junho 2024
Leitura: 17 min.
A tosse com sangue é um dos sintomas que costuma gerar preocupação, e com razão, pois em alguns casos pode estar associada ao desenvolvimento de doenças graves.
Por isso, todo cuidado é pouco ao notar a presença desse sintoma, principalmente quando ele se torna repetitivo e contínuo.
Além disso, observar atentamente os outros sintomas que surgiram em associação a ele pode dar boas pistas do que está acontecendo com o seu corpo.
Entretanto, é fundamental procurar um atendimento médico e realizar exames de diagnóstico para verificar o que está acontecendo com a sua saúde.
Para que você possa compreender mais detalhes sobre esse sintoma, elaboramos um conteúdo repleto de informações.
Sumário
Características da tosse com sangue
O termo correto para designar a tosse com sangue é hemoptise e apesar de ser bastante preocupante, e na maioria das vezes estar associada a um problema de saúde, nem sempre é sinal de uma condição grave.
Entretanto, é importante estar em alerta ao notar esse sintoma, pois ela claramente é um indicativo de que algo não vai bem.
A tosse com sangue pode se manifestar principalmente de duas maneiras, em episódios únicos ou de forma contínua.
Quando é decorrente de uma ferida presente nas vias aéreas como boca, nariz e garganta geralmente é caracterizada como episódios únicos.
Entretanto, quadros persistentes que estão associados com a presença de sangue na cor vermelha viva, frequentemente podem estar associados a problemas pulmonares.
Esses se caracterizam como problemas mais sérios e graves, e necessitam de um cuidado maior principalmente quando acompanhado por outros sintomas, como febre, falta de ar, dor no peito, suor noturno e perda de peso.
Assim, é recomendado consultar o clínico geral ou um pneumologista sempre que a tosse com sangue demora mais de 24 horas para desaparecer ou quando é acompanhada por outros sintomas, como dificuldade para respirar ou chiado, ou quando a quantidade de sangue é grande ou aumenta ao longo do tempo.
Nesses casos é imprescindível procurar um médico para realizar uma avaliação e então indicar a melhor opção de tratamento.
Tosse com sangue o que pode ser?
Agora que você já conhece algumas das características da tosse com sangue, preparamos uma lista com algumas condições que podem estar associadas a ela.
Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma condição que surge principalmente quando os músculos do coração estão fragilizados e são incapazes de bombear o sangue efetivamente.
Embora a tosse de insuficiência cardíaca seja caracterizada pela presença de um catarro espesso, em alguns casos é possível notar a presença de sangue.
Por isso, podemos presumir que uma das causas da tosse com catarro e sangue é insuficiência cardíaca associada a uma infecção pulmonar.
A insuficiência cardíaca é grave e é necessário realizar acompanhamento com um cardiologista para que ele indique a melhor opção de tratamento.
Pois diversas causas podem estar por trás da insuficiência cardíaca com:
- Doença arterial coronariana
- Ataque cardíaco anterior (infarto do miocárdio)
- Pressão alta (hipertensão)
- Valvulopatias
- Doença cardíaca congênita (condição desde o nascimento)
- Cardiomiopatia (coração aumentado)
- Endocardite
- Miocardite (infecção do coração)
- Diabetes
Logo é preciso descobrir a principal causa da insuficiência cardíaca antes de iniciar o tratamento.
Lesões nas vias respiratórias
Uma das causas mais comuns da tosse com sangue é a presença de lesões no nariz ou até mesmo irritação na garganta.
Essas lesões podem surgir principalmente depois de alguns exames, ou procedimentos cirúrgicos na região, como a remoção das amídalas, por exemplo.
Entretanto, esse sintoma não tende a ter longa duração nesses casos e geralmente desaparece sozinho.
Caso a tosse com sangue persista por mais de um dia é importante procurar um médico para que ele possa avaliar a sua condição de saúde.
Gripe
Gripes e infecções causadas por vírus muitas vezes causam tosses prolongadas devido a irritação que ocorre nas vias respiratórias.
Ocasionalmente, é possível notar a presença de tosse com sangue, que geralmente é proveniente do nariz e pode descer pela garganta sendo expelido em seguida.
Esse tipo de tosse com catarro e sangue pode durar alguns dias, entretanto, tende a melhorar ao longo do tempo.
Caso você tenha sintomas gripais, não se preocupe tanto, a não ser que a quantidade de sangue aumente ou a tosse perdure por dias.
Nesses casos é importante consultar um médico para que ele possa realizar uma avaliação completa.
Pneumonia
A pneumonia é um tipo de infecção que acomete o pulmão e cujo um dos principais sintomas é a presença de pneumonia tosse com sangue.
Além dela, podem surgir sintomas como febre, falta de ar, dor no peito e também palpitações, tanto a pneumonia viral quanto a bacteriana podem trazer riscos em potencial para a saúde.
O diagnóstico pode ser feito principalmente utilizando exames de imagens e avaliando se há alguma mancha visível no pulmão.
O tratamento pode ser feito incluindo o uso de antibióticos, entretanto em casos graves a pneumonia pode afetar a respiração levando a internação.
Covid-19
Covid-19 é um tipo de infecção que afeta principalmente as vias respiratórias, nos casos mais graves pode levar até mesmo a pneumonia.
Por isso, não é incomum que pessoas afetadas por COVID também possam desenvolver o sintoma de tosse e catarro com sangue.
Inicialmente os sintomas de COVID podem ser semelhantes a uma gripe, entretanto ele tende a ser mais intenso.
Ela se caracteriza principalmente por apresentar sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza.
Em casos mais persistentes pode ocorrer tosse e febre, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar. Esses devem procurar um médico para que possam ser receitados o uso de medicamentos para amenizar os sintomas.
Tuberculose
Quando falamos de tosse com sangue não podemos deixar de citar a tuberculose, que é um tipo de infecção provocada pelo bacilo de Koch, uma bactéria.
A doença se caracteriza principalmente pela tosse seca com sangue, ou com gosto de sangue, além de outros sintomas em seu estágio inicial, como febre constante, suor noturno, cansaço excessivo e perda de peso.
A tosse de tuberculose também pode evoluir para uma tosse com catarro e pus junto com o sangue.
Se você notar a presença de tosse persistente por mais de 2 semanas, é importante procurar um pneumologista para realizar uma avaliação completa.
Caso seja confirmada a tuberculose, todas as pessoas que mantiveram contato também deverão fazer o teste.
Realiza-se o tratamento mediante a administração de antibióticos, e ele pode durar até 6 meses dependendo da gravidade.
Bronquiectasia
A bronquiectasia é uma condição em que as vias aéreas do pulmão sofrem dano e por isso dificultam a secreção de muco.
Desse modo, é possível que ela cause tosse com sangue que piora aos poucos devido a dilatação permanente dos brônquios.
Ela pode ser causada por diversos fatores como pneumonia ou fibrose cística, o principal fator de risco é o acúmulo de muco que gera bactérias e causa infecções frequentes.
Além da tosse com sangue, alguns sintomas podem estar presentes, como dores no peito, falta de ar, respiração sibilante, sinusite e fadiga.
Para o diagnóstico e posterior tratamento é importante consultar com um pneumologista, para que ele possa avaliar o seu estado de saúde e indicar o melhor tratamento.
Bronquite
A bronquite é uma condição onde há a inflamação dos brônquios, que são os dois grandes tubos responsáveis por levar ar para os pulmões.
Uma pessoa com bronquite pode desenvolver o sintoma de tosse catarro com sangue, uma vez que a irritação nas vias respiratórias aumenta a probabilidade de sangramento.
O repouso e aumento da ingestão de água ajudam a aliviar os sintomas de bronquite, entretanto caso haja dificuldade de respirar, é importante consultar um médico.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é caracterizada como uma emergência médica, pois ocorre quando um coágulo bloqueia a passagem de sangue para o pulmão.
Ela deve ser tratada o mais rápido possível, pois pode causar a morte dos tecidos afetados e dificuldade intensa de respirar.
Dentre os principais sintomas podemos destacar a tosse com sangue, falta de ar, dor no peito, sensação de desmaio, coração acelerado e aumento nos batimentos cardíacos.
Câncer no pulmão
Quando a tosse é acompanhada por volumes de sangue em excesso pode ser um indicativo de câncer de pulmão.
Principalmente quando esse sintoma está acompanhado de emagrecimento de maneira súbita, cansaço frequente ou se o indivíduo for fumante.
Pessoas que já tiveram câncer em outros órgãos também podem apresentar metástases pulmonares e por isso manifestarem tosse com sangue câncer.
Para diagnosticar e tratar o câncer de pulmão, é importante consultar com um oncologista, pois quanto antes o tratamento tiver início, maiores são as chances de cura.
Edema pulmonar
Um edema pulmonar é uma outra condição que propicia o aparecimento de tosse com sangue, pois é caracterizado pelo acúmulo de líquidos dentro do pulmão.
Ele aparece principalmente em pessoas que possuem problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca mencionada anteriormente.
Além da tosse com sangue, um sintoma comum é a dificuldade de respirar, dedos e lábio azulados, dor no peito e frequência cardíaca acelerada.
O edema pulmonar deve ser considerado uma emergência médica, e por isso é muito importante que a pessoa vá ao hospital.
Uso de drogas
O uso de drogas ilícitas como o crack, pode causar tosse seca com sangue, pois o uso frequente pode causar um tipo de síndrome.
A síndrome do pulmão do crack se caracteriza pela hemorragia que ocorre nos alvéolos pulmonares.
Assim, é comum que pessoas que usam essa droga apresentem sintomas como escarro sanguinolento, febre, falta de ar e até mesmo insuficiência respiratória.
Inalação de objeto estranho
Mais comum em crianças do que em adultos, a inalação de objetos estranhos é um motivo bastante frequente para a tosse com sangue.
Geralmente são objetos pequenos como grãos, brinquedos e bijuterias, e dependendo do quadro é possível remover com uma pinça, outros casos é necessário cirurgia.
Por isso, é importante que os pais estejam atentos aos seus filhos e evitem que eles possam ficar perto de objetos que possam ser engolidos.
Quando buscar atendimento médico ao manifestar tosse com sangue?
Existem alguns sinais de alerta que você deve estar atento ao manifestar o sintoma de tosse com sangue.
Eles indicam que você precisa procurar um médico com urgência para obter um diagnóstico e tratamento.
O pneumologista é o profissional de saúde mais indicado para diagnosticar o seu estado de saúde, entretanto você também poderá consultar com um clínico geral.
De uma maneira geral, podemos dizer que é necessário buscar atendimento médico ao presenciar os seguintes sintomas:
- Urina ou fezes com sangue;
- Dor intensa no peito;
- Tonturas;
- Febre acima de 38°C;
- Falta de ar;
- Sinais de perda significativa de sangue;
- Fraqueza e fadiga;
Agora você já sabe as principais causas da tosse com sangue
Através desse conteúdo foi possível apresentar algumas das possíveis causas da tosse com sangue e como elas podem trazer risco para sua saúde.
Ao suspeitar de que se trata de uma emergência, não hesite em ligar para o número 192 e chamar o SAMU ou ir ao pronto-socorro para que a situação seja avaliada por um médico.
Continue lendo mais
Minoxidil onde comprar? Saiba agora!
Zolpidem: Para que serve e quais são os efeitos?
Como secar herpes labial em uma noite?
Relaxante muscular: 10 melhores opções
O que é a massagem facial e como fazer em casa?
Hidratação de ovo no cabelo: Funciona?