outubro 2024
Leitura: 9 min.
A gema do ovo é uma das partes do ovo que são mais importantes para a alimentação por conta do seu alto teor em nutrientes.
A maioria das pessoas costuma consumir ovos diariamente, pois o ovo é um alimento proteico e com quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados nele.
Por ser um alimento pouco calórico, uma vez que contém uma quantidade ínfima de carboidratos, muitas pessoas consomem esse alimento durante o processo de emagrecimento.
Ao mesmo tempo em que isso acontece, a gema do ovo é uma das partes do ovo mais cercadas de controvérsias, sendo excluída da alimentação de quem deseja perder peso e ganhar massa muscular.
Será que comer a gema faz mal para saúde? Preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é gema do ovo?
A gema do ovo, também chamada de vitelo, é a região por onde o ovo começa a se desenvolver.
A sua principal função é nutrir o embrião para que ele possa se desenvolver, por fora da gema, encontramos um invólucro que nada mais é do que uma membrana, chamada vitelínica.
Essa estrutura ajuda a proteger a gema, dando aquele aspecto arredondado, evitando que ela se rompa durante o desenvolvimento do pintinho.
Qual é a gema do ovo?
Quando falamos da gema do ovo, estamos falando exclusivamente da parte que fica localizada no centro do ovo.
A gema do ovo geralmente é amarela, entretanto sua coloração pode variar do amarelo pro laranja próximo ao vermelho.
Essas variações estão relacionadas ao tipo de alimentação que a galinha recebeu, e não está relacionada diretamente com a qualidade ou o sabor do ovo.
Para que serve a gema do ovo?
Como já comentando anteriormente, a gema do ovo armazena uma série de nutrientes, pois a sua principal função é nutrir o embrião.
Quando o ovo não é fecundado esses nutrientes permanecem na gema fazendo dela um alimento super nutritivo e ótimo para incluir na sua alimentação.
Foi comprovado que esse alimento ajuda muito bem à saúde e ajuda na prevenção de doenças, como:
- Alzheimer;
- Câncer;
- Osteoporose;
- Retardar o envelhecimento;
- E mais…
O que tem na gema do ovo?
Muitas pessoas se perguntam se a proteína do ovo está na clara ou na gema, se referindo a albumina, que é a principal proteína presente nesse alimento para quem deseja ganhar massa muscular.
É preciso deixar claro que essa proteína não está presente na gema do ovo e sim na clara (parte transparente do alimento).
Entretanto, a gema do ovo tem proteína e é rica em outros nutrientes como vitaminas e sais minerais que são essenciais para quem deseja ter um estilo de vida saudável.
A gema é uma boa fonte de antioxidantes, como luteína e zeaxantina, é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (combate à depressão), antioxidantes, vitaminas A, B, D e E, entre outros nutrientes.
É verdade que a gema do ovo aumenta o colesterol?
A gema é responsável pelo mito do aumento de colesterol, pois durante anos foi dito que o consumo da gema poderia vir a aumentar o colesterol sanguíneo, tornando assim o ovo um vilão dentre os alimentos.
Entretanto, diversos estudos já comprovaram que o consumo de ovos não aumenta o colesterol sanguíneo, fato este observado em grupo de pessoas que consumia 4 ovos por semana.
Um estudo mostrou que a própria gema contém uma substância, chamada lecitina, que interfere na absorção do colesterol.
Consumir esse alimento moderadamente não vai trazer prejuízos para a sua saúde, ou seja, a gema do ovo não faz mal, mas é importante que você controle a quantidade de colesterol consumida por dia.
Por exemplo, recomenda-se o consumo de apenas uma unidade de ovo por dia, pois há cerca de 178 miligramas de colesterol.
A recomendação é consumir no máximo 300 miligramas de colesterol diariamente, portanto controle também a ingestão de outras fontes de colesterol, como carnes vermelhas, leite e derivados.
Gema do ovo engorda?
Como falamos bastante sobre o colesterol e a gema é bem provável que você esteja se perguntando se esse alimento engorda.
Apesar de ser a parte mais gordurosa e calórica do ovo, a gema do ovo como também o ovo completo é um alimento indicado para controle do peso.
Ele pode ser utilizado em dietas em substituição às carnes e outros alimentos altamente calóricos, reduzindo, assim, a ingestão de gorduras e ajudando a emagrecer.
Sabe-se que a gema do ovo pode possuir em média 55 calorias, enquanto a clara apenas 15 calorias.
Isso dá em torno de 70 calorias por ovo consumido, além disso, ele também contribui para proporcionar a sensação de saciedade.
E no que se diz respeito a alimentação, escolher alimentos ricos em fibras também podem contribuir para quem deseja emagrecer, pois assim como o ovo aumentam a sensação de saciedade fazendo com que você passe a ingerir menos alimentos.
Suplementos alimentares como Ozenvitta, também ajudam a controlar o apetite e acelerar o metabolismo para que você perca peso muito mais rápido.
Qual desse alimento no ganho de massa muscular?
O colesterol presente nesse alimento também possui um importante papel para quem deseja ganhar massa muscular.
Isso porque o nosso organismo utiliza parte do colesterol para fazer testosterona que contribui para aumentar o nível de energia e construir massa muscular.
Estudos já constataram que a ingestão de ovos inteiros, logo após a atividade física pode gerar uma maior resistência e estímulo à síntese de proteínas. E isso corrobora positivamente com a formação da massa muscular.
Agora você já sabe tudo sobre esse alimento
Esperamos que você tenha esclarecido algumas das suas principais dúvidas sobre o consumo de gema de ovo, e como ela pode ser benéfica para a sua saúde.
Se você está seguindo uma dieta low carb, não esqueça de incluir ovos na sua alimentação, pois são alimentos de baixa calorias e que vão contribuir para que você possa ganhar massa muscular.
Continue lendo mais
Conheça 15 alimentos ricos em fósforo
Dor na panturrilha: 13 Possíveis causas e como resolver
Instabilidade emocional: O que é e quando procurar ajuda
Câncer de intestino: Sintomas e tratamentos
Como hidratar a pele: 13 dicas para você
Massagem tailandesa: Para que serve?