Autocuidados para hemorroidas: 9 sugestões

dezembro 2024

Leitura: 10 min.

Conhecer os autocuidados para hemorroidas é muito importante para quem deseja aliviar os sintomas e o desconforto sentido mais rapidamente.

As hemorroidas são veias que ficam localizadas no reto e que podem inflamar e inchar, causando dor, desconforto e até mesmo sangramentos.   

Apesar do tratamento ser através da aplicação de cremes e medicamentos, existem algumas medidas que você pode realizar em casa para aliviar o desconforto.

E, para que você saiba quais são os principais autocuidados para hemorroidas em casa, preparamos um conteúdo sobre esse tema. 

O que são hemorroidas?

As hemorroidas são veias que se localizam no reto que podem inflamar e inchar principalmente em pessoas que têm problemas intestinais.

Essa inflamação pode causar diversos sintomas e gerar também desconforto, principalmente durante a evacuação. 

Dentre eles, os principais sintomas são sangrameto, dor na região anal e coceira, podendo vir acompanhado de fissuras quando está relacionado a constipação.

Existem diversos fatores que podem contribuir com o aparecimento de hemorroidas, bem como a evolução do quadro. 

O importante é entender a causa, buscando orientação profissional e modificar os hábitos prejudiciais. 

Apesar de serem tratáveis com medicamentos e autocuidados para hemorroidas, elas não desaparecem completamente.

Por isso, é importante ficar atento pois hemorroidas muito grandes ou que surgem com frequência podem necessitar de um procedimento cirúrgico para remoção. 

Mulher com autocuidados para hemorroidas

Conheça os autocuidados para hemorroidas

Preparamos uma lista com alguns dos principais autocuidados para hemorroidas que você pode realizar em casa, confira:

Banho de assento 

O banho de assento é um dos autocuidados para hemorroidas mais eficazes para reduzir os sintomas como inchaço e a dor.

Eles normalmente são feitos com água morna, devendo durar no máximo 20 minutos, entretanto podem ser realizados mais de uma vez ao dia.

Para evitar infecções, é importante utilizar uma bacia de inox que esteja devidamente limpa e desinfetada com álcool 70% e trocar a água a cada banho de assento.

Coma mais fibras 

Para evitar a constipação, principalmente durante as crises de hemorróidas é importante aumentar o teor de fibras da sua alimentação. 

Alimentos ricos em fibras como os integrais, cereais, vegetais folhosos e as frutas com cascas são ótimas sugestões de alimentos ricos em fibra.

Além desses alimentos você também pode optar pelas fibras solúveis em água que são uma ótima opção para quem não deseja modificar a alimentação.

BioFiber
Fibras solúveis

Beba mais água

Se você aumentar o consumo de fibras para combater a constipação lembre-se que é importante aumentar o consumo de água, para contribuir com o trânsito intestinal.

A água desempenha um papel fundamental em transformar as fezes em mais macias para facilitar a evacuação. 

Caso você aumente a ingestão de fibras e não aumente o consumo de água pode ocorrer das fezes se tornarem espessas e agravar as hemorroidas. 

Capriche na higiene anal

Embora possa ser desconfortante, um dos autocuidados para hemorroidas consiste em realizar a higiene anal de maneira correta. 

Desse modo, é importante que você evite utilizar o papél higiênico para não irritar a região anal e dê preferência por fazer uma ducha higiênica após as evacuações. 

Usar um laxante

Caso você esteja passando por dificuldades na hora de evacuar um dos autocuidados para hemorroidas é necessário fazer o uso de laxantes. 

Lembre-se de conversar com o seu proctologista sobre a possibilidade de uso desses produtos, uma vez que fezes endurecidas podem aumentar a pressão nas hemorroidas e consequentemente piorar o seu quadro.

Utilize pomada para hemorroida

Existem algumas pomadas para hemorroidas que podem ajudar a aliviar os sintomas, mas lembre-se sempre de utilizá-las sob prescrição médica. 

Essas pomadas são prescritas conforme os sintomas apresentados, normalmente são aplicadas na região da hemorroida externa enquanto houver dor e desconforto.

A aplicação deve ser feita de duas a quatro vezes ao dia ou de acordo com a orientação médica.

Aplicação de compressas frias

Além do banho de assento, se você estiver com muita dor você pode fazer compressas de no máximo 10 minutos, 3 vezes por dia para reduzir o desconforto. 

O frio contribui com a contrição dos vasos sanguíneos, você pode realizar compressas aplicadas com um pano limpo ou gaze nas regiões descartadas.

Além disso, você também pode realizar compressas mornas, pois elas contribuem com a circulação sanguínea que é muito importante para a hemorroida voltar para o lugar.

Siga bons hábitos alimentares

Além do consumo de alimentos ricos em fibras, um dos autocuidados para hemorroidas é buscar bons hábitos alimentares, portanto você deve observar se os seus alimentos não causam a prisão de ventre.                                                                                                                                                               Evite alimentos muito gordurosos e que sejam de difícil digestão, pois eles podem dificultar a evacuação. 

Evite permanecer sentado por longos períodos

Para quem está em busca de autocuidados para hemorroida, um dos mais importante é evitar ficar muito tempo sentado.

A posição sentada aumenta a pressão sobre as veias do anus que pode agravar os sintomas de hemorroida.

Além disso, é importante fazer caminhadas regulares e atividade física para melhorar a circulação sanguínea.

Avalie os resultados dos autocuidados para hemorroidas

Durante o tempo em que a hemorroida estiver inflamada é importante que você esteja atento se o seu quadro está evoluindo positivamente ou não.

Por isso, é imprescindível que você observe se há sinais de melhora que são o alívio da dor, especialmente ao sentar e evacuar, assim como a diminuição do inchaço da hemorroida e a diminuição ou desaparecimento de sangue nas evacuações.

Além disso, não sentir a hemorroida externa ao apalpá-la significa que ela desapareceu, já os sinais de  piora são aumento da dor, principalmente ao sentar ou evacuar, assim como do inchaço da hemorroida.

Além disso, a hemorroida externa pode ser maior, quando o indivíduo a palpa, e pode perder mais sangue nas evacuações.

Procure um médico caso você observe esses sinais de piora mesmo após utilizar as dicas de autocuidados para a hemorroida.

Agora você já conhece alguns dos principais autocuidados para hemorroida

Através desse conteúdo buscamos apresentar alguns dos principais autocuidados para hemorroidas para que você possa encontrar o alívio da dor.

Lembre-se de que você sempre deve consultar com um profissional de saúde e passar por uma avaliação, as medidas caseiras não substituem o atendimento médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap