julho 2024
Leitura: 15 min.
A hérnia de disco é uma condição de saúde relativamente comum, mas que pode causar complicações futuras quando não tratada de forma adequada.
Caracterizada por uma laceração ou rompimento do revestimento resistente presente nos discos da coluna, pode causar dor e ser incapacitante.
Por isso é importante conhecer mais informações sobre essa condição, bem como seus principais sintomas e quando você deve procurar um médico.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo sobre a hérnia de disco para que você possa eliminar todas as suas dúvidas.
Sumário
O que é a hérnia de disco?
A hérnia de disco é um tipo de lesão que ocorre quando há rompimento da capa de um dos discos da coluna vertebral.
Esse disco funciona como um amortecedor entre as vértebras, quando se rompe, o material macio e gelatinoso do seu interior tende a extravasar, podendo criar uma protuberância para fora através do revestimento.
Essa protuberância, por sua vez, denomina-se hérnia de disco, que pode causar compressão dos nervos da coluna e causar dor.
A hérnia de disco lombar na porção L4 e L5 que apresenta a quarta e a quinta vértebra é a mais frequente.
Mas ela pode ocorrer em diferentes regiões da coluna. Existem diferentes tipos de hérnia de disco que podem variar de acordo com o tipo de lesão apresentada.
Em alguns casos, a hérnia de disco pode cicatrizar naturalmente e ser reabsorvida pelo corpo, outros pacientes irão requerer tratamentos mais específicos para curar a hérnia.
O que causa hérnia de disco?
Existem diversas causas para a hérnia de disco, que vai desde o envelhecimento natural do indivíduo a lesões que podem ocorrer por levantar muito peso.
Quando associada ao envelhecimento, ocorre principalmente, pois os discos da coluna vão perdendo a elasticidade, e também a capacidade de reter líquido, aumentando assim o risco de rompimento.
Existem pessoas que possuem também uma maior predisposição genética para a formação de hérnias de disco.
Além disso, pessoas que trabalham com carregamento de peso podem comprometer a integridade do sistema muscular que sustenta a coluna vertebral.
Também podem ser considerados fatores de risco para o desenvolvimento de hérnia de disco:
- Falta ou excesso de atividade física;
- Má postura crônica;
- Tabagismo;
- Obesidade.;
- Atividades que provocam vibrações na coluna;
- Atividades repetitivas nas quais seja necessário dobrar, torcer, levantar;
Por isso, se você exerce atividades desse tipo, é importante que você faça um acompanhamento regular com o seu ortopedista ou com um traumatologista.
Quais os sintomas de hérnia de disco?
A hérnia de disco pode ser assintomática em casos mais leves, mas também pode apresentar dor intensa e incapacitante.
De uma maneira geral, a dor de hérnia de disco está associada área em que foi comprimida a raiz nervosa, quando sintomática pode apresentar:
- Dor que irradia para algum membro (braço, mão, perna, pé, etc);
- Formigamentos, amortecimentos;
- Cãibras;
- Perda de força;
- Sensação de travamento;
- Diminuição da força muscular;
- Coluna torta quando entra em crise;
- Dor noturna que piora durante o sono e que permanece ao acordar;
- Dor que piora ao ficar em pé com a perna estendida;
- Bastante dificuldade para ficar sentado;
- Redução de força em uma das pernas ou nas duas;
- Impossibilidade de ficar de ponta de pé com uma das pernas;
Dependendo da região onde a hérnia está localizada você pode sentir alguns sintomas específicos, como:
- Hérnia de Disco Cervical: Apresenta dor ou dificuldade de movimentar o pescoço frequentemente associada a dor que irradia ou diminuição da força nos ombros, braços e mãos.
- Hérnia de Disco Torácica: Frequentemente causa dor no meio das costas, atrás (região dorsal) no lado anterior (tórax), podendo causar formigamento no meio das costas e fraqueza nas pernas.
- Sintomas de Hérnia de Disco Lombar: Dor na parte inferior da coluna; irradiação da dor para os glúteos, pernas e pé; formigamento ou perda da força nos membros inferiores.
Quando a hérnia de disco é grave?
Na presença de qualquer sintoma, o ideal é procurar um médico para passar por uma revisão e para que o médico possa fazer uma avaliação diagnóstica por meio da solicitação de exames.
Num geral, podemos dizer que as hérnias de disco mais graves são aquelas que causam fraqueza motora e podem até mesmo causar disfunção na bexiga e no intestino.
Nesses casos é importante não postergar a consulta com o profissional de saúde, para que não ocorra uma piora nos sintomas ou no seu quadro de saúde.
O diagnóstico de hérnia de disco se dá principalmente por meio de exames de imagens, como radiografia ou ressonância magnética.
Além disso, o médico também poderá solicitar exames de histórico clínico ou exames físicos, que verificam alterações motoras.
Tratamentos para hérnia de disco
O tratamento para hérnia de disco vai depender muito do quadro em que o paciente se encontra. A escolha do tratamento caberá ao médico após realizar a avaliação clínica do paciente.
Na maioria dos casos, os sintomas de hérnia de disco melhoram naturalmente em cerca de três meses, mas é possível investir em outros tratamentos para uma recuperação mais rápida.
Os principais tratamentos para a condição envolvem:
Observação
Nas situações mais leves, ou até mesmo em casos assintomáticos, é importante que haja uma observação para averiguar a evolução dos sintomas.
Não havendo complicações sérias ou sintomas debilitantes e que interfiram na qualidade de vida de um indivíduo, é possível que repouso, desde que não absoluto, sejam eficazes.
O repouso absoluto não é recomendado mesmo em momentos de crise, pois ele pode aumentar as dores.
Medicamentos
O médico poderá indicar o uso de remédio para hérnia de disco, que geralmente pertencem às seguintes classes:
- Anti-inflamatórios: Ajudam a diminuir a inflamação e a dor que decorre da compressão causada pela condição, os mais comuns são Ibuprofeno, Diclofenaco e Cetoprofeno, são os principais remédios para hérnia de disco inflamada;
- Analgésico: Ajudam a aliviar a dor e o desconforto, os mais fracos são Paracetamol e Dipirona, Tramadol e Codeína são mais potentes.
- Relaxantes musculares: Reduzem a tensão e os espasmos musculares contribuindo para o alívio da dor, os principais são Ciclobenzaprina ou Baclofeno;
- Remédios anticonvulsivantes: Para dores intensas causadas pela compressão de nervos próximo a hérnia, Gabapentina ou Pregabalina;
- Injeções de corticoides na coluna: Promovem o alívio rápido e eficaz da dor;
Além disso, para aliviar a dor também é possível fazer a aplicação de compressas geladas ou quentes na região para aliviar e reduzir o desconforto.
Reabilitação
A fisioterapia é uma importante aliada de quem sofre com as dores de hérnia de disco, assim como outros tratamentos alternativos que podem incluir sessões de pilates, exercícios em casa e até mesmo acupuntura.
Os objetivos do emprego dessa ciência podem variar de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Na maioria das vezes elas visam promover o fortalecimento muscular, mas também podem contribuir sendo um tratamento analgésico.
Cirurgia de hérnia de disco
Alguns poucos pacientes se beneficiam da cirurgia de hérnia de disco, estatisticamente, de acordo com estudos esses casos equivalem a 10%.
Ela só se faz necessária quando o paciente não apresenta melhora após receber o tratamento clínico.
Quando a cirurgia passa a ser uma opção, os médicos optam por escolher opções que sejam menos invasivas onde o tempo de recuperação seja menor.
A cirurgia de endoscopia de coluna é uma técnica nova que tem sido amplamente utilizada em casos de hérnia de disco.
Como prevenir o aparecimento de hérnia de disco?
Para evitar desenvolver hérnia de disco na coluna, é importante que você realize algumas mudanças no seu estilo de vida.
Como já mencionado nesse conteúdo, existem uma série de agravantes que podem favorecer o desenvolvimento de hérnia. Confira algumas dicas:
- Evite o fumo;
- Reserve um tempo para praticar atividade física e fortalecer a musculatura da sua coluna;
- Evite o sedentarismo;
- Invista em consumir alimentos saudáveis e faça a manutenção do seu peso corporal para evitar a obesidade;
- Não carregue excesso de peso;
- Faça exercícios de alongamento;
- Evite ficar muito tempo sentado e faça pausa para caminhadas;
Além disso, é importante que você faça consultas regulares com o seu médico para avaliar a saúde da sua coluna, principalmente idosos.
Exercícios para quem tem hérnia de disco
Separamos alguns exercícios para que você possa prevenir o aparecimento da dor na região lombar causada pela hérnia de disco:
Inclinações pélvicas
- Deite-se de costas com os joelhos dobrados, os calcanhares no chão e o peso nos calcanhares.
- Pressione a região lombar contra o chão, contraia as nádegas e contraia os músculos abdominais.
- Mantenha a posição e conte até 10. Repita 20 vezes.
Exercícios abdominais
- Deite-se de costas com o joelho dobrado e os pés no chão.
- Coloque as mãos cruzando o tórax.
- Contraia os músculos abdominais, levantando os ombros levemente cerca de 25 centímetros do chão, enquanto mantém a cabeça para trás (o queixo não pode tocar o tórax).
- Depois, solte os músculos abdominais lentamente, baixando os ombros. Fazer 3 séries de 10 repetições.
Alongamento joelho-tórax
- Deite-se de costas.
- Coloque ambas as mãos atrás de um joelho e traga-o para o tórax.
- Conte até 10.
- Abaixe lentamente a perna e repita com a outra.
- Faça este exercício 10 vezes.
Agora você já sabe o que é hérnia de disco
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a hérnia de disco.
Caso tenha dúvidas não hesite em procurar atendimento médico para que você receber um diagnóstico adequado.
Continue lendo mais
Exercício tríceps: 15 opções para treinar
O que a ansiedade pode causar no corpo?
Creme para Foliculite: 5 Melhores Opções
185 Frases de psicologia positiva
Massagem terapêutica: Conheça os 10 benefícios
10 Melhores probióticos para o intestino