abril 2024
Leitura: 19 min.
A pontada no peito é um sintoma que pode decorrer de diversos tipos de condições de saúde.
Quando esse sintoma surge, a maioria das pessoas pensa imediatamente em infarto, entretanto ela pode estar relacionada a outras condições que nada tem a ver com o coração.
Por isso, é importante conhecer quais são essas outras condições, ficar atento aos sintomas e procurar um médico para obter um diagnóstico.
Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo para resolver todas as suas dúvidas sobre pontada no coração.
Sumário
O que é a pontada no peito?
A pontada no peito, ou a pontada no coração, é uma sensação aguda e momentânea de dor ou desconforto localizada na região do peito.
Também pode aparecer como uma fisgada ou como uma pontada, podendo estar acompanhada de outros sintomas.
Essa sensação pode variar em intensidade e duração e pode ser causada por várias razões, tanto benignas quanto potencialmente mais sérias.
Ainda que possam se originar de condições benignas, saiba que não é normal sentir qualquer tipo de dor.
Portanto, a pontada no peito sempre deve ser acompanhada por um profissional de saúde, de preferência o cardiologista.
Esse profissional está apto a investigar a origem da pontada no coração e também de solicitar exames.
O que pode ser pontada no peito?
Como já mencionado anteriormente, a pontada no peito, ou no coração pode ser oriunda de diversas condições de saúde.
Abaixo, preparamos uma lista com algumas das principais para que você possa identificar outros sintomas que possam se manifestar. Confira algumas das causas comuns:
Gases
A pontada no peito pode se originar a partir do excesso da produção de gases, é muito comum ouvirmos a pergunta “Gases dá pontada no coração?” ou então “Essa pontada é gases!”
E de fato, o excesso de gases é uma das causas mais comuns de desconforto ou dor no peito.
Ela ocorre, pois o acúmulo de gases pode acabar pressionando os órgãos abdominais e causando uma pontada no peito.
É uma sensação de dor que pode variar de intensidade, e ocorre principalmente ao curvar a barriga, pode vir acompanhada de sintomas como inchaço abdominal, dor no abdômen, azia e outros sintomas.
Geralmente o acúmulo de gases está associado a distúrbios gastrointestinais como gastrite, intolerância à lactose, doença de Crohn, alergia a glúten.
Nesses casos, é importante consultar regularmente o gastroenterologista para que ele possa avaliar a sua condição de saúde.
Você também pode optar por tomar chá de erva-doce, uma vez que ele auxilia na eliminação de gases presos.
Desordens psicológicas
Alguns distúrbios psicológicos como a ansiedade, a depressão e até mesmo situações de estresse podem ser a causa de uma pontada no peito lado no esquerdo.
A ansiedade provoca muita tensão muscular e o coração, sendo um músculo, acaba sofrendo com esse tensionamento.
Não é incomum durante crises de ansiedade sentirmos também uma pressão ou aperto no coração, além de formigamento nas mãos, nos pés e na boca.
Crise de pânico, também é uma condição que pode causar sintomas semelhantes ao de um infarto, entretanto é possível perceber que essa crise se inicia em um momento de grande estresse.
De certo modo, podemos dizer que ansiedade dá pontada no coração e que seus sintomas podem ser confundidos com os sintomas de infarto.
Entretanto, na dúvida, é importante consultar com o cardiologista e realizar um acompanhamento psicológico.
Além disso, você pode incluir no seu dia a dia hábitos mais saudáveis como a prática de exercícios físicos e também o consumo de chá de camomila que possui propriedades calmantes.
Pedra na vesícula
Pedra na vesícula é uma condição, onde a vesícula (um órgão pequeno que armazena a bile) fica inflamada por conta da formação de cálculos que não conseguem ser eliminados.
Essa condição pode causar pontada no peito, dor na barriga como uma cólica que irradia para o peito e provoca dor como se fosse uma pontada.
Casos em que a inflamação na vesícula é muito intensa podem acompanhar sintomas como náuseas, vômitos, dor nas costas e olhos amarelados.
Para tratar a pedra na vesícula é preciso consultar com gastroenterologista, que irá recomendar medicamentos que aliviam a dor, em alguns casos é necessário a cirurgia para remover a vesícula.
Úlcera
Pontada no coração, ou pontada no peito, também pode ser um sintoma relacionado a úlceras gástricas.
As úlceras são um tipo de inflamação que pode ocorrer na parede do estômago, geralmente a dor se manifesta após as refeições.
É mais comum que a dor no peito, ou pontada, ocorra bem no meio do peito podendo se estender até o lado direito.
Além de pontadas, também é possível que surjam outros sintomas como náuseas, vômitos e sensação de estufamento.
É importante visitar o gastroenterologista que poderá solicitar exames para diagnosticar e iniciar o tratamento.
Infarto
A pontada no peito é o sintoma mais característico de infarto, por isso a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos desse tipo de dor é pensar que estamos infartando.
O infarto é uma condição que ocorre quando o coração não recebe a quantidade adequada de oxigênio e como consequência ocorre a morte do tecido cardíaco.
Na pontada resultante de um infarto a dor acontece como um tipo de pressão, como se o coração estivesse sendo apertado, que se estende para o braço esquerdo e queixo.
Podendo também irradiar para a mandíbula, para o membro superior direito, ombros e região onde se localiza o estômago.
Os sintomas associados a essa condição incluem a falta de ar, a transpiração intensa, palidez, dor nas costas, tosse seca, fraqueza e também ansiedade.
Ao sentir os sintomas de infarto é importante procurar emergência médica, pois ela é uma condição muito grave e que coloca a vida em risco.
Miocardite
A miocardite é uma inflamação no músculo cardíaco que ocorre principalmente por conta de infecções associadas a vírus, bactérias ou fungos, mas também pode ser associada a outras condições.
A miocardite pode afetar a maneira como o coração funciona, e por isso a pontada no peito pode ser um dos sintomas associados a essa condição.
Além disso, outros sintomas comuns são pontada no coração na forma de aperto, dor no peito, palpitação cardíaca, dificuldade respiratória, fraqueza ou inchaço nas pernas ou pés.
Para obter um diagnóstico é importante consultar um cardiologista para que ele possa avaliar, e receitar os medicamentos corretos para tratar a condição.
Em casos mais graves, pode ser necessário internamento hospitalar para receber remédios na veia.
Pericardite
O pericárdio é a membrana que reveste o coração, essa membrana pode inflamar por conta de infecções, surgir por sequelas de um infarto prévio.
E um dos sintomas comuns de pericardite é a pontada no peito que piora ao respirar ou ao tossir, ela também pode vir acompanhada de dor intensa e súbita, fraqueza, falta de ar e febre.
O tratamento deverá ser realizado pelo cardiologista que avaliará os sintomas, solicitará exames a fim de diagnosticar a condição e oferecer um tratamento adequado.
Arritmia
É uma condição que pode causar pontada no peito, pois os ritmos cardíacos ficam fora de ritmo, podendo ficar mais acelerados ou mais lentos.
Essa condição pode causar sintomas, como dor no peito semelhante a uma pontada no coração, coração acelerado ou lento, tontura, falta de ar, fraqueza ou desmaio.
É importante fazer acompanhamento médico periodicamente, pois quando não há acompanhamento adequado pode levar a uma parada cardíaca e até mesmo morte súbita.
Angina
Quem possui a angina também pode sentir pontada no peito, essa condição é mais comum em idosos com mais de 65 anos.
A angina é caracterizada pela redução no fluxo sanguíneo, e por isso ela pode causar outros problemas como paradas cardíacas, infartos, principalmente quando não for tratada.
A pontada no peito não é o único sintoma da angina, geralmente ela está associada a queimação e aperto no peito, sensação de indigestão, dores na mandíbula, pescoço e garganta.
Pneumonia
A pneumonia é uma condição de saúde que se caracteriza principalmente por ser uma infecção causada por vírus ou bactérias que compromete os pulmões.
Quem sente pontada no peito ao respirar pode estar com pneumonia, também não é incomum sentir nas costas.
Além desses sintomas, é comum sentir febre, calafrios, tosse, mal estar e batimentos cardíacos acelerados.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar também é uma condição que pode causar pontada no coração, pois ela ocorre quando o vaso sanguíneo que alimenta os pulmões se encontra obstruído por um coágulo.
Além desse sintoma, quem tem embolia pulmonar também poderá sentir, tosse constante, suor frio, pele pálida ou azulada e ritmo cardíaco desregulado.
Diabetes
Embora a diabetes em si não cause sintomas como pontada no peito, ela é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardíacas.
Além disso, uma vez que o nível elevado de açúcar no organismo afeta as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a possibilidade de acúmulo de gordura e diminuindo o fluxo de sangue para o corpo.
Hipertensão
A hipertensão é uma condição que está fortemente associada a problemas cardiovasculares como o infarto e a insuficiência cardíaca.
Geralmente ela ocorre por conta do bloqueio das artérias que fazem a pressão arterial se elevar.
Alguns dos principais sintomas de hipertensão são dores de cabeça, dores no peito, tonturas e visão embaçada.
A hipertensão é uma condição geralmente silenciosa e que a longo prazo pode prejudicar a saúde do coração.
Colesterol alto
Assim como a hipertensão, o colesterol também é uma condição que está associada a problemas cardiovasculares.
O colesterol é um tipo de gordura que desempenha diferentes papéis importantes no nosso organismo.
Quando em excesso, é um dos principais fatores de risco para condições como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral), que podem dar pontada no coração.
Para verificar os níveis de colesterol recomenda-se procurar um cardiologista que solicitará exames.
Apesar de ser uma condição silenciosa ela pode causar danos para a saúde, sobretudo sobre o sistema cardiovascular.
Quem está mais propenso a sentir pontada no peito?
Agora que você já sabe o que significa pontada no peito e quais são as condições relacionadas a ela, é importante entender quem pertence ao grupo de risco para esse sintoma.
Embora todo mundo possa vir a manifestar esse sintoma, alguns fatores podem contribuir para o aparecimento de doenças cardíacas e outras condições de saúde que propiciem o aparecimento de pontada no peito.
Principalmente pessoas com doenças pré-existentes como obesidade, diabetes, colesterol, uso de medicamentos controlados e sedentarismo podem estar mais propensas a desenvolver problemas de saúde.
Idosos também fazem parte do grupo de risco, uma vez que com o avanço da idade surgem também outras condições e problemas relacionados à saúde.
Fumantes também podem ser colocados nesse grupo uma vez que estão mais propensos a sofrer distúrbios pulmonares.
Pacientes quimioterápicos também podem sofrer de problemas cardíacos e outras condições associados à quimioterapia.
Embora não seja possível evitar, muitos fatores podem desencadear esse sintoma, manter um estilo de vida saudável e visitar o médico regularmente pode ajudar.
Quando a pontada no peito é preocupante?
Em qualquer situação o indicado é procurar um atendimento médico o mais rápido possível, pois a pontada no peito é um dos principais sintomas de infarto.
Entretanto, alguns sintomas podem ajudar avaliar a urgência do atendimento:
- Dor no peito central (semelhante a uma pressão ou aperto) que não desaparece;
- Dor aguda no peito;
- Dor que irradia para o braço esquerdo, ou ambos os braços, ou para o pescoço, mandíbula, costas ou estômago;
- Inconsciência
- Convulsões ou epilepsia
- Dificuldade em respirar
- Batimento cardíaco acelerado
- Batimento cardíaco baixo ou indetectável
- Formigamento ou palidez dos joelhos, mãos e lábios
- Náuseas e vômito
- Dificuldade para respirar
Agora você já conhece tudo sobre pontada no peito
A pontada no peito, ou pontada no coração, é um sintoma comum de diversas condições de saúde e que pode estar associada principalmente a problemas cardiovasculares.
Por isso, é importante fazer um check-up com um cardiologista para que ele possa avaliar a sua saúde e caso necessário fornecer um diagnóstico e tratamento adequado.
Esse conteúdo é apenas informativo e não recomenda utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Sinvastatina: o que é e para que serve?
Dramin: Para que serve e como tomar?
Desodorante para os pés: 10 melhores opções
8 Melhores opções bicicleta para exercícios de 2024
Slim gota: O que é e para que serve?
Azitromicina para que serve: 6 aplicações