julho 2024
Leitura: 16 min.
Acordar com a boca seca, na maioria das vezes pode parecer inofensivo, entretanto nem sempre deve ser tratado como algo natural.
Isso porque a boca seca, pode ser um sintoma de algumas condições de saúde que podem requerer a sua atenção.
Um outro sintoma comum e que também pode indicar problemas de saúde é acordar com a boca amarga, e por isso é importante conhecer o que pode estar causando esses sintomas, e principalmente quando procurar um médico para investigá-los.
Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo para que você possa reconhecer as possíveis causas dessa condição.
Sumário
O que significa acordar com a boca seca?
Acordar com a boca seca, também chamada cientificamente xerostomia, é uma condição que pode indicar que há um desequilíbrio no seu organismo.
Ela se caracteriza principalmente pela sensação de secura e pegajosidade pela manhã, podendo vir acompanhada de outros sintomas como sensação de ardência, língua grossa, feridas, gosto amargo entre outros.
Geralmente as pessoas sentem uma grande necessidade de beber água assim que acordam pela manhã. Essa sensação pode ser causada por diversos fatores que vão desde os mais simples como, como desidratação ou ronco, até os mais complexos problemas hormonais.
Por isso, é importante estar atento aos sintomas que podem surgir em conjunto com o sintoma de boca seca, para saber identificar quando há a real necessidade de procurar por atendimento médico.
O que pode ser acordar com a boca seca?
Separamos uma lista com as principais causas de o que pode ser acordar com a boca seca para que você possa conhecê-las e saber quando procurar um médico. Confira:
Diabetes
A diabetes pode ser uma das causas de você acordar com a boca seca de madrugada, pois ela é caracterizada pela incapacidade da insulina, um hormônio responsável por realizar o transporte de açúcar no sangue, de exercer suas funções.
Desse modo, há um acúmulo da taxa de açúcar no sangue e como uma maneira de tentar regular essa quantidade de açúcar os rins passam a funcionar mais rapidamente.
Consequentemente, é normal que uma pessoa com diabetes passe a sentir mais sede, ou apresente quadros de desidratação.
Assim, diminui o fluxo salivar e pode fazer você acordar com a boca seca, ou ficar com a boca seca em qualquer momento do dia.
Além da sede e do aumento da vontade de urinar, quem tem diabetes também pode sentir fome frequente, formigamento nos pés e mãos, apresentar cáries e outras infecções, ter dificuldade de cicatrização e mais.
Para controlar a diabetes é preciso consultar com um endocrinologista que poderá receitar os exames e em caso de confirmação indicar o melhor tratamento.
Embora, em alguns tipos, a diabetes não tenha cura, ela é tratável mediante ao uso de medicamentos.
Deficiências nutricionais
A deficiência, ou falta, de vitaminas principalmente a vitamina A ou as vitaminas pertencentes ao complexo B podem fazer você acordar com a boca seca.
Isso ocorre, pois as vitaminas e alguns minerais são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, tendo em vista que eles auxiliam em uma grande variedade de processos.
Portanto, é sempre importante consultar com um nutrólogo para que ele possa fazer uma avaliação do seu tipo de deficiência nutricional através da solicitação de exames.
Assim, ele poderá indicar o uso de suplementos para repor as vitaminas que faltam no seu organismo, ou a inclusão de alimentos na sua dieta alimentar.
Doenças autoimunes
Condições autoimunes, como o lúpus, são caracterizadas pela produção de anticorpos contra o próprio organismo.
Isso pode causar inflamação de algumas glândulas do corpo, como a glândula que produz a saliva. O que consequentemente pode levar a uma redução na produção de saliva e fazer você acordar com a boca seca.
Cada doença autoimune pode ter suas próprias particularidades, mas os sintomas mais comuns de lúpus são fadiga, dor nas articulações, manchas na pele e outros.
Pessoas com lúpus ainda podem enfrentar períodos de crise que são caracterizados pela piora dos sintomas.
Para diagnosticar o lúpus e outras doenças autoimunes é importante consultar com um reumatologista. Embora não tenha cura, o lúpus pode ser tratado e o tratamento deverá ser avaliado de maneira individual.
Problemas respiratórios
Alguns problemas respiratórios, podem fazer você acordar com a boca seca, isso ocorre, pois a respiração é feita exclusivamente pelo nosso nariz.
Entretanto, quando existe alguma obstrução total ou parcial é bem comum que passemos a respirar pela boca.
Como consequência, pode acabar causando o seu ressecamento, um exemplo de problema respiratório são as gripes e resfriados.
Durante a gripe um sintoma muito comum é a congestão nasal, onde o acúmulo de secreção nas vias respiratórias causa o bloqueio da passagem do ar.
Outros problemas que também obstruir a respiração nasal é a rinite, tamanho da adenoides e os desvios de septo.
Para eliminar a congestão nasal em caso de gripes e resfriados você pode realizar uma lavagem com soro fisiológico (cloreto de sódio 0,9%) e uma garrafa de lavagem nasal.
Para averiguar outros problemas de saúde é recomendável consultar com um médico otorrinolaringologista para uma avaliação.
Uso de medicamentos
O uso de alguns medicamentos pode fazer você acordar com a boca seca e com o gosto amargo, principalmente se administrados antes de dormir.
Principalmente medicamentos pertencentes à classe dos antidepressivos, antidiuréticos, antipsicóticos, anti-hipertensivos, e remédios para o combate ao câncer.
Geralmente, se o ressecamento da boca é um efeito colateral do medicamento você poderá encontrar essa informação descrita na bula.
É importante verificar essa informação para não confundir com a alergia a medicamentos que também podem causar boca seca e outros sintomas como a falta de ar e ainda colocar a vida em risco.
Caso não seja um efeito colateral citado na bula do medicamento o ideal é que você converse com o seu médico.
Problemas na tireoide
A tireoidite de Hashimoto é uma condição que é caracterizada pela produção de anticorpos que atacam a glândula tireoide, causando hipertireoidismo e posteriormente o hipotireoidismo.
A tireoide é uma glândula muito importante, pois é responsável por produzir e secretar hormônios que desempenham funções fundamentais no nosso organismo.
Por isso, dentre os principais sintomas podemos citar acordar com boca seca, ganho ou perda de peso excessivo sem motivo, fadiga, desatenção e outros sintomas.
Para investigar os problemas na tireoide e eliminar as suspeitas, não deixe de consultar com um endocrinologista. Pois ele é o médico capacitado para requisitar exames e fornecer um diagnóstico com base nos resultados.
Alterações hormonais
As alterações hormonais que ocorrem principalmente em mulheres, em decorrência da gravidez ou da menopausa, podem ser responsáveis por causar uma série de desequilíbrios no organismo.
Em alguns casos, isso pode acarretar em uma redução da produção de saliva que causa um ressecamento da boca.
Por isso, podemos dizer que as mulheres podem ter uma maior tendência em acordar com a boca seca.
Durante a gravidez, principalmente, é bastante comum que as mulheres aumentem a ingestão de líquidos.
Se você tem idade próxima aos 50 anos, é bem provável que esteja sentindo alguns dos sintomas comuns da menopausa que incluem menstruação irregular, cansaço e ondas de calor.
É importante consultar com um ginecologista para que ele possa avaliar os seus níveis hormonais e sugerir uma reposição.
Se você está em idade fértil, faça um teste de gravidez, e em caso positivo procure um obstetra para começar a fazer o exame pré-natal.
Hábitos alimentares
Pessoas que possuem o costume de comer alimentos ricos em açúcar, sódio ou não costumam ingerir muita água, podem acordar com a boca seca e amarga mais frequentemente.
O ideal é evitar os excessos e fazer a ingestão de pelo menos 2 litros de líquidos diariamente para evitar a desidratação.
Além disso, buscar fazer check ups regularmente para verificar a existência de problemas de saúde também é uma solução.
Apneia do sono
A apneia do sono é uma condição que se caracteriza por causar paradas na respiração enquanto uma pessoa dorme.
A apneia do sono ocorre pelo relaxamento da musculatura da garganta, que acaba por se fechar, impedindo a respiração durante o período de descanso.
Desse modo, é possível que você passe a respirar pela boca, o que pode fazer com que você acorde com a boca seca.
Quando não tratada a apneia do sono pode causar problemas de saúde como, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e depressão.
O indicado é buscar atendimento com um otorrinolaringologista para que ele possa fazer uma avaliação completa.
Desidratação
A desidratação também pode fazer você acordar a boca seca, ela é caracterizada pela perda de água do organismo causada por uma doença, sudorese ou ingestão inadequada.
Principalmente em infecções gastrointestinais, que ocorrem por ingestão de alimentos contaminados com microrganismos, a desidratação pode se agravar.
Nesses casos, é importante aumentar a ingestão de líquidos bebendo água, ou então soro caseiro ou bebidas isotônicas para repor os fluidos perdidos pode ajudar a prevenir a desidratação.
O que fazer para não acordar com a boca seca?
Como você já deve ter percebido, acordar com a boca seca pode indicar diversas condições de saúde e por isso o seu tratamento está estritamente condicionado a sua causa.
Além disso, existem algumas medidas que podem ajudar a melhorar esse quadro enquanto você procura a consulta com um profissional de saúde. São eles:
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia: O consumo de água ajuda a evitar a desidratação e também auxilia a eliminação de impurezas no organismo;
- Evite o cigarro: O cigarro causa o ressecamento das mucosas por conta das toxinas presentes em sua composição.
- Evite o excesso de álcool: Álcool também pode propiciar o aparecimento de boca seca;
- Esteja atento aos seus dentes: Quem sofre de boca seca frequentemente pode ter mais chances de desenvolver cáries dentárias;
- Chupar balas com superfície lisa ou chicletes sem açúcar: chupar balas de superfície lisa podem estimular a salivação contribuir para reduzir a sensação de oca seca;
Agora você já sabe o que pode ser acordar com boca seca
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas informações para que você possa identificar a principal causa de acordar com boca seca.
Não se esqueça de verificar a presença de feridas na boca e procurar um médico para que ele possa realizar uma avaliação completa do seu estado de saúde.
Continue lendo mais
Pomada para hemorroida: 8 opções
Pontada na parte íntima: O que pode ser?
Como desentupir o nariz: dicas e produtos
Sintomas de colesterol alto: Os 5 principais
Cetoprofeno para que serve? Descubra!
Tipos de picada de insetos: 10 tipos e sintomas