Lábios inchados: 11 causas principais

outubro 2024

Leitura: 13 min.

Os lábios inchados, ou a boca inchada, podem representar algum tipo de problema de saúde que requer atenção e necessitam de avaliação médica profissional.

Principalmente quando surge acompanhado de outros sintomas, como febre, dificuldade de deglutição, inchaço em outras regiões do corpo.

Ela é uma condição relativamente comum, ela pode ter origem em diversas causas, e por isso é preciso ficar atento para entender qual é a real urgência de cada caso.

Para que você possa conhecer as principais causas dos lábios inchados ou da boca inchada, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto. 

Quando ir ao médico por conta dos lábios inchados?

Antes de apresentarmos as principais causas de acordar com os lábios inchados, ou com a boca inchada, é importante saber quando você deve ir ao médico.

De uma maneira geral, é preciso estar atento ao desenvolvimento dos sintomas, pois sempre que haja piora no estado de saúde, recomenda-se buscar atendimento médico urgentemente.

Além disso, outras características que evidenciam a urgência em buscar atendimento são:

  • Quando o inchaço demora mais de 48 horas para desaparecer;
  • Quando surge acompanhado de outros sintomas;
  • Quando desencadeia febre acima de 38 ºC;
  • Causa dor local ou em outras partes do corpo; 
  • Dificulta a deglutição;
  • E etc…

Caso o inchaço na boca cause falta de ar ou se manifeste também em outras regiões do corpo é preciso encaminhar o paciente para um atendimento de urgência, pois pode se tratar de um choque anafilático.

O choque anafilático é uma reação alérgica grave que pode colocar a vida e a saúde em risco, deve ser tratado como uma emergência médica.

mulher com lábios inchados e boca inchada

O que pode ser  lábios inchados?

Como já comentamos, anteriormente, acordar com a boca inchada do nada, ou sentir os lábios inchados não deve ser normalizado.

Conheça algumas das condições responsáveis por causar os lábios inchados: 

Traumatismo

É a principal causa de lábios inchados, pois pode ser oriundo de um tombo ou uma pancada e até mesmo uma mordida acidental durante a refeição.

A pele dos lábios e da boca é bastante fina, por isso quando sofre algum tipo de impacto mais intenso tem mais probabilidade de acumular sangue que resulta no inchaço.

Normalmente a lesão nesses tecidos dura apenas algum dia e a região tende a apresentar marcas roxas ou avermelhadas. 

.Nesse caso, para aliviar o desconforto é possível aplicar compressas geladas ou utilizar saquinhos de chá de camomila na região de 2 a 3 vezes por dia. 

Reação alérgica

Um dos principais sintomas de uma reação alérgica mais intensa é sentir os lábios inchados , boca inchada e até mesmo sensação de que há algo bloqueando a sua garganta. 

Quando isso acontece é preciso buscar um atendimento de emergência, para evitar correr risco de vida, pois reações alérgicas muito intensas podem afetar a respiração. 

A alergia pode ser desencadeada por diversas causas como ingestão de alimento, uso de medicamentos, picadas de insetos e até mesmo o uso de cosméticos.

O tratamento, geralmente, é feito com uso de comprimidos antialérgicos, como Cetirizina ou Desloratadina, prescritos pelo clínico geral.

Herpes

A herpes é uma infecção viral que tende a causar feridas dolorosas na região dos lábios e também ao redor da boca.

Essas lesões podem causar lábios inchados com bolha,  além de apresentarem um aspecto visual não muito agradável.

De uma maneira geral, a herpes labial se caracteriza por: 

  • Bolhas ou feridas cheias de líquido no lábio;
  • Coceira e queimação onde as bolhas vão aparecer;
  • Dor ao redor da área afetada;
  • Febre e mal-estar em alguns casos.

Geralmente um surto de herpes labial tende a surgir quando há uma queda no sistema imunológico uma vez que o vírus permanece adormecido no organismo humano.

Como tratamento, pode-se administrar antitérmico, analgésico não salicilato e, para atenuar o prurido (pus), anti-histamínico sistêmico e outros medicamentos. 

Afta

A afta é uma pequena lesão superficial localizada no interior da boca, região interna dos lábios ou então na base da gengiva que pode causar lábios e boca inchada.

Ela é mais comum quando você sente a boca inchada só de um lado, além dos sintomas como dor intensa que pode dificultar a ingestão de alimentos e também a fala.

Geralmente a afta desaparece dentro de uma ou duas semanas, e utiliza-se enxaguantes bucais e pomadas para aliviar os sintomas. 

Inflamações dentárias

Infecções causadas por bactérias podem resultar em lábios inchados e geralmente acompanham sintomas como, dor, vermelhidão e em alguns casos podem ocorrer até mesmo pequenas bolhas.

Inflamações nos dentes, como as cáries dentárias, são bastante comuns quando não se faz a higienização correta dos dentes. 

Elas podem causar inchaço na gengiva que se estende até os lábios, a boca, podendo vir acompanhada de sangramento, mau cheiro e até febre. 

Nesses casos, é importante buscar um dentista para que ele possa realizar uma análise de qual deve ser o tratamento.

Queimaduras

Ao queimar a pele sensível e fina dos lábios e da boca pode resultar em inchaço e dor, inclusive a exposição à luz solar pode ser uma das causas frequentes de queimaduras nos lábios.

Por isso, é importante evitar fazer o consumo de alimentos que estejam em temperatura muito elevada e ainda sim aplicar um hidratante labial que tenha proteção solar caso você se exponha ao sol com frequência. 

Mucocele

Mucocele é um tipo de cisto que pode provocar o surgimento de lábios inchados, ou boca inchada, após morder os lábios ou após pancadas.

O comum é que a mucocele desapareça sem qualquer tipo de tratamento após 1 ou 2 semanas, entretanto caso ela aumente é importante consultar com um otorrinolaringologista. 

Uso de aparelho ortodôntico

Durante o uso do aparelho ortodôntico existe um período de adaptação que pode ser responsável por causar lábios inchados, ou boca inchada.

Além disso, é bem provável que durante esse período você enfrente a presença de feridas e aftas nos lábios. 

Para evitar lábios inchados devido ao aparelho ortodôntico, é importante consultar um dentista para que ele indique o tratamento adequado, que pode incluir o uso de cera dentária que ajuda a evitar o atrito do aparelho com a mucosa oral, por exemplo.

mulher hidratando os lábios

Lábios secos 

Temperaturas extremas, como o calor e também o frio podem causar o ressecamento e inchaço dos lábios.

Normalmente esse inchaço pode durar até dois dias, sendo acompanhado de dor e ardência na região.

Para reduzir o inchaço e passar creme hidratante, manteiga de cacau ou vaselina quando os lábios se encontram ressecados ou queimados.

Estresse

O estresse pode causar lábios inchados, pois tende a induzir o aparecimento de algumas alergias como a dermatite. 

Além disso, pessoas muito ansiosas durante o período de estresse tendem a morder os lábios, que pode provocar irritação e inchaço.

Por isso, para combater o estresse é importante buscar psicólogos e investir em hábitos mais saudáveis. 

Pós procedimentos estéticos

Se você realizou algum tipo de procedimento estético, como o preenchimento labial, recentemente saiba que é normal ficar com os lábios inchados em um primeiro momento.

É importante conversar com quem realizou o procedimento em você para saber quais são os cuidados que você deve ter.

O que fazer quando o lábio está inchado?

Como existem diversas causas para lábios inchados, é importante que você aprenda a reconhecer os sintomas e identificar o que pode estar acontecendo com o seu organismo.

Existem algumas medidas que você pode tomar que provavelmente ajudarão a aliviar o desconforto:

  • Capriche na hidratação: Proteja seus lábios com bálsamo labial e mantenha eles hidratados para evitar o ressecamento e possíveis rachaduras.
  • Evite o consumo de alimentos irritantes: Se estiver com a boca inchada, é importante evitar de consumir alimentos quentes, picantes, ou ácidos, pois isso pode aumentar a irritação e prejudicar o inchaço. 
  • Evite tocar na região afetada: Não é indicado mexer na região afetada principalmente se você está com alguma ferida ou inflamação, pois pode piorar a situação.
  • Aplique compressas frias: Para aliviar o inchaço e o desconforto, você pode realizar a aplicação de compressas frias por 10 ou 15 minutos. Mas a dica é não aplicar gelo diretamente na pele. 

Agora você já sabe o que pode ser lábios inchados

Através desse conteúdo, apresentamos algumas das principais causas dos lábios inchados e também da boca inchada.

Lembre-se que é importante consultar com um profissional de saúde para que ele possa fazer uma avaliação e indicar um tratamento com base no diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link