outubro 2023
Leitura: 21 min.
A dor de garganta é um sintoma capaz de gerar um enorme desconforto para qualquer pessoa que seja acometido por esse sintoma.
E, dependendo da sua intensidade, ela pode até mesmo, prejudicar as suas principais atividades cotidianas, como a ingestão de alimentos e até a privação do sono.
Embora seja bastante comum em gripes e resfriados, a dor de garganta pode ser um sintoma comum para várias doenças, assim como a tosse seca.
Ou seja, é bem provável que você experimente esse sintoma pelo menos uma vez na vida, e nesse caso, é fundamental conhecer quais são as suas causas e os principais tratamentos para aliviar o desconforto.
Por isso, elaboramos um artigo cheio de informações para que você saiba como lidar com a dor de garganta sem sofrimento.
Sumário
O que caracteriza a dor de garganta?
A dor de garganta é uma dor localizada na parte de trás da garganta, e que é característica da inflamação ou irritação das mucosas.
Ela é uma resposta natural do nosso organismo a um agente externo, cujo objetivo é transportar fluídos e células de defesa para combater a invasão.
Dependendo do tipo de agente causador, a dor pode variar de intensidade sendo leve, no início, a moderada e forte conforme a infecção avança.
Normalmente, ela se torna mais perceptível ou intensa no período da noite, pois nesse período é mais difícil para o organismo eliminar o muco e as secreções liberadas pela inflamação.
E quem está sofrendo de dor de garganta pode experimentar dor de garganta e ouvido simultaneamente, pois os nervos são muito próximos e podem ser inflamados em conjunto.
A dor de garganta também pode piorar com o avanço da inflamação, e vir acompanhada de outros sintomas, tais como:
- Sensação de garganta arranhada;
- Inchaço na região;
- Rouquidão;
- Pus nas amígdalas (geralmente relacionado a infecção bacteriana).
- Tosse;
- Dores no corpo;
- Febre;
- Dor de cabeça.
O que causa dor de garganta?
Existem diversos fatores que podem desencadear uma dor de garganta, e antes mesmo de buscar um tratamento ou buscar saber o que é bom para dor de garganta é preciso investigar as possíveis causas desse sintoma.
Para ter um diagnóstico completo é preciso consultar um clínico geral ou um otorrinolaringologista.
Gripes e resfriados
Podemos afirmar que a gripe e o resfriado são as causas mais comuns desse sintoma.
Pois, a porta de entrada de um vírus da gripe é através das vias respiratórias, consequentemente eles podem se acumular nessa região e se multiplicar com mais facilidade na mucosa.
A multiplicação dos vírus envia sinais para o corpo que gera a inflamação dos tecidos, desconforto e dor, e que pode desencadear um quadro de amigdalofaringite.
A amigdalofaringite é um quadro, geralmente originado por um vírus de gripe ou resfriado, onde as amígdalas e faringe tornam-se inflamadas.
Outros sintomas decorrentes da gripe, e que são comuns, são a tosse, febre, espirros e dor de cabeça, nariz entupido e dor no corpo.
Tratamento: Normalmente é a orientação médica para tratar a dor de garganta em decorrência de gripes e resfriados se baseia no uso de analgésicos, anti-inflamatórios, xaropes e anti-histamínicos.
Infecções virais
Além do vírus da gripe, outras doenças virais podem desencadear um quadro de dor de garganta como a mononucleose (causada pelo vírus Epstein-Barr) e que acomete principalmente crianças e jovens adultos.
Os sintomas de mononucleose são cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.
Em crianças, a inflamação na garganta também é sintoma comum de algumas viroses que causam doenças como sarampo, coqueluche, catapora e difteria.
Outra causa viral, mas bastante rara, é o desenvolvimento de dor de garganta durante a infecção inicial do vírus HIV, principalmente para aqueles acometidos por candidíase oral.
A COVID-19, que é uma infecção respiratória causada por Coronavírus, também pode ter como sintoma a dor de garganta.
Tratamento: Nesses casos, a dor de garganta é um sintoma secundário decorrente de outra doença, ou seja, é necessário consultar um médico para entender a causa da inflamação e fazer exames específicos para cada caso.
Infecções bacterianas
As infecções bacterianas também são causas comuns da dor de garganta, e geralmente são causadas pela bactéria Streptococcus (estreptococos).
Essa bactéria está presente naturalmente na mucosa da garganta sem causar inflamação, entretanto, em alguns casos pode haver um desequilíbrio na microbiota da região que facilita a proliferação desse microrganismo.
Desse modo, a reação natural do corpo é gerar uma inflamação para combater o desequilíbrio, e nesse processo o indivíduo é acometido pela inflamação na garganta.
A infecção por estreptococos pode desencadear o surgimento de abscessos quando acomete um tecido mais profundo.
Infecções bacterianas de outras espécies de bactéria, por exemplo que as bactérias que causam gonorreia, difteria (em países com taxas de vacinação baixas) e Epiglotite, também podem causar dor de garganta.
Tratamento: É preciso consultar com um profissional, para que ele possa realizar exames e indicar o tratamento que na maioria das vezes consiste na administração de antibióticos.
Os antibióticos devem ser prescritos pelo médico, que pode ainda receitar analgésicos para aliviar a irritação e inflamação.
Refluxo gastresofágico
Quem sofre de refluxo gastresofágico também pode desenvolver dor de garganta, uma vez que o conteúdo do estômago retorna para o esôfago, e a presença do ácido secretado pelo estômago pode gerar irritação e inflamação.
Tratamento: Como o ácido é o principal agente causador do desconforto, o médico pode receitar a administração de remédios que inibam a produção de ácido.
Ar-seco
O tempo seco ou o uso recorrente de ar-condicionado podem fazer com que as mucosas percam umidade e consequentemente deixar a garganta mais seca e irritada.
Tratamento: O ideal é evitar ambientes secos, mas caso não haja solução você pode tentar se manter hidratado aumentando a ingestão de líquidos para hidratar as mucosas.
Em ambientes fechados, é possível utilizar um umidificador de ar para aliviar a irritação.
Alergia
A presença de um agente externo que se infiltre em seu organismo através das mucosas pode desencadear uma reação alérgica, e com ela podem surgir sintomas de irritação, coriza, espirros e etc.
Tratamento: O médico pode recomendar a administração de anti-histamínicos para atenuar os sintomas alérgicos.
Poluição do ar
A poluição do ar e a presença de partículas que irritam as mucosas podem causar irritação na garganta.
Fumantes também podem sentir irritação, pois substâncias químicas presentes no cigarro causam irritação na pele que reveste toda a região da faringe e laringe, provocando um processo inflamatório crônico,
Tratamento: Deve-se evitar locais fechados com excesso de fumo de cigarro e preferir sair para espaços verdes em que o ar esteja menos poluído.
Uso excessivo da voz
Se você for palestrante, ou então frequentou recentemente algum evento onde utilizou a voz até mesmo para gritar, saiba que o uso excessivo da voz pode ser a causa da sua dor de garganta.
Tratamento: Nesse caso não é preciso se preocupar, pois provavelmente a dor e o incômodo irão melhorar com o passar dos dias. Você pode manter a sua garganta hidratada ou buscar uma pastilha para garganta.
Tratamento e remédio para dor de garganta
Para você saber como curar dor de garganta em 1 dia, preparamos uma lista com o que é bom para dor de garganta e quais são os principais medicamentos.
Lembre-se que tanto as infecções virais quanto bacterianas são perigosas e você deve procurar auxílio de um médico especialista para diagnosticar e seguir com um tratamento efetivo.
Evite os perigos da automedicação e busque atendimento médico, nenhuma dica postada aqui substitui o diagnóstico clínico.
Analgésicos para dor de garganta
Atuam diretamente na dor, e não no agente causador da doença, por isso eles podem não ter o efeito desejado, mas podem ser utilizados para auxiliar o tratamento.
Paracetamol serve para dor de garganta e é um dos principais analgésicos administrados, além dele também é possível utilizar a dipirona.
A administração deste medicamento pode variar de acordo com a idade do paciente, mas normalmente recomenda-se utilizá-los a cada 6 ou 8 horas.
Em caso de dúvidas leia a bula ou consulte seu médico.
Anti-inflamatório
Assim como os analgésicos, os anti-inflamatórios reduzem a irritação, mas não eliminam o agente causador da inflamação na garganta.
Eles podem atuar reduzindo o inchaço dos tecidos o que promove uma melhora momentânea do quadro geral.
O anti-inflamatório Ibuprofeno serve para a dor de garganta e pode atuar reduzindo a sensação de desconforto.
O Ibuprofeno pode ser administrado de 8 a 12 horas, conforme as orientações médicas.
Outro medicamento que também pode ser indicado é a Nimesulida para dor de garganta, que também possui ação anti-inflamatória.
Antibióticos
São fármacos que combatem a dor eliminando os agentes causadores da inflamação, essencialmente no caso de dor de garganta bacteriana.
Eles precisam de prescrição médica para serem adquiridos na farmácia, pois é preciso identificar qual é o agente causador da dor para indicar a dose mais eficaz com base no histórico de saúde do paciente.
Usar Amoxicilina serve para dor de garganta principalmente quando o agente causador é a bactéria estreptococos.
Quem for utiliza-la deverá respeitar o intervalo de 8 ou 12 horas do uso do medicamento conforme a prescrição médica.
Outros antibióticos também podem ser indicados e ajudar no tratamento como Azitromicina, Eritromicina, Clindamicina e Cefalexina, por exemplo.
Pastilha para dor de garganta
As pastilhas para dor de garganta geralmente vem em conjunto com dois fármacos geralmente funcionam como anti-inflamatório e anestésicos locais.
Algumas das principais são Ciflogex, Strepsils, Neopiridin, Bennalet, por exemplo. A grande vantagem dessas pastilhas é que elas podem ser utilizadas em conjuntos com algum outro medicamento proporcionando alívio rápido e imediato.
Remédios caseiros
Há também a possibilidade de fazer remédios caseiros para aliviar os principais sintomas, entretanto, nem sempre eles são eficazes e representam um auxílio para o tratamento,
Um remédio caseiro para dor de garganta é um chá. O chá para dor de garganta de limão e gengibre possui propriedades anestésicas e anti-inflamatórias.
Para fazer o chá é muito simples, basta seguir a receita abaixo:
Ingredientes:
- Meio limão
- 1 cm de gengibre ralado
- 1 Xícara de água fervente
- Mel
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma caneca e adoce com mel ao seu próprio gosto para não ficar amargo.
Você também pode fazer gargarejos de água morna com limão e uma pitada de sal.
Basta colocar em um copo água morna o suco de 1 limão e uma pitada de sal, gargarejando por 2 minutos, 2 vezes ao dia;
Ou investir em sucos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e limonada para fortalecer o seu sistema imunológico.
Quanto tempo dura uma dor de garganta?
Para dizer com precisão quanto tempo dura uma inflamação na garganta, é preciso conhecer o agente causador, pois ela pode variar bastante.
Entretanto para aquelas dores de garganta causadas por gripes e resfriados estima-se que a duração média seja de 3 a 5 dias.
Se você está enfrentando uma dor de garganta que não passa e possui duração maior do que 3 dias, é fundamental procurar um médico especialista.
Crianças devem consultar com pediatra logo no início do quadro para verificar a presença de bactérias estreptococo e que podem causar complicações graves.
Uma boa dica é ficar de olho em quais são os outros sintomas apresentados em conjunto com a inflamação na garganta e por quanto tempo esses sintomas persistem.
Dicas para te ajudar a lidar com a dor de garganta
Agora que você já sabe qual tratamento deve seguir para a sua dor de garganta, separamos algumas dicas para você.
Evite ficar com a garganta ressecada
Por mais difícil que seja, é importante aumentar a ingestão de líquidos principalmente se você estiver resfriado ou gripado.
A ingestão de líquidos ajuda a eliminar os mucos e secreções causando um pouco de alívio.
Além de que sucos que contenham vitamina C são muito recomendados para fortalecer o seu sistema imunológico.
Prefira alimentos líquidos a sólidos
Para não irritar ainda mais a sua garganta dê preferência para a ingestão de alimentos líquidos ao invés de sólidos.
Sopas, caldos e vitaminas podem te ajudar a se alimentar melhor enquanto você estiver com dor de garganta.
Ingerir alimentos quentes é melhor do que ingerir alimentos frios.
Não force a garganta
Evite forçar a garganta durante o período em que você estiver se recuperando, pois pode machucar e voltar a doer.
Se precisar falar por muito tempo, mantenha a garganta sempre hidratada para evitar dores ou novos machucados.
Consulte o seu médico
Reforçamos a importância de ter um acompanhamento médico antes de optar por qualquer tipo de medicação.
Através do acompanhamento médico você poderá receber um tratamento e diagnóstico adequado com o seu quadro clínico.
Já sabe como tratar a sua dor de garganta?
Neste conteúdo, apresentamos as principais causas da dor de garganta e também o que melhora a dor de garganta para te auxiliar a se livrar da sensação de desconforto.
Lembre-se que por mais que você leia a bula dos medicamentos, apenas um médico especializado será capaz de avaliar o seu quadro clínico.
Portanto, não perca tempo e preze pela sua qualidade de vida e pelo seu bem-estar obtendo o diagnóstico correto.
Continue lendo mais
Chá de sene: Para que serve?
Hérnia inguinal: Sintomas e tratamentos
Como calcular o meu peso ideal?
Relaxante muscular: 10 melhores opções
Apendicite: O que é? Quais são as causas?
Aspirador de pó para carros: 8 Melhores para comprar em 2024