janeiro 2023
Leitura: 17 min.
Encontrar uma opção de remédio para diarreia pode ser muito importante para evitar uma piora no seu quadro clínico, e também a desidratação.
Existem várias opções de medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento da diarreia, e a sua aplicabilidade como possível tratamento deve ser avaliada por um profissional de saúde.
Pois, para acabar de vez com a diarreia é preciso avaliar cada caso de maneira individual com base em seu histórico de saúde.
Além disso, existem algumas medidas que podem ser realizadas em casa e consequentemente atenuar os sintomas.
Para que você possa identificar qual melhor remédio para diarreia e o que fazer, elaboramos esse conteúdo completo e cheio de informações.
Sumário
Por que é importante escolher um remédio para diarreia?
O remédio para diarreia é uma das maneiras mais eficazes de eliminar a diarreia, evitando que o quadro se agrave ou então que o paciente sofra de desidratação.
Entretanto, assim como qualquer fármaco, ele deve ser prescrito por um médico especializado.
De preferência um profissional especializado em gastroenterologia, ou um clínico geral, pois esses profissionais podem fornecer o melhor tratamento com base na causa, e nos outros sintomas apresentados.
Quadros de diarréia podem ser desde os mais simples que envolvem o consumo de alimentos que irritam o intestino, e portanto podem desencadear crises de diarreia breves.
Como também pode estar relacionado a intoxicação alimentar, e evoluir para quadros mais graves onde o indivíduo pode sofrer de diarreia infecciosa aguda.
Por isso, é fundamental entender qual é a sua origem antes de iniciar um tratamento com um remédio para diarreia.
Além disso, é importante também que você, ao consultar um médico, indique quais outros sintomas estão acompanhados da diarreia para que ele possa avaliá-los e indicar o melhor tratamento.
Crianças devem ter a orientação de um pediatra antes da administração de um remédio para diarreia infantil.
Além disso, é importante que além dos remédios, seja realizada uma dieta com alimentos adstringentes para evitar a piora da diarreia, além de aumentar o consumo de líquidos para evitar a desidratação.
Ou seja, indivíduos acometidos com diarreia deverão fazer a reposição excessiva de líquidos através de soro fisiológico caseiro e água em conjunto com a utilização do remédio para diarreia.
Remédio para diarreia farmácia
Existem algumas opções de remédio para diarreia que podem ser encontradas nas farmácias, e que podem auxiliar em seu tratamento.
Loperamida
A loperamida é um fármaco que pode ser utilizado como remédio para diarreia, pois ela age na redução dos movimentos peristálticos do intestino, aumentando o tempo do trânsito intestinal e fazendo com que as fezes permaneçam mais tempo no intestino.
Desse modo, ela é capaz de promover uma maior absorção de água e como consequência as fezes passam a ser menos líquidas.
Ou seja, este remédio bom para diarreia pode ser usado para tratar a diarreia aguda ou crônica, sem motivo aparente, sem caráter infeccioso.
Ele é um remédio para diarreia adulto, e se deve administrado-lo em crianças.
Nas farmácias, é possível encontrar medicamentos com Loperamida em sua composição como:
- Diasec
- Intestin
- Imosec
- Kaosec
Racecadotrila
A racecadotrila é um remédio utilizado no tratamento da diarreia aguda. Sua ação deixa as fezes mais sólidas por reduzir a secreção excessiva de água e eletrólitos pelo intestino, ajudando a parar a diarréia.
É preciso utiliza-la em conjunto com a terapia de reidratação oral, deve-se evitar o uso por grávidas e lactantes.
Esse medicamento é exclusivo para uso adulto, e por isso não é possível administra-lo como remédio para diarreia infantil.
Na farmácia é possível encontrar medicamentos que possuem a Racecadotrila na composição com os nomes de:
- Avide
- Tiorfan
Probióticos
Os probióticos são medicamentos, que contém microrganismos “bons” que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal, e com isso podem reduzir a diarreia.
A vantagem, é possível utilizar esse medicamento como remédio para diarreia infantil, pois geralmente não causam nenhum efeito colateral negativo.
Ou seja, tomar probióticos pode ajudar a prevenir a diarreia associada ao uso de antibióticos, repovoando o intestino com bactérias benéficas e também no tratamento de diarreias agudas e infecciosas.
Alguns dos probióticos mais comuns utilizados como remédio para cortar diarreia são:
- Lactobacillus rhamnosus GG (LGG): o LGG pode ser considerado como um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças.
- Saccharomyces boulardii: É uma cepa benéfica de levedura que é comumente usada em suplementos probióticos que trata a diarreia infecciosa e associada a antibióticos.
- Bifidobacterium lactis: este probiótico possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino e pode reduzir significativamente a gravidade e a frequência da diarreia em crianças.
- Lactobacillus casei: L. casei é uma cepa amplamente estudada por suas propriedades e também ação em equilibrar a microbiota intestinal promovendo um melhor funcionamento do intestino.
É possível encontrar medicamentos probióticos com os nomes:
- Floratil;
- Probiatop;
- Prolive;
- Enterogermina;
- Bidrilac;
- Floralyte;
Soluções de reidratação oral
Embora não possam ser consideradas como remédio para cortar diarreia, elas são fundamentais no tratamento, principalmente para evitar a desidratação.
Desse modo, assim como os outros medicamentos da lista, para utiliza-lo como tratamento é preciso consultar um médico, pois existem alguns casos em que esse tipo de medicamento não deve ser utilizado.
Encontra-se essas soluções nas farmácias pelos nomes de:
- Fixidrat
- Hidrali
- Hidrolyte
- Pedialyte
Remédio caseiro para diarreia
Além dos remédios de farmácia, também é possível adotar o uso de remédio caseiro para a diarreia em sua maioria, são chás com propriedades que ajudam o intestino e por isso podem ser úteis para aliviar a diarreia.
Chá de camomila
Pode-se considerar o chá de camomila um remédio para dor de barriga e diarreia, pois a camomila é conhecida por possuir propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatória, carminativa, ansiolítica, cicatrizante, antibacteriana, calmante e analgésica.
Com isso ela atua diminuindo o movimento do intestino e ajudando a reter as fezes por mais tempo, e diminuindo o desconforto abdominal.
Além disso, optar por ingerir chás pode ser um grande aliado para evitar a desidratação.
Ingredientes:
- 1 punhado de flor de camomila ou um sachê;
- 250 ml de água.
Modo de preparo:
- Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo.
- Apague o fogo, tampar a panela e deixar amornar;
O ideal é fazer o consumo do chá sem açúcar para que o açúcar possa irritar estômago e agravar a diarreia.
Chá de folha de goiabeira e caroço de abacate
Uma outra opção de remédio caseiro para a diarreia, é utilizar as folhas de goiabeira, pois ele possui propriedades adstringentes, diminuindo o volume de água nas fezes e ajudando a conter a diarreia.
O caroço do abacate torrado, por sua vez, também pode conter propriedades que ajudam a diminuir a diarreia e a prender o intestino.
Ingredientes:
- 40g de folhas de goiabeira;
- 1 litro de água;
- 1 colher da farinha de caroço de abacate torrado.
Modo de preparo:
- Primeiramente, coloque a água e as folhas de goiabeira numa panela e deixe ferver.
- Apague o fogo, deixe esfriar, coar e depois acrescentar o pó do caroço do abacate torrado.
- Beba a seguir.
Chá de gengibre
O gengibre é um potente antiinflamatório com propriedades analgésicas e anti bacterianas, ou seja, grandes aliadas para controlar infecções intestinais.
Deste modo, ele é um importante remédio para diarreia, você pode consumi-lo fresco, ou então preparado como um chá, que ajuda também na reidratação do organismo.
Além disso, o gengibre também ajuda a fortalecer o sistema imunológico por conta de suas propriedades.
Ingredientes:
- 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
- 180 mL de água.
Modo de preparo:
- Coloque os ingredientes numa panela
- Deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos.
- Desligue o fogo, tampe a panela.
- Assim que estiver morno, coar e beber em seguida.
Sua alimentação também pode ser um remédio para diarreia
Além de todas as opções que já apresentamos nesse conteúdo, existem algumas dicas e medidas que você pode realizar para diminuir a intensidade da diarreia.
Invista em uma alimentação balanceada
Além de utilizar um remédio para diarreia, é fundamental durante o período de recuperação que você se atente aos alimentos que você está ingerindo.
Apesar de ser difícil, comer é preciso, pois o seu organismo precisa repor os nutrientes perdidos para que você não se sinta fraco.
Deste modo, você pode adotar e seguir uma dieta líquida baseada em canjas, sopas e até mesmo cremes.
Nada muito forte para que o seu organismo não rejeite e também não agrave o seu quadro de diarreia.
Introduza sólidos aos poucos
Conforme você vai melhorando da diarreia, é importante também que você passe a introduzir porções de outros alimentos na sua dieta.
O arroz, por exemplo, é uma ótima opção de primeiro alimento sólido pós-diarreia, pois ele costuma ser bastante aceito pelo organismo.
Ingira em pequenas quantidades até se sentir seguro, você também pode tentar ingerir alimentos leves nutritivos, como:
- Sopas de arroz com batata e cenoura
- Vegetais cozidos (batatas e cenouras, sem hortaliças)
- Maçãs cozidas e bananas maduras
- Pão branco torrado
Evite alimentos gordurosos e ricos em fibras
Como você está em tratamento com um remédio para diarreia é preciso evitar alguns tipos de alimentos para que você possa permanecer saudável.
Alimentos ricos em carboidratos, fritos e gordurosos é necessário evitá-los ao máximo, pois podem irritar o estômago e o intestino.
Também será necessário limitar a quantidade de alimentos ricos em fibras que você consome, pois as fibras promovem uma liberação mais rápida do bolo fecal pelo intestino.
Desse modo, evitando esse tipo de alimento é possível que você note uma melhora na diarreia.
E para ajudar com isso, separamos uma lista com alguns alimentos que você deve evitar:
- Álcool
- Adoçantes artificiais (encontrados em goma de mascar, refrigerantes dietéticos e substitutos do açúcar)
- Feijões
- Frutas
- Brócolis
- Couve-flor
- Grão-de-bico
- Café
- Milho
- Sorvete de massa
- Vegetais de folhas verdes
- Leite
- Ervilha
- Lentilha
- Pimenta
- Ameixa seca
Já sabe qual remédio usar para diarreia?
Através desse conteúdo, buscamos apresentar os tipos de tratamento, seja ele remédio para diarreia, farmácia, ou então um tratamento caseiro.
Entretanto, já ressaltamos a importância de procurar um profissional de saúde para avaliar o seu histórico de saúde e fornecer um tratamento com base no resultado dos seus exames e do seu diagnóstico.
Continue lendo mais
Fignar gotas: O que é e para que serve?
Creme para olheiras: Qual o melhor para cada caso?
Antialérgico anti-histamínico: Para que servem
Descubra qual é a temperatura normal do corpo
Pé amarelo: 8 possíveis causas
Sabonete de enxofre: Para que serve e como usar