outubro 2024
Leitura: 9 min.
Uma dúvida que a maioria das pessoas tem é se comer miojo faz mal a saúde, você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre isso na tv ou até mesmo na internet.
Apesar de ser um alimento bastante atrativo por conta do seu sabor e da sua praticidade, ele também está envolto em diversas polêmicas no que diz respeito à saúde.
Para você que é fã desse alimento e deseja eliminar todas as suas dúvidas se o miojo faz mal, elaboramos um conteúdo sobre esse assunto.
Sumário
Miojo faz mal a saúde?
O miojo se tornou um alimento bastante popular, logo depois da Segunda Guerra Mundial que devastou o Japão.
Em pouco tempo esse alimento se difundiu mundialmente por ser uma opção de alimento barata, de fácil preparo e que pode ficar guardada por semanas dentro do armário.
Entretanto, com a popularização desse alimento, passaram a surgir também rumores acerca de seus malefícios para a saúde.
Isso porque além de ser pouco nutritivo, é composto basicamente de conservantes, farinha branca e gordura vegetal, que fazem dele um alimento não saudável e altamente calórico.
Na sua composição encontramos:
- 380 calorias;
- 50g de carboidratos;
- 8,5g de proteínas;
- 13,18g de gorduras totais;
- 203mg de sódio.
Embora esses dados possam parecer inofensivos, é preciso lembrar que o miojo é preparado por meio de um processo de desidratação por meio da fritura rápida.
Ou seja, a quantidade de gordura pode favorecer o aumento de peso, principalmente se consumido com frequência.
Ele também é rico em amido, possui poucas fibras e poucos nutrientes que podem contribuir para irritar o estômago e também causar a constipação intestinal.
Por isso, apesar de saboroso, o miojo não é uma opção de alimento saudável, e o ideal é evitar de consumi-lo.
O que faz mal o miojo ou o tempero?
A resposta para essa pergunta é que ambos podem fazer mal para a saúde em diferentes níveis.
Enquanto o miojo é rico em gorduras, sódio e conservantes que podem prejudicar a sua saúde. O tempero, que é um sachê que vem junto com o pacote para adicionar sabor ao prato, é rico na concentração de corantes, toxinas e também de sódio.
O sódio em excesso pode causar diversos problemas de saúde como a hipertensão, retenção de líquidos e aumenta o risco de algumas doenças crônicas quando consumido à longo prazo.
Portanto, lembre-se de que tanto o tempero quanto o miojo em si, podem trazer danos para a saúde.
Quais são os problemas de saúde relacionados ao consumo de miojo?
Agora que você já sabe que tanto o tempero quanto o miojo podem fazer mal para a saúde, vamos conhecer alguns dos principais problemas relacionados ao consumo de miojo.
Já existem alguns estudos que comprovam que pessoas que consomem miojo regularmente estão mais propensas a desenvolver a síndrome metabólica que é um problema de saúde que pode estar relacionado com a resistência à insulina.
Além disso, é possível citar outros problemas de saúde, como:
- Aumento da pressão arterial;
- Maior risco de desenvolver problemas cardíacos devido a alterações nos níveis de colesterol;
- Aumento da acidez estomacal;
- Aumento das chances de desenvolver gastrite e refluxo gastroesofágico;
- Aumento do peso devido à grande quantidade de gordura;
- Desenvolvimento da síndrome metabólica;
- Problemas renais a longo prazo.
- Síndrome metabólica;
Por isso, se você deseja ter uma alimentação saudável, ou está tentando perder peso é preciso retirar esse alimento do seu cardápio.
Quem tem gastrite pode comer miojo?
Se você tem gastrite ou está em crise, não é indicado comer miojo, pois tanto as substâncias artificiais encontradas no tempero quanto a composição da massa que é altamente gordurosa podem irritar o estômago.
Quem tem gastrite deve tomar remédio para gastrite e evitar comer alimentos muito gordurosos, uma vez que eles são oxidantes e podem agravar os sintomas.
Portanto, se você deseja se recuperar logo da gastrite, evite o miojo e invista em alimentos mais saudáveis e também nutritivos.
Miojo faz mal para bebê?
Sim, o miojo não é o alimento adequado para você oferecer ao seu filho, principalmente na fase de introdução de alimentação.
Nessa fase, é importante optar por alimentos que sejam saudáveis, pois a criança ainda está desenvolvendo o seu paladar.
O miojo contém glutamato monossódico (MSG) é um intensificador do sabor feito a partir da cana de açúcar, que torna ele um alimento mais atrativo.
Oferecer o miojo como alimento pode fazer que a criança sinta mais atração por alimentos não tão saudáveis, pois ao interagir com nossas papilas gustativas, faz com que a gente fique viciado naquilo, então quando consumimos algo sem esse realçador parece que não tem tanto sabor.
Além disso, um bebê, ou uma criança pequena, precisam receber nutrientes a partir do alimento para que possam se desenvolver e deixar de beber o leite materno.
Como substituir o miojo na alimentação?
Se você ficou inconsolável depois de saber que o miojo faz mal e que provavelmente a melhor opção é tirá-lo da sua alimentação, saiba que você ainda tem opções para substituir esse alimento.
Você pode utilizar o macarrão cabelo de anjo, esse macarrão tem um formato mais parecido com o miojo, pois também fica pronto em poucos minutos.
Além disso, o tempero basta ser criativo e inventar o seu, você poderá adicionar curry, pimenta, e uma pitada de sal.
Também é possível incrementar essa receita com outros ingredientes que podem ser saudáveis como couve chinesa, ovo, orégano e cogumelos.
Agora você já sabe se o miojo faz mal
Através desse conteúdo, buscamos apresentar se o miojo faz mal para que você possa conhecer quais são os principais malefícios desse alimento a sua saúde.
Não esqueça que existe uma ampla gama de alimentos não saudáveis que devemos evitar e possivelmente excluir da nossa alimentação.
Continue lendo mais
Sabonete para pele oleosa: 12 opções para comprar
Retinol: Para que serve e como usar?
Pontada no peito: O que pode ser?
14 Benefícios do chá de erva cidreira
40 opções de alimentos ricos em magnésio
Alimentador automático: 8 Melhores para comprar em 2024