Sertralina dá sono? Conheça os efeitos

maio 2023

Leitura: 14 min.

Se você está prestes a começar seu tratamento com sertralina é importante saber se a sertralina dá sono, e quais são os demais efeitos colaterais do uso deste medicamento. 

Pois esse medicamento é um antidepressivo e ansiolítico eficaz, e como qualquer medicamento ele deve ser administrado com cuidado e de acordo com as orientações do seu médico. 

Portanto, elaboramos um conteúdo completo e objetivo para você que quer saber se sertralina dá sono e também conhecer quais são os outros efeitos colaterais desse medicamento. 

Para que serve sertralina?

A sertralina, ou cloridrato de sertralina, é um medicamento utilizado para tratar transtornos e condições psicológicas como depressão e ansiedade.

Sua ação principal é bloquear a captação de serotonina, hormônio que influencia nosso humor,  nos neurônios, através de uma inibição seletiva que ocorre nos seus receptores.

Desse modo, o medicamento age aumentando a concentração e a biodisponibilidade de serotonina no sangue, e através desse mecanismo de ação ela é capaz de melhorar e estabilizar o humor.

Além disso, a sertralina também possui um importante papel na prevenção de crises, e por isso ele costuma ser muito receitado por psiquiatras.

A sertralina auxilia também no tratamento de:

  • Depressão acompanhada de ansiedade (com ou sem histórico de mania)
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em adultos e crianças acima de 6 anos de idade
  • Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)
  • Fobia social ou transtorno da ansiedade social
  • Transtorno do pânico (acompanhado ou não de agorafobia)
  • Síndrome Da Tensão Pré-Menstrual (STPM)
  • Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)
  • Transtorno do Pânico Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).
  • E etc…

Entretanto o uso deste fármaco, como o de qualquer outro medicamento, pode incluir alguns efeitos colaterais.

Um dos mais conhecidos é o sono excessivo, e por isso é comum vermos pessoas se perguntando “sertralina dá sono?”.

Pessoa depois de tomar sertralina dá sono

Sertralina dá sono?

Os medicamentos regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que são a base de sertralina são medicamentos seguros.

Não se observa efeito colateral na maioria dos pacientes que utilizam esse medicamento, entretanto na bula da sertralina diz que a sertralina dá sono.

Os efeitos podem variar de organismo para organismo e você pode sentir sonolência ou não ao utilizar sertralina.

Por isso, se estiver iniciando o seu tratamento e ainda não conhece os efeitos colaterais,  é indicado que você tome o medicamento próximo ao final da tarde.

Evite dirigir ou realizar atividades que demandem certo nível de atenção se você se sentir sonolento.

Ainda, se você se sentir cansado ou sentir que a sertralina te dá sono você deve parar o que está fazendo e descansar até você se sentir melhor.

Entenda porque a sertralina dá sono

Ainda não está totalmente claro o porquê a sertralina dá sono, entretanto sabe-se que o uso de certos antidepressivos agem sobre os neurotransmissores para a serotonina.

A serotonina possui um importante papel na regulação do sono, e por isso, um aumento da nos níveis desse hormônio podem levar à sonolência.

Independente de estar escrito na bula do medicamento como uns dos efeitos colaterais da Sertralina, se você estiver tomando o medicamento e sentir sonolência, é importante conversar com seu médico sobre seus sintomas. 

Pois apenas o profissional que receitou o medicamento poderá sugerir maneiras de controlar a sonolência.

Elas podem envolver mudança de horário ao tomar o medicamento ou ajuste na dosagem do medicamento para que você sinta menos efeitos colaterais.

Em alguns casos, o médico também pode sugerir a troca de antidepressivo já que setralina dá sono e pode causar outros efeitos colaterais em potencial.

Quanto tempo demora para sertralina dá sono?

Normalmente os efeitos colaterais ao uso de sertralina demoram cerca de 15 a 20 dias para aparecer. 

Entretanto, depende de cada organismo, eles podem surgir antes desse período e logo nos primeiros dias ao seu uso.

Um outro fator importante é notar a gravidade da sonolência que pode ser variável de pessoa para pessoa. 

Apesar de uma minoria das pessoas que tomam sentem que a sertralina dá sono, esse efeito costuma durar apenas até o início do tratamento e tende a melhorar com o tempo. 

Outras pessoas, no entanto, podem ter sonolência mais grave que persiste durante o tratamento. 

Em casos raros, a sertralina pode causar sonolência ou sedação grave, o que pode afetar a capacidade de uma pessoa realizar atividades diárias ou dirigir com segurança.

Uma pessoa tomando sertralina

Principais efeitos colaterais da Sertralina

Além da sertralina dá sono, ela também pode estar envolvida no aparecimento de outros efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais da sertralina costumam menores e mais leves do que o de outros antidepressivos e incluem: 

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Sensação de cansaço ou fraqueza
  • Insônia
  • Redução de libído
  • Sonolência
  • Aumento ou redução do apetite
  • Boca seca
  • Náusea
  • Diarreia
  • Diminuição do desejo sexual

Em geral, os efeitos colaterais da sertralina ocorrem no início do tratamento. Mas, essa sensação tende a sumir conforme o organismo se acostuma com a medicação. 

Caso esses sintomas persistam ou incomodem, é imprescindível avisar o seu médico.

Além disso podemos classificar esses feitos de acordo com a frequência de ocorrência:

  • Muito frequentes: ocorrem em 10% dos pacientes, ou até mesmo mais como tonturas, sonolência ou dor de cabeça, falha na ejaculação, e no sistema gastrointestinal ocorrem náuseas, diarréia, boca seca, fezes moles e etc…
  • Frequentes: ocorrem em 1 a 10% dos pacientes, como convulsões, distúrbios da atenção, concentração comprometida, enxaqueca, tremores, dor no peito, calor no rosto e no pescoço, palpitações, dor abdominal, prisão de ventre, dor na parte de cima do abdome, gases, vômitos, anorexia, mudanças no apetite e aumento ou redução do peso, e  etc…
  • Graves: são raros, afetam 1 a cada 100 pessoas e, caso ocorram, a pessoa deve ir ao médico urgente. São eles: dor, pressão no peito, falta de ar, tontura forte, desmaio, ereções dolorosas durante mais de 4 horas, falta de memória, dificuldade em se concentrar, convulsões, fraquezas, falta de equilíbrio, pele amarela, pensamentos autodestrutivos. Além disso, preste atenção caso vomite ou saia sangue na tosse, tenha vômito de cor escura, hematomas sem motivo, sangramento na gengiva, ou sangramentos por mais de 10 minutos.

Sertralina e álcool

Embora não seja uma contra indicação, é recomendado que durante o uso do remédio sertralina, o paciente evite o consumo de bebidas alcoólicas. 

Isso porque sertralina e álcool juntos podem causar prejuízos ao fígado e até mesmo ao cérebro.

Para quem sente que a sertralina dá sono durante o uso, não é recomendado a ingestão de bebidas alcoólicas junto com o medicamento, pois a tendência é que o álcool possa acentuar a condição, portanto evite bebidas alcóolicas.

É possível interromper o tratamento se a sertralina dá sono?

Se você estiver sentindo sonolência ou mal estar muito grande ao ingerir sertralina, é importante que você saiba que não deve parar o uso do medicamento por conta própria.

É imprescindível contatar o seu médico e indicar quais são os efeitos colaterais, inclusive dizer se sertralina dá sono.

A sertralina não causa dependência, entretanto interromper o tratamento de maneira brusca, pode causar sintomas de abstinência.

Pois o seu cérebro se ajusta para ter certos níveis de serotonina de uma vez, o equilíbrio começa a mudar novamente. 

Dentro desse cenário, a sertralina não dará sono, mas você poderá sentir distúrbios do sono (sonhos vívidos, pesadelos, incapacidade de dormir).

Além disso outros sintomas como:

  • Tonturas ou dores de cabeça
  • Sensação de formigamento como alfinetes e agulhas ou dormência – algumas pessoas descrevem sensações semelhantes a choques elétricos na cabeça e nas costas
  • Distúrbios do sono sentindo-se ansioso ou agitado
  • Sentir-se doente ou estar doente
  • Tremendo

Portanto, é importante conversar com o seu médico e mantê-lo informado dos efeitos colaterais.

O médico poderá reduzir o medicamento, que leva cerca de 4 semanas em média, para então introduzir um medicamento novo ou iniciar um novo tratamento.

Agora você já sabe se a sertralina dá sono

Através desse conteúdo, buscamos apresentar alguns dos efeitos colaterais da sertralina e principalmente uma questão bem comum que é se a sertralina dá sono.

Como todo medicamento, é imprescindível que você siga as doses indicadas pelo seu médico, para evitar sentir sono em excesso, outros efeitos colaterais e até mesmo ter uma superdosagem.

Ainda sobre os efeitos colaterais e a possibilidade de que a sertralina dá sono não esqueça de monitorar se esse efeito continua ao longo do tratamento, pois eles tendem a diminuir com o passar dos dias.

Caso não diminua converse com o seu médico sobre a possibilidade de reduzir a dosagem de medicamento ingerida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap