janeiro 2024
Leitura: 13 min.
Encontrar um remédio para furúnculo pode ser a solução ideal para quem quer eliminar a dor e o desconforto.
O furúnculo é um tipo de abscesso cutâneo formado principalmente por bactérias do gênero Staphylococcus aureus, embora eles tendem a se resolver sozinho dentro de duas semanas, no máximo, em algumas ocasiões é necessário fazer o uso de medicamentos.
A maioria dos medicamentos possui ação bactericida, e portanto deverá ser utilizada apenas após a consulta com um profissional da saúde.
Para que você possa conhecer quais são as principais opções de medicamentos que podem ser recomendadas pelo médico, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Por que é importante incluir o uso do remédio para furúnculo no tratamento?
O uso de remédio para furúnculo geralmente não é necessário, pois é possível que o furúnculo, mesmo sem tratamento, desapareça espontaneamente em 2 ou 3 semanas.
Os furúnculos são causados pela entrada de bactérias através de pequenas lesões ou folículos pilosos inflamados, sendo a mais comum a Staphylococcus aureus, e apesar de não requererem tratamento específico, alguns casos podem ser dolorosos e desconfortáveis.
Há ainda a possibilidade de que a bactéria possa se disseminar por outras partes do corpo, por isso, é importante fazer uma visita ao dermatologista para que ele possa receitar um remédio bom para furúnculo.
O remédio para tratar furúnculo que geralmente é recomendado pelo profissional é o uso de antibióticos tópicos ou orais.
Eles atuam na eliminação da bactéria patogênica, ajudam a reduzir a inflamação e aliviam a dor acelerando o processo de cicatrização.
Em alguns casos graves, pode haver a necessidade de realizar uma drenagem da inflamação para reduzir a quantidade de pus acumulado.
Qual é a melhor opção de remédio caseiro para furúnculo?
Em casa, não é recomendável realizar a aplicação de nenhum medicamento que não seja indicado pelo profissional de saúde.
Portanto, esteja atento ao uso de substâncias que podem piorar a inflamação ou então aumentar o desconforto sentido.
Existem algumas medidas que são mais eficazes para reduzir o desconforto causado pelo furúnculo, essas medidas.
A primeira delas é aplicar uma compressa de água morna, pois a água morna ajuda a facilitar a drenagem do furúnculo.
Você pode aplicar uma bolsa térmica enrolada em uma toalha ou mergulhar uma toalha em água morna e depois aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos em até quatro a três vezes podia.
Além disso, é importante manter a região afetada limpa, para reduzir o risco de contaminação e evite espremer o furúnculo.
Agora você já sabe o que é bom para o furúnculo como remédio caseiro, em caso de dor ou dormência na região consulte um médico.
Qual o melhor remédio para furúnculo?
O melhor remédio para o furúnculo deverá ser indicado pelo profissional de saúde após a avaliação clínica e do seu prontuário médico.
Rifocina Spray
A Rifocina é um remédio para furúnculo na pele de aplicação tópica, pois é possível adquiri-la em farmácias no formato spray.
Ela age eliminando as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas que podem ser responsáveis pelo aparecimento de furúnculos.
Existem algumas contraindicações de uso da Rifocina Spray, portanto é importante fazer a leitura da bula antes de utilizá-la.
Geralmente, recomenda-se o uso da rifocina spray a cada 6 ou 8 horas, ou de acordo com a indicação do dermatologista.
Nitrofural
É uma pomada para furúnculo com ação antibiótica que é indicada principalmente para tratar de infecções de pele a até queimaduras de segundo e terceiro grau.
É possível encontrar essa pomada em farmácias após a indicação médica com o nome comercial de Furacin.
Geralmente recomenda-se a aplicação de 1 a 3 vezes por dia, após a lavagem da região afetada com água e sabão.
Polissulfato de mucopolissacarídeo
É uma outra opção de remédio para furunculo no formato de pomada para uso tópico, esse remédio possui ação anti-inflamatória para reduzir a inflamação no local e aliviar os sintomas como dor, desconforto ou vermelhidão da pele.
É possível encontrá-lo em farmácias com os nomes comerciais de Hirudoid, Topcoid ou Fledoid.
Quanto ao uso, normalmente recomenda-se aplicá-la de 3 a 4 vezes ao dia, conforme a recomendação médica, ou durante 10 dias. É importante realizar a aplicação apenas após a higienização do abscesso.
Mupirocina
A mupirocina é uma substância antibiótica que pode ser um ótimo remédio para curar furúnculos, uma vez que contribui com o tratamento infecções de pele relacionadas a infecção causada por microrganismos.
É possível encontrá-la em farmácias, após a indicação medicação, com o nome comercial de Bactroban.
Geralmente, recomenda-se o uso e aplicação até 3 vezes ao dia, por no máximo 10 dias de acordo com as orientações médicas.
Sulfametoxazol + trimetoprima
Essa é uma opção de remédio para furúnculo comprimido, ou suspensão oral que poderá ser indicada pelo dermatologista.
É possível encontrá-lo em farmácias com os nomes comerciais de Bactrim, Bactrim F, Subtrax, Benectrin ou Bacteracin, entretanto é preciso apresentar a receita médica para finalizar a compra.
Existem algumas contraindicações de uso desse medicamento e a forma de uso poderá variar dependendo do formato de apresentação, portanto leia a bula e siga as orientações médicas.
Amoxicilina
A amoxicilina, ou a amoxicilina + clavulanato, também é uma opção de remédio para furúnculo com ação bactericida.
É possível encontrá-la em farmácias no formato de comprimidos ou de suspensão oral com os nomes comerciais de Amoxil, Novocilin ou Clavulin BD.
Para a venda de Amoxicilina é necessária a apresentação de receita médica, por isso recomenda-se consultar com um dermatologista.
Ciprofloxacino
É um remédio para tratar furúnculo com ação antibiótica que também pode compor o tratamento de infecções bacterianas na pele e nos tecidos moles.
É possível encontrá-lo em farmácias no formato de comprimidos através dos nomes comerciais de Cipro, Prolox ou Foritus, vendido apenas mediante a apresentação de receita médica.
Esse medicamento possui contraindicações de uso, e que a dosagem deve seguir a orientação médica, não deixe de ler a bula do medicamento.
Levofloxacino
Também é um remédio para furúnculo com ação antibiótica que pode ter a indicação de uso pelo dermatologista.
É possível encontrar esse medicamento em farmácias em diferentes apresentações, as principais são na forma de comprimido de 500 mg ou 750 mg, com os nomes comerciais Levaquin, Livepax, Levoxin ou Tamiram.
Para saber as dosagens adequadas do medicamento siga as orientações médicas, ou dispostas na bula.
Cefalexina
É uma outra opção de remédio para furúnculo com ação antibiótica cuja indicação é principalmente para tratar infecções de pele.
É possível encontrá-lo em farmácias nos formatos de comprimidos, cápsulas ou suspensão oral. Os nomes comerciais são Keflex ou Cefagel.
A dosagem da cefalexina deverá seguir a indicação do dermatologista, pois podem variar de acordo com a gravidade da infecção.
Clindamicina
É uma opção de remédio para furúnculo para pessoas que possuem alergias ao medicamento da classe da penicilinas podendo tratar condições como furúnculos, abscessos ou celulite bacteriana.
É possível encontrar esse remédio na forma de cápsulas de 300 mg através do nome comercial de Dalacin C.
O uso deverá seguir a orientação do dermatologista, sua aquisição na farmácia fica condicionada ao recolhimento da receita médica.
Bacitracina e neomicina
Por último, temos um remédio para furúnculo em pomada com ação antibiótica para tratar problemas de pele, pós cirúrgico e também é possível incluí-la no tratamento de queimaduras ou outras condições dermatológicas, como impetigo e furúnculo.
Indica-se o uso da pomada cerca de 2 a 5 vezes por dia, ou de acordo com a recomendação médica. É importante lavar a região com bastante água e sabão antes da aplicação da pomada.
Agora você já sabe qual remédio para furúnculo o médico pode indicar
Através desse conteúdo, buscamos apresentar quais são as principais opções de remédios para tratar furúnculos, ainda que eles possam se resolver sozinhos.
Além disso, é importante que você siga as orientações do médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para reduzir os sintomas, evite utilizar os medicamentos por mais tempo do que o indicado.
Evite também a automedicação, pois ela pode ser perigosa colocando ao mascarar os sintomas e colocar a sua vida em risco.
Continue lendo mais
Peso para musculação: 10 opções para o seu treino
Desenvolvimento com halteres: Como fazer e benefícios
Plano odontológico: 12 opções para escolher
Bicicleta Elétrica: Tudo o que você precisa saber
Colírio para conjuntivite infantil: Como escolher?
Acordar com a boca seca: 10 possíveis causas