Leitura: 13 min.
O pé amarelo, ou a sola do pé amarelo, pode ser um sintoma de algumas condições de saúde que requerem atenção.
Geralmente essas condições podem vir associadas a alguns sintomas que contribuem para o diagnóstico diferencial e posterior tratamento.
Apesar de ser possível supor as causas de um pé amarelo, apenas um médico poderá avaliar os sintomas, solicitar os exames para então dar o diagnóstico.
E para que você possa entender quais são as principais causas do pé amarelo, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que pode ser pé amarelo?
O pé amarelo, a sola do pé amarelo, é um sintoma que pode ser comum a diversos problemas de saúde, como icterícia, como hepatites, doenças do fígado, obstrução do ducto biliar, entre outras e pode surgir acompanhado de outros sintomas.
É comum que essas pessoas verifiquem alterações na pele que podem se apresentar de maneira espessa, cerosa ou seca.
Em alguns casos, não são apenas as solas que mudam de tonalidade como outras áreas, como os dedos da mão ou outras regiões do corpo.
Sintomas como fadiga, coceira e sensibilidade ao frio podem ser comuns dependendo da causa desse sintoma.
Apesar de que na maioria das vezes o aparecimento de pé amarelo não seja decorrente a um problema sério de saúde é importante buscar um médico para realizar o diagnóstico.
O tratamento vai depender das causas do sintoma e o médico poderá realizar exames para determinar a causa subjacente da icterícia e recomendar o tratamento apropriado com base na condição específica identificada.
Possíveis causas do pé amarelo
Para que você possa entender quais são as principais causas do pé amarelo e entender também quais são as possíveis formas de tratamento dessas condições.
Calos
As calosidades, ou o calo, são uma espécie de manchas espessas e duras da pele. Muitas vezes podem aparecer como manchas amarelas na pele de consistência escamosa ou cerosa.
Eles surgem em decorrência da pressão ou da fricção com sapatos, o solo e etc… Geralmente se manifestam nas solas dos pés, mas também é possível ter calos nas mãos.
Pessoas que trabalham em pé ou que precisam se deslocar por longos períodos também podem apresentar calosidade.
Os calos geralmente não causam desconforto e também não necessitam de tratamento, entretanto é possível fazer a remoção se eles se tornarem incômodos.
Além disso, o uso de sapatos confortáveis e que não causem pressão nos calos podem aliviar a dor e outros sintomas.
A callus is a thick, hard area of skin. It can often appear as a yellow, flaky, or waxy patch. Calluses develop on the skin as a response to pressure or friction.
Hipercarotinemia
Uma outra possível causa de pé amarelo é a hipercarotinemia que é uma condição resultante do alto consumo de frutas e vegetais ricos em carotenóides.
Os carotenóides são pigmentos que dão a tonalidade amarela a essas frutas e verduras, que posteriormente podem ser convertidos em vitamina A.
Quando uma pessoa passa a ingerir uma quantidade elevada de carotenóides, alguns pigmentos permanecem no corpo.
Embora não seja uma doença, ela pode ser desconfortável esteticamente, uma vez que não alteram apenas a coloração do pé, como da pele como um todo, uma vez que o pigmento se acumula no tecido conjuntivo.
Entretanto as regiões onde mais se percebe o acúmulo de carotenóides são as palmas das mãos e as solas dos pés.
É recomendável reduzir o consumo de alimentos que sejam ricos em carotenóides, como:
- Laranja
- Cenoura
- Batata doce
- Brócolis
- Ervilhas
- E, etc…
Icterícia
A icterícia é uma condição causada pelo acúmulo de bilirrubina, um pigmento amarelo produzido pela quebra das células vermelhas do sangue.
Essa substância é encontrada na bile e é o principal líquido responsável por digerir as gorduras da alimentação.
Quando o fígado não está bem ele pode produzir um excesso de bile e consequentemente aumentar a quantidade de bilirrubina circulante no corpo.
O principal sintoma dessa condição é o pé amarelo, sola dos pés e das mãos, pele e olho também podem apresentar amarelamento.
Além disso, podem surgir outros sintomas comuns de doenças hepáticas, como náuseas, vômitos, dor abdominal e vasos sanguíneos em forma de aranha visíveis na pele (angiomas de aranha).
O tratamento consiste em avaliar o fígado o paciente para entender qual é a causa da Icterícia, sendo que as mais comuns são:
- Hepatite
- Doença hepática relacionada ao álcool
- Uma obstrução do ducto biliar por cálculos biliares (geralmente) ou tumor
- Uma reação tóxica a uma substância ou erva medicinal
Para isso pode ser recomendado consultar com um hepatologista para que ele possa solicitar os exames necessários e indicar a melhor forma de tratamento.
Anemia
A anemia provavelmente é o principal sintoma de pé amarelo, não só o pé, como a pele como um todo.
Isso ocorre porque há uma redução na contagem de glóbulos vermelhos circulantes na corrente sanguínea.
A anemia pode também apresentar outros sintomas como, unhas quebradiças, dor no peito, fadiga, perda de cabelo, dores de cabeça, cansaço e sono excessivo.
Normalmente a principal causa de anemia é uma deficiência de ferro na alimentação e como consequência é possível tomar suplementos para melhorar a quantidade de ferro disponível e fazer mudanças na alimentação.
Pé diabético
O pé diabético é uma complicação que decorre da diabetes mellitus quando a região passa a desenvolver problemas de circulação.
Além do pé amarelo decorrente da falta de circulação sanguínea, ela também causa problemas como feridas que não cicatrizam, como também a morte do tecido e o aparecimento de úlceras.
Feridas que não são tratadas podem levar a amputação do pé, por isso é importante realizar um tratamento adequado.
Alguns sintomas de pé diabético são:
- Perda da sensibilidade ou da capacidade de sentir calor ou frio nos pés
- Rachaduras nos pés, pele ressecada, unhas amareladas ou encravadas
- Pele escurecida e mudanças na cor da pele
- Feridas abertas nos pés mal cicatrizadas
- Mudanças na temperatura da pele
- Mudança na forma dos pés
- Inchaço no pé ou tornozelo
- Dor e formigamento.
O tratamento poderá seguir com o médico cirurgião vascular, clínico geral ou um endocrinologista.
Envenenamento
Uma outra causa de mudança na coloração das solas dos pés e que pode originar o pé amarelo é envenenamento.
O envenenamento por trinitrotueno pode alterar a coloração da pele por conta de uma reação da melanina que dá a pigmentação natural da pele com a composição do trinitrotolueno.
Os efeitos da exposição a altas concentrações de TNT também podem causar alterações hematológicas, incluindo anemia, e toxicidade hepática.
Em caso de suspeita é importante encaminhar o indivíduo para um atendimento de urgência em uma unidade de saúde.
Hiperlipoproteinemia
Caracterizada pela incapacidade do nosso corpo de quebrar gorduras e colesterol que pode acabar provocando acúmulo desses produtos na corrente sanguínea, a Hiperlipoproteinemia surge em decorrência de uma condição primária, por exemplo deficiência de tireoide.
Essa condição pode causar sintomas como a alteração na cor da pele e gerar o sintoma de pé amarelo, bem como cãibras nas pernas, principalmente nas panturrilhas, dor nos pés e no peito e dificuldade para respirar.
O tratamento pode incluir o uso de medicamentos como as estatinas, que são medicamentos que previnem a produção de colesterol pelo fígado.
Doença de Raynaud
Embora seja pouco improvável, a doença de Raynaud é uma síndrome onde o sangue para de fluir nas extremidades do corpo, como os dedos e os pés.
Desse modo, ela tende a causar alterações de coloração como também pode causar pé amarelo.
Ela não é uma condição séria, desde que você consiga administrar os sintomas mantendo as extremidades aquecidas.
Quando buscar um médico por causa do pé amarelo?
Agora você já sabe o que pode ser pé amarelo e quais são as principais causas desse sintoma, ao mesmo tempo em que ele pode ser um sintoma de uma condição que não coloque a sua saúde em risco, ele pode se tratar de uma condição séria.
Principalmente quando surge em conjunto com outros sintomas é importante procurar um profissional de saúde para fazer o diagnóstico. Procure um médico imediatamente caso verifique os seguintes sintomas:
- Sangue nas fezes ou vômito
- Dor no peito
- Confusão
- Tontura
- Fadiga
- Febre
- Dores de cabeça
- Fortes dores de estômago
- Falta de ar
- Hematomas ou sangramento inexplicáveis
- Sensação de dormência na região afetada
Agora você já sabe o que pode ser pé amarelo
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de pé amarelo para que você possa eliminar suas dúvidas sobre esse sintoma.
Agora que você já sabe o que pode ser, não deixe de procurar um médico para uma avaliação e para que ele possa solicitar alguns exames de rotina.
Continue lendo mais
Açaí é bom para quê? Conheça 10 benefícios
Sabonete para candidíase: 6 opções
Pode pintar o cabelo amamentando?
Discalculia: O que é e quais são os sintomas
Maquiagem orgânica: Benefícios e 7 marcas para conhecer
Autismo infantil: Conheça os sinais