janeiro 2023
Leitura: 16 min.
A vitamina C é um dos nutrientes mais conhecidos pela população mundial, por conta das suas propriedades nutricionais e também da sua capacidade em fortalecer o sistema imunológico.
E, apesar de fornecer muitos benefícios a saúde, ela não é sintetizada pelo organismo humano, ou seja, única maneira de obtê-la é através do uso de suplemento, ou incluir alimentos que sejam ricos nesse nutriente ao seu cardápio.
Pois, a carência desse nutriente também está atrelada ao desenvolvimento de doenças e consequentemente sintomas que geram impacto na sua qualidade.
Por isso, é fundamental conhecer mais sobre esse micronutriente, e qual é a sua importância para que você possa manter o seu organismo em pleno funcionamento.
E, foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo e cheio de informações sobre a vitamina C.
Sumário
O que é vitamina C?
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente hidrossolúvel e fundamental para manter o funcionamento do seu organismo .
Por ser um nutriente essencial, a sua deficiência pode ser prejudicial à saúde e estar atrelada ao desenvolvimento de doenças, por isso é imprescindível incluir esse nutriente na sua alimentação.
Além disso, ele não é sintetizado pelo organismo humano, deste modo, para suprir as necessidades nutricionais é preciso adquiri-lo através da alimentação e da suplementação
Pois, quando consumida com cautela, e nas quantidades corretas, a vitamina C pode oferecer muitos benefícios para o corpo humano.
Vitamina C para que serve?
Como já mencionado, anteriormente, a vitamina C é muito importante para o organismo humano e desempenha diversas funções, a seguir, separamos uma lista com as principais.Confira:
Síntese de carnitina
É essencial para para a produção de carnitina, que é um aminoácido responsável pelo transporte de ácidos graxos.
O transporte acontece nos adipócitos (células onde ficam armazenada a gordura), até as mitocôndrias onde são transformadas em energia para o organismo.
Controle do colesterol
Desempenha um papel fundamental para controlar os níveis de colesterol ruim, diminuindo o esforço realizado pelo fígado, e evitando a formação de depósitos de colesterol.
Com isso, podemos dizer que ela previne o aparecimento de doenças como a aterosclerose, derrame ou infarto.
A vitamina C antioxidante, uma de suas propriedades, também é responsável por inibir a oxidação das células de gordura no organismo.
Produção de colágeno
Também está associada à produção de colágeno, uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular dos tecidos no organismo humano.
Pois, quando sintetizada pelo organismo, é transformada em enzimas que ajudam a estimular a produção de colágeno.
Fortalecimento do sistema imunológico
O consumo desse nutriente fortalece o sistema imunológico, pois melhora as funções das células de defesa, protegendo-as contra o estresse oxidativo.
Deste modo, ela pode auxiliar no combate a organismos invasores que são os principais responsáveis pelo aparecimento de gripes e resfriados.
Síntese de neurotransmissores
A vitamina C também tem um importante papel na produção e síntese de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina.
Também promove a transmissão de informações entre os neurônios mantendo a atividade cerebral regular.
Ação antioxidante
A ação antioxidante da vitamina C, além de proteger as células do sistema imunológico contra o estresse oxidativo causado por organismos invasores, também faz sucesso nos cosméticos.
Pois ela é capaz de prevenir o envelhecimento celular, e regenerar os tecidos.
Benefícios da vitamina C
Assim como a vitamina C é responsável por desempenhar funções muito importantes para organismo, e por isso ela está atrelada a alguns benefícios, como:
- Previne o câncer;
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Melhora a disposição
- Protege o cérebro
- Ação anti-inflamatória no combate de gripes e resfriados.
- Deixa a pele bonita e saudável
- Melhora o humor e promove sensação de bem-estar
- Evita problemas de visão
- Ajuda a combater a anemia
- Promove a cicatrização da pele
Onde encontrar vitamina C?
A vitamina C, é facilmente encontrada em alimentos como frutas e verduras, que ajudam a repor a quantidade necessária para o organismo.
Além disso, existem um grupo de suplementos que ajudam a repor os níveis e até mesmo grupos de medicamentos que contribuam para o fortalecimento do sistema imunológico.
Também existe a possibilidade de encontrar cremes de hidratação e tratamento que se valham das propriedades antioxidantes e cicatrizantes da vitamina.
Vitamina C para o rosto e pele
Visando explorar os benefícios e propriedades para da aplica-la na cosmetologia, a indústria farmacêutica passou a incluí-las em cremes e séruns de aplicação tópica.
Sabe-se que a aplicação pode proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, uniformiza o tom e estimula a produção de colágeno.
Desse modo, ela tem um importante papel em prevenir e tratar as linhas de expressão causadas pelo envelhecimento natural.
Ele pode ser até mesmo associado com outros ativos, como o ácido hialurônico para hidratar, preencher e fornecer maior elasticidade à pele.
Além disso, é possível aplicar a vitamina em qualquer época do ano por intermédio desses produtos.
Alguns dos produtos de vitamina C facial e para o corpo mais conhecidos são:
- La roche: Um sérum de aplicação tópica anti-idade
- Tracta: Um sérum que promove e melhora a firmeza e a aparência geral da pele.
- Adcos: Sérum anti-idade que promove desaparecimento das linhas de expressão.
- Payot: promove um efeito hidratante, revitalizante e reparador na epiderme
- Avon: A Avon possui uma linha completa com sérum, tônico fácil e protetor solar com vitamina C.
É muito fácil encontrar um cosmético que contenha vitamina C pura para o rosto ou pele, pois os benefícios já são amplamente estudados e reconhecidos.
Portanto, você pode procurar esse nutriente para a pele nas suas marcas de cosméticos preferidas.
Apenas lembre-se que a aplicação de vitamina na pele não está relacionada as quantidades nutricionais que você deve manter a partir da ingestão desse nutriente.
Alimentos ricos em vitamina C
A alimentação e ingestão desse nutriente é essencial para a manutenção do organismo e as principais fontes são as frutas com vitamina C e as verduras com vitamina C.
Separamos uma lista com as principais fontes para que você possa manter uma dieta balanceada para o seu nível nutricional.
Se você está curioso em saber qual fruta tem mais vitamina C, saiba que a acerola e o camu-camu são as fontes mais ricas desse nutriente.
Conheça as opções de frutas ricas em vitamina, a cada 100g de fruta:
- Acerola (940 mg)
- Caju (219,4 mg)
- Goiaba (73,3 mg)
- Kiwi (70,7 mg)
- Laranja (60,6 mg)
- Morango (49 mg)
- Mamão papaia (82,2 mg)
- Limão (38,2 mg)
- Tangerina Poncã (48,8 mg)
- Manga Palmer (65 mg)
- Abacaxi (34,6 mg)
- Melancia (6,1 mg)
Conheça as opções de legumes e verduras com vitamina C, a cada 100g:
- Pimentão vermelho (95 mg)
- Brócolis (51 mg)
- Couve-flor (29 mg)
- Repolho roxo refogado (40,5 mg)
- Batata doce cozida (23,8 mg)
Vitamina C para gripe
Além de ingerir esse nutriente em alimentos, também é possível realizar a suplementação de vitamina C para gripe, que irá atuar no fortalecimento do sistema imunológico e impedir que os vírus se instalem e repliquem.
Lembrando que aumentar a sua ingestão não combate a gripe, ela apenas ajuda a preveni-la.
Alguns medicamentos populares por serem utilizados como suplemento para o tratamento de gripe e resfriados são:
- Vita
- Viter C
- Benegrip
- Redoxan
- Aceviton
Alguns desses suplementos incluem a associação de vitamina C com zinco que pode potencializar a ação desse nutriente, provendo uma melhor absorção pelo organismo.
Quanto de vitamina C por dia?
Se você ainda está se perguntando “qual a quantidade diária de vitamina c devo consumir por dia?”, saiba que ela varia de acordo com a faixa etária e condição de saúde. Confira abaixo:
- 1 a 3 anos 400 mg
- 4 a 8 anos 650 mg
- 9 a 13 anos 1,200 mg
- 14 a 18 anos 1,800 mg
- Mais de 19 anos 2,000 mg
Apesar desses números, em algumas situações o organismo precisa de maiores quantidades desse nutriente.
Por exemplo fumantes, grávidas, pós-operatório e até mesmo pessoas acometidas com diarreia, deve-se consultar um nutricionista para ter a indicação correta.
Vitamina C baixa sintomas
Ela melhora a imunidade, por isso quem está com deficiência desse nutriente pode sentir-se fraco, e com o sistema imunológico enfraquecido.
O baixo nível de energia também é característico da deficiência dessa vitamina no organismo.
Uma doença que está associada a deficiência dessa vitamina é o escorbuto, que tem como sintomas inchaço, inflamações nas gengivas, hemorragias, feridas difíceis de cicatrizar, articulações fragilizadas e pode até levar à morte.
Infelizmente, os sintomas podem demorar a aparecer, e o tratamento envolve suplementação e ingestão de alimentos ricos em vitamina.
Excesso de vitamina C
Consumir doses elevadas desse nutriente pode ocasionar sintomas adversos que envolvem principalmente o trato digestório.
Pois, devido à não absorção do organismo a quantidades em excesso ela pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça.
Além disso, ela pode estar associada à formação de cálculos renais, pois a vitamina pode se ligar ao cálcio e formar o oxalato de cálcio, provando o aparecimento da pedra nos rins.
Por isso é preciso ficar atento, pois a grávida pode tomar vitamina C, entretanto não deve ultrapassar os limites diários recomendados.
Exame vitamina C
Se você está desconfiado de que tem a deficiência desse nutriente e está sofrendo de escorbuto, é preciso consultar com um médico.
O médico pode ser um clínico geral, ou então um endocrinologista, pois esses profissionais possivelmente irão solicitar uma série de exames.
Desse modo, entre os exames ele possivelmente irá solicitar o exame de sangue para quantificar os níveis de vitamina C, e com isso será capaz de oferecer um diagnóstico.
Agora você já conhece tudo sobre Vitamina C
Através desse conteúdo, buscamos apresentar de maneira simples e objetiva como a Vitamina C é importante para as funções principais do seu organismo e quais são as suas fontes.
Não esqueça que é fundamental manter uma alimentação balanceada, pois excesso de vitamina pode proporcionar sintomas e consequências para a saúde.
Continue lendo mais
Óleo de coco: Benefícios e como usar
Voz rouca: O que pode ser e como recuperar?
Chá matcha: Conheça os benefícios e como fazer
Saxenda: O que é e para que serve?
Câncer de cólon: Quais os sintomas?
Sapatilha para hidroginástica: 6 opções para