junho 2023
Leitura: 15 min.
A cefalexina é um medicamento muito importante e eficaz, pois age no combate a diversos tipos de infecções.
Assim, ele é um medicamento muito indicado pelos profissionais de saúde para o tratamento de infecções genéricas.
Portanto, se você que vai iniciar o seu tratamento com cefalexina, e quer conhecer mais informações sobre esse medicamento, preparamos um conteúdo completo.
Sumário
O que é Cefalexina?
A Cefalexina é antibiótico da classe das cefalosporinas que está diretamente relacionado com a penicilina, pois pertence ao grupo dos betalactâmicos.
O medicamento teve o seu uso aprovado nos Estados Unidos a partir da década de 1970, e se tornou bastante popular.
Entretanto, nos últimos anos, como outros antibióticos, para a venda do medicamento passou a ser necessária a prescrição médica.
Como a cefalexina funciona?
A cefalexina possui excelente mecanismo de ação, com seu efeito bactericida que inibe a síntese da parede celular bacteriana.
Essa estrutura é responsável por conferir proteção ao microrganismo e é responsável por armazenar o material genético, bem como todos os outros componentes essenciais para o funcionamento da célula bacteriana.
Assim, a cefalexina é uma substância cujo organismo é capaz de absorvê-lo rapidamente, a após a sua ação a eliminação ocorre pelo sistema renal.
Para que serve cefalexina?
A Cefalexina indicação é para o uso no tratamento de infecções comuns oriundas de bactérias, portanto a recomendação de uso é para quando tratar-se de infecções cuja causa são microrganismos com sensibilidade à cefalexina, como:
- Sinusites bacterianas causadas por estreptococos, S. pneumoniae e Staphylococcus aureus (somente os sensíveis à meticilina);
- Infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes (a penicilina é o antibiótico de escolha no tratamento e prevenção de infecções estreptocócicas, incluindo a profilaxia da febre reumática.
- Otite média causada por S. pneumoniae, H. influenzae, M. catarrhalis, outros estafilococos e estreptococos;
- Infecções da pele e tecidos moles causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à Cefalexina;
- Infecções ósseas causadas por estafilococos e/ou P. mirabilis;
- Infecções do trato geniturinário incluindo prostatite aguda, causadas por E. coli, P. mirabilis e Klebsiella pneumoniae;
- Infecções dentárias causadas por estafilococos e/ou estreptococos sensíveis à Cefalexina.
De acordo, com literatura encontrada sobre esse medicamento, é possível utilizá-lo como prevenção antes ou após intervenções cirúrgicas para reduzir o risco de infecções.
Cefalexina serve para garganta inflamada?
Uma dúvida muito comum quando se comenta para que serve o remédio cefalexina é se ele também ajuda a combater as infecções do trato respiratório.
Na maioria dos casos, ele é eficaz na erradicação de bactérias do gênero estreptococos na nasofaringe (passagem entre o nariz e a garganta).
Depende do tipo de infecção, pois a dor de garganta pode ter origem bacteriana, ou então origem viral.
Se a inflamação na garganta for de origem bacteriana, geralmente, são têm sua causa por bactérias pertencentes ao gênero estreptococos, cujas cepas podem ser sensíveis à cefalexina.
No caso de dor de garganta originária de uma infecção viral, o remédio não terá eficácia, por isso é importante passar pela avaliação de um profissional de saúde.
Como tomar cefalexina?
A cefalexina é um medicamento que possui diversas apresentações, e é possível encontra-la no formato de comprimidos, cápsulas ou drágeas e também como suspensão oral (cefalexina xarope).
Ou seja, a concentração do medicamento, o tipo de infecção podem alterar a dosagem, apesar da bula apresentar uma dosagem padrão para o medicamento, por esse motivo, é imprescindível seguir a orientação médica.
Além disso, é importante evitar interromper o tratamento ou uso do medicamento, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.
A ação farmacológica da cefalexina costuma ter início 60 minutos depois da ingestão, a duração dos efeitos do medicamento geralmente duram 6 horas, mas tudo depende da dosagem administrada.
Cefalexina 500mg (capsulas ou comprimidos)
A cefalexina 500mg para que serve para o tratamento de infecções comuns pode-se fazer a administração em adultos por via oral e seguindo as orientações médicas.
É importante também saber a capacidade do paciente de engolir o medicamento como cápsula ou comprimido, pois a cápsula não poderá ser aberta ou mastigada.
Realiza-se a administração do medicamento da seguinte forma:
- Para casos de cistite, faringite, infecção da pele e dos tecidos moles e amigdalite: 500mg cada 12 horas. o tratamento de cistite é apenas para adultos e adolescentes com mais de 15 anos, e deve durar de 7 a 14 dias.
- Para infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes, uma dose de 500 mg deve de 6 em 6 horas.
- Para a prevenção de endocardite bacteriana (infecção das válvulas do coração) em pacientes com alergia a penicilina: 2g, em dose única, uma hora antes do início do procedimento.
A Cefalexina 500mg é possível administra-la somente em doses múltiplas de 500mg, a dose máxima é de 4g por dia em adultos.
Cefalexina 250mg/5ml
É possível administrar a cefalexina suspensão oral tanto em adultos quanto em crianças, a dosagem para adultos varia de 1 a 4g diários, em doses fracionadas.
- A dose usual para adultos é de 250mg a cada 6 horas;
- O tratamento de faringites faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas.
- O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias.
- Para infecções do trato respiratório, causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes é necessário usar uma dose de 500mg a cada 6 horas.
- Infecções mais graves ou causadas por microrganismos menos sensíveis requerem doses mais elevadas.
Crianças também podem se beneficiar do uso da cefalexina suspensão quando indicadas pelo profissional de saúde:
- A dose diária recomendada para crianças é de 25 a 50mg/kg em doses fracionadas, para faringites estreptocócicas em pacientes com mais de um ano de idade, infecções leves e não complicadas do trato urinário e infecções da pele e estruturas da pele, a dose diária total poderá ser fracionada e usada a cada 12 horas.
- No tratamento da otite média, os estudos clínicos demonstraram que são necessárias doses de 75 a 100mg/kg/dia fracionadas em 4 doses.
- No tratamento de infecções causadas por estreptococos beta-hemolíticos, a dose terapêutica deve ser administrada por 10 dias, no mínimo.
Lembre-se que em caso de dúvidas refere se a dosagem é possível consultar a cefalexina 250/5ml bula.
Cefalexina efeitos colaterais
Assim como qualquer medicamento, o uso da cefalexina pode estar relacionado com alguns efeitos colaterais.
Desse modo, é possível que ocorram reações em alguns pacientes:
- Alterações gastrointestinais: Diarreia, Colite, Cólica, dor abdominal, náuseas, vômitos, hepatite, icterícia
- Alergia: Reações alérgicas comuns como erupções na pele, urticária, angioedema, eritema, necrólise tóxica e nos casos mais graves podem evoluir para choque anafilático.
- Queda na imunidade: Infecções fúngicas ou inflamação na vagina
- Doenças nas articulações: Inflamação nas articulações, dor nas articulações
- Sintomas genéricos: Dor de cabeça, agitação, confusão
Em alguns pacientes pode ocorrer nefrite intersticial reversível (inflamação no rim). Eosinofilia (aumento de eosinófilos no sangue), neutropenia (diminuição de neutrófilos no sangue), trombocitopenia (diminuição de plaquetas no sangue) e elevações moderadas de enzimas do fígado (AST e ALT) no soro têm sido referidas.
Embora algumas pessoas se perguntem se cefalexina dá sono, sonolência excessiva não é um efeito colateral comum.
Contraindicações
Existem alguns grupos de pessoas dos quais o uso do medicamento não é indicado, ou então deverá ser avaliado pelo profissional de saúde.
Grávidas e lactantes
Grávida pode tomar cefalexina? Durante a gravidez, o medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, pois a cefalexina está classificada na categoria B de risco na gravidez.
Em mulheres que estão amamentando, a cefalexina deve ser administrada com cuidado, pois a Cefalexina é excretada no leite materno em pequenas quantidades.
Idosos devem fazer o uso do medicamento apenas após avaliação profissional, pois sua administração deverá ser realizada com cautela.
Condições pré-existentes
Pacientes que sofram de problemas renais deverão informar o médico, pois a Cefalexina deve ser administrada com cuidado na presença de insuficiência renal grave.
Desse modo, o paciente será submetido a uma série de exames durante o uso do medicamento para que não haja complicações, as dosagens indicadas para o uso desse medicamento nesses pacientes deverão ser menores.
Pessoas com alergia a medicamentos, principalmente alérgicos a penicilinas também devem informar o médico, e interromper o tratamento imediatamente caso uma reação alérgica ocorra.
Antibióticos de amplo espectro devem ser prescritos com cuidado a pacientes com história de doença gastrintestinal, particularmente colite.
Interações medicamentosas
Alguns medicamentos podem alterar ou reduzir o efeito da cefalexina, e por isso não é recomendado utilizá-la em certos casos.
Informe o seu médico se estiver fazendo o uso de medicamentos como:
- Outros antibióticos
- Diuréticos (furosemida)
- Antidiabético (metformina)
- Uricosúricos (probenecida)
- Anticoagulantes
Além disso, se você estiver fazendo uso contínuo de algum medicamento fitoterápico, suplemento e vitaminas também é importante informar o seu médico.
Agora você já sabe como a cefalexina funciona
Através desse conteúdo visamos apresentar informações sobre o uso da cefalexina e como esse medicamento age no organismo.
Não esqueça de seguir o tratamento conforme a orientação médica, pois o uso inadequado do medicamento pode resultar na proliferação de bactérias resistentes.
Portanto, siga as orientações de uso do medicamento para que não haja problemas.
Continue lendo mais
Remédio caseiro para azia: 20 opções
Receitas para emagrecer: 23 opções para você
Como evitar a cárie? Conheça 7 maneiras
Pontada no peito: O que pode ser?
Unhas fracas e moles: O que fazer?
Queimação no estômago: Como aliviar?