Constelação familiar: O que é e para que serve

maio 2023

Leitura: 16 min.

A constelação familiar é uma terapia alternativa que ajuda indivíduos a entenderem algumas questões do passado que podem gerar dor e sofrimento no momento atual.

Embora não tenha comprovação científica, a constelação familiar é um tipo de terapia que pode te ajudar a encontrar algumas respostas para a sua forma de agir e de enxergar mundo ao redor.

Portanto, se você é adepto a terapias alternativas existentes no campo holístico, ela pode ser um método para ajudar a melhorar a sua comunicação.

Por isso, elaboramos um conteúdo completo para que você possa saber o que esperar e como ela funciona. 

O que é constelação familiar?

A constelação familiar é um tipo de terapia interventiva  baseada na ideia de que alguns conflitos podem passar de gerações a gerações e causar estresse no momento atual.

Criada pelo terapeuta alemão, Bert Helling, e utiliza os componentes baseados na terapia Gestalt e na psicodinâmica.

Ela é uma terapia considerada expressiva que visa ajudar o cliente a trabalhar melhor os conflitos familiares.

Pois, através da constelação familiar é possível reconhecer estressores, quais são os ideais familiares e como a sua família impacta no seu jeito, na sua personalidade, nos seus objetivos e também nos pensamentos.

Questões trazidas de gerações anteriores com pais, avós, antepassados e não harmonizadas podem inconscientemente influenciar e afetar a vida atual através de comportamento e padrões repetidos.

Pode-se dizer que essa terapia tem o poder de facilitar, até mesmo, o entendimento dos transtornos psicológicos, principalmente ligados a relações familiares.

E assim, oferecer uma maneira de ressignificar o passo de desenhar o presente para encerrar ciclos e evitar repetições tóxicas.

Para que serve a constelação familiar?

A constelação familiar pode trabalhar qualquer área da vida de uma pessoa, tanto profissionais, financeiros, relacionamentos amorosos e saúde.

Entretanto, é importante entender que ela não é um substituto da psicoterapia convencional, e também não dispensa o uso de medicamentos e de tratamento psiquiátrico.

Geralmente, são trabalhadas questões familiares que envolvem o pai e a mãe, ou conflitos com filhos adolescentes. 

A aplicação é muito abrangente que irá ajudar você a entender situações da sua vida sobre um novo olhar. Nesse sentido a constelação familiar poderá ajudar a trabalhar e superar problemas como:

  • Quebra de padrões disfuncionais ou prejudiciais em seus relacionamentos que possam estar relacionados a dinâmicas que aprenderam com sua família de origem
  • Entender melhor a história um do conjugue e como suas famílias de origem afetam o que cada um traz para o relacionamento
  • Confrontar um agressor desde a infância que já faleceu, inacessível ou com quem o cliente não se sente seguro em contatar
  • Obter informações sobre como os padrões de sua infância continuam impactando sua saúde mental.

Dentro desse cenário, a constelação familiar ajudará resolver questões como ansiedade, depressão, fobias, comportamentos tóxicos e etc…

Terapeuta utilizando bonecos de constelação familiar

Como funciona a constelação familiar?

De uma maneira geral, a sessão de constelação acontece  com o cliente informando ao facilitador da constelação o tema pessoal que o incomoda. 

Desse modo, o constelador o aborda fazendo algumas perguntas e pede para o cliente escolher as pessoas que vão representar determinados papéis.

A constelação familiar pode ser aplicada em grupo ou de maneira individual,  ou então em grupo.

Quando feita em grupo, o trabalho é dirigido por um facilitador e as pessoas (outros especialistas, gente do público) podem participar como representantes. 

Não é necessário a participação de envolvidos no tema, mas outras pessoas irão ajudar a entender os relacionamentos familiares, as informações sobre relacionamentos irão surgir como uma espécie de percepção.

No modo individual, o indivíduo irá utilizar a técnica criativa expressiva, utilizando bonecos de constelação familiar para representar seus membros da família.

O terapeuta e o cliente trabalham ao longo do mapa para redescobrir relacionamentos e padrões.

As dinâmicas trabalhadas na constelação familiar montam o sistema familiar e ajudam a entrar em contato com o campo morfogenético do sistema familiar do cliente, assim é possível descobrir o que está causando desequilíbrio no sistema.

Na maioria dos casos, não são necessárias muitas sessões, entretanto é impossível prever a duração da terapia como um todo.

Pilares da constelação familiar

A constelação familiar se baseia em três conceitos principais, conhecidos como Leis do Amor,  e que o não cumprimento dessas leis é um dos fatores que pode desencadear desequilíbrios e emaranhamentos no sistema familiar.

Essas leis se dividem em 

  • Lei do pertencimento
  • Lei da hierarquia
  • Lei do equilíbrio

Lei do pertencimento

A lei do pertencimento da constelação familiar diz que todo indivíduo por natureza tem a necessidade de pertencer. 

Ou seja, assim que nasce a pessoa precisa fazer parte de um sistema familiar ou institucional tendo sua posição reconhecida e valorizada.

Quando a pessoa é afastada ou excluída do sistema familiar, gera um sofrimento chamado “Dor dos Excluídos” e pode ocasionar problemas nas gerações futuras.

Isso faz com que os sucessores da família reproduzam e sejam, de alguma forma, afetados por essa exclusão, sem saberem o real motivo.

A Lei do Pertencimento também se aplica quando uma pessoa foi prejudicada por alguém da família.

Apesar de que essa situação possa ter sido esquecida, ela foi vivenciada e não deixa de existir. 

Lei da hierarquia

Essa lei precisa contemplar a hierarquia de respeitar quem veio primeiro, onde cada indivíduo ocupa uma posição no grupo familiar.

Logo, a lei da hierarquia institui que os pais têm precedência aos filhos e os relacionamentos anteriores desses pais também ocupam um lugar de respeito na história de cada cônjuge.

Quando essa posição de hierarquia se inverte e os filhos tomam o lugar dos pais, por exemplo, causa um desequilíbrio fazendo com que os pais manifestem um comportamento infantilizado. 

Lei do equilíbrio

A lei do equilíbrio na constelação familiar diz que quando não há equilíbrio no sistema familiar entre dar e receber pode gerar  consequências negativas.

Por exemplo, a pessoa que recebeu demais pode se tornar dependente do par e se tornar menos interessante aos olhos do parceiro, consequentemente pode resultar em traição entre o casal.

Vale ressaltar que o emaranhamento da lei do equilíbrio pode se manifestar também quando abandona-se a própria vida por alguém, um parceiro (a), filho, emprego.

Todas as pessoas podem fazer constelação familiar? 

Qualquer pessoa que busque resolução de conflitos diversos e desafios, e que desejem ressignificar o passado podem fazer a constelação familiar.

Entretanto, ela não é uma técnica indicada para pessoas que estejam sofrendo de depressão profunda, ou que estejam emocionalmente frágeis.

Ela toca em algumas questões mais profundas e que podem ser difíceis de lidar para alguém que já está com emocional abalado.

Pessoas em crise psiquiátrica, vítimas de traumas, crianças abaixo de 8 anos de idade e gestantes também não é recomendado.

Desse modo, é preciso encontrar um profissional de confiança e que preste um serviço qualificado para que ele possa avaliar a situação. 

Constelação familiar prós e contras

De uma maneira geral, a constelação familiar emprega uma técnica que vai ajudar a liberar energeticamente o que está atrapalhando sua vida. 

Ela é capaz de liberar traumas, tristezas, depressões, medos trazendo uma nova forma de ver a vida.

De uma maneira geral alguns dos benefícios da constelação familiar são:

  • Identificar emaranhamentos ocultos no sistema familiar;
  • Ajudar a encontrar o lugar certo de cada indivíduo dentro do sistema familiar;
  • Romper com comportamentos e condicionamentos que prejudicam a vida dos que estão envolvidos no sistema familiar;
  • Possibilidade de integrar conflitos passados e obter melhorias nas questões que antes eram aflitivas

Por outro lado, é preciso estar ciente de que você entrará em contato com algumas questões e situações que podem ser difíceis de lidar e podem trazer consequências a nível psicológico.

É preciso lembrar que profissionais que aplicam essa terapia não são profissionais da saúde.

A constelação familiar não substitui a terapia, portanto esteja ciente de que apesar dos benefícios, e ela pode te impactar de uma maneira negativa.

Terapeuta segurando a mão do cliente na terapia de constelação familiar

Constelação familiar é uma farsa? 

Ela é uma terapia holística, e pode ser enquadrada como uma pseudociência, pois não possui comprovação científica de sua eficácia e não ser reconhecida pelos conselhos federais de medicina e de psicologia.

Ela é amplamente utilizada por terapeutas holísticos e há muitos relatos de pessoas que conseguiram mudar suas perspectivas, assim como pessoas que não viram benefícios em realizar a terapia.

O importante é que você busque um profissional qualificado e de confiança para realizar a constelação familiar.

Pois, o terapeuta é o elemento fundamental para quem deseja ver resultados positivos, além disso, pessoas que acham que constelação familiar é perigoso, mas tudo depende do profissional escolhido.

Se você escolher um profissional confiável, além de realizar a constelação familiar, ele irá avaliar o seu desempenho durante a terapia.

Como me informar mais sobre constelação familiar?

Atualmente você pode ler mais sobre o assunto em livros, em curso de constelação familiar e até mesmo assistir uma série sobre constelação familiar.

Disponível na Netflix, a série turca “Uma Nova Mulher” conta a  história de três amigas que acabam em uma espécie de retiro espiritual e participam de vivências que explicam e tratam de traumas de infância, doenças e relacionamentos. 

A terapia em grupo abordada na série é a constelação familiar, e é mostrado na série como funciona a constelação familiar e como ela pode ajudar a solucionar problemas.

Além disso, o livro Bert Hellinger “Ordens Do Amor: Um Guia Para o Trabalho com Constelações Familiares”, também é esclarecedor sobre o potencial da terapia.

Cursos, entretanto, possuem um enfoque maior para aqueles que desejam realizar atendimentos.                   

Agora você já sabe o que é e como funciona a constelação familiar

Através desse conteúdo, buscamos apresentar o que é a constelação familiar e como ela pode ajudar a resolver questões e situações conflitantes presentes na sua vida.

Se você pretende fazer a constelação familiar, certifique-se de escolher um profissional competente, pois apesar de não possuir comprovação científica, é importante fazer com um profissional que seja reconhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap