outubro 2023
Leitura: 20 min.
A garganta inflamada, é um dos sintomas onde a dor pode ter muita influência na qualidade de vida.
Ela interfere diretamente no apetite e também pode interferir na qualidade de sono, pois, é difícil ignorar esse sintoma e também as consequências que surgem a partir dele.
Portanto, é importante conhecer maneiras de atenuá-lo, e também buscar um profissional de saúde que possa fornecer um diagnóstico.
Pois, a garganta inflamada pode surgir em decorrência de diversos tipos de doença e é preciso entender a causa para buscar o melhor tratamento.
E, foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo para que você possa saber como se livrar desse sintoma incômodo.
Sumário
O que é garganta inflamada?
A inflamação na garganta, ou garganta inflamada, é um processo natural de resposta do nosso corpo, logo que o organismo detecta a presença de algum tipo de invasor.
Pode ser um vírus, uma bactéria, ou qualquer tipo de agente responsável por causar alergias, irritações ou até mesmo feridas.
Esses agentes, fazem com que o sistema imune tente combatê-los, e por isso ele gera uma reação de expansão dos vasos sanguíneos, facilitando o transporte de fluidos e células.
Como resultado, ocorre inchaço e dor na região, algumas vezes é possível detectar a presença de pus e nódulos na região do pescoço.
O uso excessivo da voz, também pode desencadear uma reação de garganta inflamada, pois ela pode afetar as cordas vocais.
Esse sintoma pode acometer igualmente homens e mulheres, de qualquer idade, mas é mais comum entre jovens e crianças.
E, geralmente, ela tende a desaparecer sozinha dentro do período de, geralmente, de 5 a 7 dias.
Entretanto, é muito difícil conviver com a dor de garganta, e por isso muitas pessoas recorrem ao tratamento.
Como saber se a garganta está inflamada?
Embora a garganta inflamada seja o sintoma de algumas, podemos reconhecê-la através de alguns sintomas de garganta inflamada que são bastante típicos.
Conheça agora os principais sintomas de garganta inflamada:
- Dor e desconforto: É o principal sintoma, a dor costuma surgir durante a noite, e também pode se agravar durante esse período.
- Irritação na garganta: Pode ser uma sensação de coceira na garganta ou como se algo estivesse arranhando as paredes da garganta
- Dificuldade para engolir: Beber água e ingerir alimentos torna-se bastante doloroso, causando perda de apetite.
- Garganta inchada: Pode ser perceptível ou então decorrer da presença de nódulos.
- Voz rouca: Pode ocorrer em decorrência do acúmulo de pus e também do inchaço na garganta.
- Pus na garganta: Muito comum em casos em que a inflamação é de origem bacteriana, pois podem ser vistas placas esbranquiçadas.
- Tosse seca: Garganta inflamada também causa coceira na garganta, principalmente em casos de alergia.
- Febre: A inflamação na garganta também pode vir acompanhada de febre que é uma resposta do organismo para combater a inflamação.
Outros sintomas também podem surgir como dor de ouvido, secreção nasal, dor no corpo, conjuntivite e espirros.
A maior dificuldade é identificar a dor de garganta em crianças que ainda não sabem falar, ou que são pequenas e não sabem indicar o que está acontecendo.
Entretanto, a dor ao se alimentar, febre ou recusa a ingerir líquidos pode ser um sinal de alerta para dor de garganta.
O que causa garganta inflamada?
Existem diversos fatores dos quais podem ser a causa da garganta inflamada, os mais comuns são as reações alérgicas, infecções por vírus ou bactérias.
Pois, a garganta faz parte das vias respiratórias que têm contato com as mucosas, que geralmente são o principal ponto de contato com um possível agente patogênico.
Principalmente, as amígdalas, a faringe e a laringe são as regiões mais acometidas pela garganta inflamada.
Desse modo, confira abaixo quais são as principais causas da dor de garganta:
Gripes ou resfriados
São as causas mais comuns da garganta inflamada, pois geralmente as vias respiratórias são a porta de entrada para os vírus que entram pelo nariz e se acumulam e multiplicam na garganta.
Desse modo, podem surgir sintomas como dor, tosse, espirros e dor de cabeça, a dor de garganta causada por gripes e resfriados tende a melhorar com o passar dos dias, na maioria dos casos.
Amigdalite
A amigdalite é uma inflamação localizada nas amígdalas que tem origem em decorrência da infecção de vírus ou bactérias, principalmente em casos de baixa imunidade.
Geralmente são transmitidos pela inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar.
Os sintomas mais comuns são dor de garganta, febre e mal estar, o inchaço e vermelhidão local também pode vir acompanhado de pus, causando enjoo e mal-estar.
Faringite
A faringe é uma importante região das vias respiratórias, pois ela faz ligação entre a boca e o nariz, e portanto, a inflamação dessa região é bastante comum em caso de infecções por vírus e bactérias.
Mas os vírus e as bactérias não são as únicas causas da faringite, ela pode decorrer da presença de alergenos, ou até mesmo substâncias como poeira, fumaça de cigarro e produtos químicos.
Os sintomas mais comuns de faringite são a dificuldade de deglutição, garganta seca, coceira e dor de garganta.
Laringite
Já a garganta inflamada na laringe é onde se localizam as cordas vocais, podendo ser um processo inflamatório agudo, ou crônico.
Assim como a faringite, a laringite pode decorrer de infecções de patógenos como vírus e bactérias, refluxo e lesões ou até mesmo tumores nas cordas vocais.
Além das infecções por patógenos como vírus e bactérias, uso excessivo da voz, refluxo e lesões ou tumores nas cordas vocais também estão entre suas possíveis causas.
Por isso, é importante investigar as possíveis causas.
COVID-19
Se alguém tem alguma dúvida de que garganta inflamada pode ser COVID, vamos eliminá-la agora afirmando que garganta inflamada é sintoma de COVID 19 sim.
Algumas variantes do vírus podem acometer principalmente as vias respiratórias e com isso causar dor de garganta e tosse seca persistente.
Além disso, outros sintomas comuns são dor de cabeça, dor no corpo, febre alta, falta de ar e dificuldade para respirar.
Rinite
A garganta inflamada também é uma das reações mais comuns dentre os indivíduos acometidos pela rinite alérgica.
Geralmente ela está associada ao contato com à poeira, fumaça, ácaros, pólen, esporos, mas também pode ser desencadeada por outros alergenos em potencial.
Como resposta do sistema imunológico a mucosa nasal inflama e pode provocar sintomas como coriza frequente, tosse, espirros e dor de garganta.
Refluxo gastroesofágico
É uma doença digestiva caracterizada pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago.
Como consequência ele provoca uma inflamação da parede do esôfago, que pode causar dentre os principais sintomas queimação, azia e laringite, que é uma inflamação na garganta.
Sinusite
A garganta inflamada pode ser causada pela sinusite, uma inflamação dos seios da face provocada pela alergia a ácaro, poeira ou pelo de animais, ou causada pela inflamação com vírus e bactérias.
Dentre os sintomas mais comuns ela gera frequente, dor na garganta e catarro amarelado ou esverdeado, dor de cabeça.
Ar seco ou frio
O ressecamento das mucosas, em dias quentes ou muito frios, pode causar irritação na garganta e consequentemente dor.
Não chega a ter exatamente os sintomas de uma garganta inflamada, no entanto é possível sentir como se a garganta estivesse arranhando.
Uso excessivo da voz
O uso excessivo da voz pode causar garganta inflamada, principalmente as cordas vocais, por isso é recomendado que quem trabalha utilizando a voz como recurso como cantores, professores, mantenham a garganta hidratada e façam exercícios de aquecimento.
Dentre os principais sintomas de uso excessivo da voz estão rouquidão, dor e perda da voz.
Infecção por HIV
HIV é uma IST (Infecção sexualmente transmissíveis), antes dst, das quais um dos primeiros sintomas a se manifestar pode ser a dor de garganta e outros sintomas gripais.
Com o passar do tempo os sintomas podem evoluir para perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes, pois seu sistema imune fica comprometido.
Tumores
Tumores ou a presença de nódulos na garganta podem causar garganta inflamada, e nesses casos é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível.
Outros sinais ou sintomas podem incluir rouquidão, dificuldade para engolir, respiração ruidosa, caroço no pescoço e sangue na saliva ou catarro.
Como obter um diagnóstico para garganta inflamada?
Primeiramente, se você está sentindo inflamação na garganta é preciso buscar ajuda com um profissional de saúde qualificado, o clínico geral ou o otorrinolaringologista.
No momento da consulta o médico fará uma análise completa e detalhada do seu histórico de saúde e provavelmente pedirá um exame da sua garganta.
Principalmente nas situações de garganta inflamada por conta da infecção de vírus e bactérias são os laboratoriais como o hemograma, o PCR, teste rápido para Streptococcus pyogenes e cultura de secreções.
Já os exames de imagem, como a radiografia ou a tomografia, em geral, são necessários em complicações e para constatar a presença de nódulos.
Qual o melhor remédio para garganta inflamada?
Existem alguns medicamentos que podem ajudar a aliviar a garganta inflamada, principalmente a dor.
Entretanto, é importante que ele seja indicado por um profissional de saúde após avaliar o quadro clínico e fornecer um diagnóstico.
Confira abaixo algumas opções do que tomar para garganta inflamada:
Anti-inflamatórios para garganta inflamada
São medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam sintomas comuns da inflamação, como calor, rubor e dor.
Esses medicamentos também apresentam ação antipirética (redução da febre), e como a inflamação pode causar dor, eles acabam apresentando ação analgésica (diminuição da dor).
Ibuprofeno serve para garganta inflamada, e provavelmente é um dos anti-inflamatórios mais comumente utilizados, e também é possível encontrá-lo na opção xarope para garganta inflamada infantil.
Ou seja, o Ibuprofeno também é um anti-inflamatório infantil para garganta inflamada.
Assim como Nimesulida para garganta inflamada, esses medicamentos agem na inflamação e aliviam a dor.
Prednisolona normalmente não é um medicamento indicado para aliviar os sintomas de dor de garganta.
Analgésicos para garganta inflamada
Analgésico é um grupo diversificado de medicamentos que diminuem ou interrompem as vias de transmissão nervosa, reduzindo a percepção de dor.
O analgésico paracetamol serve para garganta inflamada e é um dos mais utilizados, assim como o dipirona.
Eles agem no alívio da dor e da febre, sendo indicados para gripes, resfriados e COVID-19.
Antibióticos para garganta inflamada
Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas.
O nome de antibiótico para garganta inflamada mais comum, ou os nomes, são amoxicilina, penicilina e ácido clavulânico, que são usados em casos de amigdalite e sinusite.
Mas também pode-se utilizar a azitromicina para garganta inflamada, vendida sob as marcas Zithromax e Azasite.
Dependendo do caso, o médico também poderá receitar Cefalexina e Bactrim.
Anti-histamínicos para garganta inflamada
São utilizados principalmente para tratar a garganta inflamada decorrente de processos alérgicos.
Geralmente eliminam sintomas como urticária, coriza, rinite alérgica e conjuntivite.
Os mais comuns são Fenergan, Sinutab e Claritin, que geralmente são indicados para o tratamento da rinite.
O que é bom para garganta inflamada?
Ainda que você faça uso dos medicamentos indicados pelo seu médico, existem também algumas medidas que podem ser realizadas em casa e que podem te ajudar a melhorar os sintomas.
Chás para gripe
Os chás para gripe são verdadeiras opções de remédio caseiro para garganta inflamada, isso porque na maioria das vezes, eles possuem propriedades anti-inflamatórias.
Os chás mais comuns e que ajudam para o tratamento da gripe e consequentemente da garganta inflamada são chá de gengibre, chá de eucalipto e chá de limão com mel.
Alimentação
Embora seja muito difícil de se alimentar com dor na garganta, para facilitar a ingestão de alimentos, é preferível optar pelo consumo de cremes ou alimentos líquidos.
Você pode optar pelo consumo de mingau, sopa, macarrão, iogurte e carnes moídas ou desfiadas.
Além disso, também é importante beber bastante líquido para manter as mucosas hidratadas e evitar o ressecamento.
Outros cuidados
Tenha em mente que todo cuidado é pouco, principalmente se você ainda não obteve um diagnóstico para a sua dor de garganta, por isso evite mudanças bruscas de temperatura.
Faça repouso, pois o seu corpo precisa de energia para se recuperar da inflamação.
Agora você já sabe como acabar com a garganta inflamada
Neste artigo, buscamos apresentar de maneira simples e objetiva os principais causadores da garganta inflamada, e também as melhores formas de tratamento.
Portanto, não deixe de ir consultar um especialista para obter o diagnóstico e indicar quais das opções citadas é o melhor tratamento para a sua garganta inflamada.
Continue lendo mais
Alergia a cachorro: como evitar? O que fazer?
Ressonância magnética: O que é e quanto custa?
Sintomas depois da primeira vez
Tutano de Boi: O que é, benefícios e faz mal para o coração?
Remédio caseiro para labirintite: 10 melhores opções
Maca peruana: Para que serve? Como tomar?