outubro 2023
Leitura: 15 min.
O tremor na barriga, ou barriga tremendo, é um tipo de sintoma que pode gerar desconforto e até mesmo vir acompanhado de dor.
Esse sintoma pode surgir devido a diversos fatores, e apesar de nem sempre estar relacionado a problemas de saúde, é importante estar atento a essa condição e toda a sintomatologia que pode acompanhá-la.
E, para que você possa identificar as possíveis causas da barriga tremendo e saber quando ela pode indicar a necessidade procurar auxílio profissional, elaboramos um conteúdo completo para eliminar suas dúvidas.
Sumário
O que é barriga tremendo?
A sensação de “barriga tremendo”, ou o tremor na barriga, é um sintoma que pode se manifestar de diferentes formas dependendo da causa.
Esse sintoma geralmente envolve uma sensação de vibração, tremor ou movimento perceptível na região abdominal.
Podendo ser caracterizado como um tremor na barriga lado direito, tremor na barriga lado esquerdo, pé da barriga tremendo ou então pode ser sentido em toda região abdominal.
Ele pode surgir devido a uma série de fatores ou de condições, que podem ser naturais ou então associadas a problemas de saúde.
Por isso, é fundamental que você esteja atento aos sintomas e procure um médico caso esteja sentindo dor e desconforto.
O que pode ser uma sensação de barriga tremendo?
Preparamos uma lista para que você possa identificar algumas das principais causas de barriga tremendo e até mesmo descobrir como minimizar o desconforto. Confira:
Gases intestinais
Um dos motivos mais comuns de tremor na barriga, ou barriga tremendo, são os gases intestinais.
Geralmente, a produção de gases aumenta devido às bactérias que estão localizadas no nosso intestino e participam ativamente da digestão dos alimentos.
Além disso, também pode estar associado a entrada de ar no estômago quando comemos ou engolimos com muita pressa.
O consumo de alimentos muito gordurosos também dificultam a digestão, e podem originar gases e causar desconforto.
Apesar de não indicarem um problema de saúde grave, é preciso estar atento, pois se vier acompanhado de sintomas como azia, barriga inchada ou cólicas, pode ser associado a gastrite, que é uma condição que deve ser acompanhada por um gastroenterologista.
Para reduzir os gases, opte por incluir alimentos leves no cardápio, e também mastigar lentamente, além disso evite tomar bebidas gaseificadas durante as refeições.
Uma opção para eliminar os gases presos, é tomar um chá de erva-doce, pois ele possui inúmeras propriedades que ajudam a eliminar os gases e aliviar o desconforto gastrointestinal.
Menstruação
O processo de descamamento do endométrio (tecido que reveste o útero) que origina a menstruação pode originar sensações de barriga tremendo e que podem vir acompanhadas de outros sintomas comuns do período menstrual.
Esses sintomas podem ser cólicas, dores de cabeça, náuseas, alterações no humor e caso se manifestem de maneira muito intensa podem indicar desordens hormonais.
Por isso, é importante que você entre em contato com a sua ginecologista e realize exames de rotina para se certificar de que está tudo em ordem.
Apesar dos desconfortos serem comuns, não é comum que eles sejam intensos a ponto de interromper ou atrapalhar as suas atividades diárias, portanto converse com o seu médico.
Para reduzir os desconfortos e as dores na região do abdômen que originam o tremor na barriga é possível fazer o consumo de chá de camomila e também compressas de água morna.
Síndrome do Intestino Irritável
A síndrome do intestino irritável (SII) é um tipo de alteração na motilidade do intestino que provoca mudanças frequentes e bruscas nos hábitos intestinais.
Ela pode aumentar a frequência de evacuação causando diarreia, e alternar entre momentos de constipação.
Além disso, também é comum que haja inflamação nas paredes intestinais que pode provocar dores abdominais intensas, cólicas, distensão abdominal e até mesmo excesso de gases.
Que suspeita de síndrome do intestino irritável (SII) deverá consultar um gastroenterologista para avaliação clínica e diagnóstico.
Entretanto, o tratamento poderá seguir com uma equipe multidisciplinar que envolva profissionais como nutrólogos, psicoterapia e até mesmo educadores físicos.
De uma maneira geral, o tratamento poderá envolver o uso de medicamentos além de uma dieta que busca equilibrar os nutrientes consumidos na alimentação.
Aneurisma de Aorta
É um tipo de malformação vascular, que pode acometer qualquer vaso do corpo, como a artéria aorta que é vital para o nosso corpo.
Um sintoma comum de que há algum problema com a aorta é sentir barriga tremendo, como uma pulsação mais forte e intensa principalmente ao colocar as pontas dos dedos na região.
Nesses casos, é muito importante que você procure o serviço de urgência para uma avaliação, pois um aneurisma na artéria pode ser fatal.
Gravidez
A barriga tremendo, ou tremor na barriga, também é um sintoma comum de gravidez, principalmente se você estiver sentindo o pé da barriga tremendo, que é próxima a região uterina.
É difícil estimar em qual fase da gravidez esse sintoma pode surgir, mas algumas mulheres começam a percebê-los a partir do terceiro mês, às vezes são perceptíveis antes.
Desse modo, podemos dizer que pé da barriga tremendo, atraso menstrual e outros sintomas, como enjoos, cansaço, sonolência, podem ser sinais de uma possível gravidez.
Para confirmar, é possível realizar um teste de farmácia na sua própria casa e caso seja confirmado é importante procurar uma obstetra para iniciar o exame pré-natal.
Evite se automedicar a qualquer suspeita de gravidez, pois pode atrapalhar o desenvolvimento fetal.
Movimentos das trompas
Não é apenas no período menstrual que as mulheres podem sentir a barriga tremendo, o período fértil também é um período de mudanças no corpo.
E, caso você sinta tremor na barriga saiba que podem ser suas trompas se movimentando, ou a contração e o relaxamento dos músculos na região do abdômen também são bastante típicos desse período.
Não indicam um problema de saúde, mas é importante consultar com ginecologista periodicamente para uma avaliação.
Intolerância a lactose
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a intolerância à lactose é uma deficiência do organismo e não uma doença.
Ela se caracteriza pela dificuldade de digerir alimentos lácteos, ou derivados do leite, e pode ter como um dos sintomas a barriga tremendo.
Além disso, é comum que ao consumir alimentos lácteos, pessoas que tenham intolerância a lactose também apresentem excesso de gases, refluxo, enjoos, diarreia ou constipação.
Para realizar o exame de intolerância à lactose é importante consultar com um gastroenterologista.
Além disso, você pode fazer o teste em casa evitando o consumo de produtos lácteos pelo período de 3 semanas para avaliar se os desconfortos reduziram.
Caso você seja intolerante à lactose, é bem possível que deverá reduzir o consumo de produtos lácteos e adotar o uso de enzimas como a lactase.
Apendicite
A apendicite é uma inflamação que acomete o apêndice, um órgão que tem o formato de uma pequena bolsa e se projeta para o intestino grosso.
Quando esse órgão inflama é natural que você sinta a barriga tremendo, bem como uma intensa dor abdominal que inicia no centro ou do lado direito do abdômen.
A apendicite é um tipo de emergência médica e quer remoção cirúrgica, por isso é importante conduzir a pessoa em crise até o pronto atendimento de urgência.
Cálculos biliares
Os cálculos biliares, que também são conhecidos como pedra na vesícula, é uma condição de saúde que pode se agravar ao longo do tempo, e como consequência gerar tremor na barriga e espasmos além da dor intensa.
Geralmente esses cálculos obstruem os ductos biliares e quando são muito grandes precisam ser removidos cirurgicamente.
Exercício físico
Se você já fez exercício físico e ficou com a barriga tremendo saiba que é perfeitamente natural.
A contração muscular e o estresse causado na fibra muscular podem podem ter como resposta espasmos musculares que devem cessar em poucos minutos após o relaxamento muscular.
Quando procurar um médico para tratar a barriga tremendo?
Agora que você já conhece algumas das principais causas de barriga tremendo, provavelmente está se perguntando “Como saber o momento de ir procurar um médico?”, a resposta vai depender dos seus sintomas!
Embora, na grande maioria das vezes, o tremor na barriga não signifique um problema de saúde é importante analisar quais sintomas além deste estão presentes.
Eles serão um parâmetro fundamental para avaliar a necessidade de procurar um médico, portanto esteja atento caso você também esteja sentido:
- Pulsação abdominal intensa;
- Azia;
- Gases fétidos e arrotos;
- Palpitações;
- Taquicardia;
- Dificuldade respiratória;
- Dores intensas que não cede;
- Sangramento vaginal;
- Febre alta;
- Desmaios;
- Sonolência;
- Dificuldade de movimentação;
- Vômitos e náuseas;
Quaisquer sintomas desses sintomas que estejam acompanhados do tremor na barriga, podem indicar a necessidade de uma avaliação médica.
E, mesmo que você não tenha outros sintomas, sinta que o desconforto está além do que você poderia suportar também não deixe de procurar por atendimento o mais breve possível.
Agora você já sabe as principais causas de barriga tremendo
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de barriga tremendo, ou tremor na barriga, para que você possa ficar atento e identificar quando esse sintoma precisa de uma atenção maior.
Fique atento a outros sintomas, e também a frequência dos tremores não espere a sua condição de saúde se agravar para procurar um profissional de saúde.
O conteúdo desse artigo é apenas um conteúdo informativo e não deve ser utilizado para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Sintomas de gravidez antes do atraso: 12 principais
Manga engorda ou emagrece? Conheça seus benefícios
Monócitos baixos: Saiba o que significa esse resultado
Hérnia umbilical: Sintomas e tratamentos
Autismo infantil: Conheça os sinais
Histamin xarope serve para gripe? Descubra!