março 2023
Leitura: 13 min.
O teste de discalculia é importante porque permite identificar e diagnosticar essa condição que afeta a habilidade de uma pessoa em compreender e realizar operações matemáticas.
A discalculia é uma dificuldade de aprendizagem específica que pode afetar a autoestima, a autoconfiança e o desempenho acadêmico de um indivíduo.
E, apesar de não ter cura, obter um diagnóstico precoce pode ajudar a criança a desenvolver as suas habilidades com maior facilidade e tendo o suporte necessário.
Por isso, é fundamental realizar pelo menos um teste para avaliar a presença da discalculia e posteriormente procurar por profissionais qualificados que possam oferecer um tratamento adequado.
Sumário
Qual é a importância de realizar o teste de discalculia?
O teste de discalculia é uma importante ferramenta que permite que o indivíduo seja avaliado com base no nível de habilidade e desempenho matemático.
Desse modo, através dele é possível identificar as áreas em que um indivíduo tem mais dificuldades e, assim, iniciar um processo que contribua para melhorar a aprendizagem e o desempenho acadêmico.
Com uma avaliação por meio de um teste, é possível também distinguir a discalculia de outras condições que também podem afetar a habilidade matemática, como os transtornos de atenção, hiperatividade, aprendizagem específicos e também as deficiências intelectuais.
Assim, podemos dizer que o teste de discalculia é uma ferramenta muito importante para aqueles que possuem dificuldade de aprendizagem desse modo poderão minimizar as dificuldades.
Quais sintomas podem indicar a necessidade de fazer um teste de discalculia?
De uma maneira geral, qualquer pessoa que tiver alguma dificuldade de aprendizagem, principalmente em compreender e realizar operações matemáticas, está apta a fazer o teste de discalculia.
Entretanto, para compreender como a discalculia pode afetar a aprendizagem é preciso conhecer seus principais sintomas.
Alguns dos principais sintomas da discalculia incluem:
- Dificuldade em compreender conceitos matemáticos básicos, como a contagem e a ordem dos números.
- Dificuldade em realizar operações matemáticas simples, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Dificuldade em lembrar fatos matemáticos básicos, como tabelas de multiplicação.
- Dificuldade em aplicar conceitos matemáticos em situações cotidianas, como no cálculo de troco ou na interpretação de gráficos e tabelas.
- Dificuldade em compreender conceitos matemáticos mais avançados, como geometria e álgebra.
- Dificuldade em compreender a linguagem matemática, como os termos usados em problemas matemáticos.
Apesar dos sintomas, é também preciso levar em consideração o tipo de discalculia e também a intensidade, que pode variar de leve a grave, e também vir acompanhada de outros transtornos.
Um dado muito importante é que se você já foi diagnosticado com dislexia, você tem 40% de chances de ter discalculia.
Desse modo, apenas os sintomas não podem ser considerados fatores comprobatórios para diagnóstico.
Responda o teste de discalculia
Abaixo listamos 12 questões que vão te ajudar a compreender sobre a discalculia. As questões estão em ordem de importância, portanto é fundamental avaliar a resposta das questões que se encontram no final do teste.
A resposta deve ser “sim” ou “não”, e quanto mais respostas “sim” você tiver, mais provável é o seu diagnóstico para discalculia.
Essa metodologia foi criada por Arije-Aike de Haas, e ele indica que o teste não substitui a avaliação profissional, mas pode ser um resultado preliminar para indicar um indivíduo com discalculia.
12 questões sobre discalculia
Responda as 12 perguntas abaixo para fazer o seu teste de discalculia:
- Você tem dificuldades em ler as horas no relógio? Ou quando olha um relógio digital e vê 18, e é difícil instantaneamente dizer que é 6 horas da tarde?
- Se você tem um desafio matemático a sua frente começa a encontrar solução primeiro sem estimar os resultados
- E quando você calcula que você utiliza seus dígitos?
- Quando está fazendo um planejamento financeiro é difícil para você, por exemplo, você tem dificuldade de aderir a um certo orçamento?
- É difícil para você aprender diferentes passos de dança?
- Na escola você encontrou dificuldades de memorizar a tabuada? (Ex: 9 vezes 4 ou 7 vezes 8)?
- Você evita calcular os valores das contas durante as compras? Ou em algum momento você já errou os valores de uma conta e achou que ele não estivesse errado?
- De maneira geral você pensa na matemática como uma língua estrangeira?
- Você comete muitos erros quando tarefas matemáticas são direcionadas para você?
- Fazer a gestão do tempo é algo difícil para você? Você sente dificuldade em estimar o quão longo algo leve ou você perde compromissos?
- Matemática para você está conectado com a ansiedade? (Se você não tem certeza, tente pensar como você se sentiria se tivesse que apresentar um problema matemático para seus colegas ou professores no quadro.)
- Você tem tendência a esquecer informações que as outras pessoas parecem memorizar com mais facilidade? (Por exemplo “o número do seu telefone” ou então o aniversário dos seus pais ou do seu namorado, como o CEP da sua casa.)
Se você respondeu a maioria das questões com um “Sim”, significa que você provavelmente tem discalculia e precisa procurar auxílio profissional.
O que fazer após o teste de discalculia?
Se você realizou o teste de discalculia, e respondeu as questões com uma maior quantidade de “Sim”, é fundamental entender que esse pode ser apenas um pré-diagnóstico.
Você deve, portanto, procurar auxílio de um profissional de saúde, e nesse caso destacamos a importância de uma avaliação a partir de um psicólogo.
Pois, ele poderá aplicar diversos testes, inclusive o teste de dislexia, para avaliar sua capacidade de aprendizado e as habilidades cognitivas.
Muitas vezes apenas o apoio de um único teste não é o suficiente para determinar e diagnosticar a discalculia, é necessário uma avaliação mais abrangente que leve em consideração diversos fatores.
Ela pode requerer o histórico médico e educacional, além de uma avaliação psicológica e neuropsicológica completa.
Além disso, pode ser necessário exames obtidos através de uma equipe multidisciplinar para afastar suspeitas de outros problemas relacionados à aprendizagem.
O tratamento de discalculia não resulta em cura, mas pode resultar em uma melhor qualidade de vida com relação ao aprendizado e também ao convívio social do indivíduo.
Outros opções de teste de discalculia
Durante a avaliação profissional, ele pode solicitar a realização de testes específicos para realizar o diagnóstico de discalculia.
Os testes devem ter a aplicação de um profissional qualificado e dentre esses testes podemos citar os principais mais utilizados:
- Teste de Discalculia de Desenvolvimento de Kaufman (K-DT): este teste avalia a capacidade de uma pessoa para lidar com números e conceitos matemáticos. Ele mede várias habilidades, incluindo contagem, memorização de fatos numéricos e solução de problemas matemáticos.
- Teste de Avaliação de Discalculia para Adultos (DTA): este teste é projetado para avaliar a discalculia em adultos. Ele avalia habilidades matemáticas, como resolução de problemas, memória numérica e reconhecimento de números.
- Teste de Avaliação de Discalculia para Crianças (DTA-C): este teste é semelhante ao DTA, mas é projetado especificamente para avaliar a discalculia em crianças. Ele mede habilidades matemáticas, como contagem, reconhecimento de números e resolução de problemas matemáticos.
- Teste Neuropsicológico de Discalculia (DNT): este teste avalia a capacidade de uma pessoa para compreender e trabalhar com números e conceitos matemáticos. Ele mede várias habilidades, incluindo aritmética, reconhecimento de números e solução de problemas matemáticos.
- Teste de Habilidade Matemática Woodcock-Johnson (WJ-MATH): este teste é projetado para avaliar habilidades matemáticas em crianças e adolescentes. Ele mede habilidades matemáticas básicas, como contagem e adição, bem como habilidades mais avançadas, como álgebra e geometria.
E, ainda com base no resultado desses testes solicitar avaliação com outros profissionais de saúde, como já mencionado anteriormente.
Agora você já pode fazer o teste
Nosso objetivo foi apresentar de maneira simples e objetiva um teste de discalculia preliminar para que você possa identificar os sintomas e buscar tratamento.
Principalmente, nos anos escolares iniciais, a discalculia pode ser um distúrbio que interfere na qualidade de vida e em até mesmo aspectos sociais de uma criança.
Por isso, quanto antes for realizado o diagnóstico melhor é a oportunidade de trabalhar com base nas dificuldades encontradas.
Portanto, se você conhece alguém que possa apresentar esse distúrbio recomende o acompanhamento profissional.
Continue lendo mais
Clareador Nutralfit: O que é e para que serve?
Dieta da banana realmente funciona?
Suco detox: 10 melhores receitas para secar a barriga
Pontada na barriga: O que pode ser?
Mãos descascando: O que pode ser? O que fazer?
Alimentos não saudáveis: 50 alimentos para evitar