Pausa de anticoncepcional: É necessário? 

Leitura: 9 min.

Fazer a pausa de anticoncepcional, ou não, é uma dúvida bastante frequente e pertinente entre a maioria das mulheres que fazem uso desse método contraceptivo.

Isso porque existem diversas opções de medicamentos disponíveis no mercado e embora a maioria deles utilize os mesmos hormônios, eles podem variar de combinação. E essas diferenças e variações podem afetar o uso da pílula anticoncepcional.

Por isso é importante que você saiba quando deve fazer uma pausa de anticoncepcional e quando não é necessário fazê-la.

Buscando esclarecer essa e outras possíveis dúvidas, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.

É necessário fazer uma pausa de anticoncepcional?

Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres que fazem uso do anticoncepcional. Isso porque antigamente existiam muitos boatos de que interromper o uso de anticoncepcional traria benefícios para a saúde da mulher.

A verdade é que não existe nenhuma comprovação científica sobre esse dado. Por tanto reforçamos que não há a necessidade de fazer uma pausa de anticoncepcional

As principais pílulas anticoncepcionais, são um dos métodos contraceptivos mais populares encontradas no mercado atualmente, e são formadas por hormônios sintéticos.

Elas contém uma baixa dosagem hormonal, o que reduz as chances de efeitos colaterais. 

Do contrário do que se dizia antigamente, o uso contínuo do anticoncepcional pode trazer diversos benefícios, desde a redução das cólicas a até outros sintomas que são comuns durante o período menstrual. 

Uma dúvida comum também é se utilizar as pílulas continuamente afeta as chances de uma mulher engravidar na idade fértil, e a resposta para isso é que o uso contínuo não afeta as chances de gravidez.

anticoncepcional

Pode engravidar fazendo interrompendo o uso entre uma cartela e outra?

Existe uma pausa no anticoncepcional que é uma pausa sugerida por algumas pílulas anticoncepcionais.

Essa pausa se dá no intervalo entre uma cartela e outra, e nesses dias de intervalo, ocorrerá o sangramento equivalente à menstruação.

Após o período indicado de pausa, a mulher deve iniciar a nova cartela e continuar tomando a medicação como indicada para evitar uma gravídez.

Portanto, é importante esclarecer que durante a pausa indicada na cartela, os hormônios da pílula continuam agindo no organismo da mulher e evitando a gravidez indesejada.

Quando a mulher utiliza o anticoncepcional da maneira indicada na bula tomando um comprimido por dia, ela corre um risco mínimo de engravidar.

Entretanto, se você ainda está na fase de adaptação, que são os primeiros três meses de uso do anticoncepcional e precisa fazer uma pausa entre uma cartela e outra, utilize também o preservativo para evitar potenciais falhas.

Preservartivo

Riscos de fazer uma pausa de anticoncepcional?

Fazer uma pausa de anticoncepcional por longos períodos, além do estabelecido na cartela, vai fazer você ficar desprotegida, o que pode aumentar as chances de ocorrer uma gravidez não planejada. 

Além disso, quando voltar a utilizar o contraceptivo, o seu corpo terá que se adaptar novamente aos hormônios. Isso pode aumentar as chances de você apresentar efeitos colaterais.

Por isso, esteja ciente de que ao fazer uma pausa de anticoncepcional você terá de utilizar outros métodos contraceptivos, como o preservativo para evitar uma gravidez.

Se você deseja parar de tomar a pílula, por exemplo, existem outras opções de métodos contraceptivos que você pode tentar.

O DIU, por exemplo, é um dispositivo intrauterino, que pode ser de cobre ou de polietileno e tem o formato semelhante ao da letra T. 

Ele pode ou não conter hormônios, sendo que o mais comumente utilizado nesse tipo de método contraceptivo é a progesterona. 

Esse dispositivo pode permanecer por 5 a 10 anos dependendo do tipo, ou ser retirado quando a paciente desejar. 

O dispositivo atua criando um ambiente hostil à fecundação, impedindo assim uma gestação indesejada sem a utilização combinada de hormônios que devem ser ingeridos diariamente, como é o caso das pílulas.

Antes de aderir ou de trocar um método anticoncepcional, converse com o seu ginecologista.

Quantos dias depois da pausa de anticoncepcional menstruação volta a descer?

Para quem utiliza pílulas de uso não contínuo, com pausa entre as cartelas, geralmente a menstruação volta a descer entre o 3º e 4º dia da pausa do anticoncepcional.

Isso quer dizer que quando utilizada da maneira correta sem esquecimento de comprimido, ao terminar a cartela (21 ou 24 comprimidos) a menstruação vem 3 a 4 dias depois do último comprimido.

Esse sangramento ocorre por privação hormonal, ou seja, pela ausência de hormônio nesse período de pausa entre duas cartelas.

A próxima cartela deve ser iniciada no dia programado, após a pausa mesmo que ainda haja sangramento.

Já para aquelas mulheres que fazem uso de um método anticoncepcional de uso contínuo como a pílula, injeções de hormônio e até mesmo a aplicação do DIU hormonal, pode levar um tempo a mais para que a menstruação atrasada se regularize.

Algumas mulheres podem ter a menstruação interrompida pelo período de 3 meses após pararem de utilizar o anticoncepcional.

Portanto, se você está pretendendo fazer uma pausa de anticoncepcional para engravidar é importante conversar com o seu ginecologista ou obstetra para que ele possa te auxiliar durante esse processo.

Apesar do uso do anticoncepcional não interferir nas possibilidades de gravidez, leva um tempo para o corpo se adaptar novamente a ausência de hormônios. 

Agora você já sabe tudo sobre esse assunto

Através desse conteúdo, buscamos responder algumas das principais dúvidas sobre a pausa de anticoncepcional.

Mas lembre-se que cada método contraceptivo funciona de uma maneira diferente e portanto você deve conversar diretamente com o seu ginecologista sobre o método em específico para ter certeza dos benefícios da pausa.

Caso esteja insegura e deseje evitar uma gravidez, não esqueça de utilizar preservativos, pois além disso eles também ajudam a evitar a transmissão de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link