios que envolvem resistência (flexões), exercícios de corpo inteiro (agachamento, desenvolvimento de ombros e etc), e aquecimentos.
Tamanho e resistência:
- Resistência: de 7 kg a 12 kg
- Tamanho: 20 x 10 x 20 centímetros
Benefícios:
- Resistência muscular
- Força muscular
- Equilíbrio e Coordenação
- Estabilidade
- Perder gordura
- Flexibilidade
- Reabilitação
- Baixo impacto nas articulações
Kit de faixas elásticas do tipo Theraband
Ideais para quem busca uma opção para treinos de pernas, aulas de pilates, ou alongamentos, pois o longo comprimento da Thera band oferece muitas vantagens, pois elas não se enrolam.
Elas são altamente indicadas para pessoas que estão em processo de recuperação de força após uma lesão e até mesmo pessoas idosas que procuram um treino de baixo impacto.
Ainda assim, uma outra maneira de usá-los é incluí-las nas suas sessões de alongamentos para ajudar a melhorar a mobilidade e também a amplitude dos seus movimentos.
Tamanho e resistência:
- Amarelo (Leve): 1,5m comprimento X 15cm largura X 0,35mm espessura;
- Azul (Médio): 1,5m comprimento X 15cm largura X 0,45mm espessura;
- Roxo (Forte): 1,5m comprimento X 15cm largura X 0,55mm espessura
Benefícios:
- Fisioterapia e Reabilitação
- Perda de peso
- Tonificação muscular
- Fortalecimento muscular (para iniciantes ou pessoas com fraqueza muscular)
- Flexibilidade
Extensor Elástico
Apesar de não ser tão versátil quanto às faixas de resistência, eles são uma maneira de fazer o seus exercícios com mais segurança e conforto, pois ele possui um encaixe para os pés e barra de espuma.
A dinâmica desse equipamento é prender os pés e puxar a barra, garantindo um melhor desempenho e resistência na sua musculatura.
Assim, com esse aparelho é possível fazer braços, abdômen e até pernas, usado para alongar, porém, o formato com encaixe para os pés não atende as necessidades de todas as pessoas.
Tamanho e resistência:
- 11 x 27 x 16 centímetros
Benefícios:
- Trabalhar a flexibilidade e força.
- fortalecimento de membros inferiores e superiores
- Perda de peso
- Tonificação muscular
- Fortalecimento muscular (para iniciantes ou pessoas com fraqueza muscular)
Como escolher o melhor elástico para o seu treino?
Depois de conhecer as melhores opções de elástico para treino disponíveis no mercado, esteja atento a como você pode escolher a melhor opção para os seus treinos.
Como você já deve ter percebido, os elásticos para treino eles variam em níveis de tensão e intensidades de exercícios.
Portanto, o primeiro passo que você deve estar atento, é observar a intensidade dos elásticos e qual a sua resistência elas geralmente estão categorizadas como: extra leve, superleve, leve, média, forte, superforte e extra forte, algumas marcas relacionam até o nível de intensidade em kg
Esteja atento a essas informações, que geralmente são disponibilizadas pelo fabricante, e analise bem o produto antes de comprar, para não errar na carga de exercícios.
Ou seja, o ideal é ir testando e não utilizar equipamentos com uma carga muito maior do que você consegue aguentar, ou com uma carga muito leve,
No caso das faixas elásticas estejam atentos a espessura da faixa, pois quanto maior a espessura da faixa, maior a tensão e mais intensa será a sua carga de exercícios.
Exercícios para você fazer com seu elástico para treino
Provavelmente você já sabe tudo sobre elástico para treino, e por isso separamos alguns exercícios para você começar a treinar.
Mas lembre-se que antes de iniciar qualquer treino você deve conversar com um profissional de saúde e verificar se você está em condições físicas e de saúde.
Remada com elásticos
A remada com elástico é um dos principais exercícios com elástico para braços, entretanto ela trabalha muito bem as outras partes do corpo como os músculos das costas e as pernas.
Para realizar o exercício basta seguir o passo a passo:
- Primeiramente, comece o circuito de pé e pise o elástico com os pés abertos na mesma largura dos seus ombros.
- Com os joelhos levemente fletidos, incline-se para a frente e segure cada extremidade do elástico.
- Contraia o core e certifique-se de que as suas costas estão direitas.
- Recorrendo aos cotovelos, puxe o elástico para cima até juntar as omoplatas.
- Por fim, contraia bem durante um segundo no topo e depois solte lentamente.
Repetições: 20 vezes, três séries.
Passada lateral
A passada lateral é um ótimo exercício com elástico para as pernas, pois ela melhora a mobilização da articulação do quadril, atuando na diminuição de celulites e fortalecimento e definição dos músculos dos membros inferiores, fornecendo um maior tônus muscular.
Para realizar o exercício com elástico para treino, basta seguir o passo a passo:
- Primeiramente, fique em pé, com o elástico em volta das pernas e posicionado um pouco acima dos joelhos
- Deixe as mãos unidas à frente do peito.
- Flexione as pernas sutilmente, mantendo a posição de um agachamento curto.
- Por fim, dê um passo rápido para o lado e depois retorne controladamente para a posição inicial.
Repetições: 3 a 5 séries de 8 a 10 repetições para cada lado
Faixa elástica e pernas: Agachamento
Agachamento é um exercício de fortalecimento dos membros inferiores como os glúteos, quadríceps e isquiotibiais.
Para fazer o agachamento com elástico para treino siga o passo a passo:
- Primeiramente coloque a faixa acima dos joelhos e adote uma postura atlética, com os pés afastados na largura dos ombros, o peito ereto e o abdômen contraído.
- Agache-se até que os joelhos fiquem dobrados em cerca de 90 graus (para mais dificuldade, abaixe se tiver mobilidade de quadril e puder manter a boa forma).
- A partir do final do agachamento, levante-se um quarto da distância total e abaixe mais uma vez, como um mini agachamento dentro do agachamento, antes de se levantar totalmente para completar uma repetição.
- Por fim, Levante os joelhos contra a faixa durante todo o movimento.
Repetições: 12 a 15 repetições
Agora você já pode escolher o seu elástico para treino
Neste artigo, apresentamos as opções de elástico para treino e também suas possibilidades de uso e inclusão na sua rotina de exercícios.
O próximo passo é escolher o produto que mais se adeque a sua resistência física e também a uma carga de exercícios para que você possa alcançar seus objetivos.
Não deixe de conversar com seu profissional de saúde antes de adquirir qualquer equipamento e ter certeza de que você pode iniciar o seu treinamento.
Continue lendo mais
Câncer de vulva: Sintomas e tratamentos
Dengue: Conheça os sintomas e tratamento
Conheça 20 alimentos ricos em selênio
Alimentos ricos em vitamina B12: 25 opções
Pode comer doce tomando remédio de verme?
Avocado Toast: Benefícios e como preparar