Massagem terapêutica: Conheça os 10 benefícios

dezembro 2023

Leitura: 13 min.

A massagem terapêutica surgiu há muitos anos como uma forma holística de cuidar da mente e do corpo. Por isso, essa prática vem ganhando cada vez mais conhecimento devido aos seus benefícios, seja para aliviar o estresse acumulado, ou até mesmo proporcionar alívio de dores musculares frequentes.

Através deste conteúdo, vamos te mostrar os benefícios da massagem terapêutica e como escolher entre as 4 modalidades específicas.

O que é massagem terapêutica?

A massagem terapêutica é uma técnica onde se aplica manobras manuais nos tecidos do corpo, como músculos, tendões, tecido conjuntivo e ligamentos, com o objetivo de promover o seu bem-estar físico e emocional.

imagem de uma terapeuta realizando a massagem terapêutica

Além disso, ela é diferente das massagens relaxantes, o foco da massagem terapêutica é em objetivos específicos, como alívio das dores musculares, promover a cicatrização de lesões, melhorar a flexibilidade e reduzir o estresse.

A técnica é realizada por profissionais conhecidos como terapeutas, que fazem diferentes pressões e movimentos, se adaptando às suas necessidades individuais.

Além disso, a massagem não age somente no físico, relaxando os músculos e melhorando a circulação sanguínea, mas também garante efeitos positivos no psicológico. As sessões de massagem liberam endorfina, que reduzem o estresse, ansiedade, como também melhora o humor.

Benefícios da massagem terapêutica:

Sobretudo, ela é conhecida por seus diversos benefícios para o nosso bem-estar, por isso, separamos os 10 benefícios para você conhecer:

  1. Alivia o estresse: Primeiramente, a massagem terapêutica ajuda a reduzir os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, promovendo relaxamento.
  2. Alivia a tensão muscular: A manipulação dos músculos durante a massagem ajuda a aliviar a tensão muscular, reduzindo desconfortos e dores.
  3. Melhora a circulação sanguínea: A massagem terapêutica pode aumentar o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação e a entrega de nutrientes essenciais aos tecidos.
  4. Aumenta a flexibilidade: Quando relaxa os músculos e aumenta a circulação, ela promove uma maior flexibilidade articular.
  5. Melhora a postura: Além disso, ao trabalhar os músculos ao redor da coluna e dos ombros, a massagem terapêutica auxilia na melhora da postura.
  6. Estimula o sistema imunológico: A massagem pode aumentar a atividade das células brancas do sangue, fortalecendo o sistema imunológico.
  7. Alivia as dores de cabeça: Massagens na área do pescoço e cabeça ajudam a aliviar dores de cabeça tensionais.
  8. Promoção da saúde mental: A liberação de endorfinas durante a massagem pode ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão, promovendo a sensação de bem-estar.
  9. Melhora o sono: A massagem terapêutica pode promover um sono mais profundo e reparador, auxiliando na gestão de distúrbios do sono.
  10. Reduz a pressão arterial: Além disso, estudos mostraram que a massagem terapêutica regular pode contribuir para a redução da pressão arterial.

Diferenças entre massagem relaxante e terapêutica:

Primeiramente, embora ambas tragam benefícios para o corpo e a mente, as duas possuem objetivos distintos. Confira as principais diferenças entre as duas:

  • O principal objetivo da massagem relaxante é promover um estado de relaxamento profundo. Sobretudo, o foco é em aliviar o estresse, reduzir a tensão muscular e trazer a sensação de calma e bem-estar. Já a terapêutica, além do relaxamento, ela também alivia dores musculares, trata lesões, melhora a mobilidade e ajuda em algumas condições médicas específicas.
  • As técnicas utilizadas na relaxante utiliza movimentos suaves e longos. Já a terapêutica envolve uma variedade de técnicas, como amassamento e pressão em pontos específicos, se concentrando em certas áreas para tratar condições específicas.
  • A massagem terapêutica penetra nas camadas mais profundas dos músculos, já a relaxante geralmente trabalha nas camadas superficiais, focando no relaxamento da musculatura.
  • Uma é ideal para quem busca o alívio do estresse, melhora do sono e relaxamento no geral. Já a terapêutica é recomendada para tratar dores musculares, lesões e para auxiliar no tratamento de lesões esportivas.

Conheça os 4 tipos principais de massagem terapêutica:

Shiatsu

O shiatsu é uma forma de terapia de massagem que teve origem no Japão, sendo baseada nos princípios da medicina tradicional chinesa. O termo “shiatsu” significa “pressão dos dedos” em japonês, sendo relacionado a técnica principal dessa abordagem.

No shiatsu, o terapeuta utiliza principalmente os dedos, as palmas das mãos, os polegares e os cotovelos para aplicar pressão nas áreas específicas do corpo. O shiatsu utiliza os mesmos pontos de acupuntura usados na medicina chinesa, acreditando que estimular esses pontos restaura o equilíbrio energético do corpo.

Massagem Ayurveda

A massagem ayurveda faz parte do sistema milenar de medicina tradicional indiana chamado Ayurveda. Essa forma de massagem consiste em equilibrar os doshas (Vata, Pitta e Kapha), promover a circulação de energia vital e aliviar tensões físicas e mentais.

Sobretudo, a massagem ayurveda é realizada com óleos vegetais específicos, na maioria das vezes aquecidos, escolhidos com base na sua constituição individual e nas suas necessidades específicas no momento.

Além disso, ao contrário de algumas massagens que visam apenas o relaxamento, a massagem Ayurveda tem uma intenção terapêutica mais profunda. Ela visa equilibrar os doshas, liberar bloqueios de energia e promover a saúde física e mental.

Massagem com pedras quentes

A massagem com pedras quentes é uma técnica que utiliza pedras feitas de basalto aquecidas, uma rocha vulcânica que retém bastante calor. Além disso, ela combina os benefícios da massagem terapêutica com o calor emanado pelas pedras, proporcionando uma experiência relaxante e restauradora.

As pedras usadas variam de tamanho e formato, com pedras menores sendo aplicadas em lugares específicos e as maiores em áreas maiores do corpo. Elas são aplicadas ao longo dos meridianos do corpo e podem ser utilizadas em conjunto com técnicas de massagem convencionais, como deslizamento, amassamento e pressão.

Massagem com ventosas

Sobretudo, a massagem com ventosas é uma prática que envolve o uso de copos de plástico, silicone ou vidro que criam sucção na pele. A sucção cria um vácuo nos copos que age estimulando a circulação sanguínea, relaxando os músculos e promovendo o fluxo de energia.

imagem de uma terapeuta aplicando ventosas em uma mulher

Os copos são colocados na pele, criando uma sucção, seja através do calor ou utilizando uma bomba de ar para extrair o ar do copo. Em seguida, após a aplicação das ventosas, o terapeuta pode mover os copos deslizando sob a pele, ou pode deixá-los em posições específicas, dependendo dos objetivos da sessão.

Quais condições médicas a massagem terapêutica trata?

  • Dores musculares e nas articulações: Sobretudo, a massagem terapêutica é muito procurada para aliviar dores musculares e articulares, ocasionadas por lesões, tensão ou condições crônicas.
  • Estresse e ansiedade: Ela também possui efeitos relaxantes que ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. A liberação de endorfinas durante a massagem contribui para uma sensação geral de bem-estar.
  • Problemas de postura: Pessoas com dores relacionadas à má postura podem recorrer a massagem terapêutica, tendo como resultado o relaxamento dos músculos tensos e a melhora da postura.
  • Lesões desportivas: Atletas buscam a massagem terapêutica para ajudar na recuperação de lesões musculares, melhorar a flexibilidade e reduzir a inflamação.
  • Distúrbios do sono: A massagem contribui para a melhora da qualidade do sono, especialmente em pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios.
  • Fibromialgia: Pessoas com fibromialgia podem sentir alívio dos sintomas da dor generalizada após sessões de massagem.
  • Dores de cabeça e enxaquecas: A massagem na região do pescoço e dos ombros alivia dores de cabeça tensionais e enxaquecas.
  • Doenças crônicas: Além disso, pacientes com condições crônicas, como artrite reumatoide ou osteoartrite, sentem alívio dos sintomas, como dor e rigidez, com a massagem terapêutica.
  • Depressão: Sobretudo, a massagem não substitui a terapia convencional, mas ela pode ser parte de uma abordagem abrangente para ajudar a aliviar sintomas de depressão, principalmente devido à sua capacidade de promover relaxamento.

Agora que você já conhece a massagem terapêutica

Antes de tudo, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender os benefícios da massagem terapêutica para o nosso bem-estar, e como ela pode ajudar em diversas condições.

No entanto, é crucial destacar que a massagem não deve substituir os cuidados médicos convencionais, mas sim ser considerada como uma abordagem complementar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap