janeiro 2023
Leitura: 17 min.
Quer conhecer o Ibuprofeno para que serve? Preparamos um conteúdo completo para que você possa aprender em quais situações o profissional de saúde pode indicar o uso deste medicamento.
Pois, ele é um medicamento muito eficaz para tratar e reduzir alguns sintomas de quadros clínicos comuns, e que pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para quem o utiliza.
E, por isso, é fundamental conhecer todo o potencial desse medicamento, além das suas contra-indicações ao uso e aplicações.
Sumário
Conheça ibuprofeno para que serve
O ibuprofeno é anti-inflamatório não esteróide, que também é conhecido como um medicamento isento de prescrição médica.
Ou seja, ele é um medicamento do qual não é necessário um receituário médico de indicação de compra e isso contribui para que ele seja utilizado amplamente.
Além das suas propriedades que ajudam a reduzir sintomas de diversos tipos de dores tornando o seu uso popular.
Ele é utilizado principalmente para reduzir os sintomas de gripe ou resfriado, mas também pode ser recomendado em outras situações, como veremos mais adiante..
Por isso, é importante conhecer as principais aplicações deste medicamento. Conheça agora para que serve o remédio ibuprofeno:
- Ação antitérmica: Atua no organismo humano controlando a temperatura corporal, e diminuindo a febre;
- Analgésica: Um analgésico que é recomendado para uso durante dores leves a moderadas;
- Ibuprofeno é anti-inflamatório: Um dos usos mais populares e reconhecidos, pois o medicamento é capaz de reduzir a produção de substâncias inflamatórias.
Ibuprofeno 600mg para que serve
É muito comum que algumas pessoas possam se questionar sobre: “Para que serve Ibuprofeno 600mg?”, “Ibuprofeno 400 mg para que serve?”, “Ibuprofeno 500mg para que serve?” e ainda “Ibuprofeno 100mg para que serve?”
Por isso, é importante saber que essas dosagens são as concentrações encontradas em cada comprimido desse medicamento.
As dosagens corretas para o tratamento deverá ser indicada pelo seu profissional de saúde de acordo com o seu tipo de dor e também diagnóstico clínico.
Além de comprimidos, é possível também encontrar o ibuprofeno em gotas pediátricas de 50 mg/mL, ou suspensão oral de 30 mg/mL.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Advil, Alivium, Buscofem ou Ibuprotrat, Ibuflex, podendo ser utilizado por adultos ou crianças com mais de 6 meses de idade.
Por isso, além de conhecer o Ibuprofeno para que serve é importante ter indicação e orientação médica para incorporá-lo ao tratamento de doenças.
Além da orientação médica de uso, é importante respeitar as dosagens indicadas pelo fabricante, médico ou farmacêutico.
Também deve-se iniciar o uso desse medicamento a partir das menores dosagens disponíveis, deixando as maiores para situações mais graves.
Para que serve o ibuprofeno? Qual é a indicação de uso?
Neste tópico nos aprofundaremos mais sobre ibuprofeno para que serve, e as aplicações mais comuns desse medicamento.
Febre
Uma das aplicações mais comuns do ibuprofeno é para diminuir a febre, pois ele reduz a formação das substâncias que são responsáveis pelo aumento da temperatura corporal.
A febre é uma resposta natural do organismo humano ao se defender de agentes invasores como vírus e bactérias, entretanto é preciso mantê-la sob controle.
Pois valores muito elevados podem causar desnaturação de proteínas importantes para o funcionamento do seu organismo.
Quando a febre não baixa mesmo após a administração de ibuprofeno, é importante consultar um médico para verificar a causa.
Crianças e bebês requerem cuidados extras, pois seu sistema imunológico é mais frágil e o uso de medicamentos como ibuprofeno sem saber o motivo da febre pode mascarar doenças, por isso não deixe de consultar com um pediatra.
Resfriado e gripe
Você já sabe ibuprofeno para que serve e quais são as principais ações desse medicamento, então provavelmente já percebeu que ele atua na redução dos sintomas de resfriados e gripe.
Ele é capaz de diminuir a temperatura corporal, como visto anteriormente, e também atua na redução de dores como dor de cabeça, dor no corpo e etc…
Um clínico geral pode indicar o melhor tratamento para minimizar os sintomas da sua gripe ou resfriado.
Ibuprofeno serve para garganta inflamada
A dor de garganta pode ser uma resposta inflamatória em decorrência de uma amigdalite ou uma faringite, que pode ter origem em uma infecção viral ou bacteriana.
A garganta inflamada ocorre, pois as amígdalas ou a faringe inflamam, ficando vermelhas e inchadas, causando dor ou dificuldade para comer ou engolir.
Desse modo, o otorrinolaringologista, é o profissional de saúde especializado e que pode fornecer um diagnóstico e tratamento adequado para a sua dor de garganta.
Cólica menstrual
Cólicas menstruais são comuns durante o período pré-menstrual e podem ter duração de 1 a 3 dias durante a menstruação.
Nestes casos o ibuprofeno para que serve para aliviar a dor provocada pela contração do músculo do útero e a inflamação devido a produção de substâncias inflamatórias.
Em alguns casos, cólicas também podem significar um problema sério de saúde, como a endometriose.
Portanto, é importante fazer consultas regulares com o ginecologista, pelo menos uma vez por ano, para avaliação, acompanhamento e detecção de problemas de saúde.
Dor de dente
A dor de dente pode ser causada por cáries, problemas na gengiva e até mesmo mesmo sensibilidade em ingerir alguns tipos de alimentos.
Geralmente, ela é decorrente de um processo inflamatório, então ele pode ser utilizado enquanto se espera a avaliação do dentista.
Nestes casos, o ibuprofeno age na inflamação e dor, podendo ser utilizado enquanto se espera a avaliação do dentista.
O ibuprofeno serve também para aliviar as dores decorrentes de cirurgia dentária, com dor pós-operatória leve a moderada, o ibuprofeno também pode ser utilizado.
Dor de cabeça tensional
Saber que ibuprofeno para que serve como anti-inflamatório pode ajudar se você sofre de dor de cabeça tensional.
A dor de cabeça tensional é causada por insônia ou estresse, cujos os principais sintomas envolvem o aparecimento de dor em volta da cabeça e nos olhos.
Desse modo, o ibuprofeno pode aliviar a tensão muscular por meio de sua ação anti-inflamatória.
Dor muscular
O Ibuprofeno para que serve no tratamento da dor muscular ajuda a combater substâncias que causam a inflamação dos músculos.
A dor muscular pode decorrer de esforço excessivo, sobrecarga dos músculos, depressão e até mesmo infecções virais.
Se a dor muscular não melhorar após a administração de ibuprofeno é importante procurar um profissional de saúde, o reumatologista.
Dor na coluna ou no nervo ciático
A dor nas costas e no nervo ciático geralmente ocorrem em decorrência de um processo inflamatório.
E, por isso, o ibuprofeno pode ser um medicamento receitado para quem busca alívio desse tipo de dor.
Entretanto, é importante que a dor na coluna ou no nervo ciático receba acompanhamento médico ortopedista para investigação da causa.
Osteoartrite e artrite reumatoide
O ibuprofeno para que serve em casos de osteoartrite e artrite reumatoide, podendo ser feito o uso em conjunto com outros medicamentos.
Pessoas com artrite reumatoide ainda podem desenvolver febre leve e o ibuprofeno é eficaz para melhorar esse sintoma.
É aconselhado fazer acompanhamento com médico e fisioterapeuta com frequência para tratar e melhorar a flexibilidade das articulações e para fortalecimento muscular.
Como tomar ibuprofeno
Além de saber o ibuprofeno para que serve, também é importante conhecer como tomá-lo, pois a administração do medicamento deve ser realizada por via oral, de preferência após uma refeição ou com leite, para evitar irritação no estômago.
A dosagem do medicamento é variável, pois vai depender exclusivamente do tipo de dor e também do tratamento que o médico indicará.
Portanto, é importante seguir suas orientações e também fazer a leitura da ibuprofeno bula.
Ibuprofeno comprimidos
Deve-se consumir os comprimidos de ibuprofeno inteiro, com o auxílio de água para não arranhar a garganta e facilitar a ingestão.
As dosagens podem variar de acordo com a idade e também com a concentração do medicamento:
- Ibuprofeno 200 mg: 1 a 2 comprimidos de 200 mg a cada 4 a 6 horas, ou siga as orientações do seu médico. A dose máxima por dia não deve ultrapassar 6 comprimidos de 200 mg;
- Ibuprofeno 400 mg: 1 comprimido de 400 mg, a cada 6 a 8 horas, de acordo com indicação médica;
- Ibuprofeno 600 mg: 1 comprimido de 600 mg, de 2 a 3 vezes por dia apenas para adultos, ou seguindo a orientação médica.
Crianças acima dos 12 anos podem fazer uso dos comprimidos de 200 mg e 400 mg. Enquanto, adultos podem fazer o uso de comprimidos de 600 mg desde que tenham indicação médica.
Ibuprofeno gotas
O gotas ibuprofeno para que serve para ser usado por crianças acima dos 6 meses de idade e também adultos.
Lembre-se de agitar o frasco antes de utilizá-lo, e seguir as doses recomendadas de ibuprofeno suspensão, para oral 100 mg/mL são:
- Crianças a partir dos 6 meses: doses de 1 gota para cada 1 kg de peso da criança, em intervalos de 6 a 8 horas, doses de 2 a 3 por dia. ou conforme orientação do pediatra.
- Crianças acima de 30kg: A dose máxima para crianças com mais de 30 kg é de 20 gotas por dose, o que equivale a 200 mg de ibuprofeno, sendo que não se deve exceder a dose de 80 gotas por dia;
- Adultos: doses de 20 a 80 gotas, o que equivale a 200 a 800 mg de ibuprofeno, administradas 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima por dia do ibuprofeno 100 mg/mL não deve ultrapassar 320 gotas, o que equivale a 3200 mg de ibuprofeno.
Ibuprofeno para que serve efeitos colaterais
Outra informação importante de ibuprofeno para que serve é saber a incidência de reações adversas, ou seja, quais são seus efeitos colaterais.
Embora a incidência seja baixa, algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais como:
- Náusea e vômitos,
- Diarreia
- Constipação
- Excesso de gases
- Rash cutâneo
- Depressão
- Reações de hipersensibilidade
- Insônia
- Perda de apetite
- Retenção de sódio e água
Ibuprofeno para que serve as contraindicações
As contraindicações de um medicamento geralmente abrangem um grupo seleto de pessoas das quais não devem fazer o uso do medicamento.
A administração de ibuprofeno é proibida para pessoas com histórico de alergia ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não esteróides ou úlcera gastroduodenal.
Além disso, mulheres grávidas também não devem incluir o ibuprofeno como tratamento para quaisquer tipos de doenças.
Preferencialmente, não utilize esse medicamento continuamente por mais de 10 dias contra a dor ou contra febre, por mais de 3 dias a não ser que você tenha prescrição médica.
Agora você já conhece ibuprofeno para que serve
O objetivo desse conteúdo foi apresentar o Ibuprofeno, seus usos e contra indicações de uma maneira simples e objetiva para que você possa conhecer mais sobre esse medicamento.
Não esqueça de que a automedicação pode ser perigosa, e por mais eficiente que o ibuprofeno seja ele tem sua atuação majoritariamente nos sintomas.
Por isso, não deixe de procurar o auxílio de um profissional de saúde para obter o diagnóstico correto.
Continue lendo mais
Alergia a amendoim: conheça os sintomas
Creme para Foliculite: 5 Melhores Opções
Olho de peixe: Entenda o que é e qual o tratamento
Formigamento no corpo todo: O que pode ser?
O que é bom para memória: Confira as 10 dicas
Injeção anticoncepcional: O que é como funciona?