Roda de exercício: como utilizar nos treinos

abril 2023

Leitura: 17 min.

A roda de exercício é um equipamento muito eficaz para quem deseja desenvolver os músculos, principalmente dos membros superiores.

É um equipamento de treino, pequeno e prático e de grande potência sendo uma ferramenta muito útil para treinar em casa ou na academia.

Entretanto, quem deseja alcançar resultados positivos utilizando esse equipamento é necessário saber como utilizá-lo da maneira correta.

E, para você que está com dúvidas e quer conhecer mais sobre como incorporar a roda de treino na sua rotina de treinos, elaboramos esse conteúdo para você.

O que é a roda de exercício? 

A roda de exercício, é popularmente conhecida como “ab wheel” ou então como “roda abdominal”.

Ela é um equipamento de ginástica e exercício físico que consiste em uma roda com dois cabos ou hastes que se estendem para fora dela. 

E, apesar de não ser um aparelho de uso fácil, ela é um excelente aparelho para quem deseja trabalhar a musculatura, principalmente dos membros superiores.

Quais são os músculos trabalhados com a roda de exercício? 

A roda de exercício é muito utilizada para fortalecer, principalmente a musculatura do núcleo como um todo, como os músculos do abdômen, lombares e o oblíquos.

Além disso, também é capaz de fortalecer a musculatura dos braços e dos ombros, ou seja, de uma maneira geral podemos dizer que a roda de exercícios trabalha principalmente os músculos:

  • Reto abdominal
  • Oblíquo
  • Transverso
  • Reto femoral
  • Tríceps
  • Peitoral
  • Dorsal

Como utilizar a roda de exercício?

É preciso estar atento durante o uso da roda de exercícios, pois o uso desse equipamento envolve uma série de movimentos mais complexos.

Esses movimentos vão exigir do usuário muito controle e estabilidade, portanto os iniciantes poderão encontrar dificuldades em utilizar o equipamento.

Assim, podemos dizer que ele é mais indicado para quem já tem uma vivência de treinos, mas não significa que iniciantes não possam fazer o uso desse equipamento.

Aprenda como utilizar a roda de exercícios:

Iniciante

Se você ainda não tem muita experiência com musculação e quer utilizar a roda de exercícios, você deve ter cuidado para não se lesionar durante a prática.

É importante escolher um bom tênis para praticar qualquer tipo de atividade física, pois ele ajuda a manter os movimentos mais firmes e o seu corpo mais estável. 

Primeiramente, ajoelhe-se no seu colchonete para exercícios, e depois segure a barra da roda com as duas mãos, uma de cada lado.

Mantenha o punho em posição neutra, e em seguida coloque a roda abdominal em frente aos joelhos e fique na posição de quatro apoios.

Atente-se a sua respiração, nesse momento, pois ela vai guiar seus movimentos. 

Primeiro, inspire, mantendo os braços e coluna esticados, e faça uma pequena flexão dos cotovelos, para rolar a roda levando o equipamento até a metade do caminho. 

Por último, expire, retornando à posição inicial. Comece com três séries de 5 a 10 repetições.

Intermediário

Para quem já trabalha a musculatura, o treino com a roda de exercício pode envolver um nível maior de dificuldade.

Primeiramente, ajoelhe-se no seu colchonete para exercícios, e depois segure a barra da roda com as duas mãos, uma de cada lado.

Mantenha o punho em posição neutra, e em seguida coloque a roda abdominal em frente aos joelhos e fique na posição de quatro apoios.

Inspirar, mantendo os braços e coluna estendidos e uma pequena flexão dos cotovelos e leve lentamente a roda para frente, alongando o corpo até a amplitude completa, expire até voltar à posição inicial. 

Você pode fazer de  três a quatro séries com 10 a 20 repetições.

Avançado

Já passou pelos níveis iniciante e intermediário? Tente o treino com a roda de exercício no nível avançado.

Para fazer um treino mais rigoroso inicie o movimento em pé, dobre o corpo e apoie as duas mãos nas barras, mantendo o punho em posição neutra, depois posicione a roda abdominal em frente ao corpo no chão.

Por fim, Inspire e conduza lentamente a roda para frente alongando o corpo até ter uma amplitude completa. 

Para esse nível de exercício, faça de três a quatro séries com 10 a 20 repetições.

Melhores opções de roda de exercícios

Existem diversas opções de roda de exercício no mercado, algumas são mais fáceis de utilizar, pois promovem um melhor equilíbrio durante o treino, desse modo você só precisa focar na sua postura. 

Separamos alguns dos principais modelos para que você possa conhecê-los e escolher qual é a melhor opção.

Roda de exercício de rebote automático – Soputry

Roda de exercício automática

A roda de rebote automático serve para facilitar o seu treino, e evitar eventuais lesões principalmente para quem ainda não está acostumado a treinar com a roda.

Ela  pode ser utilizada com o objetivo de alongar e exercitar o abdômen, braços, peito, ombros, músculos das costas.

Conta com uma roda dupla, e rebote automático pensado para melhorar a sua ergonomia durante a atividade física assim como a sua estrutura triangular.

De material resistente, que fornece grande estabilidade ele também possui uma alça de esponja que é antiderrapante, absorvente de e bastante confortável durante o uso. 

Uma ótima opção para quem deseja adquirir prática e treinar com segurança em casa ou na academia.

Roda AB – Stritob

roda abdominal

A roda AB foi projetada para garantir uma melhor experiência em ergonomia, pois é confeccionada de material resistente ao desgaste e difícil de quebrar.

A alça de esponja antiderrapante é capaz de proporcionar uma melhor aderência na mão, mesmo que seja utilizada por uma longa sessão.

Podendo ser utilizado para exercitar os músculos, aliviar a dor ou reduzir a celulite através de massagens. 

O rolo é apropriado para o uso de qualquer pessoa que deseje se exercitar tanto em casa ou na academia. 

Roda de exercícios abdominais – Kikos

rodinha abdominal

Confeccionada em um material que oferece alta segurança e durabilidade através desse equipamento é possível exercitar os músculos com maior estabilidade.

É um equipamento simples de qualidade para você que busca uma roda de exercícios para trabalhar a musculatura abdominal, oblíquo interno e externo, transverso abdominal, grande dorsal, eretor da espinha, quadrado lombar, glúteo medio, glúteo 

E ainda tirar o máximo proveito dos ombros e costas.

Roda De Exercícios Abdominais Dupla – COMMERCE BRASIL

Abdominal rolinho

A roda dupla de exercícios abdominais foi projetada para todos os níveis de aptidão de treino desde o iniciante ao avançado.

Com rodas fabricadas em PVC, e com pneus de polioreutano que ajudam a evitar com que a roda deslize no piso e cause acidentes. 

Enquanto a maioria dos rolos AB no mercado tem apenas uma roda, diferente deste produto que foi construído com tubo de alça mais longo e 2 rodas, produto mais estável.

Desse modo, foi projetado para que você possa utilizar o movimento de alcance total do seu corpo para maximizar o treino.

O suporte de metal robusto garante que permaneça estável e possa suportar anos de uso, suporta até 200 kg de pressão;

Roda Larga para Exercícios Abdominal – MBFIT

rolo abdominal

A roda de exercício larga foi desenvolvida para aumentar o equilíbrio e a estabilidade, quando comparamos com modelos com rodas mais finas.

Ela é super resistente e suporta a intensidade de movimento permitindo que você trabalhe até 5 grupos musculares: abdômen, ombro, tríceps, lombar e costas.

Um excelente equipamento para quem busca mais definição, segurança e durabilidade. 

Benefícios em incorporar a roda de exercício ao seu treino

Existem alguns benefícios associados a incorporação da roda de exercício ao seu treino, separamos alguns dos principais:

  • Fortalecimento abdominal:  Como você já sabe, a roda de exercícios é uma ótima maneira de fortalecer os músculos abdominais, incluindo os músculos retos abdominais, oblíquos internos e externos, e transverso abdominal.
  • Ajuda a prevenir lesões: Com o fortalecimento da musculatura é possível prevenir lesões na musculatura nos seus treinos de uma maneira geral.
  • Trabalha todos os músculos do corpo: Apesar de ser associada a exercícios para trabalhar os membros superiores também é possível trabalhar outros grupos musculares como ombros, costas e braços. 
  • Melhora da estabilidade da coluna vertebral: ao utilizar a roda de exercícios, você precisa manter a coluna vertebral em uma posição neutra, o que ajuda a melhorar a estabilidade da coluna vertebral e a prevenir lesões.
  • Pode utilizar onde você desejar: Por ser portátil, e em alguns casos desmontável, você pode utilizá-lo em casa ou levar para onde você quiser sem precisar interromper o seu treino.

Dicas para melhorar seu desempenho com a roda para treino

Para que você possa aproveitar ao máximo o uso da sua da sua roda de exercício trouxemos algumas dicas de como melhorar seu desempenho utilizando esse equipamento. 

Trabalhe a progressão

Para qualquer exercício que você queira ganhar músculos é importante trabalhar a progressão.

Com a roda você pode fazer isso aumentando a amplitude dos seus movimentos e fazendo a sobrecarga muscular ser maior.

Por isso, se você estiver em nível intermediário ou avançado , vá até o ponto onde seu corpo estará quase que em paralelo completo com o chão, ou o máximo que conseguir.

Assim você fará com que seu abdômen seja mais trabalhado e tornará o exercício mais intenso.

Utilize a roda após treinar o abdômen

Para potencializar o ganho de massa muscular você pode executar primeiramente um exercício mais simples e leve, e depois trabalhar o abdômen com a roda.

É uma maneira de levar o músculo à exaustão e assim conseguir um abdômen muito mais definido. 

Inicie o movimento em pé

Para trabalhar outros músculos do corpo você pode iniciar o movimento em pé ao invés de com o joelho, assim também terá uma maior amplitude de movimento.

Ela exige mais de todo o corpo, mas tem um trabalho muito intenso nos músculos abdominais, portanto é bastante complexa.  

Priorize a sua segurança

A roda de exercícios é um ótimo instrumento para trabalhar os músculos, mas como todo equipamento, ele deve-se priorizar a sua segurança.

Por isso, é importante que você execute os exercícios, apenas até onde você conseguir, pois com o treino e a repetição é bem provável que você consiga ir mais longe.

Além disso, a roda de exercícios não é recomendada para pessoas com problemas como a condromalácia patelar, podem sentir muito desconforto e até, aumentar a lesão, por causa dos joelhos pressionados.

Agora você já pode utilizar a roda de exercício nos seus treinos

Através desse conteúdo buscamos apresentar como a roda de exercício pode ser uma peça chave para que você possa fortalecer seus músculos e conseguir um abdômen.

Lembre-se que é muito importante realizar os exercícios com um acompanhamento  de um profissional para que ele possa se certificar de que você está realizando da maneira correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap