Remédio caseiro para boca amarga: 10 opções para usar  

abril 2025

Leitura: 11 min.

Encontrar um remédio caseiro para boca amarga é uma ótima opção para se livrar dessa situação desconfortante.

A boca amarga pode ter diversas causas, desde as mais simples como comer algo desagradável ao paladar a até mesmo doenças. 

Principalmente quando acompanhada de outros sintomas deve ser investigada por um profissional de saúde.

Nesse artigo, separamos algumas opções de remédio caseiro para boca amarga para aliviar esse sintoma.  

O que pode causar boca amarga?

Antes de falar sobre opções de remédios caseiros para boca amarga, é importante entender de onde surge esse sintoma e o que pode causá-la.

Primeiramente vamos entender o que  é a  sensação de boca amarga, descrita como um gosto metálico, ou ferroso, persistente e desagradável. 

Ela pode ocorrer ao acordar, após as refeições ou permanecer ao longo do dia, mesmo sem ter ingerido nada que justifique o sabor.

Assim, podemos dizer que a boca amarga é um sintoma, que pode ter origem em diversas causas, desde um simples com a má higiene bucal, uso de medicamentos a até questões mais sérias como estresse, refluxo, problemas gastrointestinais.

Geralmente se torna preocupante quando está associada a um conjunto de sintomas e em caso de suspeitas o ideal é buscar pelo atendimento médico profissional.

10 remédios caseiros para boca amarga

Preparamos uma lista com alguns remédios caseiros para boca amarga que podem te ajudar a reduzir esse sintoma. Confira:

Chá de gengibre


O chá de gengibre é um excelente remédio caseiro para boca amarga, pois estimula a produção de saliva e tem efeito benéfico na digestão, ajudando a combater problemas associados como refluxo. 

Além disso, possui ação anti-inflamatória e antiemética, que alivia o amargor causado por gengivite ou refluxo gastroesofágico.

Ingredientes:

  • 2 cm de raiz de gengibre fresco;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a raiz de gengibre e a água em uma panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Quando amornar, coe e beba pequenas porções várias vezes ao dia.

Água com limão

A água com limão é um remédio simples para boca amarga, pois o limão estimula a produção de saliva e neutraliza ácidos na boca. Além disso, também ajuda a melhorar a digestão, reduzindo o refluxo que pode causar o gosto amargo.

Ingredientes

  • Suco de meio limão;
  • 1 copo (200 ml) de água morna.

Modo de preparo

Esprema o suco de meio limão em um copo de água morna, misture bem e beba pela manhã ou ao longo do dia.

Chá de hortelã

O chá de hortelã é refrescante e eficaz contra boca amarga, pois estimula a salivação e melhora a digestão, reduzindo o refluxo. Além disso, sua ação calmante também alivia irritações na boca e garganta que podem causar o amargor.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã;
  • 1 xícara (200 ml) de água.

Modo de preparo

Ferva a água, adicione as folhas de hortelã e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e beba morno, até 2 vezes ao dia.

Solução de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio neutraliza ácidos na boca e no estômago, aliviando a boca amarga causada por refluxo ou má digestão. Também tem ação antibacteriana, ajudando a combater infecções bucais que podem agravar o problema.

Ingredientes

  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 copo (200 ml) de água.

Modo de preparo

Dissolva o bicarbonato na água, misture bem e beba lentamente. Use no máximo uma vez por dia, pois o uso excessivo pode desequilibrar o pH do estômago.

Chá de camomila

O chá de camomila acalma o estômago e reduz o refluxo, que frequentemente causa boca amarga. Portanto, sua ação anti-inflamatória também ajuda a aliviar irritações na mucosa bucal, melhorando o sabor na boca.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flores secas de camomila;
  • 1 xícara (200 ml) de água.

Modo de preparo

Primeiramente ferva a água, adicione a camomila e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba morno, até 2 vezes ao dia.

Chá de  erva-doce

As sementes de erva-doce são um remédio natural para boca amarga, pois melhoram a digestão e refrescam o hálito. Sua ação carminativa reduz gases e refluxo, que podem contribuir para o amargor.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce;
  • 1 xícara (200 ml) de água (opcional para chá).

Modo de preparo

Mastigue 1 colher de chá de sementes após as refeições ou ferva as sementes na água por 5 minutos, coe e beba morno.

Vinagre de maçã diluído

O vinagre de maçã equilibra o pH do estômago e melhora a digestão, ajudando a reduzir o refluxo que causa boca amarga. Também estimula a salivação, aliviando o gosto desagradável.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 copo (200 ml) de água.

Modo de preparo

Misture o vinagre de maçã na água e beba lentamente antes das refeições, até 2 vezes ao dia.

Iogurte natural

O iogurte natural contém probióticos que equilibram a flora bucal e intestinal, reduzindo o amargor causado por desequilíbrios digestivos ou infecções bucais.

Ingredientes

  • 1 pote (100 g) de iogurte natural sem açúcar.

Modo de preparo

Consuma o iogurte natural diretamente, preferencialmente pela manhã ou como lanche. Evite adicionar açúcar para melhores resultados.

Chá de boldo

O chá de boldo é conhecido por melhorar a função hepática e a digestão, ajudando a reduzir o refluxo e a boca amarga. Também tem propriedades que refrescam a boca.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas secas de boldo;
  • 1 xícara (200 ml) de água.

Modo de preparo

Ferva a água, adicione o boldo e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba morno, no máximo 1 vez por dia, pois o uso excessivo pode ser tóxico.

Chá de cravo da índia

O chá de cravo da índia é uma boa opção de remédio caseiro para boca amarga, especialmente causada por problemas de gengiva, como a gengivite ou periodontite, por exemplo.

Isto porque o chá de cravo da índia possui eugenol na sua composição com ação analgésica e anti-inflamatória, o que ajuda a dor e a inflamação das gengivas.

Ingredientes

  • 10 unidades de cravo da índia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar os cravos e a água para ferver por 5 minutos e tampar. Esperar esfriar, coar e bochechar por 20 a 30 segundos, 2 vezes por dia.

O que fazer para evitar boca amarga?

Lembre-se de que a boca amarga é um sintoma com origem em causas diversas e que sempre que possível é importante investigar sua origem com profissionais de saúde.

Mantenha os seus exames médicos em dia e consulte com um odontologista ou um gastroenterologista para saber se está tudo bem com o seu trato gastrointestinal.

Além disso, mantenha os hábitos de higiene saudáveis como a escovação após as refeições ou o consumo de alimentos doces e aposte no uso do enxaguante bucal.

O uso de enxaguante bucal pode ajudar a aliviar a boca amarga temporariamente, mas não elimina a causa do problema. 

exaguante

Agora você conhece opções de remédio caseiro para boca amarga

Através desse conteúdo, buscamos apresentar algumas das principais opções de remédio caseiro para boca amarga. 

Se a boca amarga for causada por problemas digestivos (como refluxo ou gastrite), infecções, medicamentos ou desidratação, esses remédios apenas disfarçam o sintoma, sem tratar a origem.  

Se a boca amarga persistir, consulte um médico ou dentista para investigar a causa, como problemas gástricos ou infecções bucais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link