Grávida pode tomar cerveja sem álcool?

maio 2025

Leitura: 8 min.

Descobrir se grávida podem tomar cerveja sem álcool é uma boa opção para quem deseja cuidar da sua própria saúde e também da do bebê.

Isso porque durante a gestação, consumir alguns tipos de comida ou bebida podem ser prejudiciais para o desenvolvimento do bebê. 

O consumo de álcool é uma delas, e por isso muitas gestantes têm curiosidade em saber se grávida pode beber cerveja sem álcool.

E para eliminar essa e outras possíveis dúvidas, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.

O que é cerveja sem álcool?

A cerveja sem álcool, também é conhecida como cerveja zero álcool, ela é uma bebida que é produzida de maneira similar a cerveja com álcool, mantendo assim o seu sabor semelhante.

Os ingredientes utilizados para produzir a cerveja sem álcool são os mesmos utilizados na produção de cerveja normal, ou seja água, malte, lúpulo e levedura.

Entretanto, no final do processo de produção realiza-se a remoção do álcool, ou então interrompe-se o processo de fermentação.

Por ela passar por todas as etapas de uma cerveja comum, é possível manter a similaridade de sabor, cor e aroma de uma cerveja normal.  

Dentre as vantagens de consumir a cerveja sem álcool podemos destacar a quantidade menor de calorias, o que pode ser benéfico para quem está a controlar o peso. 

Grávida pode tomar cerveja sem álcool?

Se você é uma futura mamãe que deseja saber se é seguro para a gestação beber cerveja sem álcool, saiba que a legislação considera “sem álcool” uma cerveja com teor alcoólico inferior a 0,5%. 

Ou seja, apesar de baixa, existe álcool na bebida, portanto não é recomendado consumir a cerveja sem álcool durante a gestação.

Embora existam poucos estudos sobre os efeitos desse teor de álcool na gravidez, sabe-se que durante a gestação é importante evitar qualquer quantidade. 

Por que evitar o consumo de álcool na gravidez?

O álcool é uma substância capaz de atravessar a placenta, e por isso pode prejudicar a gestação em termos de desenvolvimento do feto, causando tanto problemas físicos quanto mentais. 

Um dos principais riscos do consumo de álcool na gravidez é o desenvolvimento da síndrome alcóolica fetal.

Essa síndrome é conhecida por causar danos ao desenvolvimento do feto, pois o álcool passa da corrente sanguínea da mãe para o feto, afetando órgãos e tecidos em desenvolvimento.

De forma geral, ela pode provar diversas manifestações, tais como:

  • Malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais; 
  • Alterações comportamentais;
  • Problemas permanentes de visão e audição;
  • Dificuldades de aprendizagem na escola;
  • Atraso na fala e linguagem; 
  • Comportamento hiperativo;
  • Retardo do crescimento e baixo peso ao nascer.

Portanto, a recomendação médica é que gestantes evitem completamente o consumo de qualquer bebida alcoólica. 

Além do álcool, a gestante também deve evitar utilizar outras substâncias químicas, como drogas e cigarros.

Priorize seguir as orientações médicas para a realização de atividades físicas, tenha uma alimentação equilibrada e faça uso de medicamentos adequados.

O que tomar no lugar da cerveja sem álcool?

Se você deseja ter uma gestação saudável e evitar o consumo de álcool, saiba que existem algumas opções de bebidas mais seguras.

Conheça algumas das alternativas à cerveja para gestantes:

  • Sucos Naturais: São uma ótima opção do que as grávidas podem beber para se hidratar e aproveitar o sabor das frutas. Combine frutas como laranja, abacaxi, melancia, manga, kiwi, entre outras, para criar bebidas refrescantes e nutritivas. 
  • Água Saborizada: É uma bebida leve e gostosa principalmente nos meses de verão, para prepará-la basta adicionar fatias de frutas, ervas como hortelã ou manjericão, e até mesmo pepino para um toque extra. 
  • Chás: Opte por chás seguros para gestantes, para isso consulte o seu obstetra para saber quais chás você pode tomar. 
  • Refrescos: Há diversas opções de refrescos que não contêm álcool e podem ser apreciados durante a gravidez, como água com gás, refrigerantes de limão e refrescos de frutas. 
  • Bebidas Leiteiras: Bebidas à base de leite também são uma opção do que grávidas podem beber Iogurte, leite e bebidas à base de leite, como o leite de coco, também são boas opções. 
  • Drinks de Frutas: Prepare drinks à base de frutas, como smoothies e batidos, com frutas congeladas ou frescas para um toque extra de sabor e frescor. 

E lembre-se que em caso de dúvida do que grávidas podem beber ou não, é importante consultar diretamente o seu obstetra.      

Agora você já sabe se grávida pode tomar cerveja sem álcool

Através desse conteúdo, buscamos esclarecer as dúvidas se grávida pode beber cerveja sem álcool e porque o álcool deve ser evitado durante a gestação.

Lembre-se que é muito importante realizar exames de pré-natal para verificar a saúde do bebê e também a sua durante a gestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link