abril 2024
Leitura: 16 min.
A tanchagem é uma planta que possui diversas propriedades com benefícios medicinais que podem contribuir para melhorar a sua saúde.
Embora não seja uma das mais utilizadas, o seu chá pode ser utilizado e aplicado em uma série de condições.
Se você ainda não conhece a tanchagem e quer saber mais sobre os seus benefícios, preparamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre essa planta.
Sumário
O que é tanchagem?
A tanchagem, conhecida também pelo seu nome científico de Plantago major, é uma planta medicinal pertencente à família Plantaginaceae.
Ela pode ser reconhecida facilmente, pois sua característica principal é a ausência de caule e suas folhas que formam uma roseta acima do solo apresentando sete nervuras salientes cada.
Além disso, ela também apresenta um pedúnculo alongado com sementes ou flores bem pequenas no centro.
Ela é uma planta nativa da Europa, entretanto pode ser encontrada nas regiões Sul e do Centro-Oeste do Brasil.
Normalmente é encontrada em locais públicos, como beira de estradas e perto de áreas agrícolas.
Entretanto, não é indicado utilizar essas folhas para fins alimentares ou medicinais, e preferencialmente use apenas cultivos domésticos ou vendidas em lojas de produtos naturais.
Apesar de ser uma planta que pode ser utilizada tanto para fazer chás, xaropes e pomadas por conta do seu efeito fitoterápico, ela não é uma das mais populares.
Para que serve tanchagem?
A tanchagem é uma planta rica em diversas propriedades que pode ser utilizada para auxiliar uma série de condições relacionadas à saúde.
É possível utilizá-la tanto como chá, xarope ou então pomadas e banhos para auxiliar no tratamento de enfermidades. Entre as propriedades da tanchagem que são de importância medicinal podemos destacar:
- Seu teor rico em mucilagens (uma secreção rica em polissacarídeos);
- Antioxidantes (Flavonoides, alcaloides, terpenoides e iridóides);
- Compostos voláteis;
- Antioxidantes;
- Ricas em cálcio, minerais e vitaminas (principalmente vitamina K);
Por isso, podemos dizer que a planta tanchagem pode ser utilizada para auxiliar o tratamento de mais de 10 tipos de enfermidades, sendo conhecida principalmente por suas ações:
- Cicatrizante;
- Antipirética;
- Antitússica;
- Anti-infecciosa;
- Anti-hemorrágica;
- Anti-inflamatória;
E, outras propriedades que abordaremos a seguir quando falarmos sobre os benefícios do uso da tanchagem.
Quais os benefícios da tanchagem?
Após abordar algumas das principais propriedades da tanchagem, apresentaremos alguns dos benefícios da planta para a saúde:
Cicatrizante para feridas
Uma das principais propriedades dessa planta é seu poder cicatrizante proporcionado pela sua composição rica em polifenóis, polissacarídeos e antioxidantes.
Eles contribuem com a proteção das células, facilitando a reparação do tecido e reduzindo a inflamação local.
Portanto, uma pomada ou até mesmo um chá de aplicação tópica pode contribuir para melhorar a cicatrização de machucados pequenos.
Entretanto, apenas aplique em ferimentos com a orientação médica para não correr o risco de contrair algum tipo de contaminação ou infecção.
Melhora a saúde gastrointestinal
O consumo do chá de tanchagem é bom para a sua saúde digestiva, pois ele auxilia na digestão, contribuindo para reduzir os sintomas de azia e desconforto gastrointestinal.
Além disso, alguns estudos já demonstrado que o consumo das folhas de tanchagem e também das suas sementes pode estar associadas a redução da acidez do suco gástrico, o que previne o aparecimento de úlceras e é capaz de aliviar a dor no estômago.
Também pode estar associado a uma redução da atividade da bactéria Helicobacter pylori que é responsável por processos inflamatórios como a gastrite.
Controla o açúcar no sangue
A tanchagem possui atividade de regulação dos níveis de açúcar no sangue, ou seja, possui um efeito antidiabético que pode ser importante para o controle da glicemia.
Além disso, a sua composição rica em flavonoides, esteroides e taninos também exercem efeito hipoglicêmico.
Combate a diarreia
Alguns estudos já demonstraram que a tanchagem, ou o consumo do chá pode contribuir para melhorar a diarreia.
Ou seja, ele possui propriedades antidiarréicas por conta da sua composição rica em taninos, flavonóides e alcalóides que ajudam a reduzir a secreção e a acumulação de líquidos no intestino.
Aliado contra infecções
A tanchagem possui em sua composição polissacarídeos que ajudam a proteger contra o ataque de alguns microorganismos, como vírus, bactérias e até mesmo fungos.
Por isso, ela é uma aliada no tratamento contra a gripe comum, pneumonia, infecções na garganta como a afta, faringite, amigdalite e laringite.
Seu efeito e propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir dores decorrentes dessas condições.
Gargarejos com a tanchagem podem ajudar a prevenir o aparecimento de problemas orais, como gengivite, devido às suas propriedades antibacterianas.
Além disso, ele pode ser um aliado no tratamento de infecção urinária, e ainda a aplicação de pomadas pode contribuir para tratar furúnculos.
Entretanto, esteja atento, pois em nenhuma das opções mencionadas ele substitui o atendimento médico.
Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
A tanchagem é rica em substâncias antioxidantes, como os compostos fenólicos e flavonoides, a tanchagem que contribuem para evitar o dano causado por radicais livres às células, prevenindo o envelhecimento precoce.
Além disso, ele é uma excelente maneira de eliminar as toxinas presentes no organismo auxiliando no processo de desintoxicação.
A tanchagem emagrece?
Depois de conhecer alguns dos benefícios da tanchagem, você pode estar se perguntando se o uso da tanchagem possui algum efeito relacionado ao peso.
Apesar de existir uma crença popular de que a tanchagem ajuda a reduzir o peso, não existe nenhuma comprovação científica que comprove esse fato.
Portanto, caso queira emagrecer, pergunte ao seu médico nutrólogo ou então ao nutricionista qual a melhor maneira de perder peso fazendo uso desse chá.
Onde encontrar Tanchagem?
Se você gostou dos benefícios da tanchagem e quer começar a fazer uso do chá ou então utilizá-la como pomada, saiba que não é difícil encontra-la.
As partes mais utilizadas são suas folhas e sementes, essas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias e até mesmo feiras-livres.
Podem ser utilizadas para preparar infusões ou até mesmo como compressas para auxiliar na cicatrização de feridas.
Além disso, você também encontra ela em sites online, como a Amazon, Mercado-Livre e outros marketplaces.
Aprenda como usar tanchagem no seu dia a dia
Existem inúmeras maneiras de utilizar a tanchagem para as suas diversas finalidades, separamos algumas receitas para você fazer em casa. Confira:
Chá de tanchagem
A receita clássica para quem quer aprender como fazer chá de tanchagem para infecção urinária, gripes, problemas intestinais e controle de açúcar.
O preparo é simples, e o chá geralmente é feito com as folhas da tanchagem que podem ser adquiridas em farmácias, mercados ou feiras.
Ingredientes
- 3 a 4 g de chá de folhas de tanchagem;
- 240 mL de água.
Modo de preparo
- Primeiramente, ferva a água e, após, retire do fogo, coloque as folhas de tanchagem.
- Deixe repousar por cerca de 3 minutos.
- Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.
- Consuma de um a dois copos de chá das folhas, por dia.
Compressas de tanchagem
Para utilizar a tanchagem como tratamento para feridas e cortes para ajudar na cicatrização e reduzir a inflamação, você precisará fazer uma compressa com o chá das folhas.
Se puder macerá-las com o auxílio de um pistilo, melhor ainda, basta seguir o mesmo passo a passo de preparo do chá.
Em seguida, deixe amornar para não queimar a pele, e com uma gaze limpa, mergulhe-a no chá e em seguida aplique na ferida ou região afetada.
Suco de tanchagem
O suco é uma ótima opção para quem deseja desintoxicar o corpo, e seu preparo é rápido levando apenas alguns poucos minutos de preparo.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de folhas frescas cortadas de tanchagem;
- 1 xícara de água fria.
Modo de preparo
- Colocar no liquidificador a água e as folhas e misturar bem.
- Em seguida, coar e beber em jejum.
Pomada de tanchagem
Para auxiliar no tratamento de furúnculos e espinhas a pomada de tanchagem é uma das melhores opções. Siga a receita para prepará-la:
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas;
- 1 colher de sopa de óleo de coco;
- Cera de abelha (opcional);
Modo de preparo
- Execute uma lavagem e secagem das folhas;
- Coloque-as em um pote e adicione uma colher de óleo de coco
- Em seguida coloque o pote em banho-maria até que o óleo derreta.
- Assim que estiver pronto retire as folhas e deixe a mistura em temperatura ambiente até solidificar.
- Você pode adicionar cera de abelha para a pomada ficar cremosa.
Para o preparo da pomada é importante que os itens utilizados estejam estéreis, evitando assim a contaminação microbiana.
Cataplasma de tanchagem
É uma opção mais prática de preparo da tanchagem para aplicar diretamente nas áreas afetadas sob a pele. Para preparar basta amassar as folhas e aquecer e em seguida aplicá-las nas partes afetadas da pele.
Contra indicações do chá de tanchagem
É preciso estar atento, pois existem algumas pessoas que podem ser sensíveis ao uso da tanchagem.
Desse modo, o uso do chá não é indicado para mulheres grávidas, gestantes, pessoas com problemas de coração, que possuam pressão baixa ou tenham alguma obstrução intestinal.
Além disso, pacientes que façam o uso de medicamentos controlados para pressão alta devem discutir o uso da tanchagem com o cardiologista, assim como pacientes diabéticos.
Crianças só poderão usar a planta caso seja recomendado pelo pediatra, pois não há estudos realizados sobre os efeitos dessa planta em crianças.
Agora você já sabe tudo sobre a Tanchagem
Através desse conteúdo buscamos apresentar quais são os diferentes benefícios e propriedades da tanchagem.
Além disso, apresentamos também receitas de como prepará-la para que você possa incluí-la no seu uso diário.
Lembre-se de que o uso da tanchagem não substitui o acompanhamento com um profissional de saúde.
Continue lendo mais
Inibitrol: O que é e para que serve?
Grávida pode comer sushi? Descubra se é seguro
Síndrome do ovário policístico: O que é e como tratar?
Melhores planos de saúde: 12 opções para você
Prebióticos e probióticos: O que são?
Laqueadura: O que é e como é feita?