julho 2024
Leitura: 15 min.
Acordar com falta de ar é uma situação que gera bastante desconforto e preocupação tanto para quem passa pela primeira vez ou quem já passou por isso mais de uma vez.
Na maioria das vezes, o ar volta a entrar pelas vias respiratórias em apenas alguns minutos após despertar, mas é importante que você esteja atento, pois esse sintoma pode indicar um problema de saúde.
Principalmente quando acompanhada de um outro conjunto de sintomas, torna-se importante investigar essa condição e entender o que está acontecendo com seu organismo.
Para que você conheça as possíveis causas de acordar com falta de ar, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Quais são os perigos de acordar com falta de ar?
Acordar com falta de ar não é um sintoma que consideramos comum, principalmente em pessoas saudáveis.
Por isso, podem surgir muitas dúvidas para quem está vivenciando essa experiência pela primeira vez.
Primeiramente é preciso esclarecer que esse sintoma pode surgir em decorrência de diversas causas, desde o estresse até problemas cardíacos.
Ou seja, os riscos e perigos ao acordar com falta de ar estão relacionados a causa desse sintoma, pois dificilmente podemos dizer se a falta de ar isoladamente pode causar um problema grave.
Entretanto, existem algumas consequências que podemos associar a uma maior frequência ao acordar com falta de ar, são elas:
- Sono excessivo;
- Alterações no humor;
- Ansiedade e preocupação;
- Maior risco de desenvolvimento de problemas cardíacos;
- Desenvolvimento de diabetes;
- Risco de acidentes;
Muitos desses problemas estão relacionados com a falta de descanso proporcionada pela sensação de acordar com falta de ar, pois na maioria das vezes não é possível ter uma noite inteira de sono.
O que pode ser acordar com falta de ar?
Para que você possa entender quais são as possíveis causas de acordar com falta de ar, preparamos uma lista com algumas informações.
Lembre-se que é importante consultar um médico para fazer um check up, para identificar eventuais problemas de saúde.
Confira algumas das principais causas de acordar com falta de ar:
Apneia do sono
A apneia do sono, também conhecida como dispneia do sono, é um tipo de distúrbio que causa a suspensão temporária da respiração ou dificuldade de respirar.
As crises chegam a durar cerca de 10 segundos, ou mais, e a apneia do sono pode se repetir por pelo menos dezenas de vezes na mesma noite.
Desse modo, podemos dizer que ela reduz a qualidade de sono fazendo o indivíduo perder suas horas de descanso.
Além disso, ela é considerada uma condição grave, uma vez que a respiração pode parar por tempo suficiente para reduzir a quantidade de oxigênio circulante no organismo.
Isso pode gerar uma série de efeitos no organismo, como a sonolência, que atrapalha o foco e a concentração para realizar as atividades cotidianas.
O desenvolvimento de apnéia do sono frequentemente está associado ao aumento de peso, deformidades no crânio, pressão baixa e outros.
Para diagnosticar a apnéia do sono, é importante buscar um especialista em otorrinolaringologia para que ele possa solicitar exames e indicar a melhor forma de tratamento que podem incluir diversas abordagens dependendo do motivo da apnéia do sono.
Paralisia do sono
A paralisia do sono também é um distúrbio que pode fazer você acordar com falta de ar e coração acelerado.
Quando dormimos passamos por diversos estágios do sono, 5 no total, os três últimos estágios são caracterizados pelo sono profundo onde o corpo diminui suas funções para conservar a energia.
Nesse estágio também há um relaxamento da musculatura para que não que sejamos despertados ao realizar movimentos bruscos.
Porém, algumas pessoas, na hora de despertar não conseguem se movimentar, ficando paralisadas e com os movimentos dos membros e a fala comprometidos.
Frequentemente a paralisia do sono e a apnéia estão presentes em conjunto, dificultando a respiração ao acordar.
Apesar de não ter as causas totalmente esclarecidas, o desenvolvimento de paralisia do sono pode ser associado a padrões e hábitos irregulares de sono, estresse e ansiedade, além de insônia e privação de sono.
Se você acordar sufocado com falta de ar, saiba que a tendência é que isso melhore dentro de alguns segundos. Geralmente não é necessário tomar qualquer tipo de ação.
Para tratar a paralisia do sono é preciso realizar a manutenção de hábitos noturnos, que pode incluir criar uma rotina de horário para dormir, evitar ficar no celular pelo menos meia hora antes de dormir, fazer uma meditação e beber chá de camomila para relaxar.
Obstrução das vias respiratórias
A obstrução nas vias respiratórias pode ser considerada uma das principais causas de acordar com falta de ar e pode ocorrer em diversas situações, desde lesões, fatores estruturais (como a presença das adenoides), gripes e resfriados.
Por isso, é importante conhecer qual é a causa da obstrução nasal antes mesmo de tomar uma decisão de o que fazer.
Por exemplo, em casos de lesões graves é importante buscar um atendimento de urgência, já para gripes e resfriados onde a obstrução ocorre por conta do acúmulo de secreção, você pode realizar uma lavagem nasal com soro fisiológico assim que acordar e antes de dormir.
Asma
Asma é uma condição onde um indivíduo pode ficar com as vias aéreas inflamadas, estreitas e inchadas, e por isso pode fazer você acordar com falta de ar. A asma pode ser causada por diversos fatores, incluindo fatores genéticos.
Entre os principais sintomas podemos destacar dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer repentinamente.
A asma pode ser controlada com o uso de inaladores, que ajudam a reduzir os sintomas, mas é importante consultar com um pneumologista.
Refluxo ácido
O refluxo ácido é uma condição que pode fazer você acordar com falta de ar, principalmente no seu estado mais grave, sufocamento por refluxo no turno.
Essa condição é caracterizada pelo retorno anormal do conteúdo do estômago ao esôfago podendo alcançar a boca.
Ela ocorre principalmente pela abertura de uma válvula entre o esôfago e o estômago, chamado de esfíncter esofágico inferior, essa abertura pode ocorrer espontaneamente ou após abuso alimentar.
O refluxo pode causar tosse súbita ou asfixia, que interfere na respiração e, por isso, é importante ficar atento.
Dentre os principais sintomas de refluxo estão a azia, enjoos e sensação de vontade de vomitar.
Quando não tratado de maneira adequada o refluxo pode causar ulcerações no esôfago, que é muito perigoso, pois pode propiciar o aparecimento do câncer de esôfago.
Para tratar o refluxo é preciso consultar com um gastroenterologista, pois ele solicitará exames e também indicará a melhor forma de tratamento.
Além disso, mudar os hábitos alimentares, como evitar o consumo de líquidos e fazer as refeições pelo menos uma hora antes de deitar pode ajudar.
Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma doença crônica caracterizada pela falta de eficiência do coração para bombear o sangue como deveria.
Assim, pessoas que possuem essa doença podem ser mais propensas a acordar com falta de ar e coração acelerado.
Além disso, é muito comum que essas pessoas sintam fadiga e tenham as pernas inchadas pela falta de bombeamento.
Dentre as principais causas de insuficiência cardíaca podemos citar doença arterial coronariana, ataque cardíaco anterior e a pressão alta.
Consultar com um cardiologista para avaliação é imprescindível, bem como limitar a ingestão de sal e utilizar os medicamentos indicados.
Ansiedade e ataques de pânico noturnos
Algumas questões envolvidas com o seu psicológico podem fazer você acordar com falta de ar, pois podem causar alguns sintomas e impedir que você tenha uma boa noite de sono.
A síndrome do pânico, por exemplo, é uma condição que se caracteriza pela ocorrência de crises de sintomas como falta de ar, pressão no peito, taquicardia, entre outros.
Pessoas com essa condição frequentemente sentem uma preocupação excessiva, sensação de que vão enlouquecer ou morrer.
Essa síndrome pode se desenvolver a partir de diversos fatores, como brigas, situações de estresse, separações e outros.
Já a ansiedade costuma ser mais branda, entretanto também pode causar sensação de falta de ar ao acordar.
É importante realizar um acompanhamento psicológico para entender a origem dos sintomas, e também consultar com um psiquiatra para que ele possa recomendar o uso de medicamentos.
Edema pulmonar
O edema pulmonar é causado por uma doença cardíaca ou então por pneumonia, exposição a determinadas toxinas e substâncias.
Ele pode surgir de repente ou se desenvolver ao longo do tempo, podendo causar dificuldade respiratória leve ou extrema.
O tratamento de edema pulmonar inclui o uso de oxigênio suplementar para melhorar a respiração e também o uso de medicamentos.
Covid-19
A covid-19 é uma infecção respiratória causada por um vírus mortal e altamente infeccioso, e que causa sintomas semelhantes aos de uma gripe.
Em sua condição mais grave, a covid 19 pode causar problemas respiratórios e falta de ar com a necessidade de internação.
Embora ela seja uma condição com tendência a se resolver sozinha, é importante ficar em alerta, pois casos em que se apresenta falta de ar são considerados urgência médica.
Quando procurar um médico por acordar com falta de ar?
Alguns sintomas podem ajudar você a definir se seu caso é uma emergência médica, como, por exemplo:
- Dificuldade de respirar ao longo do dia;
- Falta de melhora na falta de ar;
- Dor no peito;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Tosse;
- Dores de cabeça constantes;
- Fraqueza corporal;
Agora você já sabe o que pode ser acordar com falta de ar
Através desse conteúdo apresentamos as principais causas da falta de ar ao acordar, por isso é importante que você esteja atento, principalmente se elas se tornarem frequentes.
Se estiver em dúvida em qual médico você deve ir, procure um clínico geral para que ele possa solicitar exames e fazer o encaminhamento correto.
Continue lendo mais
Como engordar rápido: Dicas e melhores alimentos
Tipos de fimose: Conheças os 3 principais
Óleo vegetal para cabelo: O que é e quais são os melhores?
O que é Foliculite? Conheça as Causas e Tratamentos
Remédio para dor no estômago: 13 soluções
34 semanas de gestação: Saiba o que esperar!