janeiro 2024
Leitura: 22 min.
Descobrir o que é bom para azia pode ajudar você a se livrar do desconforto e também da sensação de queimação que é um dos seus principais sintomas.
Na maioria das vezes, ela está relacionada a nossa alimentação e também ao nosso estilo de vida.
Embora a azia não seja considerada um problema de saúde, de fato, os sintomas podem reduzir a qualidade de vida de quem os sente.
Uma das principais consequências desse problema é a dificuldade de consumir alimentos, desse modo, encontrar uma forma de reduzir a azia, ou saber o que comer quando está com azia é fundamental.
Sumário
O que é azia e como identificar?
Antes de conhecer as dicas de o que é bom para azia, é importante entender o que é esse sintoma.
Embora muitas pessoas achem que azia é uma doença, na verdade ela é um sintoma que pode se manifestar em decorrência de outras condições de saúde (estresse, obesidade, gravidez, uso de medicamentos e etc…) ou a partir dos nossos hábitos e estilos de vida (tabagismo, alto consumo de café, beber líquidos enquanto se alimenta e etc…).
Geralmente ela é caracterizada pela sensação de queimação no estômago, ou de dor na boca do estômago.
Entretanto, existem outros sintomas que podem surgir, e ajudar na sua identificação, como:
- Sensação de estômago cheio
- Refluxo
- Arrotos
- Estômago inchado
- Gosto amargo na boca
E, embora não seja considerada um problema de saúde, todos esses sintomas podem comprometer a sua qualidade de vida, principalmente ao que se refere a digestão e consumo de alimentos.
Por isso, é fundamental descobrir o que é bom para azia para que você possa reduzir os sintomas de desconforto.
Como saber o que é bom para azia?
Para saber o que é bom para azia é preciso primeiro entender se ela é causada por condições de saúde pré-existentes, ou por hábitos de vida.
Geralmente, quando a azia é desencadeada por hábitos alimentares e estilo de vida, a principal recomendação é realizar uma mudança desses hábitos que possam estar desencadeando esses sintomas.
Essas mudanças, também poderão ajudar aquelas pessoas que estão desenvolvendo azia por alguma condição de saúde pré-existente.
Entretanto, ressaltamos a importância de passar por uma avaliação com um profissional de saúde capacitado para que ele possa avaliar o seu histórico de saúde e determinar com maior precisão o que está causando a azia.
O médico mais indicado para tratar problemas como a azia, é o gastroenterologista que poderá fazer perguntas sobre o seu histórico de saúde e, principalmente, solicitar exames de diagnóstico.
A partir desse diagnóstico, o médico irá determinar quais são os hábitos e alterações necessárias para que você possa reduzir o desconforto e o aparecimento de sintomas.
Além disso, existem alguns medicamentos que ajudam a controlar essa sintomatologia, principalmente quando a azia se manifesta em conjunto com refluxo gastroenterológico.
Também poderá indicar opções de remédio caseiro para azia, que são alguns alimentos ou chás que podem ajudar a reduzir o desconforto.
Por isso, além de pesquisar no Google o que é bom para azia, marque também uma consulta com um profissional para uma avaliação, e para receber um acompanhamento do seu caso.
O que é bom pra azia? Quais são os remédios de farmácia?
Após a consulta médica, o profissional de saúde será capaz de avaliar quais são os medicamentos mais indicados para reduzir os sintomas de azia, e se eles se aplicam ao seu histórico médico.
Principalmente grávidas e lactantes devem estar atentas, pois alguns remédios para azia podem ter restrições de uso para esses grupos.
Dentre os principais medicamentos que são considerado o que é bom para refluxo e azia podemos citar as opções abaixo:
Omeprazol
Se você está procurando saber o que é bom para azia, saiba que um dos principais medicamentos recomendados pelos profissionais de saúde é o omeprazol.
Esse medicamento é conhecido como um inibidor da bomba de prótons indicado para o tratamento de úlceras no estômago, esofagite de refluxo, gastrite ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, pois age inibindo a produção de ácido pelo estômago, aliviando a azia ou a sensação de queimação no estômago.
Ele pode ser encontrado tanto pelo nome genérico “Omeprazol” quanto pelos nomes comerciais de Neprazol, Novoprazol ou Gastrium.
As dosagens deste medicamento deverão seguir a orientação do seu médico, e a ressalva é que esse medicamento não é indicado para uso por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas graves no fígado ou que tenham alergia ao aos componentes presentes nas cápsulas.
Pantoprazol
É uma outra opção de medicamento de o que é bom tomar para azia, pois também é um inibidor da bomba de prótons.
Assim, ele pode indicado pelo médico para o tratamento da azia causada por gastrite, refluxo gastroesofágico, esofagite de refluxo, úlceras no estômago ou síndrome de Zollinger-Ellison.
A nomenclatura genérica do medicamento é “pantoprazol sódico sesqui-hidratado” ou com os nomes comerciais Pantozol, Pantocal, Gázia ou Adipept, por exemplo.
A ressalva de uso é que ele não é indicado para crianças com menos de 5 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas em tratamento para HIV.
Cimetidina
A cimetidina é um medicamento para aqueles que desejam saber o que é bom para combater a azia e seus sintomas.
Ela age diretamente na inibição da produção de histamina ajudando a reduzir a azia e queimação causada por úlceras no estômago ou duodeno, esofagite péptica ou Síndrome de Zollinger-Ellison.
O uso da cimetidina não é recomendado para crianças com menos de 1 ano, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm crises de asma, doença cardíaca, úlcera gástrica maligna.
Fumarato de vonoprazana
Outro medicamento que pode ser indicado pelo seu médico é o fumarato de vonoprazana que é um bloqueador de ácido competitivo de potássio.
Ele atua inibindo a produção de ácido no estômago, indicado para o tratamento de úlcera gástrica, esofagite de refluxo, ajudando a aliviar a azia e queimação no estômago.
Esse medicamento também é encontrado sobre o nome comercial de Inzelm, e só é vendido mediante a apresentação de receita médica.
Não devem fazer uso do medicamento menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham alergia aos componentes do comprimido.
O que é bom para azia natural?
Existem algumas soluções naturais que também são conhecidas como remédio caseiro para azia e que você pode preparar em casa.
Apesar de não substituírem o uso dos medicamentos, podem ajudar na redução e alívio dos sintomas.
Chá de funcho
Se você quer saber qual o chá que é bom para azia, saiba que o chá de funcho é uma dentre as opções por conta da sua composição que possui anetol, estragol e alcânfora.
Por conta desses elementos ele possui ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva que ajuda a combater a azia, aliviando a inflamação.
Deste modo, ele é capaz de diminuir a sensação de queimação na garganta, e auxiliar no esvaziamento do estômago.
O chá de funcho também ajuda no alívio de cólicas menstruais, e não deve ser utilizado por mulheres grávidas.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de sementes de funcho (ou saquinho de chá)
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
- Primeiramente, adicione as sementes de funcho na xícara de água fervente.
- Espere infundir e deixe amornar, durante 10 a 15 minutos.
- Coe e beba a seguir.
Chá de gengibre
Uma outra opção de o que é bom para azia é a raiz do gengibre, pois nela são encontradas muitas substâncias como gingerol, chogaol e zingerona que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas.
Essas substâncias ajudam a reduzir a acidez do estômago, a sensação de azia e queimação no estômago.
Entretanto, o chá de gengibre deve ser evitado por pessoas com sangramento ativo no estômago, e por pessoas que estejam utilizando medicamentos anticoagulantes.
Ingredientes:
- 1 pedaço de raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
- Primeiramente, coloque a água para ferver e adicione o gengibre.
- Deixe ferver por 5 a 10 minutos.
- Retire o gengibre e beba o chá
Chá de espinheira-santa
As folhas de espinheira-santa possuem propriedades anti-inflamatórias, antiulcerosas e digestivas que protegem a mucosa gástrica, diminuem a produção de ácido no estômago e melhoram a má digestão.
Entretanto, o consumo dessa opção de remédio caseiro para azia deve ser evitada por crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas, pois pode causar aborto, e por mulheres em amamentação por diminuir a produção de leite materno.
Desse modo, ainda é importante atentar-se para pessoas que são alérgicas a essa planta não devem fazer seu uso.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher de sopa de espinheira-santa.
Modo de preparo:
- Ferver a água e adicione a espinheira-santa;
- Deixe repousar por 5 a 10 minutos;
- Coe e tome sem adoçar.
Remédio caseiro para azia de bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio, ou sal de frutas, quando diluído em água possui efeito alcalinizante no tubo digestivo.
Ou seja, ele promove a desacidificação através da neutralização do ácido clorídrico que é um dos responsáveis pela azia.
Assim, ele é capaz de aliviar temporariamente o desconforto causado pela azia.
Ingredientes:
- 200 ml de água;
- 1/2 colher (de chá) de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo:
- Misture os ingredientes e tome esta mistura lentamente em pequenos goles.
- Atenção!! Não ultrapasse o uso de 3 colheres de chá por dia
O que é bom para azia na gravidez?
As grávidas são um grupo bastante especial que frequentemente é acometido pelos sintomas de azia.
Isso ocorre principalmente por conta das alterações hormonais na gestão que promovem a diminuição do fluxo intestinal e o relaxamento da musculatura do esôfago.
Como você deve ter percebido, existem muitas ressalvas quanto ao uso de chás e até mesmo alguns medicamentos para esse grupo.
Entretanto, algumas frutas podem ajudar a reduzir o desconforto para você que está grávida e quer saber o que é bom para azia na gravidez. Confira abaixo:
Suco de pêra
O suco de pêra é um ótimo remédio caseiro para azia na gravidez, através dele você pode ter alívio dos desconfortos intestinais.
A pera é uma fruta reconhecida por sua composição rica em fibras e água que ajudam a melhorar a saúde digestiva.
Além disso, ele possui ação anti-inflamatória por conta da sua composição rica em flavonóides .
Ingredientes:
- 2 peras maduras;
- 3 gotas de limão;
- 250 mL de água.
Modo de preparo:
- Primeiramente, bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea;
- Adicione as gotas de limão para que o suco não escureça;
- Beba o suco 2 vezes por dia.
Limonada
A limonada é uma dentre as opções de o que é bom para azia, uma vez que ela contém ácido cítrico, uma substância que provoca um efeito oxidativo no ácido presente no estômago.
Que pode ajudar a reduzir a sensação de queimação no estômago, além de ser uma fonte rica em vitamina C e outros nutrientes.
Ingredientes:
- 1 copo de água
- 1 limão
Modo de preparo:
- Esprema 1 limão em 1 copo de água
- Beba 20 minutos antes de suas refeições.
Suco de mamão com linhaça
A combinação de mamão com linhaça é uma ótima opção para as futuras mamães que desejam saber o que é bom para tirar azia, pois ele vai agir como um desintoxicador do seu corpo.
Pois nessa combinação estão contidas um alto teor de fibras, que contribuem para alcalinizar o pH estomacal, e também é rico em enzimas digestivas.
Ingredientes:
- ½ mamão papaia sem casca e sem sementes;
- 1 colher de linhaça;
- 1 copo de água.
Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e pronto!
Maçãs vermelhas
Você também pode consumir porções de maçã in natura, e sem casca para aliviar a azia, pois,a maçã possui propriedades cicatrizantes.
A dica deve sempre ser seguida com maçãs vermelhas. As verdes são mais ácidas, o que pode acabar agredindo mais o estômago.
Bananas
A banana é considerada um antiácido natural que ajuda a equilibrar o pH do estômago, e como consequência gera um alívio imediato.
Por isso você pode incluí-la nas suas refeições para melhorar a azia, além disso você também pode fazer uma vitamina de banana, consumi-la com iogurte natural e adicionar cereais integrais.
O que é bom para curar azia?
Embora a azia não seja considerada uma doença, sabemos que algumas pessoas desejam encontrar uma forma de se livrar do problema definitivamente.
Esse fator depende muito do seu diagnóstico e também do seu histórico de saúde, portanto é imprescindível conversar com o seu médico para encontrar as melhores alternativas dentro da sua realidade.
Além disso, como já comentamos, existem algumas mudanças que você pode realizar na sua rotina e que irão corroborar para reduzir o aparecimento dos sintomas.
Portanto, se você quer saber o que é bom para azia, observe a sua rotina e siga as dicas que separamos abaixo:
- Cuide da sua alimentação: Sempre dê preferência para consumir alimentos que não contenham corantes, conservantes e produtos químicos;
- Evite frituras: A fritura faz com que o ácido do estômago escape mais facilmente para o esôfago e cause refluxo, azia e sensação de queimação.
- Evitar o consumo de bebidas durante as refeições: o estômago se dilata e isso faz com que o esfíncter do esôfago fique aberto, favorecendo o retorno do líquido ácido do estômago para o esôfago;
- Controlar o excesso de peso: o aumento da circunferência abdominal, além disso faz você tenha maior propensão a desenvolver azia.
- Não deite após jantar: a posição facilita o retorno do suco gástrico e evite dormir sob o lado esquerdo, principalmente depois de comer;
- Elevar a cabeceira da cama: isso faz com que o suco gástrico não volte;
- Diminua a quantidade de alimentos: Aumentar a frequência nas quais os alimentos são ingeridos e em poucas quantidades ajudam a evitar crises de azia.
E, principalmente, siga as orientações do seu médico para obter melhores resultados e um acompanhamento da condição.
Agora você já sabe o que é bom para azia!
Através desse conteúdo buscamos apresentar de maneira simples que é possível saber o que é bom para azia e reduzir os sintomas que a acompanham.
Além disso, destacamos que é importante procurar a orientação profissional para entender mais sobre a origem e os sintomas.
Evite se automedicar, pois a automedicação tende a ser uma ação perigosa e que pode colocar a sua saúde em risco.
Continue lendo mais
Exercício para panturrilha: 12 maneiras de treinar
Tipos de fimose: Conheças os 3 principais
Ansiedade: conheça os principais sintomas
Unhas roxas: O que pode ser?
Cirurgia bariátrica: O que é e para quem é indicada?
Alergia a gato ou a pelo de gato? Saiba o que fazer