Leitura: 9 min.
As unhas roxas podem ter diversas causas, desde questões simples, como uma hematoma, até problemas de saúde mais sérios. Por isso, entender as razões das unhas roxas é o primeiro passo para a busca de soluções eficazes e manter não apenas a estética, como também a saúde das unhas.
Neste conteúdo vamos te mostrar o que causa as unhas roxas e o que fazer:
Sumário
Principais causas das unhas roxas:
As unhas roxas podem ser um sinal de diversos problemas de saúde, por isso, é importante consultar um profissional para um diagnóstico preciso. Algumas das possíveis causas de unhas roxas são:
1. Lesões Traumáticas
Primeiramente, um hematoma sob a unha pode deixar as unhas com a coloração roxa. Por isso, se você machucou as unhas recentemente, pode ser apenas resultado do trauma.
O que fazer em caso de lesão traumática?
No momento em que você bateu, aplique gelo envolvido em um pano na área afetada. Isso vai ajudar a reduzir a inflamação e a dor. Se a unha estiver solta ou prestes a soltar, proteja-a com um curativo para evitar que infeccione.
Além disso, caso a dor seja intensa, se houver sinais de infecção (como vermelhidão, inchaço, calor) ou se a lesão for muito grave, é recomendado que você procure atendimento médico.
2. Fenômeno de Raynaud
O fenômeno de Raynaud é uma condição que causa mudanças de cor nas extremidades do corpo, incluindo as unhas. Essa condição é desencadeada geralmente por exposição ao frio ou estresse emocional.
Além disso, durante um episódio de fenômeno de Raynaud, os vasos sanguíneos nas mãos e nos pés se contraem excessivamente, limitando o fluxo de sangue para essas áreas, tendo como resultado a mudança de cor.
O que fazer em caso de fenômeno de Raynaud?
O fenômeno de Raynaud deve ser diagnosticado e tratado por um profissional de saúde. Por isso, em caso de suspeita de fenômeno de raynaud ou qualquer outra condição relacionada às unhas roxas, procure orientação médica para avaliação e tratamento adequado.
O tratamento pode incluir medidas para evitar os desencadeadores, medicamentos vasodilatadores e outras intervenções, dependendo da gravidade e da causa subjacente.
3. Artrite Reumatoide
A artrite reumatoide pode afetar as unhas, e as alterações são consideradas um dos sintomas extra articulares dessa doença autoimune. A artrite pode causar irregularidades ou ondulações, a coloração das unhas mudam e, em alguns casos, ocorre a inflamação dos vasos sanguíneos nas unhas, conhecida como vasculite ungueal.
O que fazer em caso de artrite reumatoide?
Se você tem artrite reumatoide e tem observado mudanças nas suas unhas, é importante conversar sobre esses sintomas com o seu médico. Ele vai te ajudar a determinar se as alterações são relacionadas à artrite ou se há causas subjacentes.
Além disso, o tratamento das manifestações ungueais são parte integrante do plano de tratamento global para a artrite reumatoide, que geralmente inclui medicamentos para controlar a inflamação e progressão da doença.
4. Embolia Pulmonar
A embolia pulmonar é uma condição grave em que um coágulo sanguíneo se solta de uma veia e viaja até os pulmões, tendo como resultado o bloqueio da artéria pulmonar. A embolia pulmonar causa sintomas graves, como falta de ar, dor torácica e, em casos graves, cianose. A cianose é uma coloração arroxeada da pele e mucosas, incluindo as unhas, pela falta de oxigênio no sangue.
O que fazer em caso de embolia pulmonar?
Em caso de embolia pulmonar grave, a cianose se desenvolve como um sinal de urgência médica. No entanto, a cianose nas unhas geralmente não vai ser o primeiro sinal que você pode notar. Outros sintomas, como dificuldade para respirar e dor no peito são mais relevantes.
5. Insuficiência Cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não bombeia sangue suficiente para atender às necessidades do nosso corpo. Tendo como resultado uma série de sintomas, incluindo as alterações na cor das unhas, que pode ocorrer em casos mais avançados.
A falta de oxigênio leva à cianose, que é a coloração arroxeada da pele, mucosas e, potencialmente, das unhas, devido à presença de sangue desoxigenado.
O que fazer em caso de insuficiência cardíaca?
Se você tem notado sintomas de insuficiência cardíaca, incluindo alterações na cor das unhas, inchaço, fadiga, falta de ar ou outros sintomas associados, procure atendimento médico imediatamente.
A insuficiência cardíaca necessita de uma avaliação detalhada por um profissional de saúde, e o tratamento vai depender da causa subjacente e da gravidade do caso.
Por isso, o médico irá realizar exames de imagem e testes cardíacos para diagnosticar a insuficiência cardíaca e irá desenvolver um plano de tratamento adequado para a sua situação específica.
6. Lúpus
O lúpus é uma doença autoimune que afeta diversas partes do corpo, incluindo a pele e as unhas. No entanto, nem todas as pessoas com lúpus vão ter alterações nas unhas, e a gravidade dessas alterações podem variar de pessoa para pessoa.
A inflamação dos vasos sanguíneos sob as unhas leva a mudanças na cor e na aparência das unhas. Além disso, manchas escuras ou pequenos pontos podem aparecer nas unhas.
O que fazer em caso de lúpus?
Se você está notando alterações nas unhas e suspeita que pode ser relacionado ao lúpus, é fundamental consultar um médico, mais especificamente um reumatologista, para uma avaliação adequada. O diagnóstico do lúpus precisa de uma análise abrangente dos sintomas, exames laboratoriais e, possivelmente, exames de imagem.
Agora que você já sabe as principais causas das unhas roxas
Através deste conteúdo buscamos te apresentar as causas das unhas roxas para que você possa identificá-las.
Portanto, se você identificar os sintomas, ou em caso de preocupação, consulte um profissional de saúde para realizar o diagnóstico adequado e tratamento.
O conteúdo deste artigo é apenas informativo e você não deve utiliza-lo para fins de automedicação ou autodiagnóstico.
Continue lendo mais
Creme para Celulite: 5 Melhores Opções
Antialérgico para rinite: as melhores opções
Melhor treino para hipertrofia: 5 principais opções
Maca peruana: Para que serve? Como tomar?
Como emagrecer rápido e perder barriga
Remédio para dor nas pernas: 14 opções de tratamento