Grávida pode tomar chá de erva cidreira? Descubra!

maio 2024

Leitura: 9 min.

Muitas mulheres querem saber se grávida pode tomar chá de erva-cidreira e também quais são os benefícios do seu consumo durante a gestação.

O período gestacional, é uma fase muito importante na vida da mulher e requer alguns cuidados especiais principalmente na questão da alimentação.

Alguns chás podem atrapalhar o processo gestacional enquanto outros podem contribuir positivamente ajudando a amenizar alguns dos principais sintomas e desconfortos sentidos durante a gestação.

E, para que você possa entender qual é o papel do chá de erva cidreira durante a gravidez, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto. 

O que é a erva cidreira?

Antes de saber se grávida pode tomar chá de erva cidreira, vamos conhecer algumas das principais propriedades dessa planta. 

 A erva-cidreira é a planta medicinal Melissa officinalis, também conhecida como chá de capim-cidreira,  ou o mais popular chá de melissa.

Essa planta se tornou muito popular por conta do seu alto poder medicinal graças a sua composição rica em uma série de nutrientes, compostos e ativos.

Essa planta é rica em ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e vitamina C além de ser uma fonte rica de compostos fenólicos e flavonoides.

Por isso, ela é utilizada como tratamento para diversas condições e problemas de saúde que vão desde problemas digestivos a até questões relacionadas com ansiedade e estresse.

Ou seja, existem muitos benefícios da erva cidreira que podem ser aproveitados por você e para o consumo em casa.

Esta planta medicinal pode ser usada na forma de chás, infusões, sucos, sobremesas ou na forma de cápsulas ou extrato natural, e pode ser encontrada em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres.

Grávida

Grávida pode tomar chá de erva cidreira?

Se você está curioso para saber se a grávida pode tomar chá de erva cidreira, saiba que a resposta para essa pergunta é: Depende.

Embora o chá de erva cidreira possui diversos benefícios medicinais, existem uma série de fatores que devem ser considerados antes de dizer que o consumo desse chá é “seguro”.

Na maioria dos casos, a gestante pode fazer o uso do chá de erva cidreira, entretanto a quantidade deve ser moderada. 

Além disso, o consumo de chás e outros alimentos costuma ser mais seguro a partir do terceiro mês de gestação.

Por isso, antes de fazer uso do chá de erva cidreira é altamente recomendável que você converse com o seu médico obstetra.

Além de conhecer o seu estado de saúde, ele também acompanha o desenvolvimento fetal e pode informar se é seguro fazer o consumo dessa bebida.

É bem provável que o chá não possa ser consumido todos os dias para evitar o acúmulo de substâncias, o médico também poderá informar sobre a periodicidade de consumo.

Benefícios do chá de erva cidreira para a gravidez

Agora que você já sabe responder se grávida pode tomar chá de erva cidreira, desde que tenha autorização do obstetra. 

Geralmente, o consumo desse chá está associado a seu potencial antiespasmódico, anti-inflamatório, carminativo e relaxante. 

Durante a gravidiez ele é muito utilizado com a finalidade de reduzir a ansiedade que podem ser desencadeadas pela alteração hormonal.

Além disso, ele também é uma ótima opção para as seguintes situações:

  • Redução de enjoos e náuseas;
  • Redução da dor de cabeça;
  • Redução da insônia;
  • Alivia os desconfortos abdominais;
  • Combate dores leves, no útero, na cabeça e também nas costas;
  • Reduz o inchaço;
  • E ajuda a regular o intestino;

Por conta dessas características, o chá de erva doce pode ser bastante benéfico para consumo na gravidez. 

Efeitos colaterais para as grávidas

Apesar de que grávida pode tomar chá de erva cidreira, e dos benefícios durante a gestação, algumas mulheres podem apresentar mais sensibilidade aos efeitos da planta.

Além disso, o consumo em excesso, ou por tempo maior do que recomendado pode trazer uma série de sintomas indesejados, como:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Tonturas
  • Alterações intestinais;
  • Sonolência;
  • Dor abdominal;
  • Queda de pressão;

Isso pode acarretar em prejuízos para o desenvolvimento do feto, por isso é recomenda-se testar a sua sensibilidade ao chá, iniciando seu consumo com doses menores do que o recomendado. 

Caso você note algum sintoma, e desconfie que ele esteja relacionado ao consumo do chá de erva cidreira é importante interromper o uso e buscar orientação médica.

Como preparar o chá de erva cidreira? 

Se você está gestante e quer tomar chá de erva cidreira, separamos duas dicas de receita para que você possa prepará-lo em casa.

Chá de erva cidreira

Chá de erva cidreira

Para desfrutar dos benefícios do chá de erva cidreira basta utilizar as suas folhas secas e frescas, pois é a parte da planta que contém a maioria das suas propriedades.

Ingredientes

  1. 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
  2. 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

  • Adicione as folhas de erva-cidreira na água fervente;
  • Tampar e deixar repousar por alguns minutos;
  • A seguir, coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia;

Você pode adicionar algumas gotas de limão para dar um gostinho mais característico ao seu chá.

Suco de erva cidreira

Faz-se o preparo do  suco de erva cidreira com as folhas frescas ou secas é uma ótima opção para hidratar-se no verão.

Ingredientes

  1. 1 xícara folhas de erva-cidreira picada;
  2. 200 mL de água gelada;
  3. Suco de 1 limão;
  4. Gelo a gosto;
  5. Mel para adoçar;

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador
  • Coe;
  • Adoce com o mel

Agora você já sabe se grávida pode tomar chá de erva cidreira

Através desse conteúdo você foi capaz de compreender se uma mulher grávida pode tomar chá de erva cidreira, quais são seus benefícios para gestantes e também os principais cuidados de consumo.

Lembre-se que é importante levar em consideração o seu estado de saúde e também do desenvolvimento do bebê e seguir as orientações médicas  para tornar seu consumo seguro. Em caso de dúvidas consulte o seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap