fevereiro 2024
Leitura: 14 min.
O aparecimento de um caroço no céu da boca pode causar uma preocupação, uma vez que pode estar relacionado a algumas condições que requerem uma atenção maior.
Embora em alguns casos ele não represente quaisquer riscos para a saúde e possa desaparecer de maneira espontânea é importante estar alerta, principalmente quando surgem outros sintomas e procurar atendimento com um profissional para obter um diagnóstico.
Se você está com um nódulo no céu da boca e não sabe o que pode ser, não se preocupe, pois preparamos um conteúdo cheio de informações sobre esse sintomas e as suas possíveis causas.
Sumário
O que é um caroço no céu da boca?
Um caroço no céu da boca pode ser caracterizado como um tipo de pequeno inchaço ou protuberância que pode se desenvolver em diferentes regiões do céu da boca.
Ele pode apresentar diversas características e variar principalmente em tamanho, forma, consistência, cor, textura e localização.
A causa mais comum de um nódulo no céu da boca, ou de uma bolha são as aftas, que são condições relativamente simples e que se resolvem sozinhas.
Apesar disso, existem outras condições que também podem causar o aparecimento de um caroço no céu da boca que podem representar maiores riscos para a saúde.
Entretanto cabe ao profissional de saúde, na maioria dos casos o otorrinolaringologista, diagnosticar e também tratar essas condições.
O que pode ser um caroço no céu da boca?
Existem diversas condições que podem originar um caroço no céu da boca como sintoma, algumas delas mais leves e outras mais graves que estão relacionadas a tumores ou até mesmo infecções virais.
Por isso, é importante conhecer quais doenças e quais são os outros sintomas que acompanham o aparecimento de uma bolinha no céu da boca. Confira:
Aftas
Como mencionado anteriormente, se você notou a presença de uma bolinha no céu da boca, saiba que muito provavelmente ele é uma afta.
As aftas são pequenas ulcerações que podem se formar em qualquer região da mucosa oral, tal como as bochechas, gengivas e até mesmo no céu da boca.
Se caracterizam principalmente pelo seu tamanho de cerca de 1 centímetro, geralmente são esbranquiçadas de formato oval.
Os principais sintomas das aftas são a dor local, que aumenta principalmente ao comer ou durante a fala, ardência e o desconforto.
Elas podem surgir por diversos motivos como estresse, alterações hormonais, doenças autoimunes, alterações no pH da boca.
Na maioria das vezes elas tendem a desaparecer de maneira espontânea dentro de um período de 5 a 10 dias.
Entretanto as aftas tendem a ser bastante dolorosas e caso seja necessário você pode visitar o dentista para que ele receite medicamentos anti-inflamatórios ou anestésicos para aliviar a dor.
Quando a afta permanece por um período maior do que o descrito é importante consultar um médico ou um dentista para avaliação.
Mucocele
A mucocele é um tipo de cisto que pode dar origem a um caroço duro no céu da boca, lábios, língua ou gengiva.
Ela surge principalmente por conta de um bloqueio nas glândulas salivares ou traumas na boca que levam ao aparecimento do nódulo.
As principais características da mucocele são seu tamanho que pode variar de 2 a centímetros de diâmetro, de formato arredondado, cheia de muco que pode vir sozinha ou em várias.
A mucocele normalmente é indolor e ocorre devido a uma obstrução nas glândulas salivares e traumas na boca.
Normalmente não é necessário qualquer tipo de tratamento para a mucocele, e ela tende a desaparecer em poucos dias.
Quando a mucocele continua em crescimento e não desaparece o mais indicado é procurar um dentista, pois ela pode ser removida por meio de um pequeno procedimento cirúrgico.
Câncer de boca
O câncer de boca também é uma possível causa do aparecimento de um caroço no céu da boca.
Ele pode se desenvolver em qualquer região da boca, lábios e até nas glândulas salivares, ele é um tipo de câncer mais frequente em homens com mais de 45 anos que costumam beber e fumar em excesso.
Os principais sintomas do câncer de boca são o aparecimento de manchas e feridas que não cicatrizam, dor de garganta, dificuldade de fala e mastigação, mau hálito e perda súbita de peso.
O tratamento para o câncer bucal vai depender do local e também do estágio da doença, podendo envolver a retirada cirúrgica do tumor, bem como tratamentos de radioterapia ou quimioterapia.
Torus palatino
Torus palatino é uma condição que pode originar o aparecimento de um caroço no meio do céu da boca.
Esse caroço se deve a um crescimento ósseo que pode variar em tamanho, e crescer lentamente ao longo do tempo.
Geralmente o tórus palatino não requer nenhum tipo de tratamento a não ser que ele interfira na qualidade de vida do paciente e atrapalhe a mordida ou a mastigação. Caso seja necessário, pode ser realizada a remoção cirúrgica do torus palatino.
Pênfigo vulgar
O pênfigo vulgar é um tipo de doença autoimune rara, que não é contagiosa e ocorre quando os anticorpos atacam e destroem as células da mucosa da boca.
Esse ataque pode causar a formação de bolhas e feridas no palato que podem ser confundidas com um caroço no céu da boca.
Essas bolhas e feridas podem causar dor, ardência e sensação de queimação deixando manchas escuras que permanecem por vários meses.
Normalmente as bolhas causadas por pênfigo vulgar são confundidas com aftas, elas também podem aparecer em outras regiões do corpo como as mucosas, genitais, esôfago e etc.
Essa doença é grave e precisa de tratamento, portanto é necessário passar pela avaliação dermatológica que poderá recomendar o uso de antibióticos, corticoides ou imunossupressores.
Fibrose
A fibrose é um tipo de patologia gengival que se caracteriza pelo crescimento excessivo dos tecidos da gengiva.
Esse crescimento pode causar a formação de um caroço no céu da boca, ou em outras regiões da cavidade oral.
O tratamento para fibrose gengival consiste na remoção cirúrgica do excesso de tecido fibroso para aliviar o desconforto.
Papiloma escamoso
O HPV, ou papiloma escamoso, é uma infecção causada pelo vírus do papiloma humano que se caracteriza pelo aparecimento de caroço no céu da boca.
Esse nódulo pode ter um aspecto de couve-flor que também pode surgir na bochecha, na língua ou nos lábios.
Geralmente o aparecimento desse caroço não causa dor nem desconforto ocorrendo de maneira lenta e progressiva.
Essa infecção é transmitida através do sexo oral desprotegido e pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer na boca, prescoço ou faringe.
O tratamento pode ser orientado pelo clínico geral ou por um dentista que pode indicar a terapia a laser, cirurgia ou uso de medicamentos.
Hiperdontia
A hiperdontia consiste no desenvolvimento de dentes a mais do que o normal, e esses dentes podem estar localizados no céu da boca.
O aparecimento desse dente pode causar dor na face, dor de cabeça e também dor na mandíbula.
Para o diagnóstico é necessário realizar um raio- X, e o dentista pode recomendar a remoção cirúrgica dos dentes extras.
Inflamação na garganta
Uma infecção por Streptococcus também pode originar um caroço no céu da boca, pois ela é caracterizada pelo aparecimento de pontos vermelhos no céu da boca.
Essa infecção pode ser causada por bactérias principalmente quando há uma queda da imunidade uma vez que essas bactérias estão presentes naturalmente em nosso organismo.
Outros sintomas podem incluir a dor de garganta, febre, ausência de tosse, dificuldade de ingerir alimentos.
É recomendável consultar com um otorrinolaringologista que poderá indicar o uso de medicamentos antibióticos.
Dente ectópico
É uma condição onde ocorre o desenvolvimento de um dente extra em áreas onde não são comuns.
Esse dente pode crescer no palato e pode ser facilmente confundido com um caroço no céu da boca.
O tratamento para o dente ectópico consiste na realização de uma cirurgia de remoção desse dente.
Lesões
Não é incomum que algumas lesões originem um caroço no céu da boca, e isso ocorre principalmente durante o processo de cura.
Um corte na região também pode inchar e parecer como um caroço, além disso caroço no céu da boca perto do dente é comum de aparecer principalmente devido a lesões.
Quando você come algo quente demais, você pode queimar a região do palato e possivelmente haverá a formação de bolhas na região.
Os machucados normalmente costumam se curar sozinhos, sem que haja a necessidade de intervir.
Quando procurar um médico por causa de um caroço na boca?
Independentemente de qual seja a origem do seu caroço na boca é importante visitar um profissional de saúde para que ele possa fazer uma avaliação e solicitar exames de diagnóstico.
Você pode consultar com um dentista ou um otorrinolaringologista para avaliar quais são as casas e indicar o melhor tratamento com base no diagnóstico.
Caso necessário, ele poderá fazer o encaminhamento para outro profissional de saúde para que você possa iniciar o tratamento o quanto antes.
Agora você já sabe o que pode ser um caroço no céu da boca
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas do caroço no céu da boca, assim poderá buscar o tratamento adequado.
É importante manter consultas regulares com o seu médico, ou até mesmo com um clínico geral para evitar prevenir o aparecimento de novas doenças.
Continue lendo mais
Mãos e pés gelados: 14 principais causas
Cadeira de alimentação portátil: 7 Melhores de 2024
Curso de unhas de fibra: 8 melhores opções
Carvão ativado: Quais são seus benefícios para saúde
Remédio para dor de ouvido: Conheça as opções
Finasterida: o que é e para que serve?