setembro 2024
Leitura: 11 min.
Conhecer quais são os principais sintomas depois da primeira vez vai ajudar você a entender mais sobre o seu próprio corpo.
Depois que você tem a sua primeira relação sexual, o corpo passa por algumas mudanças bastantes singulares, que embora não sejam perceptíveis fisicamente são perceptíveis para quem as sente.
Por isso, é importante entender que mudanças são essas e o que está dentro da normalidade para o seu corpo.
Foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto para que você possa eliminar suas principais dúvidas.
Sumário
É normal sentir sintomas depois da primeira vez?
A primeira vez de uma pessoa, ou a primeira relação sexual, é marcada pela perda da virgindade, ou seja, início da atividade sexual.
Esse período envolve uma série de fatores hormonais e também psicológicos que podem afetar tanto o seu emocional quanto o seu corpo.
Por isso, podemos dizer que sim! É normal que você sinta alguns sintomas depois da primeira vez que apesar de serem imperceptíveis externamente, são sutis mudanças.
Mas não precisa ficar preocupada, pois elas são mais como uma resposta do seu próprio corpo ao ato sexual.
Ou seja, é importante conhecer quais são esses sintomas, e saber diferenciá-los do que pode ser dito como uma reação “normal” e o que não é normal.
E, antes de abordarmos cada um dos possíveis sintomas depois da primeira vez, lembre-se de que é importante consultar com um ginecologista, ou um urologista, caso você seja homem, para resolver todas as suas dúvidas.
Além disso, é importante pesquisar sobre os métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada ou até mesmo uma IST (infecção sexualmente transmissível).
Quais são os sintomas depois da primeira vez na mulher?
Primeiramente é preciso deixar claro que não é possível dizer através do aspecto físico se uma pessoa teve ou não a primeira relação sexual.
Isso é uma crença antiga, pois é natural que durante a puberdade e a maturação dos órgãos sexuais, as características infantis comecem a dar espaço para características mais adultas, por exemplo, nas meninas os seios crescem e o quadril alarga, enquanto os homens adquirem pelos e mudam a voz.
Essas mudanças são mudanças naturais da puberdade e não devem ser consideradas como sintomas depois da primeira vez, até mesmo porque o corpo não muda após a primeira relação.
Por isso, você pode ficar tranquila, ninguém vai perceber se você se relacionou ou não, entretanto ocorrem algumas mudanças que podem ser perceptíveis para você. Confira algumas delas:
Mudanças vaginais
Um dos sintomas depois da primeira vez que são mais comuns é um aumento na elasticidade da vagina.
Deve levar algum tempo até que você consiga se acostumar com a penetração, e pode até ser desconfortável nas primeiras vezes, entretanto isso vai melhorando com o tempo.
Até mesmo a lubrificação da sua vagina vai se modificar conforme você se adapta a essa nova atividade.
Seios ficam mais firmes
Você provavelmente vai notar que os seus seios vão apresentar um aspecto mais firme durante e até mesmo alguns momentos após a relação sexual.
Isso se deve aos tecidos dos seios ficam inchados e os vasos sanguíneos que sofrem dilatação fazendo com que eles fiquem temporariamente mais firmes.
Você sentirá um inchaço nos tecidos corporais
Além dos seus seios, um dos sintomas depois da primeira vez que chama bastante atenção é o inchaço nos tecidos corporais.
Esse inchaço é causado por um aumento no fluxo sanguíneo vascular, levando a um aumento do tamanho dos mamilos, lábios e do clitóris.
Durante a excitação sexual, o sangue fica bem oxigenado e ocorre um aumento da frequência cardíaca e também da pressão arterial, entretanto esse é apenas um sintoma momentâneo, que tende a se manifestar durante as demais vezes que você tiver uma relação.
Pele mais bonita
Como você deve ter percebido, a maioria dos sintomas depois da primeira vez estão relacionados com uma melhor oxigenação sanguínea.
E um dos efeitos dessa maior oxigenação sanguínea pode ser evidente na sua pele, você vai notar que sua pele está mais brilhante, e com um aspecto mais saudável.
Sensação de prazer
Ter relações sexuais descarrega uma série de hormônios que vão contribuir com a sua senção de bem-estar. Um desses hormônios é a serotonina.
Caso você alcance o orgasmo, ou o ponto alto do ato sexual, você também libera ocitocina que é um outro hormônio responsável por fazer você se sentir feliz e relaxado.
Questões Emocionais
Também é possível que o seu emocional seja afetado devido a essas descargas de hormônios, enquanto logo após o ato sexual você pode alcançar o pico de alegria e felicidade.
Minutos depois é possível que você tenha momentos tristes, por causa da que brusca desses hormônios, algumas mulheres podem até mesmo ter crises de choro.
Dor?
Esse é um dos sintomas depois da primeira vez que mais se ouve falar, por conta do rompimento do hímen, ou da falta de lubrificação natural.
É preciso deixar claro que cada experiência é diferente, portanto nem todas as mulheres sentem dor durante o ato, embora seja comum sentir algum nível de desconforto na primeira vez e que pode perdurar por algumas horas.
Sangramentos podem ou não ocorrer com o rompimento do hímen, algumas meninas não possuem hímen.
Quais são os sintomas depois da primeira vez do homem?
Para os homens os sintomas depois da primeira vez são mais emocionais do que físicos, isso porque existe uma pressão social de que um homem precisa ser bom no sexo.
Essa pressão na primeira vez pode ser bastante desgastante, e até mesmo atrapalhar a relação durante o ato sexual.
Além disso, o sexo sem proteção pode gerar algum nível de preocupação no sentidno da trasmissão de doenças ou então uma provável gravidez da parceira.
Por isso, realizar o sexo com segurança é a melhor forma de aproveitar o momento que é um marco na vida de qualquer pessoa.
Quando os sintomas depois da primeira vez podem ser preocupantes?
Se você teve a sua primeira relação sem proteção, pode estar correndo o risco de ter pego uma IST, que é uma infecção sexualmente transmissível, causada geralmente por vírus ou bactérias.
Portanto, caso você note algum dos sintomas abaixo, é recomendável procurar o atendimento médico. Confira os sintomas:
- Aparecimento de feridas na vagina ou no pênis;
- Presença de corrimentos com mal cheiro;
- Presença de verrugas anogenitais;
- Dor pélvica;
- Ardência ao urinar;
- Lesões de pele;
- Aumento de ínguas;
- Febre;
- Dor no órgão genital que não passa;
Existem diversos tipos de IST e os sintomas poderão variar dependendo do tipo, o importante é ficar atento a esses sintomas depois da primeira vez, e caso você apresente eles evitar se relacionar antes de visitar um médico.
Agora você já sabe quais são os principais sintomas depois da primeira vez
Através desse conteúdo, buscamos apresentar alguns dos principais sintomas depois da primeira vez para que você possa conhecê-los.
Lembre-se de sempre utilizar preservativos para evitar correr o risco de pegar infecções que podem prejudicar a sua saúde.
Continue lendo mais
Como evitar a cárie? Conheça 7 maneiras
Pontada na parte íntima: O que pode ser?
Frases de bem estar: 100 opções para a leitura
Transtorno opositor desafiador: o que é e como identificar
Naproxeno: Para que serve e quando tomar?
Balança de Cozinha: 8 melhores de 2024