junho 2024
Leitura: 18 min.
O remédio para infecção de urina é a melhor forma de tratar as infecções do trato urinário que ocorrem devido a microrganismos patogênicos.
Além de eliminar os microrganismos causadores da infecção, eles também ajudam a reduzir a dor e a ardência ao urinar atenuando os sintomas.
Geralmente, utilizam-se medicamentos antibióticos, mas algumas opções naturais podem complementar o tratamento, e potencializá-lo.
E, para que você possa conhecer quais são as principais opções de remédio para infecção de urina, preparamos um conteúdo repleto de informações.
Sumário
Quando tomar um remédio para infecção de urina?
O uso de remédio para infecção urinária deve ser indicado pelo profissional de saúde e desde que você sinta os primeiros sintomas de infecção.
Dentre os sintomas mais comuns estão dificuldade de controlar a micção (urgência ao urinar), dor ou queimação ao urinar e sensação de peso na bexiga.
Além disso, em casos mais graves é possível até mesmo notar a presença de sangue na urina.
A infecção urinária é uma condição que quando não tratada com o uso de medicamentos corretos pode se agravar, e se espalhar para outros órgãos como os rins e até mesmo pelo corpo todo.
É difícil determinar uma causa específica para infecção urinária, pois ela pode estar relacionada a fatores como:
- Histórico familiar
- Higiene inadequada
- Infecção hospitalar
- Gestação
- Atividade sexual
- Doenças crônicas
- Uso de medicamentos
Portanto, se você está com algum dos sintomas de infecção urinária, o mais indicado é procurar um urologista para avaliar e indicar um remédio bom para infecção urinária.
Ele será responsável por avaliar o seu histórico de saúde individualmente e indicar o uso de medicamentos como:
- Antibióticos: Eliminam os microrganismos responsáveis por causar a infecção urinária, são os primeiros indicados na linha de tratamento.
- Antiespasmódicos e analgésicos: São medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas, como a dor, ardência e sensação de peso.
- Antissépticos: Contribuem com a redução dos sintomas e ajudam a evitar que infecção urinária se agrave, atingindo os rins ou a bexiga.
Quais são as opções de remédio natural para infecção de urina
Além do tratamento médico proposto por um profissional especializado, alguns tratamentos caseiros podem contribuir para que você se recupere mais rapidamente.
Lembrando que esse tipo de tratamento não substitui o acompanhamento médico, sendo apenas uma opção complementar.
Conheça qual remédio caseiro para infecção de urina você pode tomar para complementar seu tratamento:
Cranberry
É um dos destaques como remédio caseiro para infecção de urina, pois ela possui uma substância chamada de proantocianidina.
Embora não haja consenso terapêutico, acredita-se que essa substância ajuda a inibir a aderência das bactérias ao trato urinário.
Por isso, ela seria capaz de criar um ambiente adverso à proliferação de bactérias contribuindo com o tratamento e evitando recidivas.
E, além disso, o consumo desse suplemento pode conferir muitos benefícios para a sua saúde, ajudando no fortalecimento do sistema imune e na reposição de vitaminas.
Vitamina C
O suco de limão, laranja e de acerola são ótimas fontes de vitamina C e alguns estudos sugerem que a vitamina C age como um remédio para infecção de urina.
Ela é responsável por aumentar a acidez da urina, tornando o pH desfavorável para o crescimento bacteriano.
Além do suco, você também também pode optar por consumir a vitamina C em cápsulas, mas não esqueça de aumentar o consumo de água.
Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão é uma das principais opções de remédio caseiro para o tratamento de infecção urinária, pois ele é rico em taninos, flavonoides e compostos fenólicos que possuem potencial antimicrobiano.
Além disso, ele também possui um potente efeito diurético que é muito importante para eliminar as bactérias presentes no trato urinário.
Embora o consumo do chá para o tratamento de infecção urinária precise de mais estudos, ele pode ser um adjuvante no tratamento.
Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto oriundos da infecção urinária.
Desse modo, embora não tenha efeito antimicrobiano, ele pode ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação local.
Além disso, é muito importante aumentar o consumo de líquidos para eliminar as bactérias presentes no trato urinário.
Conheça as opções de remédio para infecção de urina de farmácia
Agora iremos apresentar alguns dos medicamentos que são mais comumente indicados pelos profissionais de saúde para o tratamento de infecção de urina.
Lembre-se que a maioria deles possui ação antibiótica, e por isso são vendidos apenas mediante a apresentação de receita médica.
Conheça os principais:
Fosfomicina
Fosfomicina é um remédio para infecção de urina que é um antibiótico indicado principalmente para eliminar bactérias.
Ou seja, o medicamento possui ação bactericida que age eliminando bactérias dos gêneros Proteus spp., Klebsiella spp., Enterobacter spp., Pseudomonas spp. ou Staphylococcus spp e Escherichia coli.
Desse modo, ele pode ser utilizado no tratamento de cistite, síndrome uretrovesical ou uretrite.
Geralmente, o medicamento é administrado como um sachê de dose única, mas cabe ao profissional de saúde avaliar a necessidade de uma dose extra.
É possível encontrar a fosfomicina com o nome comercial de Monuril ou Traturil em farmácias ou drogarias.
Nitrofurantoína
Também é um remédio para infecção de urina com ação antibiótica que geralmente é indicado para tratar infecções agudas ou crônicas.
Esse medicamento para infecção urinária, pode ser encontrado em farmácias e drogarias com os nomes comerciais de Macrodantina ou Nitrofen.
O uso do medicamento pode variar entre 7 a 10 dias dependendo do tipo de infecção do paciente, e também é possível fazer uso do medicamento a longo prazo, mas em doses reduzidas.
Ciprofloxacino
É um remédio para infecção de urina que é um antibiótico de amplo espectro para tratar infecções como cistite, uretrite ou pielonefrite aguda.
É possível encontrar esse medicamento em farmácias e drogarias com os nomes comerciais de Cipro, Proflox ou Fortius, ainda como opção genérica intitula-se de Cloridrato de ciprofloxacino.
Além disso, é importante destacar que ao indicar o uso do medicamento, o médico responsável também indicará a dose mais adequada para uso.
Sulfametoxazol + trimetoprima
Medicamento antibiótico que é um remédio bom para infecção de urina, principalmente para o tratamento de cistite aguda e crônica, pielonefrite, uretrite ou prostatite.
É possível adquirir o medicamento em farmácia ou drogarias com os nomes comerciais de Bactrim, Bactrim F, Subtrax, Benectrin ou Bacteracin, na forma de apresentação de comprimidos ou suspensão oral.
Assim como outros medicamentos da classe, a dosagem ideal deverá ter a indicação do profissional de saúde.
Cefalexina
Cefalexina para que serve para tratar infecções de urina, pois é um antibiótico cuja indicação de uso é para tratar uretrite, cistite, pielite, anexite ou prostatite.
É possível encontrar esse remédio para infecção de urina em forma de comprimido, cápsula ou suspensão oral, com os nomes comerciais de Keflex ou Cefagel.
A dosagem do medicamento deverá obedecer a indicação do profissional de saúde, pois podem variar de acordo com a idade do paciente e o tipo de infecção.
Escopolamina
Esse medicamento é um antiespasmódico cuja indicação é para aliviar a dor e as contrações musculares das vias urinárias.
Desse modo, o medicamento ajuda a aliviar a dor e o desconforto em razão da infecção de urina.
Esse remédio não possui como foco eliminar os microorganismos responsáveis por causar a infecção, mas sim agir nos sintomas.
É possível encontrá-los em farmácias e drogarias com o nome comercial de Buscopan, em alguns casos poderá ter indicação de uso em associação com medicamentos analgésicos.
Hiosciamina
Outra opção de remédio para infecção urinária que age diretamente nos sintomas e que também é um antiespasmódico.
Ele normalmente é encontrado em associação com outras substâncias como dipirona monoidratada, butilbrometo de escopolamina e metilbrometo de homatropina.
O nome comercial do medicamento é Tropinal e é possível encontrá-lo na forma de solução oral ou comprimidos.
Flavoxato
É um remédio para infecção de urina com ação antiespasmódica que ajuda a aliviar a dor e a ardência ao urinar.
Desse modo, o uso do medicamento auxilia na redução da incontinência urinária, principalmente em casos de prostatite, uretrite, cistite e outros.
É possível encontrá-lo em farmácias e drogarias com os nomes de Urispás ou Genurin S, cujas dosagens devem seguir a orientação médica.
Fenazopiridina
Esse medicamento para infecção de urina, é um analgésico que ajuda a aliviar a dor e o desconforto ao urinar.
É possível encontrá-lo em farmácias e drogarias com os nomes comerciais de Urovit ou Pyridium na forma de drágeas para uso oral.
Siga a dosagem recomendada pelo profissional de saúde ou consulte a bula da fabricante para saber as doses indicadas.
Metenamina e cloreto de metiltionínio
É um medicamento antisséptico cuja indicação é para impedir que a infecção urinária chegue aos rins ou à bexiga, pois possui ação antibacteriana.
Desse modo, o medicamento também ajuda a prevenir infecções recorrentes, ou recidivas após a finalização do tratamento.
É possível encontrar esse medicamento em farmácias e drogarias com o nome comercial de Sepurin.
Qual remédio caseiro para infecção de urina?
Agora que você já conhece algumas opções de remédio para infecção de urina, confira algumas dicas que podem te ajudar a potencializar o tratamento.
Beba líquidos
Aumentar o consumo de água e líquidos ajuda a eliminar as bactérias da sua bexiga, o que ajuda a se livrar mais rapidamente de uma infecção do trato urinário.
Além disso, ela também dilui a urina facilitando a micção e assim diminuindo a dor ao urinar, uma urina mais concentrada e cheia de resíduos é mais dolorosa.
Por isso, podemos dizer que em conjunto com os medicamentos adequados aumentar o consumo de líquidos é um remédio natural para infecção de urina.
Evite segurar o xixi
Por mais que seja doloroso ir ao banheiro urinar, evite ao máximo segurar o xixi e vá mais frequentemente ao banheiro.
Desse modo, você estará eliminando as bactérias e impedindo o acúmulo que pode gerar ainda mais desconforto.
Tome seus medicamentos no horário indicado
É importante que você tome seu remédio para infecção de urina no horário indicado, respeitando os intervalos entre as dosagens para que ele possa fazer o efeito corretamente.
Evite ao máximo interromper o tratamento antes do término mesmo que os sintomas não persistam, pois a interrupção do tratamento pode causar recidivas da infecção.
Em alguns casos as bactérias remanescentes podem se tornar resistentes ao antibiótico.
Revise seus hábitos de higiene
As bactérias prosperam em ambientes quentes e úmidos, portanto, principalmente as mulheres, devem cuidar para não usar roupas muito justas e que impeçam a região íntima de respirar, pois isso cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias vaginais.
Além disso, troque as roupas íntimas diariamente e urine antes e após atividades sexuais, principalmente os homens.
Agora você já conhece remédio para infecção de urina
Através desse conteúdo buscamos apresentar que remédio é bom para infecção de urina com opções que vão te ajudar a potencializar o seu tratamento.
Ressaltamos a importância de procurar um profissional especializado para avaliar o seu histórico de saúde e verificar a possibilidade de tratamento a fim de determinar um remédio eficaz para tratar a infecção.
Ou seja, esse conteúdo não substitui a avaliação de um especialista e não deve ser seguido com propósito de obter autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Pode comer doce tomando remédio de verme?
Ressonância magnética: O que é e quanto custa?
Antimofo caseiro: 7 opções para fazer
Desumidificador de ambiente e seus benefícios
Acordar com mal-estar e enjoo: 15 possíveis causas
Chá para desinflamar o corpo: As 10 melhores opções