dezembro 2023
Leitura: 15 min.
A hemorroida externa é uma condição que pode trazer desconforto e em alguns casos dor principalmente durante a evacuação.
Apesar de muitas pessoas considerarem um tabu, segundo a sociedade de gastroenterologia cerca de 38% da população mundial é acometida por essa condição.
Portanto, apesar de não ser incomum, as pessoas não costumam buscar tratamento médico por sentirem vergonha ou receio fazendo com que a condição progrida e muitas vezes piore.
Por isso, é importante estar informado sobre a condição, e além disso procurar atendimento médico para uma avaliação profissional.
E, para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre a hemorroida externa, preparamos um conteúdo completo para você.
Sumário
O que é hemorroida externa?
A hemorroida externa são veias dilatadas que se exteriorizam para fora do ânus, principalmente durante a evacuação.
Elas podem ser percebidas como bolinhas ao redor do ânus que podem ou não desaparecer e reaparecer.
Geralmente, a hemorroida externa ocorre com o avançar da condição, tendo em vista que a hemorroida em grau 1 não é uma hemorróida que é exteriorizada, e muitas vezes tende a passar despercebida.
Com a piora da condição, a hemorroida chega ao grau 2, que é quando há exteriorização da hemorroida, entretanto o retorno acaba sendo espontâneo.
A condição ainda pode alcançar o grau 3, que é quando a hemorroida precisa de um auxílio manual para retornar e o grau 4 que é quando ela não retorna nem com auxílio manual.
Por isso, é importante investigar as causas da hemorroida, uma vez que ela pode progredir e apresentar agravamento do quadro.
O que causa hemorroida externa?
Uma das principais causas da hemorroida externa é a prisão de ventre e o esforço para evacuar.
A prisão de ventre pode ter diversas causas, e o principal sintoma é a irregularidade e dificuldade para evacuar.
Isso pode levar a um emprego de força para favorecer a eliminação das fezes promovendo uma irrigação sanguínea incomum na região do reto e que favorece o aparecimento da hemorroida.
Geralmente a prisão de ventre também está associada ao endurecimento e ao acúmulo das fezes, aumentando de volume e fazendo com que a evacuação fique mais difícil.
Além disso, ela propicia o aparecimento de fissuras que também são desconfortáveis, principalmente para quem tem hemorroidas.
Entretanto, a prisão de ventre não é a única causa da hemorroida, ela também pode estar associada a condições, como:
- Ganho de peso e a obesidade;
- Gravidez;
- Esforço durante o parto;
- Levantar ou carregar muito de peso regularmente.
- Falta de atividade física;
- Fatores genéticos.
- Alterações gastrointestinais (intolerância a glúten ou a lactose, SII e etc…)
Para que não haja agravamento da condição é importante entender a causa da hemorroida e consultar com um profissional de saúde para que ele possa avaliar as melhores opções de tratamento.
Como saber se tenho hemorroida externa?
Quem está em dúvida se tem hemorroida externa, ou não, deve ficar atento aos sintomas clássicos que acompanham essa condição.
Os sintomas podem incluir:
- Prurido anal (coceira anal): é um sintoma que ocorre no início de um quadro de hemorroidas, principalmente por conta da dilatação da pele e das veias ao redor do ânus. Ela também pode ocorrer pela dificuldade de higienizar a região.
- Inchaço: Comum sentir um inchaço na região anal, assim que a hemorroida assim que as veias começam a dilatar.
- Pequenos caroços: Há também a formação de pequenos caroços ao redor do ânus conhecidos como trombose hemorroida externa, que indica que o sangue nas veias da hemorroida está coagulado. Esses caroços tendem a ser do tamanho aproximado de um grão de feijão.
- Dor intensa: Geralmente não é comum, mas ocorre com agravamento da crise e início do processo inflamatório. Quando há dor, ela pode se originar de fissuras anais, que ocorrem ao forçar a evacuação.
- Sangramentos: As hemorroidas externas também podem causar sangramento por conta do traumatismo durante a passagem das fezes.
Lembre-se que é importante manter a higiene da região, no caso de verificar a presença de hemorroida externa, evite o uso do papel higiênico e dê preferência pela lavagem com água e sabão.
Como é feito o diagnóstico clínico?
Caso você esteja com hemorroida externa é indicado procurar auxílio de um profissional de saúde para que ele possa diagnosticar e dar início ao tratamento.
No consultório médico, o diagnóstico da hemorróida externa pode ser realizado a partir de uma análise da região anal do paciente que verifica a presenta de veias inchadas.
O médico também poderá fazer perguntas sobre os sintomas onde você pode relatar a evolução dos sintomas que está apresentando, há quantos dias isso ocorre e quais são os impactos gerados na sua rotina.
Além disso, o médico também poderá solicitar exames de imagem, como sigmoidoscopia, anoscopia e proctoscopia.
A hemorroida é uma condição venosa progressiva e com tendência a piorar, por isso consultar um profissional se torna fundamental para evitar que a condição progrida.
Como tratar hemorroida externa?
Existem diversas opções de tratamento hemorroida externa, mas tudo vai depender da gravidade e em qual grau a hemorroida se encontra.
O médico poderá indicar alguns medicamentos e pomadas de uso externo para aliviar os sintomas.
Ainda existem alguns procedimentos indicados para tratar hemorroida externa grau 2 como ligadura elástica que corta a circulação e fazem com que a hemorroida caia naturalmente.
Estágios mais avançados como hemorroida externa grau 3 e 4 onde não ocorre retorno espontâneo, podem requerer tratamento cirúrgico para remoção definitiva.
Cirurgia de hemorroida externa
Existem diferentes técnicas cirúrgicas as quais o médico pode utilizar para você que quer saber como curar hemorroida externa definitivo.
- Hemorroidectomia: É um procedimento que envolve a remoção de hemorroida através de um corte. Com o uso de anestesia geral ou local.
- Técnica por THD / Endopex: Opção cirúrgica sem cortes onde o médico utiliza aparelho de ultrassom para identificar os vasos que levam o sangue às hemorroidas, a circulação é interrompida através da costura da artéria.
- Técnica PPH: A técnica é uma técnica utilizada para fixar as hemorroidas em sua posição original, através do uso de grampos especiais de titânio.
- Escleroterapia: Utilizada em hemorroidas de grau 2, é uma técnica onde se injeta nos vasos das hemorroidas produto que provoca morte dos tecidos.
- Coagulação infravermelha: A técnica trata sangramentos internos em hemorroidas através de um aparelho com luz infravermelha que aquece a região e cria uma cicatriz local.
Pomada para hemorróida externa
Uma opção para casos com hemorroida externa inflamada é o uso de pomada para hemorroida para o alívio dos sintomas.
Elas são opções que possuem anestésicos e corticoides na sua composição, agem para aliviar o desconforto e também a dor.
Algumas das pomadas recomendadas para o tratamento de hemorróida externa são:
- Bepantol derma: Com ação anti-inflamatória, hidratante, protetora e nutritiva, além de ajudar a regenerar as células da pele;
- Proctyl: Possui ação analgésica, antisséptica e adstringente, que estimulam a regeneração e a cicatrização da pele combatendo a dor, a inflamação, o inchaço e o sangramento.
- Proctan ou Proctosan: Com ação analgésica, anti-inflamatória e antipruriginosa, aliviam os sintomas de coceira, dor, inflamação ou inchaço.
Banho de assento para hemorroida externa
Uma opção bastante utilizada para aliviar a dor e a sensação de inchaço causado pelas hemorroidas externas é o banho de assento.
O banho de assento, consiste em sentar em uma bacia com água morna e aguardar por 15 minutos, pois ele ajuda a amenizar a dor, relaxa a musculatura da região e também promove a higienização anal.
Além disso, você pode fazer o banho de assento com chá de camomila, pois a camomila tem ação calmante e cicatrizante.
Remédio para hemorroida externa
Uma outra opção para aliviar a dor causada pela hemorroida externa é o uso de medicamentos com ação anti-inflamatória.
Embora eles não tenham nenhuma ação sobre a hemorroida, eles ajudam a aliviar os sintomas como ardor, coceira, inchaço na região anal.
Os mais utilizados são flavonid, venaflon, paracetamol, e ibuprofeno que promovem o alívio dentro de poucos minutos.
Qual a importância da mudança de hábitos para o tratamento?
Ao descobrir a hemorroida é muito importante entender qual é a sua origem, pois como mencionamos anteriormente ela pode ser associada a diversos fatores.
Geralmente está associada a prisão de ventre, e entender o que desencadeia a prisão de ventre pode ajudar a melhorar a condição e até mesmo sanar o problema.
Por isso, é recomendável ter uma atenção extra na sua alimentação, ingerindo alimentos que sejam ricos em fibras para ajudar a regularizar o seu intestino, e também praticar atividade física, principalmente se você trabalhar sentado por muito tempo.
Desse modo, todas as medidas para evitar novos casos, ou que a hemorroida progrida, devem ser consultadas com um profissional de saúde.
Agora você já sabe tudo sobre hemorroida externa
Através desse conteúdo, buscamos apresentar uma visão geral sobre o que é a hemorroida externa, quais são os sintomas e também quais são as possibilidades de tratamento.
Ao suspeitar de hemorroida externa, não perca tempo e procure um proctologista para que você possa obter um diagnóstico e tratamentos adequados.
A falta de diagnóstico pode agravar o quadro, por isso é fundamental que você procure atendimento médico.
Continue lendo mais
Herpes zoster: Sintomas e tratamento
Frases de meditação: 144 opções para leitura
Climatizador de ar: 5 melhores para comprar em 2024
Sono excessivo: o que pode ser?
Dor de dente: Conheça as causas e como tratar!
Whey protein: Para que serve e como tomar