34 semanas de gestação: Saiba o que esperar!

abril 2023

Leitura: 13 min.

As 34 semanas de gestação é um período onde o bebê já está completamente formado, porém os órgãos permanecem em amadurecimento.

Além disso, é nessa fase que ele está ganhando mais peso e por isso cabe a mamãe investir em uma boa alimentação para a saúde do bebê.

É nesse estágio da gravidez que a mulher começa a se sentir mais cansada e indisposta, por isso é preciso estar atenta a todos os sinais e sintomas dessa fase.

E, para que você possa acompanhar o desenvolvimento da sua gestação, neste período, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber. 

O seu bebé continua a acumular gordura, necessária para se manter quente. Nesta fase, é provável que se sinta mais cansada e apreensiva com o parto e com os cuidados ao bebé nos primeiros dias de vida.

34 semanas de gestação são quantos meses?

Uma dúvida muito comum entre as gestantes é se perguntar quanto é 34 semanas de gestação em meses. 

A 34ª semana de gestação equivale a 3ª semana do 8ª mês de gestação, ou seja, você está entrando na reta final da gravidez, e faltam cerca de 7 semanas para entrar em trabalho de parto.

Se fôssemos contabilizar em dias é bem provável que você esteja entre os 232 e 238 dias de gestação. 

E, como todos os meses anteriores e posteriores a gravidez nesse período, também precisa de certos cuidados.

Resumo:

  • Semana de gestação: 34 semanas
  • Equivale ao mês: 3ª semana do 8º mês
  • Equivale aos dias: 232 a 238 dias de gestação

Desenvolvimento do bebê nas 34 semanas de gestação

Nas 34 semanas de gestação o bebê, já se encontra completamente formado, entretanto os órgãos ainda estão em fase de amadurecimento.

Os pulmões, principalmente, são um dos últimos órgãos a amadurecer, e nessa etapa já estão produzindo surfactante pulmonar que ajuda a facilitar a troca de gases após o nascimento. 

Tanto o sistema nervoso, quanto o sistema imunológico já estão desenvolvidos nas 34 semanas de gestação, e mesmo que o bebê nasça nesse período há chances de que ele consiga respirar normalmente após o parto.

O bebê já acumula uma camada espessa de gordura que vai ajudá-lo a regular a temperatura do corpo fora do útero após o seu nascimento.

É a chamada gordura marrom, que faz também com que a pele do bebê tenha um aspecto mais liso.

Os olhos do bebê ainda não possuem pigmentação definida nas 34 semanas de gestação, pois o processo ainda não está completo, e só se completará após o nascimento.

Por isso, ao nascerem a cor dos olhos do bebê pode sofrer alterações e escurecer, ou não haver qualquer mudança (embora seja incomum). 

Os cabelos estão maiores, os cílios e as unhas já estão em crescimento e seu bebê está quase pronto para vir ao mundo.

Resumo: 

  • Bebê completamente formado
  • Òrgãos vitais como o pulmão desenvolvido, mas em amadurecimento
  • Gordura marrom pronta para regular a temperatura do bebê após o nascimento
  • Sistema nervoso e imune desenvolvidos
  • Cílios, cabelos e unhas em crescimento. 
Foto de uma mulher sentada fazendo um coração com a mão com 34 semanas de gestação

Qual o peso do bebe com 34 semanas de gestação? 

Com 34 semanas de gestação seu bebê deve estar pesando entre 1,9 e 2,3 kg, dependendo do seu tamanho.

Ele pode medir entre esse período cerca de 44,2 centímetros medidos da cabeça aos pés e cerca de 31,1 centímetros da cabeça ao bumbum.

Nesse estágio, o tamanho do seu bebê pode ser comparado ao tamanho de um abacaxi, ou de um melão pequeno.

Resumo:

  • Comprimento do feto: 43,7 cm (medida da cabeça aos pés)
  • Peso do feto: 1900 a 2300 gr (aproximadamente)
  • Tamanho: abacaxi ou melão pequeno

Mudanças no corpo da mulher nas 34 semanas

O bebê já está se preparando para vir ao mundo nas 34 semanas de gestação, e por isso você notará que sua barriga está maior e mais baixa.

Que é resultado do encaixe do bebê cada vez mais na sua bacia,  com isso os órgãos abdominais se movem para cima, o que pode causar alguns sintomas como desconforto dificultar a respiração, podendo causar sensação de falta de ar.

Portanto, não é incomum sentir uma sensação mais intensa de dor ou dormência no quadril ao caminhar, pois além da preparação pélvica também há o afrouxamento das articulações.

Se o desconforto for muito grande não hesite em conversar com o seu médico, pois quanto mais se aproxima da data do parto, mais é preciso redobrar o cuidado.

Você também poderá  notar mudanças na sua pele, por conta do aumento no peso, certas áreas podem estar propensas a ter comichão em certas áreas do corpo como na barriga, seios e até mesmo entre as pernas.

Por isso, invista em realizar uma boa hidratação para aliviar o seu desconforto e aplique o creme principalmente nas zonas mais esticadas.

Caso a sensação persista, não deixe de mencionar ao seu médico para que ele possa receitar um hidratante específico.

Você também poderá notar sinais do colostro, embora seja bastante incomum, mas caso aconteça é um bom sinal.

Prepare-se para o cansaço físico nas 34 semanas de gestação

Cuidar do seu corpo nessa etapa da gravidez é fundamental, pois o cansaço será inevitável e fazer as tarefas domésticas pode ficar cada vez mais difícil.

Portanto, é importante que você tenha algum apoio do  seu esposo, amigos, mãe ou sogra para ajudar.

Evite ao máximo realizar atividades que envolvam a necessidade de se abaixar, subir em cadeiras ou pegar coisas no alto podem se tornar perigosas nesta fase. 

As dores pélvicas podem se tornar mais intensas, e inclusive você estará propensa a sentir também as contrações de treinamento.

Por isso, é fundamental ficar atento para quando ficarem ritmadas demais, pois todo cuidado é pouco.

Dor nas costas também são bastante comuns ao longo das 34 semanas de gestação, e pode ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir. 

Entretanto, você deve descansar o quanto precisar e, se possível, com as pernas mais elevadas para ajudar a circulação do sangue nas pernas e assim diminuir o inchaço. 

Uma mulher grávida marcando no calendário as semanas de gestação

Cuidados durante as 34 semanas de gestação

Na 34ª semana de gestação você poderá sentir muito desconforto e por isso poderá tomar alguns cuidados para amenizá-los.

Separamos algumas dicas para te ajudar:

  • Sensação de falta de ar durante o sono: Em caso de falta de ar durante o sono você pode tentar mudar de posição ficando em uma posição mais reta dando espaço para os pulmões expandirem.
  • Falta de ar intensa: Caso você esteja com muita dificuldade de respirar ou então  com respiração rápida ou ofegante acompanhada de sintomas como dor no peito, lábios ou dedos azulados ou dormência nas mãos ou nos pés, deve-se procurar ajuda médica o mais rápido possível ou o pronto socorro mais próximo;
  • Vontade frequente de urinar: Sempre que possível esvazie a bexiga, pois segurar pode aumentar o risco de infecção.
  • Dores nas costas: Utilizar travesseiros extras e de apoio pode ser uma ótima maneira de encontrar uma posição melhor para dormir e aliviar a dor nas costas.
  • Cuide da sua alimentação: Mantenha-se hidratada ingerindo sucos e líquidos, faça uma alimentação saudável e nutritiva, sem pular almoço e jantar.
  • Siga as orientações médicas: Tome ácido fólico e os suplementos indicados pelo obstetra e evite o uso de remédios por conta própria.
  • Não deixe de fazer atividade física: Massagens, meditação e yoga podem ajudar a restabelecer seu corpo e inclusive aliviar a ansiedade com a proximidade do parto. 
  • Cuide da sua saúde mental: É importante, se possível, ter acompanhamento psicológico para te tranquilizar durante o período final da gestação e após o parto. 

E, lembre-se que a partir da 34ª semana de gestação as consultas de pré-natal devem ser realizadas com maior frequência para garantir a segurança da mamãe e do bebê. 

A fase final da gravidez é muito importante para o parto, e por isso você deve prezar pela sua saúde.

Agora você já sabe tudo que acontece na 34ª semana de gestação

Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais mudanças que acontecem a partir das 34 semanas de gestação tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Pois, dessa forma, você poderá ficar mais preparada para lidar com elas e também já saberá o que esperar desse período de reta final.

Não esqueça que é fundamental manter consultas regulares e ficar alerta às contrações que podem começar a aparecer nesse período.

Portanto, não deixe de manter contato com o seu obstetra caso sinta dores, falta de ar ou então desconfortos incomuns para que ele possa te examinar e garantir que você e o bebê estão em segurança. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap