janeiro 2024
Leitura: 16 min.
Encontrar um remédio para controlar o pH feminino é uma ótima maneira de se manter livre de infecções e cuidar da sua saúde.
Pois, o pH vaginal é um fator muito importante para evitar o crescimento de microrganismos, fungos e bactérias, que podem desencadear uma série de condições de saúde.
Ou seja, saber como equilibrá-lo é um aspecto muito importante para a saúde e higiene íntima feminina.
Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo para que você possa conhecer maneiras de controlar o pH feminino.
Sumário
O que é pH feminino?
Antes de conhecer quais são as opções de remédio para controlar o PH feminino é importante entender qual é o conceito de pH.
O pH feminino, conhecido também como pH vaginal, é um tipo de escala que mede o nível de acidez ou alcalinidade presente na vagina.
Essa escala pode variar de 0 a 14, onde os valores de 0 a 6 representam um pH ácido, valores de 7 um pH neutro e de 7 a 14 um pH mais alcalino.
Desse modo, podemos dizer que é importante manter um pH feminino entre 3.8 a 4.53, no máximo para que ele seja considerado equilibrado, uma vez que a região possui um pH naturalmente mais ácido por conta da microbiota presente no local e também de outros fatores.
Qual a importância de encontrar um remédio para controlar o pH feminino?
Diversos fatores podem desencadear um desequilíbrio no pH feminino, dentre eles os mais comuns são:
- Período menstrual;
- Mulheres que estão em fase de amamentação ou que estejam grávidas;
- Mudanças na alimentação;
- Estresse e ansiedade;
- Doenças;
- Uso de medicamentos;
Quando o pH feminino desequilibra ele pode se tornar um risco para saúde, pois permite que bactérias patogênicas, ou fungos, possam se desenvolver na região e causar infecções.
Essas infecções podem adquiridas principalmente através das relações sexuais, contaminação com objetos, ou então gerada por patógenos oportunistas por microrganismos que já estão presentes na nossa microbiota.
O crescimento desses microrganismos pode alterar o pH por longos períodos, deixando o seu organismo vulnerável por muito mais tempo.
Desse modo, manter o pH sob controle é importante para evitar o risco de infecções, por isso, e em algumas situações, para restaurar o pH vaginal e recuperar sua acidez é importante utilizar um remédio para controlar o pH feminino.
Como saber se preciso de um remédio para controlar o pH feminino?
Uma maneira de saber se você precisa utilizar um remédio para controlar o pH feminino é observar os possíveis sintomas que podem surgir em decorrência da sua alcalinização.
Alguns dos sintomas comuns de mudanças e alterações no pH vaginal são:
- Coceira;
- Mudança de odor;
- Corrimento ácido de cor escura;
- Vermelhidão na região íntima;
- Dor ao urinar.
Ao perceber esses sinais, é importante procurar um ginecologista e passar por uma avaliação profissional para que ele possa fornecer um diagnóstico e também tratamento adequado.
Em alguns casos, a mudança de pH feminino pode estar associada a infecções que precisam de tratamento adequado para eliminar os microrganismos.
Por isso, é importante evitar a automedicação e seguir as orientações do profissional de saúde.
Conheça opções de remédio para controlar pH feminino
Após a consulta e avaliação médica, o profissional de saúde poderá indicar algumas opções de remédio para controlar o pH feminino.
Preparamos uma lista com as principais para que você possa conhecê-las:
Ácido ascórbico
É uma opção de remédio para controlar o pH feminino e que também é utilizado como adjuvante para prevenir vaginoses bacteriana crônica, leve, recorrente ou até mesmo intermediária.
Este medicamento é encontrado na apresentação de comprimidos vaginais para introdução profunda intravaginal.
O comprimido vaginal é absorvido lentamente garantindo uma rápida e prolongada normalização do pH vaginal.
Pode ser encontrado em farmácia sob os nomes comerciais de Vagivit ou Vagi C, para utilizá-lo é importante seguir as orientações médicas.
Saccharomyces cerevisiae
Saccharomyces cerevisiae é um tipo de levedura que pode contribuir para equilibrar a microbiota vaginal e também restaurar o pH feminino.
Esse remédio para controlar o pH feminino é um dos tratamentos para vaginose bacteriana que é encontrado em farmácias sob o formato de comprimido e pelo nome de Ginoflorax.
O comprimido deverá ser introduzido na através do aplicador, na cavidade vaginal, o mais profundamente possível.
Aplicar um comprimido à noite ao deitar, durante oito dias ou conforme orientação médica.
Clotrimazol
O Clotrimazol é um remédio para controlar pH feminino que também é um dos tratamentos para vaginose bacteriana e candidíase clinicamente comprovados.
Através do uso desse medicamento é possível restaurar o equilíbrio do pH vaginal, promovendo um alívio dos sintomas como odor desconfortável, corrimento e outros.
O medicamento pode ser encontrado nas farmácias com o nome de Gino-Canesten® Balance, e já vem com aplicadores convenientes e higiênicos já preenchidos com a dose certa.
Grávidas e lactantes deverão consultar seu médico antes de fazer uso desse medicamento para avaliar os riscos.
Ácido Láctico + Compostos
A combinação de ácido láctico, glicogênio, hipromelose, propilenoglicol, benzoato de Sódio e hidróxido de Sódio é uma opção para quem busca um remédio para controlar pH feminino.
Ele é encontrado em farmácias com o nome de Relactagel, que ajuda a restaurar a umidade local e também recuperar o pH da região.
Assim, recomenda-se o seu uso para prevenir infecções causadas pelo ressecamento vaginal. Também auxilia contra maus odores no local.
O produto possui um aplicador intravaginal descartável que facilita a aplicação do gel e o seu uso deve ser orientado por um profissional de saúde.
Remédio caseiro para controlar o pH feminino
Além dos uso de remédio para controlar o pH feminino fabricados em farmácias existem também algumas medidas que você poderá incluir na sua rotina e que ajudarão você a manter o pH equilibrado.
Utilize sabonetes íntimos
Atualmente existem no mercado uma vasta gama de produtos que promovem a manutenção e o cuidado com a região íntima.
Apesar de existirem géis, os sabonetes íntimos são uma ótima opção de remédio para controlar o pH feminino.
Pois, esses sabonetes possuem substâncias controladoras da acidez natural da pele da região íntima.
Portanto, são uma ótima opção para realizar a manutenção do pH em casa e minimizar o risco de infecções.
Cuide da sua higiene íntima
Além da rotina de cuidados durante o banho, um ótimo remédio para controlar o pH feminino também é cuidar da higiene íntima através da mudança de hábitos.
Sempre que utilizar o banheiro para fazer xixi é importante secar da frente para trás, pois assim você evita o risco de infecção e contaminação bacteriana.
Durante o período menstrual higienize bem os seus coletores menstruais dentro do período indicado.
Se utilizar absorventes, faça a sua troca regular e limpe os resíduos de sangue na região genital antes da troca.
Se proteja durante as relações sexuais
Sempre que for se relacionar sexualmente faça o uso de preservativos, pois eles são uma ótima opção de remédio para controlar o pH feminino uma vez que impedem a contaminação durante o ato sexual.
Existem diversas infecções que podem ser transmitidas e alterar o pH feminino, dentre elas podemos citar a sífilis, a gonorreia, as verrugas genitais e a clamídia.
O HIV e o herpes genital são infecções que não possuem cura, enquanto o HPV pode causar verrugas genitais e também aumentar as possibilidades de câncer.
Por isso, durante as relações sexuais, deve-se substituir o preservativo ao mudar do sexo oral ou anal para o sexo vaginal, para evitar a introdução de bactérias nocivas na vagina.
Faça exames regularmente
A visita regular ao ginecologista é fundamental para manter a saúde vaginal em dia, e realizar os check-ups anuais.
O primeiro exame ginecológico deve-se relializar em diferentes etapas da vida da mulher, como:
- Início da idade fértil
- Aparecimento do primeiro período
- A primeira relação sexual
- Ao encontrar alterações na palpação da mama
- Quando é perceptível uma alteração nas secreções vaginais.
Mantenha a regularidade para tratar essas condições e assim você verá que é possível manter o seu pH equilibrado.
Utilize roupas confortáveis
O uso de roupas adequadas pode ser um remédio para controlar o pH feminino, pois ajudam a evitar a umidade na região.
A região íntima deve ser mantida sempre seca e limpa, e os tecidos que mais promovem e facilitam a respiração são aqueles confeccionados em algodão.
Roupas muito apertadas podem facilitar a umidade e portanto criar um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Mantenha uma alimentação saudável
A alimentação saudável é muito importante para manter a saúde do sistema reprodutor, pois alguns alimentos podem contribuir para prevenir o surgimento de infeções e potenciais problemas de fertilidade feminina.
A principal dica é evitar o elevado consumo de açúcares e carboidratos em grandes quantidades no organismo, pois esses alimentos facilitam a proliferação de fungos e alteram o pH feminino.
Um outro remédio para controlar o pH feminino natural é o consumo de iogurtes ricos em probióticos, como aqueles que contém lactobacilos, pois ajudam na manutenção da microbiota.
Gerencie suas emoções
O estresse e a ansiedade podem desencadear mudanças no pH feminino, pois são capazes de liberar cortisol na corrente sanguínea e também alterações hormonais.
Essas alterações podem modificar o pH feminino e aumentar o risco de infecções principalmente por patógenos oportunistas.
Por isso, uma ótima maneira de gerenciar suas emoções é através da prática de esporte esporte, não esqueça de reservar um tempo para relaxar.
Agora você já conhece as opções de remédio para controlar o pH feminino
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais opções de remédio para controlar o pH feminino e algumas dicas de como ele pode ser controlado em casa.
Entretanto, não se esqueça que consultar com um ginecologista é fundamental para quem deseja cuidar da sua saúde íntima e também prevenir o aparecimento de doenças.
Evite utilizar medicamentos sem acompanhamento médico, pois a automedicação é perigosa e pode colocar a sua saúde em risco.
Continue lendo mais
Chá de alecrim: Conheça os benefícios para saúde
Transtorno opositor desafiador: o que é e como identificar
Vitamina E: Para que serve? Conheça 7 benefícios
Lash lifting: O que é e quanto custa?
Remédio para diarreia: 7 melhores opções
Pontada na parte íntima: O que pode ser?