Pontada nas costas: O que pode ser?

novembro 2023

Leitura: 15 min.

A pontada nas costas pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a sua saúde, e portanto merece atenção e cuidado.

Existem diversas condições que podem resultar em pontada nas costas e para identificar a sua origem pode ser necessário observar quais são os outros sintomas que estão presentes.

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo para que você possa conhecer as principais causas da sua pontada nas costas.

O que é pontada nas costas?

A pontada nas costas, é um tipo de dor aguda e localizada que pode ocorrer em qualquer região das costas, em uma área específica ou irradiar para outras direções. 

A sensação de dor pode variar de uma leve pontada, semelhante a uma picada, a uma dor aguda e intensa que compromete a qualidade de vida e impede que o indivíduo realize suas atividades diárias.

Nessas condições, ela requer um pouco mais de atenção, pois pode estar relacionada com um problema de saúde grave.

Principalmente quando ela está associada a realização de movimentos específicos, como se inclinar, girar, ou realizar atividades físicas.

Embora geralmente estejam associadas a má postura, pontada nas costas também pode estar relacionada a doenças e outras condições. 

Pessoa com pontada nas costas

O que pode ser pontada nas costas?

Como já mencionamos anteriormente, a pontada nas costas pode ser um sintoma comum entre diversas condições de saúde. 

Por isso preparamos uma lista com as principais:

Má postura

A má postura aparece no topo da nossa lista por ser uma das causas mais comuns de pontada nas costas.

Ela é uma pontada que pode ser sentida em diversas regiões ao longo da coluna, principalmente quem tem o costume de passar longos períodos sentado ou em pé. 

A dor pode se manifestar como uma pontada nas costas do lado esquerdo, no meio ou do lado direito. 

Geralmente está associada ao enfraquecimento dos músculos que dão sustentação para a coluna, e por isso pode causar dor e desconforto.

Caso suspeite de problemas na coluna relacionados a má postura e até mesmo acidentes, contate um ortopedista para uma avaliação. 

A lombalgia e a cervicalgia, são problemas bastante comuns, mas querem tratamento individualizados. 

Uma maneira de aliviar a pontada na coluna e a dor na coluna até a sua consulta é utilizando compressas de água quente, pois elas ajudam a relaxar a musculatura da região. 

Bolsa térmica

Artrose

A artrose, ou a osteoartrite, é uma condição onde há o desgaste da cartilagem que reveste as articulações entre os ossos.

Portanto, quem possui essa condição, pode, em algum momento, apresentar como sintoma a pontada nas costas. 

Além desse sintoma, pode haver formigamento ou dormência no pescoço, braços ou pernas, dependendo de onde é o problema.

Para tratar a artrose é indicado consultar com um ortopedista que indicará mudanças de hábitos de vida e também medicações. 

Cálculos renais

A pontada nas costas também pode se originar de problemas relacionados aos rins, que são o principal órgão do sistema urinário. 

Dentre as causas mais comuns, estão o cálculo renal, que é uma condição onde há formação de pedras endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina.

Essa condição pode causar pontada nas costas, lado esquerdo ou lado direito, geralmente acima das nádegas. 

O cálculo renal pode ser uma condição bastante debilitante e incluir sintomas como náuseas e vômitos, sangue na urina e dor muito forte, quase insuportável.

Por isso, é recomendável procurar a emergência ou o pronto socorro mais próximo para a realização de exames de diagnóstico e também tratamento.

Infecção urinária

Uma outra condição que também pode causar pontada nas costas, é a infecção urinária causada por bactérias.

A infecção urinária pode ocorrer em diferentes partes do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra.

Além da pontada nas costas inclui outros sintomas como dor ou queimação ao urinar, sensação de peso na bexiga, vontade frequente de urinar, febre e urina escura e cheiro forte podem ser outros indícios de infecção urinária.

O diagnóstico pode ser feito baseado nos sintomas e comprovado com exames de urina, na maioria das vezes o tratamento é realizado a partir do uso de antibióticos. 

Infecções respiratórias

Infecções respiratórias também são as responsáveis por causar pontada nas costas, principalmente Pneumonia e COVID-19.

Geralmente, em casos de infecções respiratórias a dor pode ser sentida com maior intensidade ao respirar, por conta da inflamação que acomete os pulmões.

A tosse, também é um sintoma bastante característico, bem como a febre, e a sensação de falta de ar nos pulmões.

Tanto a COVID-19, quanto a pneumonia, são condições que precisam de um acompanhamento profissional.

O tratamento pode incluir o uso de medicamentos como antibióticos e outros medicamentos que ajudem a aliviar a dor e o desconforto. 

Inflamação do nervo ciático

A pontada nas costas pode surgir em decorrência da inflamação no nervo ciático, nesses casos, ela não fica apenas localizada na região inferior das costas, como também irradia para os membros inferiores.

A sensação é semelhante à uma pontada ou formigamento, e a inflamação no ciático pode causar dificuldade a andar.

Um tratamento com ortopedista pode ajudar a aliviar os sintomas da inflamação no nervo ciático, como dor na parte posterior da perna e glúteo, dor lombar e dores na perna em forma de choque e queimação. 

Uma mulher com pontada nas costas

Hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser uma das causas de pontada nas costas no meio, mais ou menos na altura do pulmão.

Ela pode ser percebida como uma dor que tem piora ao se levantar, ou após permanecer muito tempo na mesma posição.

Ela também pode irradiar para o lado sendo uma dor nas costas do lado direito próximo à cintura, além dos membros inferiores que também podem ser acometidos como os glúteos ou as pernas

Para ajudar a aliviar o desconforto pode-se utilizar uma compressa morna nas costas, evitando de permanecer na mesma posição.

Entretanto, faz-se necessário procurar a avaliação completa do seu quadro clínico de saúde por meio de um raio-X ou através da ressonância.

Dependendo do caso, o tratamento pode ocorrer mediante a fisioterapia ou então a cirurgia. 

Herpes Zoster

A herpes zoster é uma doença, que pode acometer as pessoas que já foram infectadas com o vírus da catapora (Varicela Zoster).

Um dos principais sintomas e mais incômodos é uma dor intensa e incessante conhecida como nevralgia, que afeta principalmente os nervos da região torácica, mas também da região cervical, do nervo trigêmeo (na face) e da lombar.

Essa dor costuma a aparecer antes das bolhas que também são um sintoma característico de Herpes Zoster, e por isso pode ser confundida com uma dor muscular comum.

Para o tratamento de herpes zóster deve-se procurar um profissional infectologista.

Problemas digestivos

A síndrome do intestino irritável, pode causar alguns sintomas gastrointestinais, e com isso a dor pode irradiar para as costas.

Além desses sintomas podem surgir outros como dor abdominal com sensação de ardência, em pontadas ou cólicas.

Geralmente a pontada nas costas ocorre em decorrência de gastrointestinais se reflete nas contrações intestinais.

O indicado é procurar um gastroenterologista para averiguar o motivo das contrações, os problemas gastrointestinais também podem dar dor na região das costas e sensação de barriga inchada. 

Infarto

A pontada nas costas também pode ser um dos sinais indicativos de infarto embora normalmente o primeiro sinal é um formigamento no braço ou então uma dor forte e aguda no peito.

Além disso, outros sintomas associados são falta de ar, a transpiração intensa, palidez, dor nas costas, tosse seca, fraqueza e também ansiedade. 

Ao sentir os sintomas de infarto é importante procurar emergência médica, pois ela é uma condição muito grave e que coloca a vida em risco. 

Gravidez

A dor também pode ser um sintoma inicial da gravidez, por conta de hormônios como a relaxina e também o aumento da produção de progesterona.

Se você estiver grávida ou suspeitando de gravidez, a dor localizada nas costas é bastante comum durante as fases iniciais e finais, e não quer dizer que algo esteja errado. 

Mas se você estiver com dúvida ou insegura não deixe de consultar com a ginecologista, pois algumas mulheres podem ter casos de infecção urinária que também pode causar dor. 

Quando procurar um médico para a pontada nas costas? 

Em qualquer situação o indicado é procurar um atendimento médico o mais rápido possível, pois a pontada nas costas pode indicar um problema de saúde grave:

Entretanto, alguns sintomas podem ajudar avaliar a urgência do atendimento:

  • Dor no peito central (semelhante a uma pressão ou aperto) que não desaparece;
  • Dor aguda no peito; 
  • Dor que irradia para o braço esquerdo, ou ambos os braços, ou para o pescoço, mandíbula, costas ou estômago;
  • Inconsciência;
  • Convulsões ou epilepsia;
  • Dificuldade em respirar;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Batimento cardíaco baixo ou indetectável;
  • Formigamento ou palidez dos joelhos, mãos e lábios;
  • Náuseas e vômito;
  • Dificuldade para respirar;

Agora você já conhece tudo sobre pontada nas costas

A pontada nas costas, é um sintoma comum de diversas condições de saúde e que pode estar associada principalmente a problemas de coluna, infecções e etc…

Por isso, é importante fazer um check-up com um médico  para que ele possa avaliar a sua saúde e caso necessário fornecer um diagnóstico e tratamento adequado.

Esse conteúdo é apenas informativo e não recomenda utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap