maio 2024
Leitura: 13 min.
Os alimentos remosos, ou comida remosa, são alimentos que devem ser evitados em certas ocasiões, pois podem desencadear processos inflamatórios no nosso organismo.
Embora essa categoria de alimentos não seja uma classificação científica e seja mais conhecida através da sabedoria popular, muitos dos alimentos considerados remosos são conhecidos pelos malefícios à saúde, principalmente quando consumidos em excesso.
Por isso, é importante conhecer qual a origem do termo e quais são os alimentos remosos e seus malefícios associados à saúde.
Para que você possa eliminar suas principais dúvidas sobre esse assunto, elaboramos um conteúdo completo.
Sumário
O que são alimentos remosos?
Algumas pessoas costumam ficar em dúvida se a comida remosa existe realmente, ou se é um termo inventado.
Para entender melhor sobre o que são alimentos remosos, é preciso entender que esse termo e essa expressão são de conhecimento popular.
Não existe tal classificação científica, porém existem estudos que visam investigar os malefícios de alguns dos alimentos considerados remosos.
O termo alimentos remosos, ou comida remosa, surgiu da palavra grega “reima” ou “reuma” que significa “corrente de líquido” ou “fluxo de humor orgânico”.
Em uma tradução não literal, podemos associar esses alimentos a algo que faz mal para o sangue e para o organismo.
Isso porque os alimentos remosos são aqueles alimentos ricos em gorduras, óleos refinados, açúcares, sódio e possuem ação inflamatória.
Ou seja, podem provocar danos à saúde, e reduzir a qualidade de vida por conta da sua capacidade inflamatória principalmente quando consumidos em excesso.
Lista de alimentos remosos
Inicialmente os alimentos remosos compreendiam principalmente a carne de animais carnívoros, entretanto, atualmente a lista pode se estender a qualquer alimento que cause uma reação inflamatória no organismo.
Confira alguns do exemplos da lista:
Carnes de animais carnívoros
Foram as primeiras a entrar na lista de alimentos remosos, pois acredita-se que os hábitos alimentares desses animais possam aumentar o risco de inflamação.
As presas de animais carnívoros podem conter uma série de bactérias que são ingeridas durante a alimentação e podem liberar toxinas com alto poder inflamatório.
Embora o cozimento da carne possa eliminar os microorganismos, as toxinas permanecem, além disso, a alta concentração de gordura e proteínas também pode causar inflamação.
Algumas carnes que você deve evitar:
- Bacon;
- Carnes vermelhas gordurosas;
- Barriga de porco;
- Bisteca;
- Costela de porco;
- Panceta;
Açúcares e carboidratos
Os açúcares são conhecidos como os grandes vilões da saúde, por não serem benéficos para nossa saúde, principalmente na quantidade que é consumida diariamente, e por não acrescentar nutrientes à nossa dieta.
Desse modo, alimentos que contenham sacarose, frutose, xarope de milho podem ser considerados alimentos remosos, pois são capazes de desencadear processos inflamatórios.
Além disso, o consumo em excesso de açúcares pode estar associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças como resistência à insulina, obesidade, diabetes, doença renal crônica, doença hepática gordurosa e câncer.
Alguns alimentos que devem ser evitados:
- Açúcares e xaropes;
- Biscoitos e bolachas;
- Pães à base de farinha branca;
- Refrigerantes e sucos de caixinha;
- Salgados e salgadinhos;
- Chocolates e guloseimas;
- Entre outros.
Adoçantes artificiais
Adoçantes artificiais também não são considerados uma boa opção de substitutos para os açúcares, pois além de aumentarem o risco de intolerância à glicose também são responsáveis por alterar a composição da nossa microbiota intestinal.
A alteração na microbiota intestinal se refere às bactérias presentes no nosso intestino e contribuem na decomposição dos alimentos.
Quando a microbiota é alterada a absorção de nutrientes fica prejudicada, bem como a digestão dos alimentos, que podem iniciar um processo inflamatório inflamatório no organismo.
Alimentos processados
Alimentos processados são alimentos remosos pois possuem uma série de corantes, conservantes, estabilizantes e aromas artificiais.
Além de desnecessários, podem prejudicar a saúde, alguns estudos demonstram que nosso organismo pode iniciar processos inflamatórios contra essas substâncias.
Um outro fator importante, é que a maioria desses alimentos são embalados em embalagens plásticas que podem conter bisfenol e prejudicar a saúde.
- Salsicha é remoso
- Linguiças;
- Presunto;
- Peito de peru;
- Nuggets;
Gorduras trans
Alimentos que contenham gorduras trans são tidos como alimentos remosos, pois esse tipo de gordura é uma gordura artificial produzida através de um processo de hidrogenação de gorduras insaturadas.
Esse processo garante uma maior consistência e durabilidade no alimento, entretanto também pode aumentar a inflamação do corpo e também aumentar o risco de problemas cardíacos.
Esses tipos de alimentos com gorduras trans podem elevar os níveis de marcadores inflamatórios.
Alimentos com gordura trans para evitar
- Biscoitos e bolachas;
- margarinas,
- sorvetes cremosos,
- biscoitos,
- bolos,
- tortas,
- pães,
- salgadinhos,
- pipoca de microondas,
- Fast food;
Sementes e óleos vegetais
Apesar de serem reconhecidos como benéficos em alimentos, os óleos vegetais são ricos em ácidos graxos como o ômega 6.
O ômega 6 pode promover uma inflamação no organismo principalmente quando consumido em grandes quantidades.
Alimentos para evitar o consumo em excesso:
- azeite de oliva
- óleos de soja e de milho
- maionese
- nozes
- amêndoas
Álcool
O consumo de álcool parece desencadear um processo inflamatório através do marcador inflamatório da proteína C reativa.
Pois, sabe-se que quanto maior o consumo de álcool, maiores são os níveis de proteína C reativa. Por isso, o álcool é conhecido como um dos alimentos remosos, por isso pode causar inflamações.
Laticínios
O consumo de leite e derivados pode induzir a inflamação, pois o leite é um alimento rico em gorduras que pode afetar a microbiota intestinal.
Os derivados do leite como, queijo, manteiga e iogurtes e até mesmo os chocolates ao leite também podem desencadear processos inflamatórios.
Qual efeito dos alimentos remosos após cirurgia?
Agora que você já conhece a lista de alimentos remosos é importante saber qual é o seu efeito nas cicatrizações e cirurgias.
O recomendado é evitar consumir esse tipo de alimentos se você estiver passando por um momento pós-cirúrgico, e até mesmo previamente à cirurgia.
Como eles aumentam a inflamação do organismo, podem atrasar o processo de cicatrização e isso também é válido para pessoas que fizeram piercings ou tatuagens.
O consumo de alimentos remosos dificulta a cicatrização, alonga o processo inflamatório e deixa as feridas expostas por mais tempo.
Quanto tempo depois da cirurgia pode comer comida remosa?
O consumo de comida remosa, ou alimentos remosos, vai depender muito do tipo de cirurgia e também do seu histórico de saúde.
É suposto que uma pessoa possa voltar a se alimentar normalmente a partir dos 15 dias após o procedimento cirúrgico.
Entretanto, é preciso conversar com o seu médico e seguir suas próprias orientações para que ele possa avaliar também o seu estado de saúde e indicar a melhor data para você voltar a consumir alimentos remosos.
Como cuidar da sua saúde e diminuir o consumo de alimentos remosos?
Você já sabe quais são as opções de comida remosa, se você quiser melhorar a sua alimentação e eliminar esse tipo de alimento de vez da sua dieta é importante passar a consumir alimentos mais naturais, como por exemplo:
- Feijão
- Lentilha
- Grão-de-bico
- Ervilha, milho
- Brócolis
- Demais leguminosas
Esses alimentos são fontes de fibras e proteínas que contribuem com o funcionamento do intestino, e também promovem uma alimentação saudável.
Além disso, você pode dar preferência por alimentos mais leves como:
- Peixes.
- Frutas e legumes.
- Sucos naturais sem adoçantes artificiais.
As opções acima são fontes excelentes de fibras e proteínas, então além de te deixar com uma alimentação saudável, garante uma ótima cicatrização com boa recuperação muscular.
Ainda, é possível comer outros alimentos benéficos, como por exemplo:
- Peixes.
- Frutas e legumes.
- Sucos naturais;
Para reduzir os processos inflamatórios no organismo também é importante manter-se hidratado, exercitar-se regularmente e ter uma boa noite de sono.
Agora você já sabe o que são os alimentos remosos
Através desse conteúdo, buscamos apresentar o que são os alimentos remosos e quais são os seus malefícios para a saúde.
Agora que você já conhece a lista de alimentos remosos não esqueça de investir na sua saúde e focar na alimentação natural e saudável.
Continue lendo mais
Chá de louro: Para que serve e quais são os benefícios?
Remédio para dormir: 19 opções para terminar com insônia
Exame de próstata idade: Saiba quando fazer
Formigamento no corpo todo: O que pode ser?
Afta na língua: sintomas, causas e tratamento
Como emagrecer com saúde: 14 dicas práticas para aplicar