abril 2024
Leitura: 13 min.
Encontrar um caroço atrás da orelha que dói pode ser motivo de preocupação e levantar suspeitas a respeito da sua saúde.
Embora nem sempre, o aparecimento desse caroço esteja relacionado a condições difíceis de serem tratadas, sempre é bom visitar um médico para verificar a sua saúde, principalmente se você não notar melhora nos primeiros dias.
E, para que você possa conhecer quais são as possíveis causas do aparecimento de um caroço atrás da orelha, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Por que é importante procurar um médico quando surge um caroço atrás da orelha que dói?
O aparecimento de um caroço atrás da orelha que dói pode ter diversas causas e origens, desde as mais simples, como a picada de um inseto, até condições mais graves e que precisam de tratamento imediato.
A região da cabeça é constituída por diversas estruturas que podem ser afetadas por algumas condições, por isso é importante estar atento principalmente quando a dor é intensa, a região apresenta inchaço e também nota-se a presença de pus.
O ideal, sempre que notar alguma alteração no seu corpo, é visitar um médico, pois ele irá solicitar exames a fim de diagnosticar a condição que originou esse sintoma.
Por isso, se você está com um caroço atrás da orelha que dói, ou até mesmo que não dói, não deixe de marcar uma consulta com o dermatologista.
Ele poderá realizar uma avaliação física do caroço baseando-se no seu aspecto e reação ao toque, assim como uma avaliação de outros sintomas como febre e arrepios, que podem indicar infecção.
Além disso, irá indicar o melhor tratamento para tratar o caroço atrás da orelha e também recomendar o uso de medicamentos que possam reduzir a dor.
O que pode ser um caroço atrás da orelha que dói?
Separamos as principais possíveis causas do aparecimento de um caroço atrás da orelha que dói para que você identifique a possível causa.
Ingua atrás da orelha
Uma das principais causas do aparecimento de caroço atrás da orelha que dói é a infecção microbiana.
Nem sempre essa infecção está associada ao local onde o caroço surge, pois no nosso corpo possuímos diversos gânglios linfáticos que respondem a infecções aumentando de tamanho.
Portanto, esteja atento se você estiver com sintomas de infecções como resfriados, gripes, dor de garganta, dor de ouvido, conjuntivite e até mesmo cáries.
Pois, saiba que elas são uma provável causa para o aparecimento do caroço atrás da orelha.
Ele tende a diminuir assim que a condição se resolver, entretanto, é importante consultar com o médico para uma avaliação.
Picada de inseto
Embora seja incomum, a picada de alguns insetos podem resultar no aparecimento de uma bolinha semelhante a um caroço.
Esse caroço atrás da orelha que dói tende a apresentar uma tonalidade avermelhada, e uma possível ardência, dependendo de qual inseto causou a picada.
É importante estar atento uma vez que algumas picadas podem desencadear reações alérgicas, ou então causar morte dos tecidos.
Por isso, sempre que possível e caso você identifique o inseto que te picou leve-o para o agente de saúde.
Mastoidite
A mastoidite é um tipo de infecção no osso mastóide, localizado na orelha, que pode ser caracterizada pelo aparecimento de um caroço atrás da orelha que dói, semelhante a uma íngua.
Essa infecção se origina principalmente de uma otite quando não for bem tratada, mas também pode ter outras causas.
Ela é a causa comum do aparecimento de caroço atrás da orelha de bebê ou crianças menores de 2 anos de idade.
Ela é comum principalmente após uma infecção no ouvido, podendo surgir acompanhada de outros sintomas como dores de cabeça, redução temporária da capacidade auditiva e liberação de líquido no ouvido.
Para curar a mastoidite é importante consultar com um profissional de saúde como o otorrinolaringologista, pois ela requer um tratamento à base de antibiótico para a sua eliminação.
A mastoidite requer atenção, pois casos não tratados podem causar perda irreversível da audição além de aumentar o risco de inflamações.
Em casos não tratados, a mastoidite pode, inclusive, causar perda irreversível da audição, inflamações secundárias, formação de abscessos e até meningite.
Cisto sebáceo
Uma outra causa comum de caroço atrás da orelha que dói e pode estar cheio de líquido é a formação de um cisto sebáceo.
Apesar de na maioria das vezes serem indolores, eles podem causar uma certa pressão na região por conta do acúmulo de sebo.
Eles possuem aparência elevada, toque macio e elástico (movimentam-se e voltam para o lugar), formato arredondado e tendem a ter uma coloração variando de branco a amarelada.
Surgem principalmente por conta de uma obstrução na glândula, em caso de dor é possível aplicar compressas com água morna para reduzir.
Entretanto, o mais indicado é procurar um dermatologista para que ele possa realizar a drenagem e desobstrução da glândula.
Acne
As famosas espinhas, ou a acne, também podem originar um caroço atrás da orelha que dói, pois elas podem inchar e ficar doloridas.
Elas são semelhantes a acne fácil que ocorrem quando há obstrução dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas.
Quando inflamam tendem a doer e causar desconforto, normalmente desaparecem sozinhos, entretanto, é importante consultar com um dermatologista principalmente se tem espinhas com certa recorrência.
O dermatologista poderá indicar o uso de medicamentos que ajudem a reduzir o aparecimento da acne.
Lipoma
O lipoma é um tipo de caroço atrás da orelha que não dói, mas que também pode surgir em qualquer outra região do corpo.
Geralmente ele não causa nenhum sintoma, e é caracterizado como um tumor benigno originário a partir das células de gordura.
Os lipomas se caracterizam principalmente por serem macios ao toque, móveis sob a pele e podem aumentar gradualmente de tamanho.
Como mencionamos anteriormente, lipomas não costumam doer, entretanto, a dor pode ser originária de uma pressão exercida no local onde o tumor está presente.
A remoção se dá apenas através de um procedimento cirúrgico simples com anestesia local.
Queloide
É um tipo de crescimento excessivo do tecido cicatricial, isso quer dizer que ocorre geralmente após a perfuração numa colocação de piercing ou brinco, ou até mesmo uma lesão.
Eles são relativamente comuns, e possuem um fator genético envolvido que facilita a sua formação em certos indivíduos.
São semelhantes a uma bolinha que pode aumentar de tamanho e se desenvolve, o ideal para tratar quelóide é passar por uma avaliação com um especialista em dermatologia.
Pois assim, esse profissional poderá indicar melhor solução entre as diversas opções de tratamento, como a crioterapia, aplicação de corticosteroides ou a cirurgia de remoção.
Câncer
O aparecimento de um caroço atrás da orelha que dói e que seja originário de um câncer não é comum, entretanto, para afastar essa possibilidade é importante investigar.
Cancers se originam de mutações genéticas e muitas vezes surgem sem motivação aparente, diferente do lipoma, o câncer é um tipo de tumor maligno que pode se espalhar para outros órgãos e tecidos do corpo.
Portanto, é importante consultar o médico para verificar se, em caso de lipoma ou cisto sebáceo, é bem provável que o médico realize uma biópsia para afastar ou confirmar a suspeita de câncer.
Quando procurar um médico com urgência por causa de um caroço atrás da orelha que dói?
Agora que você já sabe as possíveis causas que podem levar a surgir um caroço atrás da orelha que dói, esteja atento a alguns dos sintomas que indicam a necessidade buscar um atendimento de urgência. Confira:
- Aumento de tamanho;
- Mudança de forma;
- Saída e pus ou outro líquido;
- Dificuldade em mexer a cabeça ou o pescoço;
- Dificuldade para engolir.
- Sangramentos;
- Pressão na região;
- Perda de movimentos da face;
- Redução auditiva;
Além disso, outros sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas ou vertigem também podem ser um sinal importante para que você busque o atendimento médico o mais rápido possível.
Os tratamentos para essa condição podem variar muito, e dependem principalmente da condição que originou o caroço.
Agora você já sabe o que pode ser o aparecimento de um caroço atrás da orelha que dói
Através desse conteúdo, buscamos apresentar algumas das principais causas do aparecimento do caroço atrás da orelha para que você busque o atendimento médico adequado.
Não esqueça que existem diversas condições que podem originar o aparecimento de um caroço atrás da orelha que dói, portanto cabe ao profissional de saúde analisar e fazer um diagnóstico apropriado.
Continue lendo mais
Tosse alérgica: O que é e o que fazer para resolver?
Relaxante muscular: 10 melhores opções
Alimentos ricos em proteínas: 12 opções
Remédio caseiro para cortar diarreia: 12 alternativas
Vitamina D: para que serve e quais são as fontes
O que é mais importante em um relacionamento?